Processo histórico de escolas municipais rurais de Nova Prata/RS (1988-2006): culturas escolares e nucleação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8727 |
Resumo: | Este estudo investiga o processo de nucleação das escolas rurais de Nova Prata (RS), evidenciando a história e as culturas das escolas rurais multisseriadas municipais Pedro Pagnoncelli e Padre Diogo Feijó, entre os anos de 1988 a 2006. O recorte temporal da pesquisa considera como marco inicial o ano de 1988, quando foi inaugurada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pagnoncelli, até 2006, o ano de conclusão do processo de nucleação que envolveu ambas as escolas. O objetivo foi compreender o processo histórico das escolas multisseriadas do município, enfocando as culturas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Pedro Pagnoncelli e Padre Diogo Feijó, seus sujeitos e práticas escolares, bem como o processo de nucleação. A pesquisa situa-se no campo da História da Educação e tem como referencial teórico a História Cultural, com as contribuições de Burke (1992, 2008), Julia (2001), Chartier (2010), além de Vidal (2005), Pesavento (2005), Galvão; Lopes (2010) e Bacellar (2005). A metodologia embasou-se na História Oral, por meio da qual foram realizada entrevistas com ex-professores, ex-alunos e ex-gestores, que tiveram participação no processo de nucleação. Após as entrevistas transcritas, a análise juntamente com os documentos das escolas foram perscrutados pela Análise Documental Histórica. A análise do material produzido pelas entrevistas, além de documentos, leis, através do campo da investigação, foram organizados, analisados e interpretados à luz dos teóricos anteriormente mencionados. Nova Prata constituiu escolas rurais com os imigrantes que, conforme aqui chegaram, construíram as escolas, espaços que exerceram um importante papel social e cultural, indo além da função educativa. Essas escolas, com seus professores, integravam as comunidades, recebendo apoio e estabelecendo diversas conexões. Após um intenso período de construções das escolas rurais e seu pleno funcionamento, as docentes trabalhavam com as condições que lhes eram propostas com múltiplas funções e buscando qualidade de ensino. Com a mudança na legislação e com os incentivos governamentais, objetivando diminuir gastos e melhorar a qualidade de ensino, inicia-se o processo de nucleação das escolas municipais, que ocorreu de maneira lenta, gradual, somando quinze anos para ser concluída. Nesse movimento houve resistência por parte das famílias e comunidades, estranhamento por parte dos alunos que sinalizaram estar deslocados e com dificuldade de adaptar-se aos novos espaços escolares. Com base nesse aspecto, os gestores organizaram suas estratégias de convencimento para pleitear a nucleação das escolas junto as comunidades que, com diálogo e tratativas, acabaram aceitando. Se por um lado buscou-se melhor qualidade de ensino, por outro as comunidades perderam aquele espaço que mantinha a comunidade unida. Sendo assim, a maioria dos prédios escolares desativados que ficou sob reponsabilidade das comunidades, com o passar do tempo, foi abandonada. [resumo fornecido pelo autor] |
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Pagnoncelli, Sonia PrigolRela, ElianaXerri, Eliana GaspariniThies, Vânia GrimLuchese, Terciane Ângela2021-09-10T16:44:34Z2021-09-10T16:44:34Z2021-08-242021-08-19https://repositorio.ucs.br/11338/8727Este estudo investiga o processo de nucleação das escolas rurais de Nova Prata (RS), evidenciando a história e as culturas das escolas rurais multisseriadas municipais Pedro Pagnoncelli e Padre Diogo Feijó, entre os anos de 1988 a 2006. O recorte temporal da pesquisa considera como marco inicial o ano de 1988, quando foi inaugurada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pagnoncelli, até 2006, o ano de conclusão do processo de nucleação que envolveu ambas as escolas. O objetivo foi compreender o processo histórico das escolas multisseriadas do município, enfocando as culturas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Pedro Pagnoncelli e Padre Diogo Feijó, seus sujeitos e práticas escolares, bem como o processo de nucleação. A pesquisa situa-se no campo da História da Educação e tem como referencial teórico a História Cultural, com as contribuições de Burke (1992, 2008), Julia (2001), Chartier (2010), além de Vidal (2005), Pesavento (2005), Galvão; Lopes (2010) e Bacellar (2005). A metodologia embasou-se na História Oral, por meio da qual foram realizada entrevistas com ex-professores, ex-alunos e ex-gestores, que tiveram participação no processo de nucleação. Após as entrevistas transcritas, a análise juntamente com os documentos das escolas foram perscrutados pela Análise Documental Histórica. A análise do material produzido pelas entrevistas, além de documentos, leis, através do campo da investigação, foram organizados, analisados e interpretados à luz dos teóricos anteriormente mencionados. Nova Prata constituiu escolas rurais com os imigrantes que, conforme aqui chegaram, construíram as escolas, espaços que exerceram um importante papel social e cultural, indo além da função educativa. Essas escolas, com seus professores, integravam as comunidades, recebendo apoio e estabelecendo diversas conexões. Após um intenso período de construções das escolas rurais e seu pleno funcionamento, as docentes trabalhavam com as condições que lhes eram propostas com múltiplas funções e buscando qualidade de ensino. Com a mudança na legislação