Desenvolvimento de ensaio dinamométrico em escala reduzida para sistema de freio de sapata ferroviária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diovane de Castro da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5757
Resumo: Este trabalho destinou-se ao desenvolvimento de ensaio em escala reduzida para um sistema de freio de sapata ferroviária, e para tal foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre os fenômenos de ensaios em escala, construindo alternativa de protótipo e analisando sua aplicabilidade em testes realizados em dinamômetros inerciais. Foram realizados ensaios baseados na Norma AAR M-926/2015 em sistema de freio protótipo, com adequação de parâmetros e do equipamento de ensaio, para permitir correlação com a escala real. Os parâmetros correlacionados foram a velocidade, a carga e a força de atuação. Para simulação em escala reduzida foi utilizada a mesma velocidade de escorregamento e a mesma pressão específica de contato do conjunto sapata de freio/roda. Nos ensaios realizados, percebeu-se que os resultados do coeficiente de atrito foram compatíveis para o material que utiliza resina seca na sua composição, enquanto que o material com resina líquida apresentou valores menores, influenciado pelo maior aquecimento do disco de freio. Buscou-se manter a mesma temperatura entre os ensaios, porém essa foi a principal dificuldade encontrada. De forma geral, o trabalho apresentou resultados satisfatórios no atendimento aos objetivos propostos (sic).
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