(Trans)formação de professores em acoplamento com as tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Márcia Buffon
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1090
Resumo: Nesta dissertação apresentamos uma narrativa da investigação construída com o objetivo de compreender e explicar as transformações que aconteceram – e que podem continuar acontecendo – com professores que participaram de um grupo de estudos acerca da reestruturação do ensino médio, no contexto de inserção das tecnologias digitais na escola, proposto como espaço de convivência entre professores em (trans)formação continuada e no qual poderiam acontecer acoplamentos estruturais e tecnológicos. Ela foi desenvolvida ancorada nos projetos Formação humana de educadores no contexto da cultura digital: a inserção do laptop educacional na escola e Movimentos de transformação de professores e de alunos em convivência no contexto da inserção digital (MOVICON), integrando a linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia do curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Durante os estudos e mapeamento desta pesquisa, buscamos explicações para problematizações a partir da pergunta como nos transformamos quando atuamos como professores em formação na convivência e em acoplamento com o outro e com as tecnologias digitais? Nos caminhos teóricos escolhidos para sustentar nossa pesquisa, estudamos os conceitos de autopoiese, convivência e acoplamento a partir da Biologia do Conhecer de Maturana e Varela (1993, 1996, 1997, 2000, 2001 e 2006) e seus desdobramentos explicados por Pellanda (2009 e 2010), Axt e Maraschin (2005), Barcelos e Schlichting (2006 e 2008). Discutimos questões relacionadas à educação, sociedade, tecnologia e à cultura digital na contemporaneidade, apoiadas nos estudos de Lèvy (1999), Lemos (2003 e 2009), Castells e Cardoso (2006), tendo como principais elementos o foco na emergência do ciberespaço e a reconfiguração das relações entre os sujeitos a partir da desterritorialização, da mudança das relações de tempo-espaço e da ampliação da comunicação com a interconexão/conectividade mundial. Entendemos que a importância deste estudo está na possibilidade de explicarmos, a partir da convivência pautada em respeito mútuo e compreensão do outro como legítimo outro e de seus domínios de ações, transformações no operar de professores, considerando que já são percebidas mudanças sociais, relacionais, econômicas a partir da inserção das tecnologias digitais no cotidiano e nos contextos escolares. O delineamento metodológico escolhido está alinhado aos caminhos teóricos trilhados e tem como inspiração alguns movimentos do método cartográfico, proposto e descrito a partir dos estudos de Kastrup (2007, 2009, 2013), Passos (2009, 2013), Escóssia (2009) e Tedesco (2009, 2013): rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A decisão por este caminho metodológico está ligada ao entendimento que temos acerca do fenômeno que estamos estudando como algo dinâmico e em processo, sendo constituído pelo nosso viver; pelo viver dos professores em formação. A construção das explicações do corpus aconteceu a partir de observações, narrações e conversações. As explicações foram organizadas com base nos registros em diários da pesquisadora gerados a partir de entrevistas cartográficas realizadas com cinco professoras que aceitaram o convite para convivência e estudos no grupo Ensino Médio: realidades, tecnologia, possibilidades e (re)construções. Dentre os movimentos de transformação mapeados e as processualidades experimentadas, destacamos quatro marcas e os marcadores que, correlacionados entre si, emergiram ao longo dos estudos: Transformação (reconhecimento do processo vivido, das mudanças nos processos educativos contemporâneos e do papel do professor), Emoção (satisfação, decepção, desamparo e respeito), Cooperação/Colaboração (movimentos de atuação compartilhada, contribuição, colaboração e esforços para contemplar objetivos comuns) e Subjetividade (entendimento acerca da constituição do sujeito na observação, explicação e convivência com o outro e com o meio). Assim surgiram aspectos que entendemos como campos para mapeamentos futuros: repensar e reorganizar os espaços, tempos, currículos escolares parece ser importante para a acolhida de alunos e professores, a fim de que sejam possíveis ações respeitosas, colaborativas e cooperativas entre professores, alunos e comunidade escolar na busca pela educação integral e contemporânea, na qual os sujeitos se transformem e sejam capazes de pensar e agir por uma vida responsável e autônoma, favorecendo a emergência de um futuro livre.
