Análise numérica e experimental dos efeitos da deflexão da asa em uma aeronave da competição SAE Aerodesign

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girardello, Bruno
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10898
Resumo: Este trabalho visa compreender a influência da deflexão asa provocada pelos carregamentos aerodinâmicos, e esses como são afetados pela deformação da superfície aerodinâmica. Para o estudo foi utilizada a asa projetada pela equipe Aerosul no ano de 2021 para a participação da competição SAE Aerodesign, com o intuito da definição de um critério da deflexão na ponta da asa. Para essa análise foi desenvolvido um mecanismo junto ao túnel de vento localizado na Universidade de Caxias do Sul para os testes, com a finalidade da medição das forças aerodinâmicas de modelos impressos em escala reduzida. Juntamente ao mecanismo, foram propostos três modelos de turbulências que foram simulados com geometria que representa a condição experimental realizada. Após a seleção do modelo de turbulência foram criadas geometrias utilizando o software SolidWorks, ao qual foram atribuídos valores de deflexão na ponta da asa como referência. Utilizando as condições de voo da equipe na competição foram feitas simulações utilizando o software ANSYS Fluent para todas as condições propostas e utilizando a asa sem deflexão para se ter um parâmetro. Com isso foi possível observar a perca de eficiência aerodinâmica em 7, 11 e 13% para as deflexões de 73,25; 146,50 e 219,17mm, respectivamente, para uma aeronave de 1928mm de envergadura. [resumo fornecido pelo autor]
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