Concepções de gramática e de ciência no ensino de língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaodoinski, Fabiana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/924
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal investigar concepções de gramática normativa, descritiva e internalizada, descrevendo-as, buscando aproximações com concepções de ciência e verificando se apresentam contribuições ao ensino de língua materna na Educação Básica. A pesquisa foi essencialmente bibliográfica, fundamentandose em referenciais teóricos de Saussure, Benveniste, Bakhtin, Vygotsky, Bronckart, Kuhn, Kant, Morin, Paviani, Franchi, Travaglia, Possenti, Flores, Pozo, Cavaliere, entre outros autores que investigam a educação, a linguagem, a epistemologia, os processos de ensino e de aprendizagem e as questões relacionadas à língua materna e à gramática. Observou-se que a gramática descritiva busca, como o próprio nome diz, descrever a língua para perceber usos possíveis, podendo auxiliar o aluno a compreender o funcionamento linguístico. A gramática internalizada, por sua vez, pode trazer benefícios ao ensino de língua portuguesa pelo fato de reconhecer e não desvalorizar as regras da língua aprendidas pelos estudantes em sua comunidade de fala. Assim, essa concepção sugere que o professor identifique a realidade linguística dos alunos para poder elaborar atividades as quais possibilitem a eles o acesso a novas formas de expressão. Quanto à gramática normativa, entendeu-se que seu ensino precisa ser repensado. Além disso, a pesquisa permitiu constatar que, na aula de língua portuguesa, o trabalho com base em frases ou palavras isoladas e na transmissão de regras, o qual foi relacionado com a concepção de gramática normativa e com a de ciência cartesiana-newtoniana, pode ser revisto. Como alternativa, indica-se a realização de atividades que contemplem o texto/discurso. Isso vai ao encontro da concepção contemporânea de ciência, alicerçada em características como a unidade, a complexidade, a visão sistêmica. A investigação também permitiu concluir que o caráter prescritivo da gramática normativa pode ligar-se à ideia defendida pelo paradigma cartesiano-newtoniano de que existem verdades absolutas. Nessa perspectiva, sugerem-se alternativas ligadas à concepção de educação e de linguagem como interação, cunhadas na intersubjetividade.
id UCS_0b12ae7149071da5fb749aa6fb9bcce8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/924
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Kaodoinski, FabianaFávero, Altair AlbertoPaviani, JaymeAzevedo, Tânia Maris dePaviani, Neires Maria Soldatelli2015-04-13T17:43:23Z2015-04-13T17:43:23Z2015-04-132015-02-25https://repositorio.ucs.br/handle/11338/924Esta dissertação tem como objetivo principal investigar concepções de gramática normativa, descritiva e internalizada, descrevendo-as, buscando aproximações com concepções de ciência e verificando se apresentam contribuições ao ensino de língua materna na Educação Básica. A pesquisa foi essencialmente bibliográfica, fundamentandose em referenciais teóricos de Saussure, Benveniste, Bakhtin, Vygotsky, Bronckart, Kuhn, Kant, Morin, Paviani, Franchi, Travaglia, Possenti, Flores, Pozo, Cavaliere, entre outros autores que investigam a educação, a linguagem, a epistemologia, os processos de ensino e de aprendizagem e as questões relacionadas à língua materna e à gramática. Observou-se que a gramática descritiva busca, como o próprio nome diz, descrever a língua para perceber usos possíveis, podendo auxiliar o aluno a compreender o funcionamento linguístico. A gramática internalizada, por sua vez, pode trazer benefícios ao ensino de língua portuguesa pelo fato de reconhecer e não desvalorizar as regras da língua aprendidas pelos estudantes em sua comunidade de fala. Assim, essa concepção sugere que o professor identifique a realidade linguística dos alunos para poder elaborar atividades as quais possibilitem a eles o acesso a novas formas de expressão. Quanto à gramática normativa, entendeu-se que seu ensino precisa ser repensado. Além disso, a pesquisa permitiu constatar que, na aula de língua portuguesa, o trabalho com base em frases ou palavras isoladas e na transmissão de regras, o qual foi relacionado com a concepção de gramática normativa e com a de ciência cartesiana-newtoniana, pode ser revisto. Como alternativa, indica-se a realização de atividades que contemplem o texto/discurso. Isso vai ao encontro da concepção contemporânea de ciência, alicerçada em características como a unidade, a complexidade, a visão sistêmica. A investigação também permitiu concluir que o caráter prescritivo da gramática normativa pode ligar-se à ideia defendida pelo paradigma cartesiano-newtoniano de que existem verdades absolutas. Nessa perspectiva, sugerem-se alternativas ligadas à concepção de educação e de linguagem como interação, cunhadas na intersubjetividade.This thesis has as main objective to investigate normative, descriptive and internalized grammar conceptions, describing them, seeking approaches with science conceptions and verifying if they present contributions to the native tongue teaching in Basic Education. The research was essentially bibliographical, basing itself on theoretical references of Saussure, Benveniste, Bakhtin, Vygotsky, Bronckart, Kuhn, Morin, Paviani, Franchi, Travaglia, Possenti, Flores, Pozo, Cavaliere, among other authors that investigate education, language, epistemology, teaching and learning processes and the questions related to mother tongue and grammar. It was observed that the descriptive grammar aims, as its own title says, to describe the language to perceive possible or not-possible uses, and it may aid the student to understand the linguistic working. The internalized grammar, in turn, can bring benefits to the native tongue teaching for the fact that of recognizing and not devaluating the language rules learned by the students in their speaking community. Thus, this conception suggests that the teacher identifies the linguistic reality of the students so he/she can elaborate activities such as to allow them to access new forms of expression. As for the normative grammar, it was understood that it’s teaching must be rethought. Furthermore, the study allowed to find that, on portuguese language class, the work based on rules transmission and on phrases or isolated words, which was related to the conception of normative grammar and with the cartesian-newtonian science conception, may be reviewed. As an alternative, the realization of activities that contemplate de text/speech was recommended. This meets the contemporary science conception, grounded on characteristics such as unity, complexity, systemic view. The investigation also allowed to conclude that the prescriptive character of normative grammar can attach itself to the idea advocated by the cartesian-newtonian paradigm that there are absolute truths. In this perspective, it is alternatives connected to the conception of education and language as interaction, coined on intersubjectivity, were suggested.