A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izidoro, Daniel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11408
Resumo: A globalização tem impulsionado as empresas ao crescimento, especialmente as micro e pequenas, que hoje possuem maiores oportunidades de negócios. Junto a essas oportunidades vem a perspectiva da internacionalização, que atualmente é algo alcançável pelas micro e pequenas empresas. Porém, ainda, é grande o número de empresas que se aventuram no mercado internacional, sem um suporte adequado, o que por vezes pode acarretar em frustrações ou decisões equivocadas por parte dos empresários. Neste sentido a Inteligência Competitiva surge como ferramenta de suporte a internacionalização das empresas, possibilitando que elas estejam munidas de ferramentas para a tomada de decisões de forma mais assertiva. Assim, o presente estudo teve como objetivo apresentar um mecanismo de suporte à internacionalização de micro e pequenas empresas associadas à Microempa, apoiado na utilização da Inteligência Competitiva. Para alcançar este objetivo foi aplicado um questionário às micro e pequenas empresas associadas à Microempa, composto por 11 questões, onde buscou-se identificar o nível de internacionalização das empresas, bem como, o conhecimento e utilização da Inteligência Competitiva como ferramenta para a tomada de decisões destas empresas. Os resultados foram apurados de forma quantitativa, demonstrando que muitas empresas não estão inseridas no mercado internacional por falta de conhecimento ou por não possuírem informações e/ou suporte para tal. O que demonstra a importância de uma ferramenta, embasada pela Inteligência Competitiva, que sirva de apoio para o processo de internacionalização das micro e pequenas empresas. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_1b7beb3f1c2c464f0cd93baace2fe096
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11408
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Izidoro, DanielFrança Júnior, Rogério da SilvaVerruck, FábioGonçalves, Roberto Birch2023-01-07T21:36:57Z2023-01-07T21:36:57Z2022-07-132022-06-30https://repositorio.ucs.br/11338/11408A globalização tem impulsionado as empresas ao crescimento, especialmente as micro e pequenas, que hoje possuem maiores oportunidades de negócios. Junto a essas oportunidades vem a perspectiva da internacionalização, que atualmente é algo alcançável pelas micro e pequenas empresas. Porém, ainda, é grande o número de empresas que se aventuram no mercado internacional, sem um suporte adequado, o que por vezes pode acarretar em frustrações ou decisões equivocadas por parte dos empresários. Neste sentido a Inteligência Competitiva surge como ferramenta de suporte a internacionalização das empresas, possibilitando que elas estejam munidas de ferramentas para a tomada de decisões de forma mais assertiva. Assim, o presente estudo teve como objetivo apresentar um mecanismo de suporte à internacionalização de micro e pequenas empresas associadas à Microempa, apoiado na utilização da Inteligência Competitiva. Para alcançar este objetivo foi aplicado um questionário às micro e pequenas empresas associadas à Microempa, composto por 11 questões, onde buscou-se identificar o nível de internacionalização das empresas, bem como, o conhecimento e utilização da Inteligência Competitiva como ferramenta para a tomada de decisões destas empresas. Os resultados foram apurados de forma quantitativa, demonstrando que muitas empresas não estão inseridas no mercado internacional por falta de conhecimento ou por não possuírem informações e/ou suporte para tal. O que demonstra a importância de uma ferramenta, embasada pela Inteligência Competitiva, que sirva de apoio para o processo de internacionalização das micro e pequenas empresas. [resumo fornecido pelo autor]Comércio internacionalPequenas e médias empresasInteligência competitiva (Administração)A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTCC Daniel Izidoro.pdf.txtTCC Daniel Izidoro.pdf.txtExtracted texttext/plain76521https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11408/2/TCC%20Daniel%20Izidoro.pdf.txt3f872a2a712795570672914492d77caaMD52THUMBNAILTCC Daniel Izidoro.pdf.jpgTCC Daniel Izidoro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11408/3/TCC%20Daniel%20Izidoro.pdf.jpga3c8828d024dd0da4ac5b7f84cc87fadMD53ORIGINALTCC Daniel Izidoro.pdfTCC Daniel Izidoro.pdfapplication/pdf1425054https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11408/1/TCC%20Daniel%20Izidoro.pdfe07736355d78a05189b878ba0fe474aaMD5111338/114082023-03-16 17:08:26.978oai:repositorio.ucs.br:11338/11408Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:45.054526Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte
title A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte
spellingShingle A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte
Izidoro, Daniel
Comércio internacional
Pequenas e médias empresas
Inteligência competitiva (Administração)
title_short A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte
title_full A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte
title_fullStr A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte
title_full_unstemmed A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte
title_sort A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte
author Izidoro, Daniel
author_facet Izidoro, Daniel
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv França Júnior, Rogério da Silva
Verruck, Fábio
dc.contributor.author.fl_str_mv Izidoro, Daniel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Roberto Birch
contributor_str_mv Gonçalves, Roberto Birch
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio internacional
Pequenas e médias empresas
Inteligência competitiva (Administração)
topic Comércio internacional
Pequenas e médias empresas
Inteligência competitiva (Administração)
description A globalização tem impulsionado as empresas ao crescimento, especialmente as micro e pequenas, que hoje possuem maiores oportunidades de negócios. Junto a essas oportunidades vem a perspectiva da internacionalização, que atualmente é algo alcançável pelas micro e pequenas empresas. Porém, ainda, é grande o número de empresas que se aventuram no mercado internacional, sem um suporte adequado, o que por vezes pode acarretar em frustrações ou decisões equivocadas por parte dos empresários. Neste sentido a Inteligência Competitiva surge como ferramenta de suporte a internacionalização das empresas, possibilitando que elas estejam munidas de ferramentas para a tomada de decisões de forma mais assertiva. Assim, o presente estudo teve como objetivo apresentar um mecanismo de suporte à internacionalização de micro e pequenas empresas associadas à Microempa, apoiado na utilização da Inteligência Competitiva. Para alcançar este objetivo foi aplicado um questionário às micro e pequenas empresas associadas à Microempa, composto por 11 questões, onde buscou-se identificar o nível de internacionalização das empresas, bem como, o conhecimento e utilização da Inteligência Competitiva como ferramenta para a tomada de decisões destas empresas. Os resultados foram apurados de forma quantitativa, demonstrando que muitas empresas não estão inseridas no mercado internacional por falta de conhecimento ou por não possuírem informações e/ou suporte para tal. O que demonstra a importância de uma ferramenta, embasada pela Inteligência Competitiva, que sirva de apoio para o processo de internacionalização das micro e pequenas empresas. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-07T21:36:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-07T21:36:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11408
url https://repositorio.ucs.br/11338/11408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11408/2/TCC%20Daniel%20Izidoro.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11408/3/TCC%20Daniel%20Izidoro.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11408/1/TCC%20Daniel%20Izidoro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f872a2a712795570672914492d77caa
a3c8828d024dd0da4ac5b7f84cc87fad
e07736355d78a05189b878ba0fe474aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258445200031744