A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11408 |
Resumo: | A globalização tem impulsionado as empresas ao crescimento, especialmente as micro e pequenas, que hoje possuem maiores oportunidades de negócios. Junto a essas oportunidades vem a perspectiva da internacionalização, que atualmente é algo alcançável pelas micro e pequenas empresas. Porém, ainda, é grande o número de empresas que se aventuram no mercado internacional, sem um suporte adequado, o que por vezes pode acarretar em frustrações ou decisões equivocadas por parte dos empresários. Neste sentido a Inteligência Competitiva surge como ferramenta de suporte a internacionalização das empresas, possibilitando que elas estejam munidas de ferramentas para a tomada de decisões de forma mais assertiva. Assim, o presente estudo teve como objetivo apresentar um mecanismo de suporte à internacionalização de micro e pequenas empresas associadas à Microempa, apoiado na utilização da Inteligência Competitiva. Para alcançar este objetivo foi aplicado um questionário às micro e pequenas empresas associadas à Microempa, composto por 11 questões, onde buscou-se identificar o nível de internacionalização das empresas, bem como, o conhecimento e utilização da Inteligência Competitiva como ferramenta para a tomada de decisões destas empresas. Os resultados foram apurados de forma quantitativa, demonstrando que muitas empresas não estão inseridas no mercado internacional por falta de conhecimento ou por não possuírem informações e/ou suporte para tal. O que demonstra a importância de uma ferramenta, embasada pela Inteligência Competitiva, que sirva de apoio para o processo de internacionalização das micro e pequenas empresas. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_1b7beb3f1c2c464f0cd93baace2fe096 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11408 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Izidoro, DanielFrança Júnior, Rogério da SilvaVerruck, FábioGonçalves, Roberto Birch2023-01-07T21:36:57Z2023-01-07T21:36:57Z2022-07-132022-06-30https://repositorio.ucs.br/11338/11408A globalização tem impulsionado as empresas ao crescimento, especialmente as micro e pequenas, que hoje possuem maiores oportunidades de negócios. Junto a essas oportunidades vem a perspectiva da internacionalização, que atualmente é algo alcançável pelas micro e pequenas empresas. Porém, ainda, é grande o número de empresas que se aventuram no mercado internacional, sem um suporte adequado, o que por vezes pode acarretar em frustrações ou decisões equivocadas por parte dos empresários. Neste sentido a Inteligência Competitiva surge como ferramenta de suporte a internacionalização das empresas, possibilitando que elas estejam munidas de ferramentas para a tomada de decisões de forma mais assertiva. Assim, o presente estudo teve como objetivo apresentar um mecanismo de suporte à internacionalização de micro e pequenas empresas associadas à Microempa, apoiado na utilização da Inteligência Competitiva. Para alcançar este objetivo foi aplicado um questionário às micro e pequenas empresas associadas à Microempa, composto por 11 questões, onde buscou-se identificar o nível de internacionalização das empresas, bem como, o conhecimento e utilização da Inteligência Competitiva como ferramenta para a tomada de decisões destas empresas. Os resultados foram apurados de forma quantitativa, demonstrando que muitas empresas não estão inseridas no mercado internacional por falta de conhecimento ou por não possuírem informações e/ou suporte para tal. O que demonstra a importância de uma ferramenta, embasada pela Inteligência Competitiva, que sirva de apoio para o processo de internacionalização das micro e pequenas empresas. [resumo fornecido pelo autor]Comércio internacionalPequenas e médias empresasInteligência competitiva (Administração)A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTCC Daniel Izidoro.pdf.txtTCC Daniel Izidoro.pdf.txtExtracted texttext/plain76521https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11408/2/TCC%20Daniel%20Izidoro.pdf.txt3f872a2a712795570672914492d77caaMD52THUMBNAILTCC Daniel Izidoro.pdf.jpgTCC Daniel Izidoro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11408/3/TCC%20Daniel%20Izidoro.pdf.jpga3c8828d024dd0da4ac5b7f84cc87fadMD53ORIGINALTCC Daniel Izidoro.pdfTCC Daniel Izidoro.pdfapplication/pdf1425054https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11408/1/TCC%20Daniel%20Izidoro.pdfe07736355d78a05189b878ba0fe474aaMD5111338/114082023-03-16 17:08:26.978oai:repositorio.ucs.br:11338/11408Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:45.054526Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte |
title |
A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte |
spellingShingle |
A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte Izidoro, Daniel Comércio internacional Pequenas e médias empresas Inteligência competitiva (Administração) |
title_short |
A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte |
title_full |
A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte |
title_fullStr |
A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte |
title_full_unstemmed |
A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte |
title_sort |
A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte |
author |
Izidoro, Daniel |
author_facet |
Izidoro, Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
França Júnior, Rogério da Silva Verruck, Fábio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Izidoro, Daniel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Roberto Birch |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Roberto Birch |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio internacional Pequenas e médias empresas Inteligência competitiva (Administração) |
topic |
Comércio internacional Pequenas e médias empresas Inteligência competitiva (Administração) |
description |
A globalização tem impulsionado as empresas ao crescimento, especialmente as micro e pequenas, que hoje possuem maiores oportunidades de negócios. Junto a essas oportunidades vem a perspectiva da internacionalização, que atualmente é algo alcançável pelas micro e pequenas empresas. Porém, ainda, é grande o número de empresas que se aventuram no mercado internacional, sem um suporte adequado, o que por vezes pode acarretar em frustrações ou decisões equivocadas por parte dos empresários. Neste sentido a Inteligência Competitiva surge como ferramenta de suporte a internacionalização das empresas, possibilitando que elas estejam munidas de ferramentas para a tomada de decisões de forma mais assertiva. Assim, o presente estudo teve como objetivo apresentar um mecanismo de suporte à internacionalização de micro e pequenas empresas associadas à Microempa, apoiado na utilização da Inteligência Competitiva. Para alcançar este objetivo foi aplicado um questionário às micro e pequenas empresas associadas à Microempa, composto por 11 questões, onde buscou-se identificar o nível de internacionalização das empresas, bem como, o conhecimento e utilização da Inteligência Competitiva como ferramenta para a tomada de decisões destas empresas. Os resultados foram apurados de forma quantitativa, demonstrando que muitas empresas não estão inseridas no mercado internacional por falta de conhecimento ou por não possuírem informações e/ou suporte para tal. O que demonstra a importância de uma ferramenta, embasada pela Inteligência Competitiva, que sirva de apoio para o processo de internacionalização das micro e pequenas empresas. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-07T21:36:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-07T21:36:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11408 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11408/2/TCC%20Daniel%20Izidoro.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11408/3/TCC%20Daniel%20Izidoro.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11408/1/TCC%20Daniel%20Izidoro.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f872a2a712795570672914492d77caa a3c8828d024dd0da4ac5b7f84cc87fad e07736355d78a05189b878ba0fe474aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258445200031744 |