Aplicablidade das estratégias de marketing do Super Bowl em esportes brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steffenon, Kevin Yan
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8573
Resumo: O marketing, considerado um dos pilares da administração, é uma ferramenta estratégica poderosa voltada ao posicionamento mercadológico de seu utilizador, incluindo a atribuição de valor e exercendo a função de suprir as necessidades dos consumidores. Assim, o presente trabalho procurou levantar informações bibliográficas sobre globalização e marketing, expor os motivos pelos quais o Super Bowl e a NFL têm sido grandes expoentes na operação de seus negócios e contextualizar a aceitação e adaptação de suas estratégias ao esporte brasileiro, transformando-o no chamado "esporte-espetáculo". Para atingir este objetivo, criou-se um referencial teórico para embasamento das análises e uma metodologia para o planejamento do trabalho em questão. Após, realizou-se uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo, com 103 participantes, sendo que 52 se declararam fãs do esporte, enquanto 51 não se consideram fãs. A coleta de dados visou levantar os conhecimentos, pensamentos e aceitação da amostra acerca do marketing envolvido no Super Bowl e da aplicabilidade da mesma junto ao contexto esportivo brasileiro. Finalmente, foram analisados os dados e concluído o presente estudo. Em linhas gerais, pode-se observar que há aceitação aqui na realização de eventos nos moldes apresentados, entretanto, existem pontos de incerteza na atuação dos consumidores brasileiros perante as estratégias de propaganda apresentadas e condições de infraestrutura esportiva nacional. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_1aa61b4f95fea998be8cb076936da63c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8573
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Steffenon, Kevin YanReginato, Carlos Eduardo RoeheVerruck, FábioKlein, Simone Fonseca de Andrade2021-08-09T18:29:11Z2021-08-09T18:29:11Z2020-07-152020https://repositorio.ucs.br/11338/8573O marketing, considerado um dos pilares da administração, é uma ferramenta estratégica poderosa voltada ao posicionamento mercadológico de seu utilizador, incluindo a atribuição de valor e exercendo a função de suprir as necessidades dos consumidores. Assim, o presente trabalho procurou levantar informações bibliográficas sobre globalização e marketing, expor os motivos pelos quais o Super Bowl e a NFL têm sido grandes expoentes na operação de seus negócios e contextualizar a aceitação e adaptação de suas estratégias ao esporte brasileiro, transformando-o no chamado "esporte-espetáculo". Para atingir este objetivo, criou-se um referencial teórico para embasamento das análises e uma metodologia para o planejamento do trabalho em questão. Após, realizou-se uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo, com 103 participantes, sendo que 52 se declararam fãs do esporte, enquanto 51 não se consideram fãs. A coleta de dados visou levantar os conhecimentos, pensamentos e aceitação da amostra acerca do marketing envolvido no Super Bowl e da aplicabilidade da mesma junto ao contexto esportivo brasileiro. Finalmente, foram analisados os dados e concluído o presente estudo. Em linhas gerais, pode-se observar que há aceitação aqui na realização de eventos nos moldes apresentados, entretanto, existem pontos de incerteza na atuação dos consumidores brasileiros perante as estratégias de propaganda apresentadas e condições de infraestrutura esportiva nacional. [resumo fornecido pelo autor]Marketing, often considered one of the foundations of management, is a powerful strategic tool aimed at the market positioning of its user, including the attribution of value and exercising the function of meeting the needs of the consumers. Thus, this study aimed to collect bibliographic information on globalization and marketing, explain the reasons why the Super Bowl and the NFL have been great exponents in the operation of their businesses and contextualize the acceptation and adaptation of its strategies to Brazilian sports, transforming it in the so-called "sport-show". In order to achieve this objective, a theoretical framework was created to support the analyzes and a methodology for planning the work in question. Afterwards, a quantitative research, on descriptive level, was carried out with 103 participants, with 52 declared to be fans of the sport, while 51 do not consider themselves fans. The data collection aimed to raise the knowledge, thoughts and acceptance of the sample about the marketing involved in the Super Bowl. Finally, the data were analyzed and the present study was completed. In general, it can be observed that there is acceptance here in the realization of events along the lines presented, however, there are some