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spelling Machado, Márcia BuffonValentini, Carla BeatrisRech, JanePellanda, Nize Maria CamposSoares, Eliana Maria do Sacramento2016-01-27T15:40:20Z2016-01-27T15:40:20Z2016-01-272015-06-19https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1090Nesta dissertação apresentamos uma narrativa da investigação construída com o objetivo de compreender e explicar as transformações que aconteceram – e que podem continuar acontecendo – com professores que participaram de um grupo de estudos acerca da reestruturação do ensino médio, no contexto de inserção das tecnologias digitais na escola, proposto como espaço de convivência entre professores em (trans)formação continuada e no qual poderiam acontecer acoplamentos estruturais e tecnológicos. Ela foi desenvolvida ancorada nos projetos Formação humana de educadores no contexto da cultura digital: a inserção do laptop educacional na escola e Movimentos de transformação de professores e de alunos em convivência no contexto da inserção digital (MOVICON), integrando a linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia do curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Durante os estudos e mapeamento desta pesquisa, buscamos explicações para problematizações a partir da pergunta como nos transformamos quando atuamos como professores em formação na convivência e em acoplamento com o outro e com as tecnologias digitais? Nos caminhos teóricos escolhidos para sustentar nossa pesquisa, estudamos os conceitos de autopoiese, convivência e acoplamento a partir da Biologia do Conhecer de Maturana e Varela (1993, 1996, 1997, 2000, 2001 e 2006) e seus desdobramentos explicados por Pellanda (2009 e 2010), Axt e Maraschin (2005), Barcelos e Schlichting (2006 e 2008). Discutimos questões relacionadas à educação, sociedade, tecnologia e à cultura digital na contemporaneidade, apoiadas nos estudos de Lèvy (1999), Lemos (2003 e 2009), Castells e Cardoso (2006), tendo como principais elementos o foco na emergência do ciberespaço e a reconfiguração das relações entre os sujeitos a partir da desterritorialização, da mudança das relações de tempo-espaço e da ampliação da comunicação com a interconexão/conectividade mundial. Entendemos que a importância deste estudo está na possibilidade de explicarmos, a partir da convivência pautada em respeito mútuo e compreensão do outro como legítimo outro e de seus domínios de ações, transformações no operar de professores, considerando que já são percebidas mudanças sociais, relacionais, econômicas a partir da inserção das tecnologias digitais no cotidiano e nos contextos escolares. O delineamento metodológico escolhido está alinhado aos caminhos teóricos trilhados e tem como inspiração alguns movimentos do método cartográfico, proposto e descrito a partir dos estudos de Kastrup (2007, 2009, 2013), Passos (2009, 2013), Escóssia (2009) e Tedesco (2009, 2013): rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A decisão por este caminho metodológico está ligada ao entendimento que temos acerca do fenômeno que estamos estudando como algo dinâmico e em processo, sendo constituído pelo nosso viver; pelo viver dos professores em formação. A construção das explicações do corpus aconteceu a partir de observações, narrações e conversações. As explicações foram organizadas com base nos registros em diários da pesquisadora gerados a partir de entrevistas cartográficas realizadas com cinco professoras que aceitaram o convite para convivência e estudos no grupo Ensino Médio: realidades, tecnologia, possibilidades e (re)construções. Dentre os movimentos de transformação mapeados e as processualidades experimentadas, destacamos quatro marcas e os marcadores que, correlacionados entre si, emergiram ao longo dos estudos: Transformação (reconhecimento do processo vivido, das mudanças nos processos educativos contemporâneos e do papel do professor), Emoção (satisfação, decepção, desamparo e respeito), Cooperação/Colaboração (movimentos de atuação compartilhada, contribuição, colaboração e esforços para contemplar objetivos comuns) e Subjetividade (entendimento acerca da constituição do sujeito na observação, explicação e convivência com o outro e com o meio). Assim surgiram aspectos que entendemos como campos para mapeamentos futuros: repensar e reorganizar os espaços, tempos, currículos escolares parece ser importante para a acolhida de alunos e professores, a fim de que sejam possíveis ações respeitosas, colaborativas e cooperativas entre professores, alunos e comunidade escolar na busca pela educação integral e contemporânea, na qual os sujeitos se transformem e sejam capazes de pensar e agir por uma vida responsável e autônoma, favorecendo a emergência de um futuro livre.This master’s thesis presents a narrative of an investigation developed with the purpose of understanding and explaining the transformations that took place – and may keep on happening – to teachers who took part in a study group about