Proposta metodológica para capacitação em educação ambiental por meio de oficinas temáticas e ambientes virtuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/950 |
Resumo: | A busca por conforto e praticidade trouxe uma sene de consequências, dentre as quais destacam-se a degradação do meio ambiente e a necessidade de uma mudança na maneira de ensinar e aprender. O ensino tradicional vem perdendo a sua função há algum tempo, e no seu lugar surgem novas metodologias de ensino, voltadas a Aprendizagem Ativa e Significativa, aliadas a tecnologia dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ainda assim, os níveis de reprovação e evasão escolar são elevados. Percebe-se que os professores não estão preparados para praticar a aprendizagem ativa e significativa. Faltam capacitações e as que existem ainda seguem os modelos tradicionais. Considerando os problemas apresentados, a degradação ambiental e a falta de capacitação e recursos materiais nas escolas, apresenta-se esta proposta, que objetiva capacitar professores e técnicos de meio ambiente em recursos hídricos por meio de oficinas temáticas e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, constituindo-se num curso de extensão semipresencial com atividades práticas, de laboratório e campo. Definidos o público alvo, as escolas participantes e os parâmetros a serem analisados, foram elaboradas quatro oficinas temáticas presenciais e o Ambiente Virtual de Aprendizagem. A avaliação da proposta foi realizada por meio de questionários prévios e finais. Entende-se que os procedimentos metodológicos aplicados podem ser utilizados para capacitar professores e multiplicar informações referentes aos recursos hídricos, desde que sejam realizadas adequações, principalmente no que diz respeito ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, bastante rígido para que atividades inovadoras e que contemplem a Aprendizagem Ativa e Significativa sejam aplicadas. |
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Bacarim, GiseleMendes, Ludmilson AbrittaSilva, Eduardo de Oliveira da SilvaCunha, Gladis Franck daSchneider, Vania Elisabete2015-06-11T18:43:36Z2015-06-11T18:43:36Z2015-06-112014-12-12https://repositorio.ucs.br/handle/11338/950A busca por conforto e praticidade trouxe uma sene de consequências, dentre as quais destacam-se a degradação do meio ambiente e a necessidade de uma mudança na maneira de ensinar e aprender. O ensino tradicional vem perdendo a sua função há algum tempo, e no seu lugar surgem novas metodologias de ensino, voltadas a Aprendizagem Ativa e Significativa, aliadas a tecnologia dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ainda assim, os níveis de reprovação e evasão escolar são elevados. Percebe-se que os professores não estão preparados para praticar a aprendizagem ativa e significativa. Faltam capacitações e as que existem ainda seguem os modelos tradicionais. Considerando os problemas apresentados, a degradação ambiental e a falta de capacitação e recursos materiais nas escolas, apresenta-se esta proposta, que objetiva capacitar professores e técnicos de meio ambiente em recursos hídricos por meio de oficinas temáticas e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, constituindo-se num curso de extensão semipresencial com atividades práticas, de laboratório e campo. Definidos o público alvo, as escolas participantes e os parâmetros a serem analisados, foram elaboradas quatro oficinas temáticas presenciais e o Ambiente Virtual de Aprendizagem. A avaliação da proposta foi realizada por meio de questionários prévios e finais. Entende-se que os procedimentos metodológicos aplicados podem ser utilizados para capacitar professores e multiplicar informações referentes aos recursos hídricos, desde que sejam realizadas adequações, principalmente no que diz respeito ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, bastante rígido para que atividades inovadoras e que contemplem a Aprendizagem Ativa e Significativa sejam aplicadas.Searching for comfort and practicality brought to society many consequences, among which stands out the environmental degradation and the need for a change in the teaching and learning process. Traditional teaching has been losing its function for quite some time, and in its place, it is emerging new teaching methodologies, focused on Active and Meaningful Learning, associated to the technology of Virtual Learning Environments. Nevertheless, the repetition and dropout rates are still high. It is noticed that teachers are not prepared to practice active and meaningful learning. There is an insufficiency of training, and those available follow the traditional models. Considering the presented problems, the environmental degradation and the lack of training and materiais resources at schools, it is presented this propose. It aims to training teachers and environmental professionals in the water resources theme, through thematic workshops and virtual learning environment. The proposal constitutes in an extension distance course, with practicallaboratory and field activities. Defined the target-public, the schools that would participate and the parameters that would be analysed, it was prepared four classroom thematic workshops and the virtual learning environment. The proposal evaluation was realized through previous and finais questionnaires. It is understood that the applied methodological proceeds may be used for training teachers and to multiply information related to water resources, but some adjustments are need. It was identified that the virtual learning environment was too inflexible for applying innovative activities and activities that contemplate the active and meaningfullearning.AprendizagemEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalInovações educacionaisLearningComputer-assisted instructionEducational technologyEducational innovationsProposta metodológica para capacitação em educação ambiental por meio de oficinas temáticas e ambientes virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2421140563425711BACARIM, G.Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaSauer, Laurete ZanolTEXTDissertacao Gisele Bacarim.pdf.txtDissertacao Gisele Bacarim.pdf.txtExtracted texttext/plain83192https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/950/3/Dissertacao%20Gisele%20Bacarim.pdf.txt7bc3abc14c343c79303771779040c159MD53THUMBNAILDissertacao Gisele Bacarim.pdf.jpgDissertacao Gisele Bacarim.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1238https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/950/4/Dissertacao%20Gisele%20Bacarim.pdf.jpg805e54fbe1b7d31695d5dbeee773a88dMD54ORIGINALDissertacao Gisele Bacarim.pdfDissertacao Gisele Bacarim.pdfapplication/pdf2810270https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/950/1/Dissertacao%20Gisele%20Bacarim.pdf31ac8dd9a65f7677dc54e4117aa1510cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/950/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/9502018-08-17 06:16:50.688oai:repositorio.ucs.br:11338/950IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:16:50Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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