Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dambros, Gabriela da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5097
Resumo: O presente trabalho consiste em expor um estudo sobre métodos de piano. O objetivo deste trabalho é investigar as influências que as metodologias de ensino de piano auferem na prática docente de professores do instrumento. Um breve histórico sobre a trajetória da educação musical desde a antiguidade até o século XX é apresentado. Métodos de piano foram analisados baseados no modelo C(L)A(S)P, de Keith Swanwick. Através da aplicação de uma pesquisa exploratória qualitativa, as respostas dos entrevistados foram analisadas à luz das teorias estudadas sobre a prática docente ao piano. Os resultados demonstram que há influência na relação da escolha dos métodos dos professores para seus alunos em função dos métodos utilizados na formação pianística desses professores enquanto alunos. Constatou-se também que os entrevistados buscam novas possibilidades de metodologias para melhorar suas ações docentes de acordo com as dificuldade e necessidades específicas de cada aluno. Concluiu-se que os conhecimentos sobre diferentes métodos e suas influências contribuem para proporcionar uma expansão teórica e prática para a obtenção de um entendimento da escolha do método e repertório a ser utilizado no ensino do piano (sic).
id UCS_d979622a84ee6880d8fa7cf5be45980c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5097
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Dambros, Gabriela da SilvaManzke, Vitor Hugo RodriguesRocha, Alexandre Fritzen da2019-10-23T19:28:15Z2019-10-23T19:28:15Z2019-09-162019https://repositorio.ucs.br/11338/5097O presente trabalho consiste em expor um estudo sobre métodos de piano. O objetivo deste trabalho é investigar as influências que as metodologias de ensino de piano auferem na prática docente de professores do instrumento. Um breve histórico sobre a trajetória da educação musical desde a antiguidade até o século XX é apresentado. Métodos de piano foram analisados baseados no modelo C(L)A(S)P, de Keith Swanwick. Através da aplicação de uma pesquisa exploratória qualitativa, as respostas dos entrevistados foram analisadas à luz das teorias estudadas sobre a prática docente ao piano. Os resultados demonstram que há influência na relação da escolha dos métodos dos professores para seus alunos em função dos métodos utilizados na formação pianística desses professores enquanto alunos. Constatou-se também que os entrevistados buscam novas possibilidades de metodologias para melhorar suas ações docentes de acordo com as dificuldade e necessidades específicas de cada aluno. Concluiu-se que os conhecimentos sobre diferentes métodos e suas influências contribuem para proporcionar uma expansão teórica e prática para a obtenção de um entendimento da escolha do método e repertório a ser utilizado no ensino do piano (sic).The present academic work consists of exposing a study of piano methods. The objective of this work is to investigate the influences that the teaching methodologies of piano received in the teaching practice of instrument teachers. A brief history about the trajectory of musical education from antiquity to the twentieth is presented. Piano methods, based on Keith Swanwick's C(L)A(S)P model, will be analyzed. Through the application of qualitative exploratory research, the respondents answers were analyzed based in the theories studied about piano teacher practice. The results show that there is influence in the relation of methods choices of the teachers to their students according to the methods used in pianistic formation of these teachers as students. It was also found that the interviewees seek new possibilities of methodologies to improve their teaching actions according to the difficulties and specific needs of each students. It was concluded that the knowledge about different methods and their influences contribute to provide a theoretical and practical expansion to obtain an understanding of method choice and repertoire to be used in piano teaching (sic).MúsicaPiano - MétodosPiano - Instrução e estudoMétodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus 82019-09-16 00:00:00ORIGINALTCC Gabriela da Silva Dambros.pdfTCC Gabriela da Silva Dambros.pdfapplication/pdf498347https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5097/1/TCC%20Gabriela%20da%20Silva%20Dambros.pdff014ca5f6e4ddbd67fe37feffd4874a3MD51TEXTTCC Gabriela da Silva Dambros.pdf.txtTCC Gabriela da Silva Dambros.pdf.txtExtracted texttext/plain137334https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5097/2/TCC%20Gabriela%20da%20Silva%20Dambros.pdf.txtf1001832a7477ec6d6553a7e563c52d5MD52THUMBNAILTCC Gabriela da Silva Dambros.pdf.jpgTCC Gabriela da Silva Dambros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5097/3/TCC%20Gabriela%20da%20Silva%20Dambros.pdf.jpga5798a600400e2a729636830ce805c18MD5311338/50972019-11-06 05:01:04.861oai:repositorio.ucs.br:11338/5097Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2019-11-06T05:01:04Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento
title Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento
spellingShingle Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento
Dambros, Gabriela da Silva
Música
Piano - Métodos
Piano - Instrução e estudo
title_short Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento
title_full Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento
title_fullStr Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento
title_full_unstemmed Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento
title_sort Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento
author Dambros, Gabriela da Silva
author_facet Dambros, Gabriela da Silva
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Manzke, Vitor Hugo Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Dambros, Gabriela da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Alexandre Fritzen da
contributor_str_mv Rocha, Alexandre Fritzen da
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Piano - Métodos
Piano - Instrução e estudo
topic Música
Piano - Métodos
Piano - Instrução e estudo
description O presente trabalho consiste em expor um estudo sobre métodos de piano. O objetivo deste trabalho é investigar as influências que as metodologias de ensino de piano auferem na prática docente de professores do instrumento. Um breve histórico sobre a trajetória da educação musical desde a antiguidade até o século XX é apresentado. Métodos de piano foram analisados baseados no modelo C(L)A(S)P, de Keith Swanwick. Através da aplicação de uma pesquisa exploratória qualitativa, as respostas dos entrevistados foram analisadas à luz das teorias estudadas sobre a prática docente ao piano. Os resultados demonstram que há influência na relação da escolha dos métodos dos professores para seus alunos em função dos métodos utilizados na formação pianística desses professores enquanto alunos. Constatou-se também que os entrevistados buscam novas possibilidades de metodologias para melhorar suas ações docentes de acordo com as dificuldade e necessidades específicas de cada aluno. Concluiu-se que os conhecimentos sobre diferentes métodos e suas influências contribuem para proporcionar uma expansão teórica e prática para a obtenção de um entendimento da escolha do método e repertório a ser utilizado no ensino do piano (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-23T19:28:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-23T19:28:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5097
url https://repositorio.ucs.br/11338/5097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5097/1/TCC%20Gabriela%20da%20Silva%20Dambros.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5097/2/TCC%20Gabriela%20da%20Silva%20Dambros.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5097/3/TCC%20Gabriela%20da%20Silva%20Dambros.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f014ca5f6e4ddbd67fe37feffd4874a3
f1001832a7477ec6d6553a7e563c52d5
a5798a600400e2a729636830ce805c18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308883455803392