Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomazelli, Matheus Ernesto Erlo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9024
Resumo: Este trabalho de conclusão visa discutir os traços de colonialidade e de decolonialidade no currículo do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul, observando de que forma as estruturas de dominação afetam a academia. A revisão bibliográfica foi estruturada a partir de trabalhos que abordam os temas colonialismo, colonialidade e decolonialidade, tanto em sua história quanto em suas relações com outras áreas, como a música e a educação. Partindo de uma abordagem qualitativa, realizou-se a análise dos Planos de Ensino das disciplinas dos curso, assim como foi enviado para os alunos do currículo um questionário semi-aberto através da ferramenta Google Formulários. Partindo-se dos questionamentos “de que forma os traços de colonialidade e as abordagens decoloniais estão presentes no currículo do Curso de Licenciatura em Música da UCS e qual a perceção dos alunos sobre o tema?”, foi possível observar que existem traços tanto de colonialidade quanto de decolonialidade no currículo e que os alunos percebem o tema de diferentes maneiras e em diferentes disciplinas. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_0d59cb4047cd2e5a5b3af627cc991cab
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9024
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Tomazelli, Matheus Ernesto ErloPorto, Patrícia PereiraFerronato, CristianeDorigatti, MaiconPorto, Patrícia Pereira2021-11-10T18:32:29Z2021-11-10T18:32:29Z2021-04-012020-12-15https://repositorio.ucs.br/11338/9024Este trabalho de conclusão visa discutir os traços de colonialidade e de decolonialidade no currículo do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul, observando de que forma as estruturas de dominação afetam a academia. A revisão bibliográfica foi estruturada a partir de trabalhos que abordam os temas colonialismo, colonialidade e decolonialidade, tanto em sua história quanto em suas relações com outras áreas, como a música e a educação. Partindo de uma abordagem qualitativa, realizou-se a análise dos Planos de Ensino das disciplinas dos curso, assim como foi enviado para os alunos do currículo um questionário semi-aberto através da ferramenta Google Formulários. Partindo-se dos questionamentos “de que forma os traços de colonialidade e as abordagens decoloniais estão presentes no currículo do Curso de Licenciatura em Música da UCS e qual a perceção dos alunos sobre o tema?”, foi possível observar que existem traços tanto de colonialidade quanto de decolonialidade no currículo e que os alunos percebem o tema de diferentes maneiras e em diferentes disciplinas. [resumo fornecido pelo autor]Este trabajo tiene como objetivo discutir los rastros de colonialidad y decolonialidad en el plan de estudios del curso de Grado en Música de la Universidad de Caxias do Sul, observando cómo las estructuras de dominación afectan a la academia. La revisión bibliográfica fue estructurada a partir de trabajos que abordan los temas colonialismo, colonialidad y decolonialidad, tanto en su historia como en sus relaciones con otras áreas, como la música y la educación. Partiendo de un enfoque cualitativo, se realizó el análisis de los Planes de Enseñanza del curso, así como se envió un cuestionario semiabierto a los alumnos del currículo a través de la herramienta Google Form. Partiendo de las preguntas “¿cómo están presentes los rastros de colonialidad y enfoques decoloniales en el currículo de la Carrera de Música de la UCS y qué percepción tienen del tema los estudiantes?”, fue posible observar que existen rastros tanto de colonialidad como de decolonialidad en el currículo y que los estudiantes perciben el tema de diferentes maneras y en diferentes disciplinas. [resumo fornecido pelo autor]Música - Instrução e estudoMúsica na educaçãoEstudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus 82021-03-31ORIGINALTCC Matheus Ernesto Erlo Tomazelli.pdfTCC Matheus Ernesto Erlo Tomazelli.pdfapplication/pdf2546055https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9024/1/TCC%20Matheus%20Ernesto%20Erlo%20Tomazelli.pdf26ff6e7dffb82b572892e39fc8cb80c5MD51TEXTTCC Matheus Ernesto Erlo Tomazelli.pdf.txtTCC Matheus Ernesto Erlo Tomazelli.pdf.txtExtracted texttext/plain139136https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9024/2/TCC%20Matheus%20Ernesto%20Erlo%20Tomazelli.pdf.txt606ef24364a91120bd33456b4e31f9b3MD52THUMBNAILTCC Matheus Ernesto Erlo Tomazelli.pdf.jpgTCC Matheus Ernesto Erlo Tomazelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9024/3/TCC%20Matheus%20Ernesto%20Erlo%20Tomazelli.pdf.jpg2d6488e3b24c612cd19a3cdef8548502MD5311338/90242022-10-18 18:00:46.97oai:repositorio.ucs.br:11338/9024Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:19.379535Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul
title Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul
spellingShingle Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul
Tomazelli, Matheus Ernesto Erlo
Música - Instrução e estudo
Música na educação
title_short Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul
title_full Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul
title_fullStr Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul
title_full_unstemmed Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul
title_sort Estudos decoloniais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul
author Tomazelli, Matheus Ernesto Erlo
author_facet Tomazelli, Matheus Ernesto Erlo
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Porto, Patrícia Pereira
Ferronato, Cristiane
Dorigatti, Maicon
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomazelli, Matheus Ernesto Erlo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Patrícia Pereira
contributor_str_mv Porto, Patrícia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Música na educação
topic Música - Instrução e estudo
Música na educação
description Este trabalho de conclusão visa discutir os traços de colonialidade e de decolonialidade no currículo do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul, observando de que forma as estruturas de dominação afetam a academia. A revisão bibliográfica foi estruturada a partir de trabalhos que abordam os temas colonialismo, colonialidade e decolonialidade, tanto em sua história quanto em suas relações com outras áreas, como a música e a educação. Partindo de uma abordagem qualitativa, realizou-se a análise dos Planos de Ensino das disciplinas dos curso, assim como foi enviado para os alunos do currículo um questionário semi-aberto através da ferramenta Google Formulários. Partindo-se dos questionamentos “de que forma os traços de colonialidade e as abordagens decoloniais estão presentes no currículo do Curso de Licenciatura em Música da UCS e qual a perceção dos alunos sobre o tema?”, foi possível observar que existem traços tanto de colonialidade quanto de decolonialidade no currículo e que os alunos percebem o tema de diferentes maneiras e em diferentes disciplinas. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-10T18:32:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-10T18:32:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9024
url https://repositorio.ucs.br/11338/9024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9024/1/TCC%20Matheus%20Ernesto%20Erlo%20Tomazelli.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9024/2/TCC%20Matheus%20Ernesto%20Erlo%20Tomazelli.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9024/3/TCC%20Matheus%20Ernesto%20Erlo%20Tomazelli.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 26ff6e7dffb82b572892e39fc8cb80c5
606ef24364a91120bd33456b4e31f9b3
2d6488e3b24c612cd19a3cdef8548502
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258414364557312