O Grupo Escolar Onze de Agosto : processos de institucional e as festividades escolares em Nova Prata, RS (1960-1970)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12625 |
Resumo: | A presente pesquisa buscou compor, com base em fontes documentais, os processos de institucionalização e de práticas de escolarização desenvolvidas no Grupo Escolar Onze de Agosto, entre 1960 e 1970. O recorte temporal deste estudo considerando aspectos como: o estabelecimento da instituição no ano de 1960 e a mudança estabelecida pela legislação educacional a partir de 1971. Os objetivos específicos estabelecidos são de compreender, a partir das diferentes fontes, os processos de institucionalização do Grupo Escolar Onze de Agosto, buscando estabelecer relações com o contexto local de implantação deste modelo de organização escolar; analisar práticas de escolarização desenvolvidas nos primeiros tempos de funcionamento do grupo escolar, buscando identificar os modos de ensinar neste tipo de instituição; conhecer e compreender aspectos das culturas escolares que foram produzidas nesta instituição e o modo como essas práticas repercutiram no contexto em que o grupo escolar está inserido. Trata-se de uma pesquisa documental histórica as que utiliza a metodologia de análise documental a partir de fontes como Livros de Atas e demais documentos que contemplam o recorte temporal. Os pressupostos teóricos utilizados estão locados na História Cultural, fundamentado em autores como Chartier (1988), Pesavento (2003), bem como Magalhães (2004), Buffa (2013) e Barros (2005). Em relação ao processo de institucionalização, a partir do Governo de Lionel Brizola (1959-1963) com sua política de expansão da rede de ensino público, o município de Nova Prata ? RS firmaria parceria com o governo estadual para construir instituições escolares, entre elas o Grupo Escolar Onze de Agosto. Durante as obras do edifício escolar, por três anos a instituição teve funcionamento em uma casa alugada, adaptada para a escolarização. A partir da inauguração do novo edifico escolar no ano de 1963 a escola se fundamenta com as características da organização de grupo escolar, aumentando o número de salas de aula, turmas, professoras e alunos. No que se refere análise da escolarização e da cultura escolar, foi possível identificar a importância e frequência das festividades de datas cívicas no calendário escolar, as práticas escolares envolvidas nestes eventos idealizavam nos alunos o enaltecimento de símbolos nacionalistas, de personagens históricos, o incentivo a adotar condutas morais e cívicas estabelecidas pelos governos deste recorte temporal como desejáveis aos seus cidadãos. Conclui-se que a política de expansão promovida pelo governo do Estado impulsionou a construção do grupo escolar. Contudo, os três primeiros anos de atendimento à escolarização na localidade, foi realizada em espaços improvisados e adaptados para o ensino formal. Em relação aos aspectos da cultura escolar observamos que mesmo no espaço adaptado da casa, as práticas procuravam reproduzir os ritos do ensino formal, como se percebe no culto à Pátria, aos hinos e nas festividades. [resumo fornecido pelo autor] |
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Vivan, WesleiRosa, Geraldo Antônio daXerri, Eliana GaspariniCorrea, Rosa Lydia TeixeiraSouza, José Edimar de2023-08-11T13:32:52Z2023-08-11T13:32:52Z2023-08-112023-05-30https://repositorio.ucs.br/11338/12625A presente pesquisa buscou compor, com base em fontes documentais, os processos de institucionalização e de práticas de escolarização desenvolvidas no Grupo Escolar Onze de Agosto, entre 1960 e 1970. O recorte temporal deste estudo considerando aspectos como: o estabelecimento da instituição no ano de 1960 e a mudança estabelecida pela legislação educacional a partir de 1971. Os objetivos específicos estabelecidos são de compreender, a partir das diferentes fontes, os processos de institucionalização do Grupo Escolar Onze de Agosto, buscando estabelecer relações com o contexto local de implantação deste modelo de organização escolar; analisar práticas de escolarização desenvolvidas nos primeiros tempos de funcionamento do grupo escolar, buscando identificar os modos de ensinar neste tipo de instituição; conhecer e compreender aspectos das culturas escolares que foram produzidas nesta instituição e o modo como essas práticas repercutiram no contexto em que o grupo escolar está inserido. Trata-se de uma pesquisa documental histórica as que utiliza a metodologia de análise documental a partir de fontes como Livros de Atas e demais documentos que contemplam o recorte temporal. Os pressupostos teóricos utilizados estão locados na História Cultural, fundamentado em autores como Chartier (1988), Pesavento (2003), bem como Magalhães (2004), Buffa (2013) e Barros (2005). Em relação ao processo de institucionalização, a partir do Governo de Lionel Brizola (1959-1963) com sua política de expansão da rede de ensino público, o município de Nova Prata ? RS firmaria parceria com o governo estadual para construir instituições escolares, entre elas o Grupo Escolar Onze de Agosto. Durante as obras do edifício escolar, por três anos a instituição teve funcionamento em uma casa alugada, adaptada para a escolarização. A partir da inauguração do novo edifico escolar no ano de 1963 a escola se fundamenta