Aplicablidade das estratégias de marketing do Super Bowl em esportes brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steffenon, Kevin Yan
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8573
Resumo: O marketing, considerado um dos pilares da administração, é uma ferramenta estratégica poderosa voltada ao posicionamento mercadológico de seu utilizador, incluindo a atribuição de valor e exercendo a função de suprir as necessidades dos consumidores. Assim, o presente trabalho procurou levantar informações bibliográficas sobre globalização e marketing, expor os motivos pelos quais o Super Bowl e a NFL têm sido grandes expoentes na operação de seus negócios e contextualizar a aceitação e adaptação de suas estratégias ao esporte brasileiro, transformando-o no chamado "esporte-espetáculo". Para atingir este objetivo, criou-se um referencial teórico para embasamento das análises e uma metodologia para o planejamento do trabalho em questão. Após, realizou-se uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo, com 103 participantes, sendo que 52 se declararam fãs do esporte, enquanto 51 não se consideram fãs. A coleta de dados visou levantar os conhecimentos, pensamentos e aceitação da amostra acerca do marketing envolvido no Super Bowl e da aplicabilidade da mesma junto ao contexto esportivo brasileiro. Finalmente, foram analisados os dados e concluído o presente estudo. Em linhas gerais, pode-se observar que há aceitação aqui na realização de eventos nos moldes apresentados, entretanto, existem pontos de incerteza na atuação dos consumidores brasileiros perante as estratégias de propaganda apresentadas e condições de infraestrutura esportiva nacional. [resumo fornecido pelo autor]
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