Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8991 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias de ensino de professores de canto particular, para alunos com ansiedade. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa qualitativa por intermédio de um estudo de caso. Foram empregadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados sobre a experiência de três professoras e duas alunas de Caxias do Sul e Farroupilha, com o aprendizado e ensino do canto. Assim, com a coleta e análise de dados das entrevistas, foi possível responder ao questionamento: "Que estratégias de ensino são usadas por professores particulares de canto em casos de alunos cuja aprendizagem da técnica vocal é influenciada negativamente pelos sintomas da ansiedade?". O resultado foi a constatação de que as professoras não utilizam apenas uma metodologia, pedagogia ou técnica específica para trabalhar com alunos com ansiedade, mas fazem uso de vários exercícios de diferentes bibliografias da técnica vocal, numa combinação que tem sua efetividade avaliada pela aplicação e experiência prática. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_0569b9cfc3ca0dd282f4173f57ff6f78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8991 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pontel, Bruna MesaliraManzke, Vitor Hugo RodriguesSiufi, Claudia Jaqueline de SouzaMatter, Suelen Scholl2021-11-05T12:33:42Z2021-11-05T12:33:42Z2020-10-122020https://repositorio.ucs.br/11338/8991Esta pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias de ensino de professores de canto particular, para alunos com ansiedade. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa qualitativa por intermédio de um estudo de caso. Foram empregadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados sobre a experiência de três professoras e duas alunas de Caxias do Sul e Farroupilha, com o aprendizado e ensino do canto. Assim, com a coleta e análise de dados das entrevistas, foi possível responder ao questionamento: "Que estratégias de ensino são usadas por professores particulares de canto em casos de alunos cuja aprendizagem da técnica vocal é influenciada negativamente pelos sintomas da ansiedade?". O resultado foi a constatação de que as professoras não utilizam apenas uma metodologia, pedagogia ou técnica específica para trabalhar com alunos com ansiedade, mas fazem uso de vários exercícios de diferentes bibliografias da técnica vocal, numa combinação que tem sua efetividade avaliada pela aplicação e experiência prática. [resumo fornecido pelo autor]The present research aimed to identify the teaching strategies of private singing teachers, to students with anxiety. The methodology was qualitative research through a case study with semi-structured interviews which was used with three singing teachers and two singing students from Caxias do Sul and Farroupilha, to understand their experience with learning and teaching. Therefore, with the collection and analysis of the interviews, it was possible to answer the following question: "What teaching strategies are used by private singing teachers in cases of students whose vocal technique is negatively influenced by the symptoms of anxiety?". The result was the awareness that the teachers do not use a specific methodology, pedagogy, or technique with anxious students, however, they make use of several exercises from distinguished vocal technique biographies, in a combination whose effectiveness is measured by daily application and practice. [resumo fornecido pelo autor]Música - Instrução e estudoCanto - Instrução e estudoAnsiedade - EstudantesEstratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus 82020-10-12 00:00:00ORIGINALTCC Bruna Mesalira Pontel.pdfTCC Bruna Mesalira Pontel.pdfapplication/pdf653811https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8991/1/TCC%20Bruna%20Mesalira%20Pontel.pdf4fd06002eaa81a685a2493463920861eMD51TEXTTCC Bruna Mesalira Pontel.pdf.txtTCC Bruna Mesalira Pontel.pdf.txtExtracted texttext/plain139799https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8991/2/TCC%20Bruna%20Mesalira%20Pontel.pdf.txtd1b1e5e61698814c4c7245fb05855ef2MD52THUMBNAILTCC Bruna Mesalira Pontel.pdf.jpgTCC Bruna Mesalira Pontel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8991/3/TCC%20Bruna%20Mesalira%20Pontel.pdf.jpg2a4ce2ffe5f03a7ef7f9cd2faca20abbMD5311338/89912022-10-18 18:00:49.527oai:repositorio.ucs.br:11338/8991Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:35.283707Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade |
title |
Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade |
spellingShingle |
Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade Pontel, Bruna Mesalira Música - Instrução e estudo Canto - Instrução e estudo Ansiedade - Estudantes |
title_short |
Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade |
title_full |
Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade |
title_fullStr |
Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade |
title_sort |
Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade |
author |
Pontel, Bruna Mesalira |
author_facet |
Pontel, Bruna Mesalira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Manzke, Vitor Hugo Rodrigues Siufi, Claudia Jaqueline de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontel, Bruna Mesalira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matter, Suelen Scholl |
contributor_str_mv |
Matter, Suelen Scholl |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música - Instrução e estudo Canto - Instrução e estudo Ansiedade - Estudantes |
topic |
Música - Instrução e estudo Canto - Instrução e estudo Ansiedade - Estudantes |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias de ensino de professores de canto particular, para alunos com ansiedade. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa qualitativa por intermédio de um estudo de caso. Foram empregadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados sobre a experiência de três professoras e duas alunas de Caxias do Sul e Farroupilha, com o aprendizado e ensino do canto. Assim, com a coleta e análise de dados das entrevistas, foi possível responder ao questionamento: "Que estratégias de ensino são usadas por professores particulares de canto em casos de alunos cuja aprendizagem da técnica vocal é influenciada negativamente pelos sintomas da ansiedade?". O resultado foi a constatação de que as professoras não utilizam apenas uma metodologia, pedagogia ou técnica específica para trabalhar com alunos com ansiedade, mas fazem uso de vários exercícios de diferentes bibliografias da técnica vocal, numa combinação que tem sua efetividade avaliada pela aplicação e experiência prática. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-05T12:33:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-05T12:33:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8991 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8991/1/TCC%20Bruna%20Mesalira%20Pontel.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8991/2/TCC%20Bruna%20Mesalira%20Pontel.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8991/3/TCC%20Bruna%20Mesalira%20Pontel.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4fd06002eaa81a685a2493463920861e d1b1e5e61698814c4c7245fb05855ef2 2a4ce2ffe5f03a7ef7f9cd2faca20abb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258427292450816 |