Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11889 |
Resumo: | O presente trabalho aborda sobre o tema de dificuldade de aprendizagem e a importância do meio familiar como rede de apoio. Em função das mudanças ocorridas a partir da pandemia, tendo-se a possibilidade de aulas remotas, o afastamento da relação professor-aluno fez com que fosse necessário o intermédio dos pais ou responsáveis para que auxiliassem as crianças no ensino e atividades escolares. O objetivo deste trabalho é identificar as possíveis contribuições da psicologia em relação aos pais e escola frente a crianças com dificuldades de aprendizagem. A problemática se deu a partir do questionamento de quais as possíveis contribuições da psicologia em relação à dificuldade de aprendizagem e a importância da presença e apoio dos pais. O conteúdo da revisão de literatura seguiu-se a partir da estrutura dos objetivos específicos descritos, que diz respeito a características do desenvolvimento de crianças/adolescentes em idade escolar, o papel da família em relação às crianças durante a fase escolar, o processo de aprendizagem e a dificuldade de aprendizagem. Assim, realizou-se uma pesquisa estruturada por um delineamento qualitativo, de cunho exploratório e interpretativo. Selecionou-se onze cenas do filme indiano Como Estrelas na Terra. Com relação aos instrumentos foi elaborada uma tabela com os resultados organizados em três categorias de análise, sendo elas: a dificuldade de aprendizagem, o relacionamento familiar e a relação com o professor. Na categoria que engloba a dificuldade de aprendizagem, buscou-se fazer relação entre o sofrimento do personagem do filme com várias cobranças sobre a vida escolar e uma defasagem quanto ao apoio da família. Na categoria sobre o relacionamento familiar, procura-se explorar sobre a importância do apoio e incentivo da família no processo de aprendizagem do personagem e na categoria que abrange o relacionamento com o professor, é explorado a importância do papel da escola e o olhar atento para auxiliar e entender as limitações e dificuldades dos alunos em sala de aula. Portanto, de modo geral, pode-se perceber que a falta de apoio e participação da família em relação à criança com dificuldade interfere negativamente na vida escolar das crianças. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_0f4c0f1e54b1786142c388fe3e5efc20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11889 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Junkes, Luiza SchulzMaggi, AliceCemin, Tânia Maria2023-04-27T16:24:21Z2023-04-27T16:24:21Z2022-12-132022-11-30https://repositorio.ucs.br/11338/11889O presente trabalho aborda sobre o tema de dificuldade de aprendizagem e a importância do meio familiar como rede de apoio. Em função das mudanças ocorridas a partir da pandemia, tendo-se a possibilidade de aulas remotas, o afastamento da relação professor-aluno fez com que fosse necessário o intermédio dos pais ou responsáveis para que auxiliassem as crianças no ensino e atividades escolares. O objetivo deste trabalho é identificar as possíveis contribuições da psicologia em relação aos pais e escola frente a crianças com dificuldades de aprendizagem. A problemática se deu a partir do questionamento de quais as possíveis contribuições da psicologia em relação à dificuldade de aprendizagem e a importância da presença e apoio dos pais. O conteúdo da revisão de literatura seguiu-se a partir da estrutura dos objetivos específicos descritos, que diz respeito a características do desenvolvimento de crianças/adolescentes em idade escolar, o papel da família em relação às crianças durante a fase escolar, o processo de aprendizagem e a dificuldade de aprendizagem. Assim, realizou-se uma pesquisa estruturada por um delineamento qualitativo, de cunho exploratório e interpretativo. Selecionou-se onze cenas do filme indiano Como Estrelas na Terra. Com relação aos instrumentos foi elaborada uma tabela com os resultados organizados em três categorias de análise, sendo elas: a dificuldade de aprendizagem, o relacionamento familiar e a relação com o professor. Na categoria que engloba a dificuldade de aprendizagem, buscou-se fazer relação entre o sofrimento do personagem do filme com várias cobranças sobre a vida escolar e uma defasagem quanto ao apoio da família. Na categoria sobre o relacionamento familiar, procura-se explorar sobre a importância do apoio e incentivo da família no processo de aprendizagem do personagem e na categoria que abrange o relacionamento com o professor, é explorado a importância do papel da escola e o olhar atento para auxiliar e entender as limitações e dificuldades dos alunos em sala de aula. Portanto, de modo geral, pode-se perceber que a falta de apoio e participação da família em relação à criança com dificuldade interfere negativamente na vida escolar das crianças. [resumo fornecido pelo autor]Psicologia da aprendizagemCrianças - DesenvolvimentoAprendizagem - Aspectos psicológicosFamíliaEscolasApoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-12ORIGINALTCC