Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9024 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão visa discutir os traços de colonialidade e de decolonialidade no currículo do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul, observando de que forma as estruturas de dominação afetam a academia. A revisão bibliográfica foi estruturada a partir de trabalhos que abordam os temas colonialismo, colonialidade e decolonialidade, tanto em sua história quanto em suas relações com outras áreas, como a música e a educação. Partindo de uma abordagem qualitativa, realizou-se a análise dos Planos de Ensino das disciplinas dos curso, assim como foi enviado para os alunos do currículo um questionário semi-aberto através da ferramenta Google Formulários. Partindo-se dos questionamentos “de que forma os traços de colonialidade e as abordagens decoloniais estão presentes no currículo do Curso de Licenciatura em Música da UCS e qual a perceção dos alunos sobre o tema?”, foi possível observar que existem traços tanto de colonialidade quanto de decolonialidade no currículo e que os alunos percebem o tema de diferentes maneiras e em diferentes disciplinas. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_0d59cb4047cd2e5a5b3af627cc991cab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9024 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tomazelli, Matheus Ernesto ErloPorto, Patrícia PereiraFerronato, CristianeDorigatti, MaiconPorto, Patrícia Pereira2021-11-10T18:32:29Z2021-11-10T18:32:29Z2021-04-012020-12-15https://repositorio.ucs.br/11338/9024Este trabalho de conclusão visa discutir os traços de colonialidade e de decolonialidade no currículo do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul, observando de que forma as estruturas de dominação afetam a academia. A revisão bibliográfica foi estruturada a partir de trabalhos que abordam os temas colonialismo, colonialidade e decolonialidade, tanto em sua história quanto em suas relações com outras áreas, como a música e a educação. Partindo de uma abordagem qualitativa, realizou-se a análise dos Planos de Ensino das disciplinas dos curso, assim como foi enviado para os alunos do currículo um questionário semi-aberto através da ferramenta Google Formulários. Partindo-se dos questionamentos “de que forma os traços de colonialidade e as abordagens decoloniais estão presentes no currículo do Curso de Licenciatura em Música da UCS e qual a perceção dos alunos sobre o tema?”, foi possível observar que existem traços tanto de colonialidade quanto de decolonialidade no currículo e que os alunos percebem o tema de diferentes maneiras e em diferentes disciplinas. [resumo fornecido pelo autor]Este trabajo tiene como objetivo discutir los rastros de colonialidad y decolonialidad en el plan de estudios del curso de Grado en Música de la Universidad de Caxias do Sul, observando cómo las estructuras de dominación afectan a la academia. La revisión bibliográfica fue estructurada a partir de trabajos que abordan los temas colonialismo, colonialidad y decolonialidad, tanto en su historia como en sus relaciones con otras áreas, como la música y la educación. Partiendo de un enfoque cualitativo, se realizó el análisis de los Planes de Enseñanza del curso, así como se envió un cuestionario semiabierto a los alumnos del currículo a través de la herramienta Google Form. Partiendo de las preguntas “¿cómo están presentes los rastros de colonialidad y enfoques decoloniales en el currículo de la Carrera de Música de la UCS y qué percepción tienen del tema los estudiantes?”, fue posible observar que existen rastros tanto de colonialidad como de decolonialidad en el currículo y que los estudiantes perciben el tema de diferentes maneras y en diferentes disciplinas. [resumo fornecido pelo autor]Música - Instrução e estudoMúsica na educaçãoEstudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus 82021-03-31ORIGINALTCC Matheus Ernesto Erlo Tomazelli.pdfTCC Matheus Ernesto Erlo Tomazelli.pdfapplication/pdf2546055https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9024/1/TCC%20Matheus%20Ernesto%20Erlo%20Tomazelli.pdf26ff6e7dffb82b572892e39fc8cb80c5MD51TEXTTCC Matheus Ernesto Erlo Tomazelli.pdf.txtTCC Matheus Ernesto Erlo Tomazelli.pdf.txtExtracted texttext/plain139136https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9024/2/TCC%20Matheus%20Ernesto%20Erlo%20Tomazelli.pdf.txt606ef24364a91120bd33456b4e31f9b3MD52THUMBNAILTCC Matheus Ernesto Erlo Tomazelli.pdf.jpgTCC Matheus Ernesto Erlo Tomazelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9024/3/TCC%20Matheus%20Ernesto%20Erlo%20Tomazelli.pdf.jpg2d6488e3b24c612cd19a3cdef8548502MD5311338/90242022-10-18 18:00:46.97oai:repositorio.ucs.br:11338/9024Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:19.379535Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul |
title |
Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul |
spellingShingle |
Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul Tomazelli, Matheus Ernesto Erlo Música - Instrução e estudo Música na educação |
title_short |
Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul |
title_full |
Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul |
title_fullStr |
Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul |
title_full_unstemmed |
Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul |
title_sort |
Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul |
author |
Tomazelli, Matheus Ernesto Erlo |
author_facet |
Tomazelli, Matheus Ernesto Erlo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Porto, Patrícia Pereira Ferronato, Cristiane Dorigatti, Maicon |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomazelli, Matheus Ernesto Erlo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Patrícia Pereira |
contributor_str_mv |
Porto, Patrícia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música - Instrução e estudo Música na educação |
topic |
Música - Instrução e estudo Música na educação |
description |
Este trabalho de conclusão visa discutir os traços de colonialidade e de decolonialidade no currículo do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul, observando de que forma as estruturas de dominação afetam a academia. A revisão bibliográfica foi estruturada a partir de trabalhos que abordam os temas colonialismo, colonialidade e decolonialidade, tanto em sua história quanto em suas relações com outras áreas, como a música e a educação. Partindo de uma abordagem qualitativa, realizou-se a análise dos Planos de Ensino das disciplinas dos curso, assim como foi enviado para os alunos do currículo um questionário semi-aberto através da ferramenta Google Formulários. Partindo-se dos questionamentos “de que forma os traços de colonialidade e as abordagens decoloniais estão presentes no currículo do Curso de Licenciatura em Música da UCS e qual a perceção dos alunos sobre o tema?”, foi possível observar que existem traços tanto de colonialidade quanto de decolonialidade no currículo e que os alunos percebem o tema de diferentes maneiras e em diferentes disciplinas. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-10T18:32:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-10T18:32:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9024 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9024/1/TCC%20Matheus%20Ernesto%20Erlo%20Tomazelli.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9024/2/TCC%20Matheus%20Ernesto%20Erlo%20Tomazelli.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9024/3/TCC%20Matheus%20Ernesto%20Erlo%20Tomazelli.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
26ff6e7dffb82b572892e39fc8cb80c5 606ef24364a91120bd33456b4e31f9b3 2d6488e3b24c612cd19a3cdef8548502 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258414364557312 |