restructuring high school. The context of this restructuring process was related to the insertion of digital technologies in the school, which was proposed as an area of coexistence of teachers under an in-service development and education program and in which structural and technological couplings could take place. It was developed with its basis on the projects “Human development of educators in digital culture: the insertion of educational laptops in school” and “Movements pointing to the transformation of teachers and students coexisting in the context of digital insertion” (MOVICON). These projects are part of the research line for Education, Language and Technology in the Graduate Program – Master’s in Education at the University of Caxias do Sul. While carrying out the study and mapping the research, we sought for explanations which questioned “how we can develop while acting as teachers in an ongoing education and development process in coexisting and coupling with the other and with digital technologies?” For theoretical paths to support the research, we have chosen the concepts of autopoiesis, coexistence and coupling from Maturana and Varela’s Biology of Knowledge (1993, 1996, 1997, 2000, 2001, and 2006), and their unfolding by Pellanda (2009 and 2010), Axt and Maraschin (2005), Barcelos and Schlichting (2006 and 2008). We discussed matters related to education, society, technology, and digital culture in the contemporary world, supported on studies carried out by Lévy (1999), Lemos (2003 and 2009), Castells and Cardoso (2006), with a main focus on the emergency of cyberspace and the reconfiguration of the relations between the subjects starting at deterritorialization, the changes in time-space relations, and the increase of communication with world interconnection/connectivity. We understand that the importance of this study relies on the possibility of explaining, from coexistence based on mutual respect and understanding the other as legitimate other and their areas of action, transformations in the teachers’ way of operating, considering that they are noticed as social, relational, economical changes from the insertion of digital technologies in everyday life and in school contexts. Methodological outline that was chosen is aligned with the theoretical paths travelled and is inspired in some movements of the mapping method, proposed and described in the studies of Kastrup (2007, 2009, 2013), Passos (2009, 2013), Escóssia (2009), and Tedesco (2009, 2013): tracking, touching, landing, and attentive recognition. The decision for this methodological path is connected to the understanding that we have about the phenomenon being studied as something dynamic and ongoing, constituted by our living, and the living of the teachers in development. The construction of explanations for the corpus was based on observations, narrations, and conversations. The explanations were organized based on the registers in the researcher’s journal and which were generated from interviews performed with five teachers who accepted the invitation for coexistence and studies in the group “High school: realities, technology, possibilities and (re)constructions. Among the transformations mapped and the processes experienced, we point out four marks and markers, which when co-related with each other, emerged along the study: Transformation (recognizing the process lived, changes in the contemporary and the teacher’s role); Emotion (satisfaction, disappointment, abandonment, and respect); Cooperation/Collaboration (movements of shared action, contribution, collaboration and efforts to achieve common goals); and Subjectivity (understanding of the constitution of the subject in the observation, explanation and coexistence with the other and with the environment). So a few aspects that we understand as fields for future mapping: rethinking and reorganizing spaces, times, school curriculum seeking for total and contemporary education, in which the subjects may transform and be able to think and act in a responsible and autonomous life, favoring the emergence of a free future.Professores - FormaçãoTecnologia educacionalEducaçãoTeachers, Training ofEducational technologyEducation(Trans)formação de professores em acoplamento com as tecnologias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8110767225866614MACHADO, M. B.