O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/4235 |
Resumo: | Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na linha de pesquisa Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática, problematizou os desafios de formar professores para atuarem em um contexto de exigências e recursos da sociedade atual, a partir da utilização de tecnologias digitais e de atividades gamificadas. Adotou-se como questão norteadora: Como trabalhar a formação continuada de professores que atuam com a matemática a fim de que eles desenvolvam estratégias de ensino a partir da utilização da gamificação aliada ao software GeoGebra? Para tanto, o objetivo do trabalho foi desenvolver e avaliar uma capacitação para professores da educação básica tendo em vista a inserção da gamificação no ensino de matemática aliada ao software GeoGebra. O referencial teórico abordado foi embasado nos autores Yves Chevallard, Seymour Papert e Nicolas Balacheff. Quanto à caracterização da pesquisa optou-se pela natureza aplicada e abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos a pesquisa é exploratória e explicativa e quanto aos procedimentos, foram adotados levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, pesquisa participante e pesquisa-ação. A aplicação da proposta ocorreu em oito etapas, no período de julho a outubro de 2017. Participaram da aplicação professores que, no momento da capacitação, eram discentes do curso de Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves. Durante a capacitação os recursos do software GeoGebra e os conceitos da Gamificação foram explorados e os professores construíram Objetos de Aprendizagem Gamificados no software GeoGebra. Os dados coletados na pesquisa e os materiais construídos pelos professores participantes foram analisados seguindo as orientações da análise textual discursiva, e mostraram que com dedicação e formação continuada é possível planejar e realizar estratégias de ensino inovadoras contando com os recursos disponíveis na sociedade atual. Assim, buscar por atividades que conciliem a Gamificação com as tecnologias educacionais, como a construção de um Objeto de Aprendizagem Gamificado no software GeoGebra, é uma potencial estratégia para incentivar os estudantes a construírem o conhecimento a partir de um ambiente construcionista e desafiador. Como produto educacional, foi elaborado um guia didático na forma de material instrucional para promover a formação continuada de professores e para auxiliar estudantes e professores na construção de Objetos de Aprendizagem Gamificados no software GeoGebra. |
id |
UCS_07ab146c874743a6877de8bf80a5dead |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/4235 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Padilha, RafaelaFrozza, RejaneFardo, Marcelo LuísGionannini Junior, OdilonWebber, Carine Geltrudes2019-02-01T13:11:01Z2019-02-01T13:11:01Z2019-02-012018-12-10https://repositorio.ucs.br/11338/4235Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na linha de pesquisa Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática, problematizou os desafios de formar professores para atuarem em um contexto de exigências e recursos da sociedade atual, a partir da utilização de tecnologias digitais e de atividades gamificadas. Adotou-se como questão norteadora: Como trabalhar a formação continuada de professores que atuam com a matemática a fim de que eles desenvolvam estratégias de ensino a partir da utilização da gamificação aliada ao software GeoGebra? Para tanto, o objetivo do trabalho foi desenvolver e avaliar uma capacitação para professores da educação básica tendo em vista a inserção da gamificação no ensino de matemática aliada ao software GeoGebra. O referencial teórico abordado foi embasado nos autores Yves Chevallard, Seymour Papert e Nicolas Balacheff. Quanto à caracterização da pesquisa optou-se pela natureza aplicada e abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos a pesquisa é exploratória e explicativa e quanto aos procedimentos, foram adotados levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, pesquisa participante e pesquisa-ação. A aplicação da proposta ocorreu em oito etapas, no período de julho a outubro de 2017. Participaram da aplicação professores que, no momento da capacitação, eram discentes do curso de Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves. Durante a capacitação os recursos do software GeoGebra e os conceitos da Gamificação foram explorados e os professores construíram Objetos de Aprendizagem Gamificados no software GeoGebra. Os dados coletados na pesquisa e os materiais construídos pelos professores participantes foram analisados seguindo as orientações da análise textual discursiva, e mostraram que com dedicação e formação continuada é possível planejar e realizar estratégias de ensino inovadoras contando com os recursos disponíveis na sociedade atual. Assim, buscar por atividades que conciliem a Gamificação com as tecnologias educacionais, como a construção de um Objeto de Aprendizagem Gamificado no software GeoGebra, é uma potencial estratégia para incentivar os estudantes a construírem o conhecimento a partir de um ambiente construcionista e desafiador. Como produto educacional, foi elaborado um guia didático na forma de material instrucional para promover a formação continuada de professores e para auxiliar estudantes e professores na construção de Objetos de Aprendizagem Gamificados no software GeoGebra.This work, linked to the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPGECiMa) of the University of Caxias do Sul (UCS), in the research line Technologies, Resources and Didactic Materials for Teaching Science and Mathematics, to train teachers to act in a context of demands and resources of the current society, from the use of digital technologies and gamified activities. The following guiding question was adopted: How to work the continuous training of teachers who work with mathematics in order that they develop teaching strategies from the use of gamification allied to GeoGebra software? In order to do so, the objective of the work was to develop and evaluate a qualification for teachers of basic education in order to insert gamification in the teaching of mathematics allied to GeoGebra software. The theoretical framework was based on the authors Yves Chevallard, Seymour Papert and Nicolas Balacheff. Regarding the characterization of the research, we opted for the applied nature and qualitative approach. Regarding the objectives, the research was exploratory and explanatory and regarding the procedures, a bibliographical survey, field research, participant research and action research were adopted. The application of the proposal occurred in eight stages, from July to October 2017. Participants of the application were teachers who, at the time of the training, were students of the Specialization course in Mathematics Education for Basic Education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), Bento Gonçalves Campus. During the training the resources of the GeoGebra software and the Gamification concepts were explored and the teachers built Gamified Learning Objects