Aplicablidade das estratégias de marketing do Super Bowl em esportes brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8573 |
Resumo: | O marketing, considerado um dos pilares da administração, é uma ferramenta estratégica poderosa voltada ao posicionamento mercadológico de seu utilizador, incluindo a atribuição de valor e exercendo a função de suprir as necessidades dos consumidores. Assim, o presente trabalho procurou levantar informações bibliográficas sobre globalização e marketing, expor os motivos pelos quais o Super Bowl e a NFL têm sido grandes expoentes na operação de seus negócios e contextualizar a aceitação e adaptação de suas estratégias ao esporte brasileiro, transformando-o no chamado "esporte-espetáculo". Para atingir este objetivo, criou-se um referencial teórico para embasamento das análises e uma metodologia para o planejamento do trabalho em questão. Após, realizou-se uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo, com 103 participantes, sendo que 52 se declararam fãs do esporte, enquanto 51 não se consideram fãs. A coleta de dados visou levantar os conhecimentos, pensamentos e aceitação da amostra acerca do marketing envolvido no Super Bowl e da aplicabilidade da mesma junto ao contexto esportivo brasileiro. Finalmente, foram analisados os dados e concluído o presente estudo. Em linhas gerais, pode-se observar que há aceitação aqui na realização de eventos nos moldes apresentados, entretanto, existem pontos de incerteza na atuação dos consumidores brasileiros perante as estratégias de propaganda apresentadas e condições de infraestrutura esportiva nacional. [resumo fornecido pelo autor] |
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Steffenon, Kevin YanReginato, Carlos Eduardo RoeheVerruck, FábioKlein, Simone Fonseca de Andrade2021-08-09T18:29:11Z2021-08-09T18:29:11Z2020-07-152020https://repositorio.ucs.br/11338/8573O marketing, considerado um dos pilares da administração, é uma ferramenta estratégica poderosa voltada ao posicionamento mercadológico de seu utilizador, incluindo a atribuição de valor e exercendo a função de suprir as necessidades dos consumidores. Assim, o presente trabalho procurou levantar informações bibliográficas sobre globalização e marketing, expor os motivos pelos quais o Super Bowl e a NFL têm sido grandes expoentes na operação de seus negócios e contextualizar a aceitação e adaptação de suas estratégias ao esporte brasileiro, transformando-o no chamado "esporte-espetáculo". Para atingir este objetivo, criou-se um referencial teórico para embasamento das análises e uma metodologia para o planejamento do trabalho em questão. Após, realizou-se uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo, com 103 participantes, sendo que 52 se declararam fãs do esporte, enquanto 51 não se consideram fãs. A coleta de dados visou levantar os conhecimentos, pensamentos e aceitação da amostra acerca do marketing envolvido no Super Bowl e da aplicabilidade da mesma junto ao contexto esportivo brasileiro. Finalmente, foram analisados os dados e concluído o presente estudo. Em linhas gerais, pode-se observar que há aceitação aqui na realização de eventos nos moldes apresentados, entretanto, existem pontos de incerteza na atuação dos consumidores brasileiros perante as estratégias de propaganda apresentadas e condições de infraestrutura esportiva nacional. [resumo fornecido pelo autor]Marketing, often considered one of the foundations of management, is a powerful strategic tool aimed at the market positioning of its user, including the attribution of value and exercising the function of meeting the needs of the consumers. Thus, this study aimed to collect bibliographic information on globalization and marketing, explain the reasons why the Super Bowl and the NFL have been great exponents in the operation of their businesses and contextualize the acceptation and adaptation of its strategies to Brazilian sports, transforming it in the so-called "sport-show". In order to achieve this objective, a theoretical framework was created to support the analyzes and a methodology for planning the work in question. Afterwards, a quantitative research, on descriptive level, was carried out with 103 participants, with 52 declared to be fans of the sport, while 51 do not consider themselves fans. The data collection aimed to raise the knowledge, thoughts and acceptance of the sample about the marketing involved in the Super Bowl. Finally, the data were analyzed and the present study was completed. In general, it can be observed that there is acceptance here in the realization of events along the lines presented, however, there are some points of uncertainty in the performance and behavior of Brazilian consumers before the advertising strategies presented and about the conditions of national sports infrastructure. [resumo fornecido pelo autor]MarketingMarketing esportivoSuper BowlEsportes - BrasilAplicablidade das estratégias de marketing do Super Bowl em esportes brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVIBacharelado Comércio InternacionalCampus Universitário da Região dos Vinhedos2020-07-15 00:00:00ORIGINALTCC Kevin Yan Steffenon.pdfTCC Kevin Yan Steffenon.pdfapplication/pdf1007716https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8573/1/TCC%20Kevin%20Yan%20Steffenon.pdf964bdb7e28ccde80e6e22b475c0592ecMD51TEXTTCC Kevin Yan Steffenon.pdf.txtTCC Kevin Yan Steffenon.pdf.txtExtracted texttext/plain137731https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8573/2/TCC%20Kevin%20Yan%20Steffenon.pdf.txt739cf690d01c406d584620172e6919a8MD52THUMBNAILTCC Kevin Yan Steffenon.pdf.jpgTCC Kevin Yan Steffenon.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8573/3/TCC%20Kevin%20Yan%20Steffenon.pdf.jpgddcc836ce10343ecbfdb1254101cfd05MD5311338/85732022-10-18 18:36:34.323oai:repositorio.ucs.br:11338/8573Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:45.249770Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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