Gramática: ensino e propostas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611
Resumo: Esta pesquisa busca refletir, a partir de estudos das representações de língua, de norma e de reflexão linguística que informam a prática escolar, se propostas de ensino de gramáticas presentes na literatura são eficazes para o aprendizado de gramática em aulas de língua portuguesa. Considerando as críticas ao ensino tradicional de língua, analisam-se tentativas de responder a novas demandas que se alicerçam na ideia de que, reconhecendo as impropriedades teóricas e metodológicas da gramática tradicional, é necessário propor uma gramática que incorpore os avanços da ciência linguística, ou de uma nova forma de aproximação da tradição gramatical. Como arcabouço teórico que sustenta este trabalho, pode-se contar com as reflexões sobre o ensino de gramática realizadas por Bechara (1992), Câmara Jr. (1970), Hauy (1987), Lemle (1989), Perini (1995) e Travaglia (1997). Pela leitura dos autores estudados, é possível encontrar regularidades significativas entre aqueles que criticam a gramática tradicional ou o modo como esta é ensinada. Em nossa pesquisa, propomo-nos pensar essas diferentes alternativas e sugerir algumas. O trabalho é de natureza teórica e de recenseamento crítico.
id UFCG_8615bc9b4bd49468b7cafd1de1849d75
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28611
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gramática: ensino e propostas.Grammar: teaching and proposals.Gramática - língua portuguesaEnsino de gramática - língua portuguesaProposta de ensino de gramática - língua portuguesaAulas de língua portuguesa - gramáticaGrammar - Portuguese languageGrammar teaching - Portuguese languageGrammar teaching proposal - Portuguese languagePortuguese language classes - grammarLinguísticaEsta pesquisa busca refletir, a partir de estudos das representações de língua, de norma e de reflexão linguística que informam a prática escolar, se propostas de ensino de gramáticas presentes na literatura são eficazes para o aprendizado de gramática em aulas de língua portuguesa. Considerando as críticas ao ensino tradicional de língua, analisam-se tentativas de responder a novas demandas que se alicerçam na ideia de que, reconhecendo as impropriedades teóricas e metodológicas da gramática tradicional, é necessário propor uma gramática que incorpore os avanços da ciência linguística, ou de uma nova forma de aproximação da tradição gramatical. Como arcabouço teórico que sustenta este trabalho, pode-se contar com as reflexões sobre o ensino de gramática realizadas por Bechara (1992), Câmara Jr. (1970), Hauy (1987), Lemle (1989), Perini (1995) e Travaglia (1997). Pela leitura dos autores estudados, é possível encontrar regularidades significativas entre aqueles que criticam a gramática tradicional ou o modo como esta é ensinada. Em nossa pesquisa, propomo-nos pensar essas diferentes alternativas e sugerir algumas. O trabalho é de natureza teórica e de recenseamento crítico.This research sought to investigate, based upon representative language, normative and reflexive studies that inform the teaching practice, if the teaching proposals concerning the grammar found in the literature are effective for grammar learning in Portuguese lessons. Taking into consideration the criticism regarding the traditional language teaching, we analyze attempts to meet the new demands that are founded in the idea that, the recognition of theoretical and methodological inadequacies in relation to the traditional grammar, makes it necessary to present a grammar that assimilates the advances of Linguistics or a new way to approach the traditional grammar. As theoretical framework to support this research, we present Bechara’s (1992) reflections on grammar teaching, Câmara Jr. (1970), Hauy (1987), Lemle (1989), Perini (1995) e Travaglia (1997). As we read the authors previously mentioned, it is possible to find significant regularities among those who criticize the traditional grammar or the manners in which it is taught. In our research, we intend to think about these alternative differences and suggest some others. This work presents a critical survey and is of theoretical nature.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDANTAS, Aloísio de Medeiros.DANTAS, A. M.NÓBREGA, Carmen Verônica de Almeida Ribeiro.NÓBREGA, C. V. A. R.SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da.20152023-01-04T18:25:59Z2023-01-042023-01-04T18:25:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da. Gramática: ensino e propostas. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T18:26:30Zoai:localhost:riufcg/28611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T18:26:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gramática: ensino e propostas.
Grammar: teaching and proposals.
title Gramática: ensino e propostas.
spellingShingle Gramática: ensino e propostas.
SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da.
Gramática - língua portuguesa
Ensino de gramática - língua portuguesa
Proposta de ensino de gramática - língua portuguesa
Aulas de língua portuguesa - gramática
Grammar - Portuguese language
Grammar teaching - Portuguese language
Grammar teaching proposal - Portuguese language
Portuguese language classes - grammar
Linguística
title_short Gramática: ensino e propostas.
title_full Gramática: ensino e propostas.
title_fullStr Gramática: ensino e propostas.
title_full_unstemmed Gramática: ensino e propostas.
title_sort Gramática: ensino e propostas.
author SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da.
author_facet SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Aloísio de Medeiros.
DANTAS, A. M.
NÓBREGA, Carmen Verônica de Almeida Ribeiro.
NÓBREGA, C. V. A. R.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da.
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática - língua portuguesa
Ensino de gramática - língua portuguesa
Proposta de ensino de gramática - língua portuguesa
Aulas de língua portuguesa - gramática
Grammar - Portuguese language
Grammar teaching - Portuguese language
Grammar teaching proposal - Portuguese language
Portuguese language classes - grammar
Linguística
topic Gramática - língua portuguesa
Ensino de gramática - língua portuguesa
Proposta de ensino de gramática - língua portuguesa
Aulas de língua portuguesa - gramática
Grammar - Portuguese language
Grammar teaching - Portuguese language
Grammar teaching proposal - Portuguese language
Portuguese language classes - grammar
Linguística
description Esta pesquisa busca refletir, a partir de estudos das representações de língua, de norma e de reflexão linguística que informam a prática escolar, se propostas de ensino de gramáticas presentes na literatura são eficazes para o aprendizado de gramática em aulas de língua portuguesa. Considerando as críticas ao ensino tradicional de língua, analisam-se tentativas de responder a novas demandas que se alicerçam na ideia de que, reconhecendo as impropriedades teóricas e metodológicas da gramática tradicional, é necessário propor uma gramática que incorpore os avanços da ciência linguística, ou de uma nova forma de aproximação da tradição gramatical. Como arcabouço teórico que sustenta este trabalho, pode-se contar com as reflexões sobre o ensino de gramática realizadas por Bechara (1992), Câmara Jr. (1970), Hauy (1987), Lemle (1989), Perini (1995) e Travaglia (1997). Pela leitura dos autores estudados, é possível encontrar regularidades significativas entre aqueles que criticam a gramática tradicional ou o modo como esta é ensinada. Em nossa pesquisa, propomo-nos pensar essas diferentes alternativas e sugerir algumas. O trabalho é de natureza teórica e de recenseamento crítico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2023-01-04T18:25:59Z
2023-01-04
2023-01-04T18:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611
SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da. Gramática: ensino e propostas. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611
identifier_str_mv SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da. Gramática: ensino e propostas. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744566655385600