Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junkes, Luiza Schulz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11889
Resumo: O presente trabalho aborda sobre o tema de dificuldade de aprendizagem e a importância do meio familiar como rede de apoio. Em função das mudanças ocorridas a partir da pandemia, tendo-se a possibilidade de aulas remotas, o afastamento da relação professor-aluno fez com que fosse necessário o intermédio dos pais ou responsáveis para que auxiliassem as crianças no ensino e atividades escolares. O objetivo deste trabalho é identificar as possíveis contribuições da psicologia em relação aos pais e escola frente a crianças com dificuldades de aprendizagem. A problemática se deu a partir do questionamento de quais as possíveis contribuições da psicologia em relação à dificuldade de aprendizagem e a importância da presença e apoio dos pais. O conteúdo da revisão de literatura seguiu-se a partir da estrutura dos objetivos específicos descritos, que diz respeito a características do desenvolvimento de crianças/adolescentes em idade escolar, o papel da família em relação às crianças durante a fase escolar, o processo de aprendizagem e a dificuldade de aprendizagem. Assim, realizou-se uma pesquisa estruturada por um delineamento qualitativo, de cunho exploratório e interpretativo. Selecionou-se onze cenas do filme indiano Como Estrelas na Terra. Com relação aos instrumentos foi elaborada uma tabela com os resultados organizados em três categorias de análise, sendo elas: a dificuldade de aprendizagem, o relacionamento familiar e a relação com o professor. Na categoria que engloba a dificuldade de aprendizagem, buscou-se fazer relação entre o sofrimento do personagem do filme com várias cobranças sobre a vida escolar e uma defasagem quanto ao apoio da família. Na categoria sobre o relacionamento familiar, procura-se explorar sobre a importância do apoio e incentivo da família no processo de aprendizagem do personagem e na categoria que abrange o relacionamento com o professor, é explorado a importância do papel da escola e o olhar atento para auxiliar e entender as limitações e dificuldades dos alunos em sala de aula. Portanto, de modo geral, pode-se perceber que a falta de apoio e participação da família em relação à criança com dificuldade interfere negativamente na vida escolar das crianças. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_0f4c0f1e54b1786142c388fe3e5efc20
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11889
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Junkes, Luiza SchulzMaggi, AliceCemin, Tânia Maria2023-04-27T16:24:21Z2023-04-27T16:24:21Z2022-12-132022-11-30https://repositorio.ucs.br/11338/11889O presente trabalho aborda sobre o tema de dificuldade de aprendizagem e a importância do meio familiar como rede de apoio. Em função das mudanças ocorridas a partir da pandemia, tendo-se a possibilidade de aulas remotas, o afastamento da relação professor-aluno fez com que fosse necessário o intermédio dos pais ou responsáveis para que auxiliassem as crianças no ensino e atividades escolares. O objetivo deste trabalho é identificar as possíveis contribuições da psicologia em relação aos pais e escola frente a crianças com dificuldades de aprendizagem. A problemática se deu a partir do questionamento de quais as possíveis contribuições da psicologia em relação à dificuldade de aprendizagem e a importância da presença e apoio dos pais. O conteúdo da revisão de literatura seguiu-se a partir da estrutura dos objetivos específicos descritos, que diz respeito a características do desenvolvimento de crianças/adolescentes em idade escolar, o papel da família em relação às crianças durante a fase escolar, o processo de aprendizagem e a dificuldade de aprendizagem. Assim, realizou-se uma pesquisa estruturada por um delineamento qualitativo, de cunho exploratório e interpretativo. Selecionou-se onze cenas do filme indiano Como Estrelas na Terra. Com relação aos instrumentos foi elaborada uma tabela com os resultados organizados em três categorias de análise, sendo elas: a dificuldade de aprendizagem, o relacionamento familiar e a relação com o professor. Na categoria que engloba a dificuldade de aprendizagem, buscou-se fazer relação entre o sofrimento do personagem do filme com várias cobranças sobre a vida escolar e uma defasagem quanto ao apoio da família. Na categoria sobre o relacionamento familiar, procura-se explorar sobre a importância do apoio e incentivo da família no processo de aprendizagem do personagem e na categoria que abrange o relacionamento com o professor, é explorado a importância do papel da escola e o olhar atento para auxiliar e entender as limitações e dificuldades dos alunos em sala de aula. Portanto, de modo geral, pode-se perceber que a falta de apoio e participação da família em relação à criança com dificuldade interfere negativamente na vida escolar das crianças. [resumo fornecido pelo autor]Psicologia da aprendizagemCrianças - DesenvolvimentoAprendizagem - Aspectos psicológicosFamíliaEscolasApoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-12ORIGINALTCC Luiza Schulz Junkes.pdfTCC Luiza Schulz Junkes.pdfapplication/pdf353224https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11889/1/TCC%20Luiza%20Schulz%20Junkes.pdfe8786264506bb4d96d73c3a954095855MD51TEXTTCC Luiza Schulz Junkes.pdf.txtTCC Luiza Schulz Junkes.pdf.txtExtracted texttext/plain103088https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11889/2/TCC%20Luiza%20Schulz%20Junkes.pdf.txt9c404f3763586d7f5f2a293caaceeff3MD52THUMBNAILTCC Luiza Schulz Junkes.pdf.jpgTCC Luiza Schulz Junkes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1123https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11889/3/TCC%20Luiza%20Schulz%20Junkes.pdf.jpg43041756c830bc925b4fa721d08de4cfMD5311338/118892023-04-28 07:01:01.531oai:repositorio.ucs.br:11338/11889Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-04-28T07:01:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem
title Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem
spellingShingle Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem
Junkes, Luiza Schulz
Psicologia da aprendizagem
Crianças - Desenvolvimento
Aprendizagem - Aspectos psicológicos
Família
Escolas
title_short Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem
title_full Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem
title_fullStr Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem
title_full_unstemmed Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem
title_sort Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem
author Junkes, Luiza Schulz
author_facet Junkes, Luiza Schulz
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Maggi, Alice
dc.contributor.author.fl_str_mv Junkes, Luiza Schulz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cemin, Tânia Maria
contributor_str_mv Cemin, Tânia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da aprendizagem
Crianças - Desenvolvimento
Aprendizagem - Aspectos psicológicos
Família
Escolas
topic Psicologia da aprendizagem
Crianças - Desenvolvimento
Aprendizagem - Aspectos psicológicos
Família
Escolas
description O presente trabalho aborda sobre o tema de dificuldade de aprendizagem e a importância do meio familiar como rede de apoio. Em função das mudanças ocorridas a partir da pandemia, tendo-se a possibilidade de aulas remotas, o afastamento da relação professor-aluno fez com que fosse necessário o intermédio dos pais ou responsáveis para que auxiliassem as crianças no ensino e atividades escolares. O objetivo deste trabalho é identificar as possíveis contribuições da psicologia em relação aos pais e escola frente a crianças com dificuldades de aprendizagem. A problemática se deu a partir do questionamento de quais as possíveis contribuições da psicologia em relação à dificuldade de aprendizagem e a importância da presença e apoio dos pais. O conteúdo da revisão de literatura seguiu-se a partir da estrutura dos objetivos específicos descritos, que diz respeito a características do desenvolvimento de crianças/adolescentes em idade escolar, o papel da família em relação às crianças durante a fase escolar, o processo de aprendizagem e a dificuldade de aprendizagem. Assim, realizou-se uma pesquisa estruturada por um delineamento qualitativo, de cunho exploratório e interpretativo. Selecionou-se onze cenas do filme indiano Como Estrelas na Terra. Com relação aos instrumentos foi elaborada uma tabela com os resultados organizados em três categorias de análise, sendo elas: a dificuldade de aprendizagem, o relacionamento familiar e a relação com o professor. Na categoria que engloba a dificuldade de aprendizagem, buscou-se fazer relação entre o sofrimento do personagem do filme com várias cobranças sobre a vida escolar e uma defasagem quanto ao apoio da família. Na categoria sobre o relacionamento familiar, procura-se explorar sobre a importância do apoio e incentivo da família no processo de aprendizagem do personagem e na categoria que abrange o relacionamento com o professor, é explorado a importância do papel da escola e o olhar atento para auxiliar e entender as limitações e dificuldades dos alunos em sala de aula. Portanto, de modo geral, pode-se perceber que a falta de apoio e participação da família em relação à criança com dificuldade interfere negativamente na vida escolar das crianças. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-27T16:24:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-27T16:24:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11889
url https://repositorio.ucs.br/11338/11889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11889/1/TCC%20Luiza%20Schulz%20Junkes.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11889/2/TCC%20Luiza%20Schulz%20Junkes.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11889/3/TCC%20Luiza%20Schulz%20Junkes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e8786264506bb4d96d73c3a954095855
9c404f3763586d7f5f2a293caaceeff3
43041756c830bc925b4fa721d08de4cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308889073025024