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.Língua portuguesa - GramáticaAnálise do discursoLinguísticaEducaçãoPortuguese language - GrammarDiscourse analysisLinguisticsEducationConcepções de gramática e de ciência no ensino de línguainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2859463032697594KAODOINSKI, F.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Fabiana Kaodoinski.pdf.txtDissertacao Fabiana Kaodoinski.pdf.txtExtracted texttext/plain303874https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/924/3/Dissertacao%20Fabiana%20Kaodoinski.pdf.txtf0fdc23fb94467009bfb464a8ea0ad2cMD53THUMBNAILDissertacao Fabiana Kaodoinski.pdf.jpgDissertacao Fabiana Kaodoinski.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/924/4/Dissertacao%20Fabiana%20Kaodoinski.pdf.jpgde1d3cdc6a56450b9241e7720aea3f5bMD54ORIGINALDissertacao Fabiana Kaodoinski.pdfDissertacao Fabiana Kaodoinski.pdfapplication/pdf904080https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/924/1/Dissertacao%20Fabiana%20Kaodoinski.pdf48faf0067385783f60ffe0eab7659324MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/924/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/9242018-08-17 06:16:29.032oai:repositorio.ucs.br:11338/924IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:57.193366Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções de gramática e de ciência no ensino de língua
title Concepções de gramática e de ciência no ensino de língua
spellingShingle Concepções de gramática e de ciência no ensino de língua
Kaodoinski, Fabiana
Língua portuguesa - Gramática
Análise do discurso
Linguística
Educação
Portuguese language - Grammar
Discourse analysis
Linguistics
Education
title_short Concepções de gramática e de ciência no ensino de língua
title_full Concepções de gramática e de ciência no ensino de língua
title_fullStr Concepções de gramática e de ciência no ensino de língua
title_full_unstemmed Concepções de gramática e de ciência no ensino de língua
title_sort Concepções de gramática e de ciência no ensino de língua
author Kaodoinski, Fabiana
author_facet Kaodoinski, Fabiana
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Fávero, Altair Alberto
Paviani, Jayme
Azevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaodoinski, Fabiana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paviani, Neires Maria Soldatelli
contributor_str_mv Paviani, Neires Maria Soldatelli
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Gramática
Análise do discurso
Linguística
Educação
topic Língua portuguesa - Gramática
Análise do discurso
Linguística
Educação
Portuguese language - Grammar
Discourse analysis
Linguistics
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Portuguese language - Grammar
Discourse analysis
Linguistics
Education
description Esta dissertação tem como objetivo principal investigar concepções de gramática normativa, descritiva e internalizada, descrevendo-as, buscando aproximações com concepções de ciência e verificando se apresentam contribuições ao ensino de língua materna na Educação Básica. A pesquisa foi essencialmente bibliográfica, fundamentandose em referenciais teóricos de Saussure, Benveniste, Bakhtin, Vygotsky, Bronckart, Kuhn, Kant, Morin, Paviani, Franchi, Travaglia, Possenti, Flores, Pozo, Cavaliere, entre outros autores que investigam a educação, a linguagem, a epistemologia, os processos de ensino e de aprendizagem e as questões relacionadas à língua materna e à gramática. Observou-se que a gramática descritiva busca, como o próprio nome diz, descrever a língua para perceber usos possíveis, podendo auxiliar o aluno a compreender o funcionamento linguístico. A gramática internalizada, por sua vez, pode trazer benefícios ao ensino de língua portuguesa pelo fato de reconhecer e não desvalorizar as regras da língua aprendidas pelos estudantes em sua comunidade de fala. Assim, essa concepção sugere que o professor identifique a realidade linguística dos alunos para poder elaborar atividades as quais possibilitem a eles o acesso a novas formas de expressão. Quanto à gramática normativa, entendeu-se que seu ensino precisa ser repensado. Além disso, a pesquisa permitiu constatar que, na aula de língua portuguesa, o trabalho com base em frases ou palavras isoladas e na transmissão de regras, o qual foi relacionado com a concepção de gramática normativa e com a de ciência cartesiana-newtoniana, pode ser revisto. Como alternativa, indica-se a realização de atividades que contemplem o texto/discurso. Isso vai ao encontro da concepção contemporânea de ciência, alicerçada em características como a unidade, a complexidade, a visão sistêmica. A investigação também permitiu concluir que o caráter prescritivo da gramática normativa pode ligar-se à ideia defendida pelo paradigma cartesiano-newtoniano de que existem verdades absolutas. Nessa perspectiva, sugerem-se alternativas ligadas à concepção de educação e de linguagem como interação, cunhadas na intersubjetividade.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-13T17:43:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-13T17:43:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/924
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/924/3/Dissertacao%20Fabiana%20Kaodoinski.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/924/4/Dissertacao%20Fabiana%20Kaodoinski.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/924/1/Dissertacao%20Fabiana%20Kaodoinski.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/924/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f0fdc23fb94467009bfb464a8ea0ad2c
de1d3cdc6a56450b9241e7720aea3f5b
48faf0067385783f60ffe0eab7659324
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258440843198464