com as características da organização de grupo escolar, aumentando o número de salas de aula, turmas, professoras e alunos. No que se refere análise da escolarização e da cultura escolar, foi possível identificar a importância e frequência das festividades de datas cívicas no calendário escolar, as práticas escolares envolvidas nestes eventos idealizavam nos alunos o enaltecimento de símbolos nacionalistas, de personagens históricos, o incentivo a adotar condutas morais e cívicas estabelecidas pelos governos deste recorte temporal como desejáveis aos seus cidadãos. Conclui-se que a política de expansão promovida pelo governo do Estado impulsionou a construção do grupo escolar. Contudo, os três primeiros anos de atendimento à escolarização na localidade, foi realizada em espaços improvisados e adaptados para o ensino formal. Em relação aos aspectos da cultura escolar observamos que mesmo no espaço adaptado da casa, as práticas procuravam reproduzir os ritos do ensino formal, como se percebe no culto à Pátria, aos hinos e nas festividades. [resumo fornecido pelo autor]This research aimed to investigate and understand the institutionalization, practices, and school cultures developed in the "Grupo Escolar 11 de Agosto" in the city of Nova Prata - RS. the time frame of this study is established between the years 1960 - 1968, considering aspects such as the establishment of the institution in 1960 and the changes established by the civil-military dictatorship government that impacted daily school life. therefore, the objectives are to understand the different processes of institutionalization of the "Grupo Escolar 11 de Agosto" related to the local contexts of implementing this model of school organization, to analyze the schooling practices in the early years of the institution's operation, and to understand the cultures established in this institution. the methodology used was document analysis based on sources such as minutes books and other documents that cover the time frame and preestablished themes. The theoretical assumptions used are located within cultural history, based on authors such as Chartier (1988), Pesavento (2003), and history of education, such as Magalhães (2004), Buffa (2013), and Barros (2005).From the government of Lionel Brizola (1959-1963) and his policy of expanding the public education network by building schools in the interior of the state of Rio Grande do Sul, the municipality of Nova Prata - RS partnered with the state government to build educational institutions, including the "Grupo Escolar 11 de Agosto", during the construction of the school building, the institution operated for three years in a rented house adapted for schooling. From the inauguration of the new school building in 1963, the school was based on the characteristics of the group school organization, increasing the number of classrooms, classes, teachers, and students. From the analysis of civic festivities, it was possible to identify the importance and frequency of these dates on the school calendar, and the school practices involved in these events aimed to encourage students to exalt nationalist symbols, historical figures, and adopt moral and civic behaviors established by the governments of this time frame as desirable for their citizens. It is concluded that the expansion policy promoted by the State government boosted the construction of the school group. However, the first three years of providing education in the area were carried out in improvised spaces adapted for formal education. Regarding aspects of school culture, it was observed that even in the adapted space of the house, practices sought to reproduce the rituals of formal education, as can be seen in the reverence for the homeland, the national anthems and in the festivities. [resumo fornecido pelo autor]Educação - Nova Prata (RS) - HistóriaAmbiente escolar - Nova Prata (RS) - Aspectos culturaisEscolas - Organização e administraçãoEducation - Nova Prata (Brazil)School environment - Nova Prata (Brazil) - Cultural aspectsSchool management and organizationO Grupo Escolar Onze de Agosto : processos de institucional e as festividades escolares em Nova Prata, RS (1960-1970)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9814447471621859Weslei VivanMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Nova Prata2023-08-10ORIGINALDissertação Weslei Vivan.pdfDissertação Weslei Vivan.pdfapplication/pdf2322241https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12625/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Weslei%20Vivan.pdf7d438a112cd339a5a0fb3c801506176eMD51TEXTDissertação Weslei Vivan.pdf.txtDissertação Weslei Vivan.pdf.txtExtracted texttext/plain228449https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12625/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Weslei%20Vivan.pdf.txt5a894174fb0f80485d7a656a8d9b3aaeMD53THUMBNAILDissertação Weslei Vivan.pdf.jpgDissertação Weslei Vivan.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12625/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Weslei%20Vivan.pdf.jpg3234f7ecdc7e61f3b8b028b57b43602eMD5211338/126252023-08-13 07:00:22.263oai:repositorio.ucs.br:11338/12625Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:26.977381Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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