in GeoGebra software. The data collected in the research and the materials constructed by the participating teachers were analyzed following the guidelines of the discursive textual analysis, and showed that with dedication and continuous formation it is possible to plan and carry out innovative teaching strategies relying on the resources available in the current society. Thus, searching for activities that reconcile Gamification with educational technologies, such as building a Gamified Learning Object in GeoGebra software, is a potential strategy to encourage students to build knowledge from a constructive and challenging environment. As an educational product, a didactic guide was developed in the form of instructional material to promote continuing teacher education and to assist students and teachers in building Gamified Learning Objects in GeoGebra software.Professores - FormaçãoSoftware educacionalInovações educacionaisEnsino auxiliado por computadorTeachers, Training ofEducational SoftwareEducational innovationsComputer-assisted instructionO desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8850481522202050PADILHA, R.Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaSauer, Laurete ZanolLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4235/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52ORIGINALDissertacao Rafaela Padilha.pdfDissertacao Rafaela Padilha.pdfapplication/pdf8950619https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4235/1/Dissertacao%20Rafaela%20Padilha.pdfc99c7454688cab40b12e50cc58577fdbMD51TEXTDissertacao Rafaela Padilha.pdf.txtDissertacao Rafaela Padilha.pdf.txtExtracted texttext/plain261263https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4235/3/Dissertacao%20Rafaela%20Padilha.pdf.txt02f2b47a0c8d1a690f43c9703eddee28MD53THUMBNAILDissertacao Rafaela Padilha.pdf.jpgDissertacao Rafaela Padilha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4235/4/Dissertacao%20Rafaela%20Padilha.pdf.jpg927fcec1da69fb6c2e4541f36a8cfc1dMD5411338/42352023-05-18 14:29:29.602oai:repositorio.ucs.br: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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:08.834494Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra |
title |
O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra |
spellingShingle |
O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra Padilha, Rafaela Professores - Formação Software educacional Inovações educacionais Ensino auxiliado por computador Teachers, Training of Educational Software Educational innovations Computer-assisted instruction |
title_short |
O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra |
title_full |
O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra |
title_fullStr |
O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra |
title_full_unstemmed |
O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra |
title_sort |
O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra |
author |
Padilha, Rafaela |
author_facet |
Padilha, Rafaela |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Frozza, Rejane Fardo, Marcelo Luís Gionannini Junior, Odilon |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padilha, Rafaela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Webber, Carine Geltrudes |
contributor_str_mv |
Webber, Carine Geltrudes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Software educacional Inovações educacionais Ensino auxiliado por computador |
topic |
Professores - Formação Software educacional Inovações educacionais Ensino auxiliado por computador Teachers, Training of Educational Software Educational innovations Computer-assisted instruction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers, Training of Educational Software Educational innovations Computer-assisted instruction |
description |
Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na linha de pesquisa Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática, problematizou os desafios de formar professores para atuarem em um contexto de exigências e recursos da sociedade atual, a partir da utilização de tecnologias digitais e de atividades gamificadas. Adotou-se como questão norteadora: Como trabalhar a formação continuada de professores que atuam com a matemática a fim de que eles desenvolvam estratégias de ensino a partir da utilização da gamificação aliada ao software GeoGebra? Para tanto, o objetivo do trabalho foi desenvolver e avaliar uma capacitação para professores da educação básica tendo em vista a inserção da gamificação no ensino de matemática aliada ao software GeoGebra. O referencial teórico abordado foi embasado nos autores Yves Chevallard, Seymour Papert e Nicolas Balacheff. Quanto à caracterização da pesquisa optou-se pela natureza aplicada e abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos a pesquisa é exploratória e explicativa e quanto aos procedimentos, foram adotados levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, pesquisa participante e pesquisa-ação. A aplicação da proposta ocorreu em oito etapas, no período de julho a outubro de 2017. Participaram da aplicação professores que, no momento da capacitação, eram discentes do curso de Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves. Durante a capacitação os recursos do software GeoGebra e os conceitos da Gamificação foram explorados e os professores construíram Objetos de Aprendizagem Gamificados no software GeoGebra. Os dados coletados na pesquisa e os materiais construídos pelos professores participantes foram analisados seguindo as orientações da análise textual discursiva, e mostraram que com dedicação e formação continuada é possível planejar e realizar estratégias de ensino inovadoras contando com os recursos disponíveis na sociedade atual. Assim, buscar por atividades que conciliem a Gamificação com as tecnologias educacionais, como a construção de um Objeto de Aprendizagem Gamificado no software GeoGebra, é uma potencial estratégia para incentivar os estudantes a construírem o conhecimento a partir de um ambiente construcionista e desafiador. Como produto educacional, foi elaborado um guia didático na forma de material instrucional para promover a formação continuada de professores e para auxiliar estudantes e professores na construção de Objetos de Aprendizagem Gamificados no software GeoGebra. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-01T13:11:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-01T13:11:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/4235 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/4235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4235/2/license.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4235/1/Dissertacao%20Rafaela%20Padilha.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4235/3/Dissertacao%20Rafaela%20Padilha.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4235/4/Dissertacao%20Rafaela%20Padilha.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40 c99c7454688cab40b12e50cc58577fdb 02f2b47a0c8d1a690f43c9703eddee28 927fcec1da69fb6c2e4541f36a8cfc1d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258453123072000 |