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Marcia Buffon Machado.pdf.txtDissertacao Marcia Buffon Machado.pdf.txtExtracted texttext/plain340770https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1090/3/Dissertacao%20Marcia%20Buffon%20Machado.pdf.txt0065c6dc9404b388bf016c843e3d12e9MD53THUMBNAILDissertacao Marcia Buffon Machado.pdf.jpgDissertacao Marcia Buffon Machado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1090/4/Dissertacao%20Marcia%20Buffon%20Machado.pdf.jpgf5937edba15d428e652c3b5a41547cc5MD54ORIGINALDissertacao Marcia Buffon Machado.pdfDissertacao Marcia Buffon Machado.pdfapplication/pdf1570494https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1090/1/Dissertacao%20Marcia%20Buffon%20Machado.pdf9d903cd26b78d54bbd0f75e8f470ebd9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1090/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/10902018-08-17 06:01:07.463oai:repositorio.ucs.br:11338/1090IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:06:12.401678Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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description Nesta dissertação apresentamos uma narrativa da investigação construída com o objetivo de compreender e explicar as transformações que aconteceram – e que podem continuar acontecendo – com professores que participaram de um grupo de estudos acerca da reestruturação do ensino médio, no contexto de inserção das tecnologias digitais na escola, proposto como espaço de convivência entre professores em (trans)formação continuada e no qual poderiam acontecer acoplamentos estruturais e tecnológicos. Ela foi desenvolvida ancorada nos projetos Formação humana de educadores no contexto da cultura digital: a inserção do laptop educacional na escola e Movimentos de transformação de professores e de alunos em convivência no contexto da inserção digital (MOVICON), integrando a linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia do curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Durante os estudos e mapeamento desta pesquisa, buscamos explicações para problematizações a partir da pergunta como nos transformamos quando atuamos como professores em formação na convivência e em acoplamento com o outro e com as tecnologias digitais? Nos caminhos teóricos escolhidos para sustentar nossa pesquisa, estudamos os conceitos de autopoiese, convivência e acoplamento a partir da Biologia do Conhecer de Maturana e Varela (1993, 1996, 1997, 2000, 2001 e 2006) e seus desdobramentos explicados por Pellanda (2009 e 2010), Axt e Maraschin (2005), Barcelos e Schlichting (2006 e 2008). Discutimos questões relacionadas à educação, sociedade, tecnologia e à cultura digital na contemporaneidade, apoiadas nos estudos de Lèvy (1999), Lemos (2003 e 2009), Castells e Cardoso (2006), tendo como principais elementos o foco na emergência do ciberespaço e a reconfiguração das relações entre os sujeitos a partir da desterritorialização, da mudança das relações de tempo-espaço e da ampliação da comunicação com a interconexão/conectividade mundial. Entendemos que a importância deste estudo está na possibilidade de explicarmos, a partir da convivência pautada em respeito mútuo e compreensão do outro como legítimo outro e de seus domínios de ações, transformações no operar de professores, considerando que já são percebidas mudanças sociais, relacionais, econômicas a partir da inserção das tecnologias digitais no cotidiano e nos contextos escolares. O delineamento metodológico escolhido está alinhado aos caminhos teóricos trilhados e tem como inspiração alguns movimentos do método cartográfico, proposto e descrito a partir dos estudos de Kastrup (2007, 2009, 2013), Passos (2009, 2013), Escóssia (2009) e Tedesco (2009, 2013): rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A decisão por este caminho metodológico está ligada ao entendimento que temos acerca do fenômeno que estamos estudando como algo dinâmico e em processo, sendo constituído pelo nosso viver; pelo viver dos professores em formação. A construção das explicações do corpus aconteceu a partir de observações, narrações e conversações. As explicações foram organizadas com base nos registros em diários da pesquisadora gerados a partir de entrevistas cartográficas realizadas com cinco professoras que aceitaram o convite para convivência e estudos no grupo Ensino Médio: realidades, tecnologia, possibilidades e (re)construções. Dentre os movimentos de transformação mapeados e as processualidades experimentadas, destacamos quatro marcas e os marcadores que, correlacionados entre si, emergiram ao longo dos estudos: Transformação (reconhecimento do processo vivido, das mudanças nos processos educativos contemporâneos e do papel do professor), Emoção (satisfação, decepção, desamparo e respeito), Cooperação/Colaboração (movimentos de atuação compartilhada, contribuição, colaboração e esforços para contemplar objetivos comuns) e Subjetividade (entendimento acerca da constituição do sujeito na observação, explicação e convivência com o outro e com o meio). Assim surgiram aspectos que entendemos como campos para mapeamentos futuros: repensar e reorganizar os espaços, tempos, currículos escolares parece ser importante para a acolhida de alunos e professores, a fim de que sejam possíveis ações respeitosas, colaborativas e cooperativas entre professores, alunos e comunidade escolar na busca pela educação integral e contemporânea, na qual os sujeitos se transformem e sejam capazes de pensar e agir por uma vida responsável e autônoma, favorecendo a emergência de um futuro livre.
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