O canto e sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Policeno, Viviane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6192
Resumo: Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica sobre o canto na educação musical infantil, tendo como recorte produções científicas da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre o período de 2015 a 2018, que trataram sobre o canto, a educação musical infantil, a idade de zero a cinco anos e o desenvolvimento integral. Nesta revisão também foi incluído o livro Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança (2003), de Teca Alencar de Brito. O objetivo geral foi analisar produções científicas para identificar as contribuições da educação musical através do canto no desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, por meio de dois eixos: o do estudo do conceito de desenvolvimento integral e o do estudo das práticas pedagógicas. Na metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa e análise de textos através da análise de conteúdo. Atendendo à revisão e à análise escolhida, foi possível perceber que o canto contribui para o desenvolvimento integral através do desenvolvimento musical, social e intelectual por meio da expressividade, sensibilidade, musicalidade, concentração, interação e respeito com os envolvidos. Como conclusão, observa-se que as práticas pedagógicas adotadas foram brinquedo cantado, movimentos e improvisação através da dança, canção, produção musical, percepção musical, musicalização através do lúdico e diversas formas do fazer musical, que são possibilidades de contribuir com o desenvolvimento integral da criança (sic).
id UCS_4cacccc5a15a0aa40649e0cc40d8ce8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6192
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Policeno, VivianeRocha, Alexandre Fritzen daMatter, Suelen Scholl2020-06-18T14:14:49Z2020-06-18T14:14:49Z2020-03-022019https://repositorio.ucs.br/11338/6192Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica sobre o canto na educação musical infantil, tendo como recorte produções científicas da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre o período de 2015 a 2018, que trataram sobre o canto, a educação musical infantil, a idade de zero a cinco anos e o desenvolvimento integral. Nesta revisão também foi incluído o livro Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança (2003), de Teca Alencar de Brito. O objetivo geral foi analisar produções científicas para identificar as contribuições da educação musical através do canto no desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, por meio de dois eixos: o do estudo do conceito de desenvolvimento integral e o do estudo das práticas pedagógicas. Na metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa e análise de textos através da análise de conteúdo. Atendendo à revisão e à análise escolhida, foi possível perceber que o canto contribui para o desenvolvimento integral através do desenvolvimento musical, social e intelectual por meio da expressividade, sensibilidade, musicalidade, concentração, interação e respeito com os envolvidos. Como conclusão, observa-se que as práticas pedagógicas adotadas foram brinquedo cantado, movimentos e improvisação através da dança, canção, produção musical, percepção musical, musicalização através do lúdico e diversas formas do fazer musical, que são possibilidades de contribuir com o desenvolvimento integral da criança (sic).This research is a bibliographical review about singing in early childhood music education, investigating the scientific productions of the Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) (Brazilian Association of Musical Education), the Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) (National Association of Research and Postgraduation in Music) and periodicals from the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (Superior Level Staff Development Coordination), from 2015 to 2018, which deal with singing, early childhood musical education, from zero to five years old, and integral development. This review also included the book Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança (2003), by Teca Alencar de Brito. The aim of this study was to analyze scientific productions to identify the contributions of musical education through singing in the integral development of children from zero to five years old, through two ways: the study of the concept of integral development and the study of pedagogical practices. The methodology includes qualitative approach and text analysis through content analysis. Given the review and analysis chosen, it was possible to notice that singing contributes to integral development through musical, social and intellectual development through expressiveness, sensitivity, musicality, concentration, interaction and respect with those involved. In conclusion, I observed that the pedagogical practices adopted were singing games, movements and improvisation through dance, songs, musical production, musical perception, musicalization through ludic, and various forms of musical making, which are possibilities to contribute to the integral development of the child (sic).Música - Instrução e estudoMúsica na educaçãoCanto - Instrução e estudoEducação infantilO canto e sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus 82020-03-02 00:00:00ORIGINALTCC Viviane Policeno.pdfTCC Viviane Policeno.pdfapplication/pdf1948457https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6192/1/TCC%20Viviane%20Policeno.pdf7a57b940018c6afa52220204cc63804dMD51TEXTTCC Viviane Policeno.pdf.txtTCC Viviane Policeno.pdf.txtExtracted texttext/plain97709https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6192/2/TCC%20Viviane%20Policeno.pdf.txt21d44a95f393c1eba3aa3039f59afc96MD52THUMBNAILTCC Viviane Policeno.pdf.jpgTCC Viviane Policeno.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6192/3/TCC%20Viviane%20Policeno.pdf.jpgb328a2e82617137ebcdb1d429a06aa26MD5311338/61922020-06-19 06:01:18.955oai:repositorio.ucs.br:11338/6192Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-06-19T06:01:18Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O canto e sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos
title O canto e sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos
spellingShingle O canto e sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos
Policeno, Viviane
Música - Instrução e estudo
Música na educação
Canto - Instrução e estudo
Educação infantil
title_short O canto e sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos
title_full O canto e sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos
title_fullStr O canto e sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos
title_full_unstemmed O canto e sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos
title_sort O canto e sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos
author Policeno, Viviane
author_facet Policeno, Viviane
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Rocha, Alexandre Fritzen da
dc.contributor.author.fl_str_mv Policeno, Viviane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matter, Suelen Scholl
contributor_str_mv Matter, Suelen Scholl
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Música na educação
Canto - Instrução e estudo
Educação infantil
topic Música - Instrução e estudo
Música na educação
Canto - Instrução e estudo
Educação infantil
description Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica sobre o canto na educação musical infantil, tendo como recorte produções científicas da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre o período de 2015 a 2018, que trataram sobre o canto, a educação musical infantil, a idade de zero a cinco anos e o desenvolvimento integral. Nesta revisão também foi incluído o livro Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança (2003), de Teca Alencar de Brito. O objetivo geral foi analisar produções científicas para identificar as contribuições da educação musical através do canto no desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, por meio de dois eixos: o do estudo do conceito de desenvolvimento integral e o do estudo das práticas pedagógicas. Na metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa e análise de textos através da análise de conteúdo. Atendendo à revisão e à análise escolhida, foi possível perceber que o canto contribui para o desenvolvimento integral através do desenvolvimento musical, social e intelectual por meio da expressividade, sensibilidade, musicalidade, concentração, interação e respeito com os envolvidos. Como conclusão, observa-se que as práticas pedagógicas adotadas foram brinquedo cantado, movimentos e improvisação através da dança, canção, produção musical, percepção musical, musicalização através do lúdico e diversas formas do fazer musical, que são possibilidades de contribuir com o desenvolvimento integral da criança (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-18T14:14:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-18T14:14:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6192
url https://repositorio.ucs.br/11338/6192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6192/1/TCC%20Viviane%20Policeno.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6192/2/TCC%20Viviane%20Policeno.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6192/3/TCC%20Viviane%20Policeno.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a57b940018c6afa52220204cc63804d
21d44a95f393c1eba3aa3039f59afc96
b328a2e82617137ebcdb1d429a06aa26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308872049393664