Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
Texto Completo: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1185 |
Resumo: | Monografia apresentada ao curso de Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial a obtenção de Bacharel e Licenciatura Profa Orientadora: Carla Patrícia Rambo Matheus |
id |
FAEMA-1_e3cd5f9574e7b63423923004344a1730 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/1185 |
network_acronym_str |
FAEMA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da famíliaPsicologiaFamíliaCrianças com dificuldade de aprendizagemAprendizagemEscolaMonografia apresentada ao curso de Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial a obtenção de Bacharel e Licenciatura Profa Orientadora: Carla Patrícia Rambo MatheusEste trabalho tem como proposta compreender a implicação da família no processo Ensino-Aprendizagem dos filhos com Dificuldade de Aprendizagem, através de uma pesquisa bibliográfica. Trazendo à tona as mudanças que essa instituição passou ao longo do tempo, bem como as transformações que influenciaram a educação das crianças. Tendo como objetivo discutir a interface escola/família no processo ensino aprendizagem, tendo em vista que são as instituições formadoras de gerações, e a parceria entre elas só tem a contribuir no processo de aprendizagem.Outro objetivo é entender o processo de aprendizagem infantil bem como suas dificuldades e possíveis transtornos. Não haverá um aprofundamento nas dificuldades e transtornos, porém serão mensuradas questões pertinentes que contribuam para uma reflexão crítica em relação à família e a escola perante esses alunos. Trazendo a contribuição da psicologia como ciência que através do conhecimento deste profissional pode em sua atuação colaborar para que essas instituições atuem de maneira a deixar claro para essa criança que não cabe somente a ela o peso desse processo de aprendizagem. Conclui-se que a família é de fundamental importância na educação das crianças, com seu apoio e incentivo, proporcionando um ambiente facilitador, no qual seu papel de educar, auxilia no processo de escolarização e aprendizagem, assim a escola cumpre seu papel e a criança tem suas possíveis dificuldades de aprendizagem minimizadas.FAEMA2018-02-22T20:31:55Z2018-02-22T20:31:55Z2017info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatheus Carla Patrícia RamboFernandes, Marcia Santiagoreponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)instacron:FAEMA2023-03-03T23:42:51Zoai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/1185Biblioteca Digital de Monografiahttp://repositorio.faema.edu.br/PRIhttps://repositorio.faema.edu.br/oai/requestsecon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.bropendoar:2023-03-03T23:42:51Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família |
title |
Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família |
spellingShingle |
Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família Matheus Carla Patrícia Rambo Psicologia Família Crianças com dificuldade de aprendizagem Aprendizagem Escola |
title_short |
Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família |
title_full |
Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família |
title_fullStr |
Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família |
title_full_unstemmed |
Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família |
title_sort |
Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família |
author |
Matheus Carla Patrícia Rambo |
author_facet |
Matheus Carla Patrícia Rambo Fernandes, Marcia Santiago |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Marcia Santiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matheus Carla Patrícia Rambo Fernandes, Marcia Santiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Família Crianças com dificuldade de aprendizagem Aprendizagem Escola |
topic |
Psicologia Família Crianças com dificuldade de aprendizagem Aprendizagem Escola |
description |
Monografia apresentada ao curso de Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial a obtenção de Bacharel e Licenciatura Profa Orientadora: Carla Patrícia Rambo Matheus |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-02-22T20:31:55Z 2018-02-22T20:31:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1185 |
url |
http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) instacron:FAEMA |
instname_str |
Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) |
instacron_str |
FAEMA |
institution |
FAEMA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
collection |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
secon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.br |
_version_ |
1816081164994084864 |