Análise numérica e experimental dos efeitos da deflexão da asa em uma aeronave da competição SAE Aerodesign
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/10898 |
Resumo: | Este trabalho visa compreender a influência da deflexão asa provocada pelos carregamentos aerodinâmicos, e esses como são afetados pela deformação da superfície aerodinâmica. Para o estudo foi utilizada a asa projetada pela equipe Aerosul no ano de 2021 para a participação da competição SAE Aerodesign, com o intuito da definição de um critério da deflexão na ponta da asa. Para essa análise foi desenvolvido um mecanismo junto ao túnel de vento localizado na Universidade de Caxias do Sul para os testes, com a finalidade da medição das forças aerodinâmicas de modelos impressos em escala reduzida. Juntamente ao mecanismo, foram propostos três modelos de turbulências que foram simulados com geometria que representa a condição experimental realizada. Após a seleção do modelo de turbulência foram criadas geometrias utilizando o software SolidWorks, ao qual foram atribuídos valores de deflexão na ponta da asa como referência. Utilizando as condições de voo da equipe na competição foram feitas simulações utilizando o software ANSYS Fluent para todas as condições propostas e utilizando a asa sem deflexão para se ter um parâmetro. Com isso foi possível observar a perca de eficiência aerodinâmica em 7, 11 e 13% para as deflexões de 73,25; 146,50 e 219,17mm, respectivamente, para uma aeronave de 1928mm de envergadura. [resumo fornecido pelo autor] |
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Girardello, BrunoMichels, Alexandre FassiniCesario, André AlanizGrison, Vagner2022-08-27T19:29:56Z2022-08-27T19:29:56Z2021-12-132021-12-11https://repositorio.ucs.br/11338/10898Este trabalho visa compreender a influência da deflexão asa provocada pelos carregamentos aerodinâmicos, e esses como são afetados pela deformação da superfície aerodinâmica. Para o estudo foi utilizada a asa projetada pela equipe Aerosul no ano de 2021 para a participação da competição SAE Aerodesign, com o intuito da definição de um critério da deflexão na ponta da asa. Para essa análise foi desenvolvido um mecanismo junto ao túnel de vento localizado na Universidade de Caxias do Sul para os testes, com a finalidade da medição das forças aerodinâmicas de modelos impressos em escala reduzida. Juntamente ao mecanismo, foram propostos três modelos de turbulências que foram simulados com geometria que representa a condição experimental realizada. Após a seleção do modelo de turbulência foram criadas geometrias utilizando o software SolidWorks, ao qual foram atribuídos valores de deflexão na ponta da asa como referência. Utilizando as condições de voo da equipe na competição foram feitas simulações utilizando o software ANSYS Fluent para todas as condições propostas e utilizando a asa sem deflexão para se ter um parâmetro. Com isso foi possível observar a perca de eficiência aerodinâmica em 7, 11 e 13% para as deflexões de 73,25; 146,50 e 219,17mm, respectivamente, para uma aeronave de 1928mm de envergadura. [resumo fornecido pelo autor]This paper aims to understand how the wing deflection caused by aerodynamic loads, and how they are affected by the aerodynamic surface deformation. For the study was used the wing projected by Aerosul team in 2021 for the SAE Aerodesig competition, with the intention to define wing tip deflection criterion. For this analysis was development a device in conjunction with the wind tunnel located at University of Caxias do Sul for testing, this one has the goal to measure the aerodynamics loads in wings model printed in reduced scale. Jointly the mechanism was proposed three turbulence model that had been simulated as like the test. After the selection of turbulence model, was created geometries, using SolidWorks software, whom was attributed values to wing tip deflection as references. Using the team flight condition at the competition, were made simulation using Ansys Fluent software for all the condition proposed and using a wing without deflection for reference. Thereby was possible observe a lost of aerodynamic efficiency in 7, 11 and 13% for deflections of 73,25; 146,50 and 219,17mm, respectively, for a wingspan with 1928mm. [resumo fornecido pelo autor]Engenharia mecânicaMétodo dos elementos finitosAeronavesAnálise numérica e experimental dos efeitos da deflexão da asa em uma aeronave da competição SAE Aerodesigninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-11ORIGINALTCC Bruno Girardello.pdfTCC Bruno Girardello.pdfapplication/pdf2472227https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10898/1/TCC%20Bruno%20Girardello.pdfff3be091ef0125910eefc2cb1bef4543MD51TEXTTCC Bruno Girardello.pdf.txtTCC Bruno Girardello.pdf.txtExtracted texttext/plain87041https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10898/2/TCC%20Bruno%20Girardello.pdf.txt1265364d723cf9d28e4e828ac828351eMD52THUMBNAILTCC Bruno Girardello.pdf.jpgTCC Bruno Girardello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10898/3/TCC%20Bruno%20Girardello.pdf.jpg4947ca41376e0c19840d2d07639615c0MD5311338/108982022-10-18 20:11:54.968oai:repositorio.ucs.br:11338/10898Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:02.330046Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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