O football no Rio Grande do Sul : um estudo sobre o Gigante Bowl em 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Vinícius Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178496
Resumo: O estudo tem como tema o papel da comunicação no football praticado no Rio Grande do Sul. Como objetivo geral, tem-se compreender as ações de comunicação que repercutiram no crescimento do Futebol Americano no Rio Grande do Sul, culminado no evento Gigante Bowl no ano de 2016. A pesquisa possui abordagem descritiva, utilizando como método o estudo de caso. Por meio de pesquisa bibliográfica, abordaram-se o conceito de marketing esportivo, com seu histórico e adaptações ao mercado e o conceito de marca esportiva, apresentando a importância da transformação das organizações esportivas em marcas. Após a retomada histórica do surgimento do football no mundo e sua chegada ao Brasil, sua contextualização de mercado e repercussão mundial construiu-se a base para a formulação do estudo de caso, cujo objeto é o evento Gigante Bowl. A pesquisa foi realizada a partir da análise documental, de análise de registro em arquivos e observação direta. É evidenciada a importância da comunicação na modalidade em questão, visto que foi elo central para criação do Gigante Bowl. Por fim, é identificada a necessidade de ações de comunicação que extrapolem o marketing esportivo convencional e visem a aproximação com torcedores objetivando sua fidelização. Defende-se, assim, a comunicação dos times de football como uma área de extrema importância para gestores e uma possibilidade de atuação para o profissional de comunicação.
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