O papel das emoções e do hábito na formação moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Luisa Andrea do Nascimento
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/795
Resumo: A presente pesquisa busca compreender e tentar atualizar alguns dos principais conceitos da teoria das virtudes de Aristóteles, articulando o papel das emoções, dos sentimentos de dor e prazer, na formação do caráter pela prática de bons hábitos, relacionando com a experiência educativa contemporânea, particularmente o exemplo da literatura infantil. Apoiada na teoria aristotélica e nas explicações e comparações de comentaristas, a abordagem busca expor e analisar algumas questões que orientam a investigação, tais como: Qual é o papel das emoções e do hábito no agir moral? O que significa educar para uma vida virtuosa e feliz? Como ocorre a relação da parte da alma racional com a parte irracional? Ao defender que o caráter é moldado na prática habitual que exige tempo, experiência, sábios conselhos, bons exemplos e o habituar-se ao certo, bom e justo, Aristóteles faz refletir sobre a educação que temos e a educação que desejamos para as nossas crianças serem futuros cidadãos virtuosos. Considerando que somos seres humanos dotados de razão, porém também somos seres animais dotados de desejos e impulsividade, é preciso encontrar um meio termo para sabermos agir acertadamente. A moderação, o meio termo, o justo meio visado e aceito “em relação a nós” e comandado pelo correto uso da reta razão, enquanto sabedoria prática (phrónesis), que o Estagirita sustenta, pode ser um caminho para uma educação pautada no agir ético, no envolvimento social e político que visa uma sociedade melhor, mais justa e feliz.
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Ao defender que o caráter é moldado na prática habitual que exige tempo, experiência, sábios conselhos, bons exemplos e o habituar-se ao certo, bom e justo, Aristóteles faz refletir sobre a educação que temos e a educação que desejamos para as nossas crianças serem futuros cidadãos virtuosos. Considerando que somos seres humanos dotados de razão, porém também somos seres animais dotados de desejos e impulsividade, é preciso encontrar um meio termo para sabermos agir acertadamente. A moderação, o meio termo, o justo meio visado e aceito “em relação a nós” e comandado pelo correto uso da reta razão, enquanto sabedoria prática (phrónesis), que o Estagirita sustenta, pode ser um caminho para uma educação pautada no agir ético, no envolvimento social e político que visa uma sociedade melhor, mais justa e feliz.The present research searches to understand and try to update some of the main concepts of the virtues theory by Aristotle, to articulate the role of emotions, feelings of pain and pleasure, in the formation of character through the practice of good habits, bringing into relation with the contemporary educational experience, particularly the example of children’s literature. Supported the Aristotelian theory and explanations and comparisons of commentators the work searches to expose and to analyze some questions that guide the research, such as: What is the role of emotions and the habit in moral action? What does it mean to educate to a virtuous and happy life? How is the relation between the rational and irrational part of the soul? Aristotle defends that character is molded in the habitual practice with time, experience, wise counsels, good examples and to accustom with the right, good and just, it makes us to think about education that we have and the education that we want for our children as future virtuous citizens. Whereas we are human beings endowed with reason, but also are animal beings endowed with desires and impulsivity, we need to find a middle term to act rightly. The moderation, the middle term, the endorsed and accepted just middle in “relation to us” led by the right use of straight reason, while pratical wisdow (phrónesis), which Estagirita maintains, can be a path to an education guided in ethical behavior and social and political involvement that aims a better, fairer and happier community.Fundação Universidade de Caxias do SulÉticaCondutaEducação - Aspectos morais e éticosO papel das emoções e do hábito na formação moralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0545855890742114VIANA, L. A. 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