Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matheus Carla Patrícia Rambo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, Marcia Santiago
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
Texto Completo: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1185
Resumo: Monografia apresentada ao curso de Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial a obtenção de Bacharel e Licenciatura Profa Orientadora: Carla Patrícia Rambo Matheus
id FAEMA-1_e3cd5f9574e7b63423923004344a1730
oai_identifier_str oai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/1185
network_acronym_str FAEMA-1
network_name_str Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
repository_id_str
spelling Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da famíliaPsicologiaFamíliaCrianças com dificuldade de aprendizagemAprendizagemEscolaMonografia apresentada ao curso de Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial a obtenção de Bacharel e Licenciatura Profa Orientadora: Carla Patrícia Rambo MatheusEste trabalho tem como proposta compreender a implicação da família no processo Ensino-Aprendizagem dos filhos com Dificuldade de Aprendizagem, através de uma pesquisa bibliográfica. Trazendo à tona as mudanças que essa instituição passou ao longo do tempo, bem como as transformações que influenciaram a educação das crianças. Tendo como objetivo discutir a interface escola/família no processo ensino aprendizagem, tendo em vista que são as instituições formadoras de gerações, e a parceria entre elas só tem a contribuir no processo de aprendizagem.Outro objetivo é entender o processo de aprendizagem infantil bem como suas dificuldades e possíveis transtornos. Não haverá um aprofundamento nas dificuldades e transtornos, porém serão mensuradas questões pertinentes que contribuam para uma reflexão crítica em relação à família e a escola perante esses alunos. Trazendo a contribuição da psicologia como ciência que através do conhecimento deste profissional pode em sua atuação colaborar para que essas instituições atuem de maneira a deixar claro para essa criança que não cabe somente a ela o peso desse processo de aprendizagem. Conclui-se que a família é de fundamental importância na educação das crianças, com seu apoio e incentivo, proporcionando um ambiente facilitador, no qual seu papel de educar, auxilia no processo de escolarização e aprendizagem, assim a escola cumpre seu papel e a criança tem suas possíveis dificuldades de aprendizagem minimizadas.FAEMA2018-02-22T20:31:55Z2018-02-22T20:31:55Z2017info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatheus Carla Patrícia RamboFernandes, Marcia Santiagoreponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)instacron:FAEMA2023-03-03T23:42:51Zoai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/1185Biblioteca Digital de Monografiahttp://repositorio.faema.edu.br/PRIhttps://repositorio.faema.edu.br/oai/requestsecon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.bropendoar:2023-03-03T23:42:51Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família
title Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família
spellingShingle Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família
Matheus Carla Patrícia Rambo
Psicologia
Família
Crianças com dificuldade de aprendizagem
Aprendizagem
Escola
title_short Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família
title_full Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família
title_fullStr Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família
title_full_unstemmed Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família
title_sort Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família
author Matheus Carla Patrícia Rambo
author_facet Matheus Carla Patrícia Rambo
Fernandes, Marcia Santiago
author_role author
author2 Fernandes, Marcia Santiago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matheus Carla Patrícia Rambo
Fernandes, Marcia Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Família
Crianças com dificuldade de aprendizagem
Aprendizagem
Escola
topic Psicologia
Família
Crianças com dificuldade de aprendizagem
Aprendizagem
Escola
description Monografia apresentada ao curso de Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial a obtenção de Bacharel e Licenciatura Profa Orientadora: Carla Patrícia Rambo Matheus
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-02-22T20:31:55Z
2018-02-22T20:31:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1185
url http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
instacron:FAEMA
instname_str Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
instacron_str FAEMA
institution FAEMA
reponame_str Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
collection Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
repository.mail.fl_str_mv secon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.br
_version_ 1816081164994084864