points of uncertainty in the performance and behavior of Brazilian consumers before the advertising strategies presented and about the conditions of national sports infrastructure. [resumo fornecido pelo autor]MarketingMarketing esportivoSuper BowlEsportes - BrasilAplicablidade das estratégias de marketing do Super Bowl em esportes brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVIBacharelado Comércio InternacionalCampus Universitário da Região dos Vinhedos2020-07-15 00:00:00ORIGINALTCC Kevin Yan Steffenon.pdfTCC Kevin Yan Steffenon.pdfapplication/pdf1007716https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8573/1/TCC%20Kevin%20Yan%20Steffenon.pdf964bdb7e28ccde80e6e22b475c0592ecMD51TEXTTCC Kevin Yan Steffenon.pdf.txtTCC Kevin Yan Steffenon.pdf.txtExtracted texttext/plain137731https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8573/2/TCC%20Kevin%20Yan%20Steffenon.pdf.txt739cf690d01c406d584620172e6919a8MD52THUMBNAILTCC Kevin Yan Steffenon.pdf.jpgTCC Kevin Yan Steffenon.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8573/3/TCC%20Kevin%20Yan%20Steffenon.pdf.jpgddcc836ce10343ecbfdb1254101cfd05MD5311338/85732022-10-18 18:36:34.323oai:repositorio.ucs.br:11338/8573Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:45.249770Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicablidade das estratégias de marketing do Super Bowl em esportes brasileiros
title Aplicablidade das estratégias de marketing do Super Bowl em esportes brasileiros
spellingShingle Aplicablidade das estratégias de marketing do Super Bowl em esportes brasileiros
Steffenon, Kevin Yan
Marketing
Marketing esportivo
Super Bowl
Esportes - Brasil
title_short Aplicablidade das estratégias de marketing do Super Bowl em esportes brasileiros
title_full Aplicablidade das estratégias de marketing do Super Bowl em esportes brasileiros
title_fullStr Aplicablidade das estratégias de marketing do Super Bowl em esportes brasileiros
title_full_unstemmed Aplicablidade das estratégias de marketing do Super Bowl em esportes brasileiros
title_sort Aplicablidade das estratégias de marketing do Super Bowl em esportes brasileiros
author Steffenon, Kevin Yan
author_facet Steffenon, Kevin Yan
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Reginato, Carlos Eduardo Roehe
Verruck, Fábio
dc.contributor.author.fl_str_mv Steffenon, Kevin Yan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klein, Simone Fonseca de Andrade
contributor_str_mv Klein, Simone Fonseca de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing esportivo
Super Bowl
Esportes - Brasil
topic Marketing
Marketing esportivo
Super Bowl
Esportes - Brasil
description O marketing, considerado um dos pilares da administração, é uma ferramenta estratégica poderosa voltada ao posicionamento mercadológico de seu utilizador, incluindo a atribuição de valor e exercendo a função de suprir as necessidades dos consumidores. Assim, o presente trabalho procurou levantar informações bibliográficas sobre globalização e marketing, expor os motivos pelos quais o Super Bowl e a NFL têm sido grandes expoentes na operação de seus negócios e contextualizar a aceitação e adaptação de suas estratégias ao esporte brasileiro, transformando-o no chamado "esporte-espetáculo". Para atingir este objetivo, criou-se um referencial teórico para embasamento das análises e uma metodologia para o planejamento do trabalho em questão. Após, realizou-se uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo, com 103 participantes, sendo que 52 se declararam fãs do esporte, enquanto 51 não se consideram fãs. A coleta de dados visou levantar os conhecimentos, pensamentos e aceitação da amostra acerca do marketing envolvido no Super Bowl e da aplicabilidade da mesma junto ao contexto esportivo brasileiro. Finalmente, foram analisados os dados e concluído o presente estudo. Em linhas gerais, pode-se observar que há aceitação aqui na realização de eventos nos moldes apresentados, entretanto, existem pontos de incerteza na atuação dos consumidores brasileiros perante as estratégias de propaganda apresentadas e condições de infraestrutura esportiva nacional. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-09T18:29:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-09T18:29:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8573
url https://repositorio.ucs.br/11338/8573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8573/1/TCC%20Kevin%20Yan%20Steffenon.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8573/2/TCC%20Kevin%20Yan%20Steffenon.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8573/3/TCC%20Kevin%20Yan%20Steffenon.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 964bdb7e28ccde80e6e22b475c0592ec
739cf690d01c406d584620172e6919a8
ddcc836ce10343ecbfdb1254101cfd05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258422314860544