Abordagens metodológicas no ensino do piano popular: um estudo com oito professores de piano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8993 |
Resumo: | Este trabalho discorre sobre a pedagogia do piano no contexto da música popular. O estudo contempla a exploração de abordagens metodológicas que são efetivas para essa prática de ensino. O objetivo geral desta pesquisa é investigar e compreender as diferentes abordagens metodológicas de professores de piano no espectro da música popular, buscando identificar moldes informais para o ensino do piano nesse contexto. Os objetivos específicos incluem explorar as estratégias utilizadas pelos professores entrevistados no ensino de piano popular, sondar como se dá o desenvolvimento do aluno perante procedimentos metodológicos do ensino de música popular e analisar métodos e metodologias de ensino do piano em contexto de música popular. Para tanto, foi realizada uma entrevista através de questionário aberto com oito professores que trabalham com o ensino do piano popular que, apoiada na revisão bibliográfica da mesma temática, caracterizou o estudo como exploratório e descritivo. O estudo permitiu verificar um hibridismo de práticas formais e informais de ensino na aula de piano popular, assim como uma aproximação na relação entre professor e aluno, decorrendo na variedade de repertórios e conteúdos abordados em aula. Conclui-se que a aula de piano em contexto de música popular deve envolver o ensino de música em sua totalidade, através da prática da percepção auditiva e na inserção do aluno em diferentes vivências musicais. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_06b339bde2c9a0e17b406508bdc7b248 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8993 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castilhos, Gabriel RechFerronato, CristianeSantos, Jean Carlos Presser dosRocha, Alexandre Fritzen da2021-11-05T12:56:19Z2021-11-05T12:56:19Z2020-10-122020https://repositorio.ucs.br/11338/8993Este trabalho discorre sobre a pedagogia do piano no contexto da música popular. O estudo contempla a exploração de abordagens metodológicas que são efetivas para essa prática de ensino. O objetivo geral desta pesquisa é investigar e compreender as diferentes abordagens metodológicas de professores de piano no espectro da música popular, buscando identificar moldes informais para o ensino do piano nesse contexto. Os objetivos específicos incluem explorar as estratégias utilizadas pelos professores entrevistados no ensino de piano popular, sondar como se dá o desenvolvimento do aluno perante procedimentos metodológicos do ensino de música popular e analisar métodos e metodologias de ensino do piano em contexto de música popular. Para tanto, foi realizada uma entrevista através de questionário aberto com oito professores que trabalham com o ensino do piano popular que, apoiada na revisão bibliográfica da mesma temática, caracterizou o estudo como exploratório e descritivo. O estudo permitiu verificar um hibridismo de práticas formais e informais de ensino na aula de piano popular, assim como uma aproximação na relação entre professor e aluno, decorrendo na variedade de repertórios e conteúdos abordados em aula. Conclui-se que a aula de piano em contexto de música popular deve envolver o ensino de música em sua totalidade, através da prática da percepção auditiva e na inserção do aluno em diferentes vivências musicais. [resumo fornecido pelo autor]This work is about the piano pedagogy in the popular music context. The study contemplates methodological approaches that are effective for this teaching practice. The aim of this research is to investigate and understand the different methodological approaches of piano teachers in the popular music range, seeking to identify informal molds for piano teaching in this context. The specific objectives include exploring the strategies used by the interviewed teachers in the popular piano teaching, probing how the student develops under methodological procedures for teaching popular music and analyzing methods and methodologies for teaching the piano in the popular music context. To this end, an interview was conducted through an open questionnaire with eight teachers who work with the popular piano teaching, which, supported by the bibliographic review of the same theme, characterized the study as exploratory and descriptive. The study allowed to verify a hybridity of formal and informal teaching practices in the popular piano class, as well as an approximation in the relationship between teacher and student, taking place in the greater variety of repertoire and contents covered in class. The conclusion is that the piano class in the popular music context must involve the music teaching in its entirety, through the practice of auditory perception and the insertion of the student in mixed musical experiences. [resumo fornecido pelo