Sociedade e formação na tradição adorniana : perspectivas emancipatórias para além do neoliberalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calgaro, Miguel Agustinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9717
Resumo: Essa dissertação aborda o conceito de formação a partir da reflexão adorniana sobre educação e a crítica acerca dos efeitos da indústria cultural para a formação humana. Trata-se de investigação teórica, que identifica obstáculos formativos impostos pelo poder econômico na sociedade e aponta perspectivas de uma educação emancipatória. De acordo com Adorno, a educação é vista como um produto comercial e um conjunto de técnicas pragmáticas, cuja única finalidade é a promoção da ascensão econômica e social, impossibilita uma compreensão de conjunto da realidade, oculta a crítica social e institui e normatiza a alienação e as ideologias. É essa proposta de formação, típica da "sociedade administrada", fragmentada, superficial, acrítica e meramente técnica, que o frankfurtiano chama de "semiformação" (Halbbildung). Tal projeto, que apresenta os sentidos da existência como inquestionáveis e determinados, contribui para a reificação humana e para a sua permanência nos limites estreitos do mundo do trabalho e do consumo, mesmo nos momentos de lazer e de entretenimento, apartada do universo da cultura. Tendo em vista o desenvolvimento e a ampliação desse processo, com o advento das mídias digitais e da sociedade neoliberal, essa pesquisa busca o suporte de autores e estudiosos da tradição adorniana para refletir a respeito da dominação cultural nos dias atuais. Dentre as possíveis perguntas, indagamos: qual a importância e os caminhos possíveis para uma educação emancipadora no mundo contemporâneo? De que maneiras a onipresença da internet e das mídias sociais contribui para o aprofundamento da dominação cultural? Embora as respostas possam não ser assertivas ou definitivas para o problema da educação, o percurso crítico e reflexivo proposto por Adorno parece-nos contribuir decisivamente para a consciência da educação que queremos: aquela que não impõe obstáculos à reflexão e à busca por uma formação emancipatória. [resumo fornecido pelo autor]
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É essa proposta de formação, típica da "sociedade administrada", fragmentada, superficial, acrítica e meramente técnica, que o frankfurtiano chama de "semiformação" (Halbbildung). Tal projeto, que apresenta os sentidos da existência como inquestionáveis e determinados, contribui para a reificação humana e para a sua permanência nos limites estreitos do mundo do trabalho e do consumo, mesmo nos momentos de lazer e de entretenimento, apartada do universo da cultura. Tendo em vista o desenvolvimento e a ampliação desse processo, com o advento das mídias digitais e da sociedade neoliberal, essa pesquisa busca o suporte de autores e estudiosos da tradição adorniana para refletir a respeito da dominação cultural nos dias atuais. Dentre as possíveis perguntas, indagamos: qual a importância e os caminhos possíveis para uma educação emancipadora no mundo contemporâneo? De que maneiras a onipresença da internet e das mídias sociais contribui para o aprofundamento da dominação cultural? Embora as respostas possam não ser assertivas ou definitivas para o problema da educação, o percurso crítico e reflexivo proposto por Adorno parece-nos contribuir decisivamente para a consciência da educação que queremos: aquela que não impõe obstáculos à reflexão e à busca por uma formação emancipatória. [resumo fornecido pelo autor]This dissertation approaches the concept of formation from the Adornian reflection on education, including the criticism about the effects of the cultural industry on human formation. A theoretical investigation is proposed, identifying formation obstacles imposed by economic power on society, indicating prospects for an emancipatory education. According to Adorno, education is considered a commercial product and a set of pragmatic techniques, whose sole purpose is to promote economic and social ascension. This type of education makes it impossible to fully understand reality, hides social criticism, and institutes and regulates alienation and ideologies. It is this proposal of formation, typical of the "managed society", fragmented, superficial, uncritical and merely technical, that Adorno calls "semi-formation" (Halbbildung). This educational project presents the meanings of existence as unquestionable and determined, contributes to human reification and to its permanence within the narrow limits of the world of work and consumption, even in moments of leisure and entertainment, separated from culture. Considering the development and expansion of this process, with the advent of digital media and neoliberal society, this research seeks the support of authors and scholars to reflect on cultural domination today. Among the possible questions, we ask: what is the importance and possible paths for an emancipatory education in the contemporary world? In what ways does the ubiquity of the internet and social media contribute to deepening cultural domination? Although the answers may not be definitive for the problem of education, the critical and reflective path proposed by Adorno seems to contribute decisively to the awareness of the education we want: one that does not impose obstacles to reflection and the search for an emancipatory education. [resumo fornecido pelo autor]engporEducaçãoCulturaNeoliberalismoAdorno, Theodor W., 1903- 1969EducationCultureNeoliberalismSociedade e formação na tradição adorniana : perspectivas emancipatórias para além do neoliberalismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0017934009473001Calgaro, Miguel A.Mestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2022-03-15TEXTDissertação Miguel Agustinho Calgaro.pdf.txtDissertação Miguel Agustinho Calgaro.pdf.txtExtracted texttext/plain308945https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9717/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Miguel%20Agustinho%20Calgaro.pdf.txt9c79d8a2825fdffb0018be1a5af895adMD52THUMBNAILDissertação Miguel Agustinho Calgaro.pdf.jpgDissertação Miguel Agustinho Calgaro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9717/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Miguel%20Agustinho%20Calgaro.pdf.jpg3d0c0b53298f6725b29a3528d6b2902bMD53ORIGINALDissertação Miguel Agustinho Calgaro.pdfDissertação Miguel Agustinho Calgaro.pdfapplication/pdf1515722https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9717/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Miguel%20Agustinho%20Calgaro.pdf1cc2610fe0b774be13406a5f65b20262MD5111338/97172022-10-18 17:45:32.309oai:repositorio.ucs.br:11338/9717Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:45:32Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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