e com os incentivos governamentais, objetivando diminuir gastos e melhorar a qualidade de ensino, inicia-se o processo de nucleação das escolas municipais, que ocorreu de maneira lenta, gradual, somando quinze anos para ser concluída. Nesse movimento houve resistência por parte das famílias e comunidades, estranhamento por parte dos alunos que sinalizaram estar deslocados e com dificuldade de adaptar-se aos novos espaços escolares. Com base nesse aspecto, os gestores organizaram suas estratégias de convencimento para pleitear a nucleação das escolas junto as comunidades que, com diálogo e tratativas, acabaram aceitando. Se por um lado buscou-se melhor qualidade de ensino, por outro as comunidades perderam aquele espaço que mantinha a comunidade unida. Sendo assim, a maioria dos prédios escolares desativados que ficou sob reponsabilidade das comunidades, com o passar do tempo, foi abandonada. [resumo fornecido pelo autor]This study investigates the nucleation process of rural schools in Nova Prata (RS), evidencing the history and cultures of rural multi-serial municipal schools Pedro Pagnoncelli and Padre Diogo Feijó, between 1988 and 2006. The period of the research considers as the initial milestone the year of 1988, when the Municipal Elementary School Pedro Pagnoncelli was inaugurated, until 2006, the year of completion of the nucleation process, which involved both schools. The objective was to understand the historical process of the multiseriate schools of the municipality, focusing on the cultures of the Municipal Elementary Schools Pedro Pagnoncelli and Padre Diogo Feijó, their subjects and school practices, as well as the nucleation process. The research is located in the field of The History of Education and has as theoretical reference, Cultural History, with the contributions of Burke (1992, 2008), Julia (2001), Chartier (2010), besides Vidal (2005), Pesavento (2005), Galvao; Lopes (2010) and Bacellar (2005). The methodology was based on Oral History through which interviews were conducted with former teachers, students and managers, who had participation in the nucleation process. After the transcribed interviews, the study, along with the documents of the schools, were reviewed by the Historical Documentary Analysis. The examination of the material produced by the interviews, in addition to documents, laws, through the field of investigation, were organized, analyzed and interpreted in the light of the theorists mentioned above. Nova Prata constituted rural schools with immigrants, who built the schools as they arrived here; these spaces played an important social and cultural role, going beyond the educational function. These schools with their teachers integrated the communities, receiving support and establishing several connections. After an intense period of construction of rural schools and their full functioning, the teachers worked with the conditions that were proposed to them with multiple functions and seeking quality of teaching. With the change in legislation and government incentives, aiming to reduce spending and improve the quality of teaching, the process of nucleation of municipal schools began. It occurred slowly, gradually, and only fifteen years after, it was concluded. In this movement, there was resistance of families and communities, strangeness on the part of the students who indicated that they were displaced and had difficulties in adapting themselves to the new school spaces. Based on this aspect, the managers organized their convincing strategies to plead for the nucleation of schools with the communities, which with dialogue and negotiations ended up accepting. If on the one hand, a better quality of teaching was sought, on the other hand the communities lost that space that kept the community together. Thus, most of the disabled school buildings that were under responsibility of the communities were abandoned over time. [resumo fornecido pelo autor]Educação - HistóriaEscolas rurais - Nova Prata (RS)CulturaEducation - HistoryMultiseriate Schools - Nova Prata (Brazil)CultureProcesso histórico de escolas municipais rurais de Nova Prata/RS (1988-2006): culturas escolares e nucleaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8769152109388823Pagnonceli, Sonia PrigolMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Nova Prata2021-08-21ORIGINALDissertação Sonia Prigol Pagnoncelli.pdfDissertação Sonia Prigol Pagnoncelli.pdfapplication/pdf5855081https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8727/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sonia%20Prigol%20Pagnoncelli.pdf4fd20ed3033f71615178415d5e17d4daMD51TEXTDissertação Sonia Prigol Pagnoncelli.pdf.txtDissertação Sonia Prigol Pagnoncelli.pdf.txtExtracted texttext/plain391245https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8727/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sonia%20Prigol%20Pagnoncelli.pdf.txtc600a94491e845856fa3d03cd5486174MD52THUMBNAILDissertação Sonia Prigol Pagnoncelli.pdf.jpgDissertação Sonia Prigol Pagnoncelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1747https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8727/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sonia%20Prigol%20Pagnoncelli.pdf.jpgef7c2d950b2eed5bcf979abcfd2da222MD5311338/87272022-10-18 17:45:36.696oai:repositorio.ucs.br:11338/8727Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:42.723748Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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