autor]Música - Instrução e estudoPiano - Instrução e estudoPiano - MétodosMúsica popular - Estudo e ensinoAbordagens metodológicas no ensino do piano popular: um estudo com oito professores de pianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus 82020-10-12 00:00:00ORIGINALTCC Gabriel Rech Castilhos.pdfTCC Gabriel Rech Castilhos.pdfapplication/pdf503939https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8993/1/TCC%20Gabriel%20Rech%20Castilhos.pdfaec7050e787ab22d824b27bacb25924bMD51TEXTTCC Gabriel Rech Castilhos.pdf.txtTCC Gabriel Rech Castilhos.pdf.txtExtracted texttext/plain71037https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8993/2/TCC%20Gabriel%20Rech%20Castilhos.pdf.txtf9df5e3f5161ebda2d0c188f93b02853MD52THUMBNAILTCC Gabriel Rech Castilhos.pdf.jpgTCC Gabriel Rech Castilhos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8993/3/TCC%20Gabriel%20Rech%20Castilhos.pdf.jpg809121a457f73dfddff58d93e883518dMD5311338/89932022-10-18 18:00:54.037oai:repositorio.ucs.br:11338/8993Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:01.153556Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordagens metodológicas no ensino do piano popular: um estudo com oito professores de piano |
title |
Abordagens metodológicas no ensino do piano popular: um estudo com oito professores de piano |
spellingShingle |
Abordagens metodológicas no ensino do piano popular: um estudo com oito professores de piano Castilhos, Gabriel Rech Música - Instrução e estudo Piano - Instrução e estudo Piano - Métodos Música popular - Estudo e ensino |
title_short |
Abordagens metodológicas no ensino do piano popular: um estudo com oito professores de piano |
title_full |
Abordagens metodológicas no ensino do piano popular: um estudo com oito professores de piano |
title_fullStr |
Abordagens metodológicas no ensino do piano popular: um estudo com oito professores de piano |
title_full_unstemmed |
Abordagens metodológicas no ensino do piano popular: um estudo com oito professores de piano |
title_sort |
Abordagens metodológicas no ensino do piano popular: um estudo com oito professores de piano |
author |
Castilhos, Gabriel Rech |
author_facet |
Castilhos, Gabriel Rech |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Ferronato, Cristiane Santos, Jean Carlos Presser dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castilhos, Gabriel Rech |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Alexandre Fritzen da |
contributor_str_mv |
Rocha, Alexandre Fritzen da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música - Instrução e estudo Piano - Instrução e estudo Piano - Métodos Música popular - Estudo e ensino |
topic |
Música - Instrução e estudo Piano - Instrução e estudo Piano - Métodos Música popular - Estudo e ensino |
description |
Este trabalho discorre sobre a pedagogia do piano no contexto da música popular. O estudo contempla a exploração de abordagens metodológicas que são efetivas para essa prática de ensino. O objetivo geral desta pesquisa é investigar e compreender as diferentes abordagens metodológicas de professores de piano no espectro da música popular, buscando identificar moldes informais para o ensino do piano nesse contexto. Os objetivos específicos incluem explorar as estratégias utilizadas pelos professores entrevistados no ensino de piano popular, sondar como se dá o desenvolvimento do aluno perante procedimentos metodológicos do ensino de música popular e analisar métodos e metodologias de ensino do piano em contexto de música popular. Para tanto, foi realizada uma entrevista através de questionário aberto com oito professores que trabalham com o ensino do piano popular que, apoiada na revisão bibliográfica da mesma temática, caracterizou o estudo como exploratório e descritivo. O estudo permitiu verificar um hibridismo de práticas formais e informais de ensino na aula de piano popular, assim como uma aproximação na relação entre professor e aluno, decorrendo na variedade de repertórios e conteúdos abordados em aula. Conclui-se que a aula de piano em contexto de música popular deve envolver o ensino de música em sua totalidade, através da prática da percepção auditiva e na inserção do aluno em diferentes vivências musicais. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-05T12:56:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-05T12:56:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8993 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8993/1/TCC%20Gabriel%20Rech%20Castilhos.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8993/2/TCC%20Gabriel%20Rech%20Castilhos.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8993/3/TCC%20Gabriel%20Rech%20Castilhos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aec7050e787ab22d824b27bacb25924b f9df5e3f5161ebda2d0c188f93b02853 809121a457f73dfddff58d93e883518d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258452351320064 |