O sentido da vida na adolescência e o impacto na vivência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Felipe de Oliveira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12430
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar possíveis relações entre o sentido da vida na adolescência e a vivência escolar.. Em razão da falta de identificação do objetivo da educação com os sentidos que o adolescente desenvolve para sua vida é possível pensar que adolescentes que evadem o ensino estejam sendo confrontados com esse dilema durante essa fase. Este estudo tem como proposta realizar um levantamento bibliográfico que trouxesse dados acerca dos sentidos que os adolescentes dão para a escola e como isso se insere em suas vidas, exclusivamente em um contexto brasileiro. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e de abordagem descritiva e exploratória. Para análise desses dados de literatura obtidos, foi utilizado como instrumento uma ficha bibliográfica, construída pelo autor. Após a leitura seletiva e interpretativa dos artigos utilizados, foi realizada uma análise de dados através de uma síntese integradora. Os dados sugerem que o sentido que a escola tem é relevante para os adolescentes, bem como que a escola tem outros aspectos que os estimulam para além de estarem preparados para o mundo de trabalho. Nesse sentido, foi possível perceber que seria de grande importância que a escola fosse um espaço mais orientado um para formação integral humana e não apenas profissional. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_a9fb1429892eb2a2d695346a90bad241
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12430
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Lemos, Felipe de Oliveira deGodoy, Rossane Frizzo deConte, Raquel Furtado2023-07-17T18:55:24Z2023-07-17T18:55:24Z2023-07-152023-06-28https://repositorio.ucs.br/11338/12430O presente trabalho tem como objetivo analisar possíveis relações entre o sentido da vida na adolescência e a vivência escolar.. Em razão da falta de identificação do objetivo da educação com os sentidos que o adolescente desenvolve para sua vida é possível pensar que adolescentes que evadem o ensino estejam sendo confrontados com esse dilema durante essa fase. Este estudo tem como proposta realizar um levantamento bibliográfico que trouxesse dados acerca dos sentidos que os adolescentes dão para a escola e como isso se insere em suas vidas, exclusivamente em um contexto brasileiro. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e de abordagem descritiva e exploratória. Para análise desses dados de literatura obtidos, foi utilizado como instrumento uma ficha bibliográfica, construída pelo autor. Após a leitura seletiva e interpretativa dos artigos utilizados, foi realizada uma análise de dados através de uma síntese integradora. Os dados sugerem que o sentido que a escola tem é relevante para os adolescentes, bem como que a escola tem outros aspectos que os estimulam para além de estarem preparados para o mundo de trabalho. Nesse sentido, foi possível perceber que seria de grande importância que a escola fosse um espaço mais orientado um para formação integral humana e não apenas profissional. [resumo fornecido pelo autor]PsicologiaLogoterapiaAdolescênciaEducaçãoO sentido da vida na adolescência e o impacto na vivência escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-07-14ORIGINALTCC Felipe de Oliveira de Lemos.pdfTCC Felipe de Oliveira de Lemos.pdfapplication/pdf377941https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12430/1/TCC%20Felipe%20de%20Oliveira%20de%20Lemos.pdf73c3898ef740b273355410ca46cac571MD51TEXTTCC Felipe de Oliveira de Lemos.pdf.txtTCC Felipe de Oliveira de Lemos.pdf.txtExtracted texttext/plain72772https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12430/2/TCC%20Felipe%20de%20Oliveira%20de%20Lemos.pdf.txt860f0b70e39c78c8f4116aa34f0e6ac0MD52THUMBNAILTCC Felipe de Oliveira de Lemos.pdf.jpgTCC Felipe de Oliveira de Lemos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12430/3/TCC%20Felipe%20de%20Oliveira%20de%20Lemos.pdf.jpg641336fea67775dba5b6c764305e2d1bMD5311338/124302023-07-18 07:01:01.851oai:repositorio.ucs.br:11338/12430Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-07-18T07:01:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O sentido da vida na adolescência e o impacto na vivência escolar
title O sentido da vida na adolescência e o impacto na vivência escolar
spellingShingle O sentido da vida na adolescência e o impacto na vivência escolar
Lemos, Felipe de Oliveira de
Psicologia
Logoterapia
Adolescência
Educação
title_short O sentido da vida na adolescência e o impacto na vivência escolar
title_full O sentido da vida na adolescência e o impacto na vivência escolar
title_fullStr O sentido da vida na adolescência e o impacto na vivência escolar
title_full_unstemmed O sentido da vida na adolescência e o impacto na vivência escolar
title_sort O sentido da vida na adolescência e o impacto na vivência escolar
author Lemos, Felipe de Oliveira de
author_facet Lemos, Felipe de Oliveira de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Godoy, Rossane Frizzo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Felipe de Oliveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conte, Raquel Furtado
contributor_str_mv Conte, Raquel Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Logoterapia
Adolescência
Educação
topic Psicologia
Logoterapia
Adolescência
Educação
description O presente trabalho tem como objetivo analisar possíveis relações entre o sentido da vida na adolescência e a vivência escolar.. Em razão da falta de identificação do objetivo da educação com os sentidos que o adolescente desenvolve para sua vida é possível pensar que adolescentes que evadem o ensino estejam sendo confrontados com esse dilema durante essa fase. Este estudo tem como proposta realizar um levantamento bibliográfico que trouxesse dados acerca dos sentidos que os adolescentes dão para a escola e como isso se insere em suas vidas, exclusivamente em um contexto brasileiro. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e de abordagem descritiva e exploratória. Para análise desses dados de literatura obtidos, foi utilizado como instrumento uma ficha bibliográfica, construída pelo autor. Após a leitura seletiva e interpretativa dos artigos utilizados, foi realizada uma análise de dados através de uma síntese integradora. Os dados sugerem que o sentido que a escola tem é relevante para os adolescentes, bem como que a escola tem outros aspectos que os estimulam para além de estarem preparados para o mundo de trabalho. Nesse sentido, foi possível perceber que seria de grande importância que a escola fosse um espaço mais orientado um para formação integral humana e não apenas profissional. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-17T18:55:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-17T18:55:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12430
url https://repositorio.ucs.br/11338/12430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12430/1/TCC%20Felipe%20de%20Oliveira%20de%20Lemos.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12430/2/TCC%20Felipe%20de%20Oliveira%20de%20Lemos.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12430/3/TCC%20Felipe%20de%20Oliveira%20de%20Lemos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 73c3898ef740b273355410ca46cac571
860f0b70e39c78c8f4116aa34f0e6ac0
641336fea67775dba5b6c764305e2d1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308904328757248