No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5570 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do Marketing Esportivo no fortalecimento da marca UFC. O estudo consiste em analisar os conceitos de marketing, marketing esportivo e marca e passar um histórico de como o Vale-Tudo se transformou em MMA e a importância do Ultimate Fighting Championship para que isso ocorresse. Algumas ferramentas de marketing esportivo serão apresentadas assim como alguns aspectos que são importantes para o fortalecimento da marca. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de viés exploratório, e para seu desenvolvimento teve como base a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, que contou, especialmente, com análise documental e observação de um evento promovido pelo UFC. O trabalho permitiu demonstrar como o UFC trabalha sua marca e quais ferramentas são utilizadas para que isso ocorra (sic). |
id |
UCS_236e9e907e209ecca47a29e90f734ad9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/5570 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Ricardo da SilvaArnt, Carlos Antonio de AndradeSilva, Ronei Teodoro daRoveda, Vanessa2020-03-23T17:30:14Z2020-03-23T17:30:14Z2019-12-202019https://repositorio.ucs.br/11338/5570O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do Marketing Esportivo no fortalecimento da marca UFC. O estudo consiste em analisar os conceitos de marketing, marketing esportivo e marca e passar um histórico de como o Vale-Tudo se transformou em MMA e a importância do Ultimate Fighting Championship para que isso ocorresse. Algumas ferramentas de marketing esportivo serão apresentadas assim como alguns aspectos que são importantes para o fortalecimento da marca. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de viés exploratório, e para seu desenvolvimento teve como base a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, que contou, especialmente, com análise documental e observação de um evento promovido pelo UFC. O trabalho permitiu demonstrar como o UFC trabalha sua marca e quais ferramentas são utilizadas para que isso ocorra (sic).This paper aims to analyze the importance of Sports Marketing in strengthening the UFC brand. The study consists of analyzing the concepts of marketing, sports marketing and branding and giving a history of how Vale-Tudo turned into MMA and the importance of the Ultimate Fighting Championship to make it happen. Some sports marketing tools will be presented as well as some aspects that are important for brand strengthening. The research has a qualitative approach, exploratory bias, and for its development was based on bibliographic research and case study, which relied especially on document analysis and observation of an event promoted by UFC. The work allowed us to demonstrate how UFC works its brand and what tools are used to make it happen (sic).PublicidadeMarketing esportivoArtes marciais mistasNo mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulComunicação Social - Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-20 00:00:00ORIGINALTCC Ricardo da Silva Carvalho.pdfTCC Ricardo da Silva Carvalho.pdfapplication/pdf2955144https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5570/1/TCC%20Ricardo%20da%20Silva%20Carvalho.pdffcd9f79e5f0ca9aea3b40495274201c0MD51TEXTTCC Ricardo da Silva Carvalho.pdf.txtTCC Ricardo da Silva Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain186500https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5570/2/TCC%20Ricardo%20da%20Silva%20Carvalho.pdf.txte872bf26309bfa8a0ad785ee5382bad3MD52THUMBNAILTCC Ricardo da Silva Carvalho.pdf.jpgTCC Ricardo da Silva Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5570/3/TCC%20Ricardo%20da%20Silva%20Carvalho.pdf.jpgc5bcbf024d0a6471a58c23c4da3334d1MD5311338/55702020-03-24 06:01:00.919oai:repositorio.ucs.br:11338/5570Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-03-24T06:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC |
title |
No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC |
spellingShingle |
No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC Carvalho, Ricardo da Silva Publicidade Marketing esportivo Artes marciais mistas |
title_short |
No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC |
title_full |
No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC |
title_fullStr |
No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC |
title_full_unstemmed |
No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC |
title_sort |
No mundo das lutas: importância do marketing esportivo para o fortalecimento da marca UFC |
author |
Carvalho, Ricardo da Silva |
author_facet |
Carvalho, Ricardo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Arnt, Carlos Antonio de Andrade Silva, Ronei Teodoro da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ricardo da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Roveda, Vanessa |
contributor_str_mv |
Roveda, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Marketing esportivo Artes marciais mistas |
topic |
Publicidade Marketing esportivo Artes marciais mistas |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do Marketing Esportivo no fortalecimento da marca UFC. O estudo consiste em analisar os conceitos de marketing, marketing esportivo e marca e passar um histórico de como o Vale-Tudo se transformou em MMA e a importância do Ultimate Fighting Championship para que isso ocorresse. Algumas ferramentas de marketing esportivo serão apresentadas assim como alguns aspectos que são importantes para o fortalecimento da marca. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de viés exploratório, e para seu desenvolvimento teve como base a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, que contou, especialmente, com análise documental e observação de um evento promovido pelo UFC. O trabalho permitiu demonstrar como o UFC trabalha sua marca e quais ferramentas são utilizadas para que isso ocorra (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-23T17:30:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-23T17:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/5570 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/5570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5570/1/TCC%20Ricardo%20da%20Silva%20Carvalho.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5570/2/TCC%20Ricardo%20da%20Silva%20Carvalho.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5570/3/TCC%20Ricardo%20da%20Silva%20Carvalho.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fcd9f79e5f0ca9aea3b40495274201c0 e872bf26309bfa8a0ad785ee5382bad3 c5bcbf024d0a6471a58c23c4da3334d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308867901227008 |