Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontel, Bruna Mesalira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8991
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias de ensino de professores de canto particular, para alunos com ansiedade. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa qualitativa por intermédio de um estudo de caso. Foram empregadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados sobre a experiência de três professoras e duas alunas de Caxias do Sul e Farroupilha, com o aprendizado e ensino do canto. Assim, com a coleta e análise de dados das entrevistas, foi possível responder ao questionamento: "Que estratégias de ensino são usadas por professores particulares de canto em casos de alunos cuja aprendizagem da técnica vocal é influenciada negativamente pelos sintomas da ansiedade?". O resultado foi a constatação de que as professoras não utilizam apenas uma metodologia, pedagogia ou técnica específica para trabalhar com alunos com ansiedade, mas fazem uso de vários exercícios de diferentes bibliografias da técnica vocal, numa combinação que tem sua efetividade avaliada pela aplicação e experiência prática. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_0569b9cfc3ca0dd282f4173f57ff6f78
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8991
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Pontel, Bruna MesaliraManzke, Vitor Hugo RodriguesSiufi, Claudia Jaqueline de SouzaMatter, Suelen Scholl2021-11-05T12:33:42Z2021-11-05T12:33:42Z2020-10-122020https://repositorio.ucs.br/11338/8991Esta pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias de ensino de professores de canto particular, para alunos com ansiedade. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa qualitativa por intermédio de um estudo de caso. Foram empregadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados sobre a experiência de três professoras e duas alunas de Caxias do Sul e Farroupilha, com o aprendizado e ensino do canto. Assim, com a coleta e análise de dados das entrevistas, foi possível responder ao questionamento: "Que estratégias de ensino são usadas por professores particulares de canto em casos de alunos cuja aprendizagem da técnica vocal é influenciada negativamente pelos sintomas da ansiedade?". O resultado foi a constatação de que as professoras não utilizam apenas uma metodologia, pedagogia ou técnica específica para trabalhar com alunos com ansiedade, mas fazem uso de vários exercícios de diferentes bibliografias da técnica vocal, numa combinação que tem sua efetividade avaliada pela aplicação e experiência prática. [resumo fornecido pelo autor]The present research aimed to identify the teaching strategies of private singing teachers, to students with anxiety. The methodology was qualitative research through a case study with semi-structured interviews which was used with three singing teachers and two singing students from Caxias do Sul and Farroupilha, to understand their experience with learning and teaching. Therefore, with the collection and analysis of the interviews, it was possible to answer the following question: "What teaching strategies are used by private singing teachers in cases of students whose vocal technique is negatively influenced by the symptoms of anxiety?". The result was the awareness that the teachers do not use a specific methodology, pedagogy, or technique with anxious students, however, they make use of several exercises from distinguished vocal technique biographies, in a combination whose effectiveness is measured by daily application and practice. [resumo fornecido pelo autor]Música - Instrução e estudoCanto - Instrução e estudoAnsiedade - EstudantesEstratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus 82020-10-12 00:00:00ORIGINALTCC Bruna Mesalira Pontel.pdfTCC Bruna Mesalira Pontel.pdfapplication/pdf653811https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8991/1/TCC%20Bruna%20Mesalira%20Pontel.pdf4fd06002eaa81a685a2493463920861eMD51TEXTTCC Bruna Mesalira Pontel.pdf.txtTCC Bruna Mesalira Pontel.pdf.txtExtracted texttext/plain139799https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8991/2/TCC%20Bruna%20Mesalira%20Pontel.pdf.txtd1b1e5e61698814c4c7245fb05855ef2MD52THUMBNAILTCC Bruna Mesalira Pontel.pdf.jpgTCC Bruna Mesalira Pontel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8991/3/TCC%20Bruna%20Mesalira%20Pontel.pdf.jpg2a4ce2ffe5f03a7ef7f9cd2faca20abbMD5311338/89912022-10-18 18:00:49.527oai:repositorio.ucs.br:11338/8991Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:35.283707Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade
title Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade
spellingShingle Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade
Pontel, Bruna Mesalira
Música - Instrução e estudo
Canto - Instrução e estudo
Ansiedade - Estudantes
title_short Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade
title_full Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade
title_fullStr Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade
title_full_unstemmed Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade
title_sort Estratégias de ensino de professores de canto para alunos com ansiedade
author Pontel, Bruna Mesalira
author_facet Pontel, Bruna Mesalira
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Manzke, Vitor Hugo Rodrigues
Siufi, Claudia Jaqueline de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontel, Bruna Mesalira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matter, Suelen Scholl
contributor_str_mv Matter, Suelen Scholl
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Canto - Instrução e estudo
Ansiedade - Estudantes
topic Música - Instrução e estudo
Canto - Instrução e estudo
Ansiedade - Estudantes
description Esta pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias de ensino de professores de canto particular, para alunos com ansiedade. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa qualitativa por intermédio de um estudo de caso. Foram empregadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados sobre a experiência de três professoras e duas alunas de Caxias do Sul e Farroupilha, com o aprendizado e ensino do canto. Assim, com a coleta e análise de dados das entrevistas, foi possível responder ao questionamento: "Que estratégias de ensino são usadas por professores particulares de canto em casos de alunos cuja aprendizagem da técnica vocal é influenciada negativamente pelos sintomas da ansiedade?". O resultado foi a constatação de que as professoras não utilizam apenas uma metodologia, pedagogia ou técnica específica para trabalhar com alunos com ansiedade, mas fazem uso de vários exercícios de diferentes bibliografias da técnica vocal, numa combinação que tem sua efetividade avaliada pela aplicação e experiência prática. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-05T12:33:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-05T12:33:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8991
url https://repositorio.ucs.br/11338/8991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8991/1/TCC%20Bruna%20Mesalira%20Pontel.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8991/2/TCC%20Bruna%20Mesalira%20Pontel.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8991/3/TCC%20Bruna%20Mesalira%20Pontel.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fd06002eaa81a685a2493463920861e
d1b1e5e61698814c4c7245fb05855ef2
2a4ce2ffe5f03a7ef7f9cd2faca20abb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258427292450816