Gramática: ensino e propostas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611 |
Resumo: | Esta pesquisa busca refletir, a partir de estudos das representações de língua, de norma e de reflexão linguística que informam a prática escolar, se propostas de ensino de gramáticas presentes na literatura são eficazes para o aprendizado de gramática em aulas de língua portuguesa. Considerando as críticas ao ensino tradicional de língua, analisam-se tentativas de responder a novas demandas que se alicerçam na ideia de que, reconhecendo as impropriedades teóricas e metodológicas da gramática tradicional, é necessário propor uma gramática que incorpore os avanços da ciência linguística, ou de uma nova forma de aproximação da tradição gramatical. Como arcabouço teórico que sustenta este trabalho, pode-se contar com as reflexões sobre o ensino de gramática realizadas por Bechara (1992), Câmara Jr. (1970), Hauy (1987), Lemle (1989), Perini (1995) e Travaglia (1997). Pela leitura dos autores estudados, é possível encontrar regularidades significativas entre aqueles que criticam a gramática tradicional ou o modo como esta é ensinada. Em nossa pesquisa, propomo-nos pensar essas diferentes alternativas e sugerir algumas. O trabalho é de natureza teórica e de recenseamento crítico. |
id |
UFCG_8615bc9b4bd49468b7cafd1de1849d75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28611 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Gramática: ensino e propostas.Grammar: teaching and proposals.Gramática - língua portuguesaEnsino de gramática - língua portuguesaProposta de ensino de gramática - língua portuguesaAulas de língua portuguesa - gramáticaGrammar - Portuguese languageGrammar teaching - Portuguese languageGrammar teaching proposal - Portuguese languagePortuguese language classes - grammarLinguísticaEsta pesquisa busca refletir, a partir de estudos das representações de língua, de norma e de reflexão linguística que informam a prática escolar, se propostas de ensino de gramáticas presentes na literatura são eficazes para o aprendizado de gramática em aulas de língua portuguesa. Considerando as críticas ao ensino tradicional de língua, analisam-se tentativas de responder a novas demandas que se alicerçam na ideia de que, reconhecendo as impropriedades teóricas e metodológicas da gramática tradicional, é necessário propor uma gramática que incorpore os avanços da ciência linguística, ou de uma nova forma de aproximação da tradição gramatical. Como arcabouço teórico que sustenta este trabalho, pode-se contar com as reflexões sobre o ensino de gramática realizadas por Bechara (1992), Câmara Jr. (1970), Hauy (1987), Lemle (1989), Perini (1995) e Travaglia (1997). Pela leitura dos autores estudados, é possível encontrar regularidades significativas entre aqueles que criticam a gramática tradicional ou o modo como esta é ensinada. Em nossa pesquisa, propomo-nos pensar essas diferentes alternativas e sugerir algumas. O trabalho é de natureza teórica e de recenseamento crítico.This research sought to investigate, based upon representative language, normative and reflexive studies that inform the teaching practice, if the teaching proposals concerning the grammar found in the literature are effective for grammar learning in Portuguese lessons. Taking into consideration the criticism regarding the traditional language teaching, we analyze attempts to meet the new demands that are founded in the idea that, the recognition of theoretical and methodological inadequacies in relation to the traditional grammar, makes it necessary to present a grammar that assimilates the advances of Linguistics or a new way to approach the traditional grammar. As theoretical framework to support this research, we present Bechara’s (1992) reflections on grammar teaching, Câmara Jr. (1970), Hauy (1987), Lemle (1989), Perini (1995) e Travaglia (1997). As we read the authors previously mentioned, it is possible to find significant regularities among those who criticize the traditional grammar or the manners in which it is taught. In our research, we intend to think about these alternative differences and suggest some others. This work presents a critical survey and is of theoretical nature.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDANTAS, Aloísio de Medeiros.DANTAS, A. M.NÓBREGA, Carmen Verônica de Almeida Ribeiro.NÓBREGA, C. V. A. R.SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da.20152023-01-04T18:25:59Z2023-01-042023-01-04T18:25:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da. Gramática: ensino e propostas. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T18:26:30Zoai:localhost:riufcg/28611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T18:26:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gramática: ensino e propostas. Grammar: teaching and proposals. |
title |
Gramática: ensino e propostas. |
spellingShingle |
Gramática: ensino e propostas. SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da. Gramática - língua portuguesa Ensino de gramática - língua portuguesa Proposta de ensino de gramática - língua portuguesa Aulas de língua portuguesa - gramática Grammar - Portuguese language Grammar teaching - Portuguese language Grammar teaching proposal - Portuguese language Portuguese language classes - grammar Linguística |
title_short |
Gramática: ensino e propostas. |
title_full |
Gramática: ensino e propostas. |
title_fullStr |
Gramática: ensino e propostas. |
title_full_unstemmed |
Gramática: ensino e propostas. |
title_sort |
Gramática: ensino e propostas. |
author |
SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da. |
author_facet |
SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DANTAS, Aloísio de Medeiros. DANTAS, A. M. NÓBREGA, Carmen Verônica de Almeida Ribeiro. NÓBREGA, C. V. A. R. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática - língua portuguesa Ensino de gramática - língua portuguesa Proposta de ensino de gramática - língua portuguesa Aulas de língua portuguesa - gramática Grammar - Portuguese language Grammar teaching - Portuguese language Grammar teaching proposal - Portuguese language Portuguese language classes - grammar Linguística |
topic |
Gramática - língua portuguesa Ensino de gramática - língua portuguesa Proposta de ensino de gramática - língua portuguesa Aulas de língua portuguesa - gramática Grammar - Portuguese language Grammar teaching - Portuguese language Grammar teaching proposal - Portuguese language Portuguese language classes - grammar Linguística |
description |
Esta pesquisa busca refletir, a partir de estudos das representações de língua, de norma e de reflexão linguística que informam a prática escolar, se propostas de ensino de gramáticas presentes na literatura são eficazes para o aprendizado de gramática em aulas de língua portuguesa. Considerando as críticas ao ensino tradicional de língua, analisam-se tentativas de responder a novas demandas que se alicerçam na ideia de que, reconhecendo as impropriedades teóricas e metodológicas da gramática tradicional, é necessário propor uma gramática que incorpore os avanços da ciência linguística, ou de uma nova forma de aproximação da tradição gramatical. Como arcabouço teórico que sustenta este trabalho, pode-se contar com as reflexões sobre o ensino de gramática realizadas por Bechara (1992), Câmara Jr. (1970), Hauy (1987), Lemle (1989), Perini (1995) e Travaglia (1997). Pela leitura dos autores estudados, é possível encontrar regularidades significativas entre aqueles que criticam a gramática tradicional ou o modo como esta é ensinada. Em nossa pesquisa, propomo-nos pensar essas diferentes alternativas e sugerir algumas. O trabalho é de natureza teórica e de recenseamento crítico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2023-01-04T18:25:59Z 2023-01-04 2023-01-04T18:25:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611 SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da. Gramática: ensino e propostas. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611 |
identifier_str_mv |
SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da. Gramática: ensino e propostas. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744566655385600 |