Luiza Schulz Junkes.pdfTCC Luiza Schulz Junkes.pdfapplication/pdf353224https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11889/1/TCC%20Luiza%20Schulz%20Junkes.pdfe8786264506bb4d96d73c3a954095855MD51TEXTTCC Luiza Schulz Junkes.pdf.txtTCC Luiza Schulz Junkes.pdf.txtExtracted texttext/plain103088https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11889/2/TCC%20Luiza%20Schulz%20Junkes.pdf.txt9c404f3763586d7f5f2a293caaceeff3MD52THUMBNAILTCC Luiza Schulz Junkes.pdf.jpgTCC Luiza Schulz Junkes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1123https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11889/3/TCC%20Luiza%20Schulz%20Junkes.pdf.jpg43041756c830bc925b4fa721d08de4cfMD5311338/118892023-04-28 07:01:01.531oai:repositorio.ucs.br:11338/11889Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:16.344575Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem |
title |
Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem |
spellingShingle |
Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem Junkes, Luiza Schulz Psicologia da aprendizagem Crianças - Desenvolvimento Aprendizagem - Aspectos psicológicos Família Escolas |
title_short |
Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem |
title_full |
Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem |
title_fullStr |
Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem |
title_sort |
Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem |
author |
Junkes, Luiza Schulz |
author_facet |
Junkes, Luiza Schulz |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Maggi, Alice |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junkes, Luiza Schulz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cemin, Tânia Maria |
contributor_str_mv |
Cemin, Tânia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da aprendizagem Crianças - Desenvolvimento Aprendizagem - Aspectos psicológicos Família Escolas |
topic |
Psicologia da aprendizagem Crianças - Desenvolvimento Aprendizagem - Aspectos psicológicos Família Escolas |
description |
O presente trabalho aborda sobre o tema de dificuldade de aprendizagem e a importância do meio familiar como rede de apoio. Em função das mudanças ocorridas a partir da pandemia, tendo-se a possibilidade de aulas remotas, o afastamento da relação professor-aluno fez com que fosse necessário o intermédio dos pais ou responsáveis para que auxiliassem as crianças no ensino e atividades escolares. O objetivo deste trabalho é identificar as possíveis contribuições da psicologia em relação aos pais e escola frente a crianças com dificuldades de aprendizagem. A problemática se deu a partir do questionamento de quais as possíveis contribuições da psicologia em relação à dificuldade de aprendizagem e a importância da presença e apoio dos pais. O conteúdo da revisão de literatura seguiu-se a partir da estrutura dos objetivos específicos descritos, que diz respeito a características do desenvolvimento de crianças/adolescentes em idade escolar, o papel da família em relação às crianças durante a fase escolar, o processo de aprendizagem e a dificuldade de aprendizagem. Assim, realizou-se uma pesquisa estruturada por um delineamento qualitativo, de cunho exploratório e interpretativo. Selecionou-se onze cenas do filme indiano Como Estrelas na Terra. Com relação aos instrumentos foi elaborada uma tabela com os resultados organizados em três categorias de análise, sendo elas: a dificuldade de aprendizagem, o relacionamento familiar e a relação com o professor. Na categoria que engloba a dificuldade de aprendizagem, buscou-se fazer relação entre o sofrimento do personagem do filme com várias cobranças sobre a vida escolar e uma defasagem quanto ao apoio da família. Na categoria sobre o relacionamento familiar, procura-se explorar sobre a importância do apoio e incentivo da família no processo de aprendizagem do personagem e na categoria que abrange o relacionamento com o professor, é explorado a importância do papel da escola e o olhar atento para auxiliar e entender as limitações e dificuldades dos alunos em sala de aula. Portanto, de modo geral, pode-se perceber que a falta de apoio e participação da família em relação à criança com dificuldade interfere negativamente na vida escolar das crianças. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-11-30 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-27T16:24:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-27T16:24:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11889 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11889/1/TCC%20Luiza%20Schulz%20Junkes.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11889/2/TCC%20Luiza%20Schulz%20Junkes.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11889/3/TCC%20Luiza%20Schulz%20Junkes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e8786264506bb4d96d73c3a954095855 9c404f3763586d7f5f2a293caaceeff3 43041756c830bc925b4fa721d08de4cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822887764617592832 |