No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ricardo da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5570
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do Marketing Esportivo no fortalecimento da marca UFC. O estudo consiste em analisar os conceitos de marketing, marketing esportivo e marca e passar um histórico de como o Vale-Tudo se transformou em MMA e a importância do Ultimate Fighting Championship para que isso ocorresse. Algumas ferramentas de marketing esportivo serão apresentadas assim como alguns aspectos que são importantes para o fortalecimento da marca. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de viés exploratório, e para seu desenvolvimento teve como base a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, que contou, especialmente, com análise documental e observação de um evento promovido pelo UFC. O trabalho permitiu demonstrar como o UFC trabalha sua marca e quais ferramentas são utilizadas para que isso ocorra (sic).
id UCS_236e9e907e209ecca47a29e90f734ad9
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5570
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Carvalho, Ricardo da SilvaArnt, Carlos Antonio de AndradeSilva, Ronei Teodoro daRoveda, Vanessa2020-03-23T17:30:14Z2020-03-23T17:30:14Z2019-12-202019https://repositorio.ucs.br/11338/5570O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do Marketing Esportivo no fortalecimento da marca UFC. O estudo consiste em analisar os conceitos de marketing, marketing esportivo e marca e passar um histórico de como o Vale-Tudo se transformou em MMA e a importância do Ultimate Fighting Championship para que isso ocorresse. Algumas ferramentas de marketing esportivo serão apresentadas assim como alguns aspectos que são importantes para o fortalecimento da marca. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de viés exploratório, e para seu desenvolvimento teve como base a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, que contou, especialmente, com análise documental e observação de um evento promovido pelo UFC. O trabalho permitiu demonstrar como o UFC trabalha sua marca e quais ferramentas são utilizadas para que isso ocorra (sic).This paper aims to analyze the importance of Sports Marketing in strengthening the UFC brand. The study consists of analyzing the concepts of marketing, sports marketing and branding and giving a history of how Vale-Tudo turned into MMA and the importance of the Ultimate Fighting Championship to make it happen. Some sports marketing tools will be presented as well as some aspects that are important for brand strengthening. The research has a qualitative approach, exploratory bias, and for its development was based on bibliographic research and case study, which relied especially on document analysis and observation of an event promoted by UFC. The work allowed us to demonstrate how UFC works its brand and what tools are used to make it happen (sic).PublicidadeMarketing esportivoArtes marciais mistasNo mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulComunicação Social - Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-20 00:00:00ORIGINALTCC Ricardo da Silva Carvalho.pdfTCC Ricardo da Silva Carvalho.pdfapplication/pdf2955144https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5570/1/TCC%20Ricardo%20da%20Silva%20Carvalho.pdffcd9f79e5f0ca9aea3b40495274201c0MD51TEXTTCC Ricardo da Silva Carvalho.pdf.txtTCC Ricardo da Silva Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain186500https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5570/2/TCC%20Ricardo%20da%20Silva%20Carvalho.pdf.txte872bf26309bfa8a0ad785ee5382bad3MD52THUMBNAILTCC Ricardo da Silva Carvalho.pdf.jpgTCC Ricardo da Silva Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5570/3/TCC%20Ricardo%20da%20Silva%20Carvalho.pdf.jpgc5bcbf024d0a6471a58c23c4da3334d1MD5311338/55702020-03-24 06:01:00.919oai:repositorio.ucs.br:11338/5570Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-03-24T06:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC
title No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC
spellingShingle No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC
Carvalho, Ricardo da Silva
Publicidade
Marketing esportivo
Artes marciais mistas
title_short No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC
title_full No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC
title_fullStr No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC
title_full_unstemmed No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC
title_sort No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC
author Carvalho, Ricardo da Silva
author_facet Carvalho, Ricardo da Silva
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Arnt, Carlos Antonio de Andrade
Silva, Ronei Teodoro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ricardo da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Roveda, Vanessa
contributor_str_mv Roveda, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Marketing esportivo
Artes marciais mistas
topic Publicidade
Marketing esportivo
Artes marciais mistas
description O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do Marketing Esportivo no fortalecimento da marca UFC. O estudo consiste em analisar os conceitos de marketing, marketing esportivo e marca e passar um histórico de como o Vale-Tudo se transformou em MMA e a importância do Ultimate Fighting Championship para que isso ocorresse. Algumas ferramentas de marketing esportivo serão apresentadas assim como alguns aspectos que são importantes para o fortalecimento da marca. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de viés exploratório, e para seu desenvolvimento teve como base a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, que contou, especialmente, com análise documental e observação de um evento promovido pelo UFC. O trabalho permitiu demonstrar como o UFC trabalha sua marca e quais ferramentas são utilizadas para que isso ocorra (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-23T17:30:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-23T17:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5570
url https://repositorio.ucs.br/11338/5570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5570/1/TCC%20Ricardo%20da%20Silva%20Carvalho.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5570/2/TCC%20Ricardo%20da%20Silva%20Carvalho.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5570/3/TCC%20Ricardo%20da%20Silva%20Carvalho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fcd9f79e5f0ca9aea3b40495274201c0
e872bf26309bfa8a0ad785ee5382bad3
c5bcbf024d0a6471a58c23c4da3334d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308867901227008