A fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reginato, Lara Moncay
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3726
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo a utilização da fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico. Parte da percepção de que a fotografia é uma fonte histórica por ser uma produção humana no tempo e, como tal, pode ser observada como um documento/monumento, conforme Le Goff (1996). Ao mesmo tempo, por ser capaz de produzir significado e sentido naquele que a observa, a fotografia adquire status de linguagem, uma linguagem não verbal, semiótica. Ao analisarmos a fotografia nesses dois sentidos – como fonte histórica e como linguagem –, partindo dos pressupostos de Kossoy (2007) e sua metodologia de desconstrução dessa fonte imagética, por meio da análise de seus aspectos iconográficos e iconológicos, objetivou-se que alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul, fossem capazes de produzir legendas em forma de narrativa histórica que privilegiassem o tempo histórico em suas múltiplas dimensões, de rupturas, permanências, transformações e continuidades. Para tanto, foram utilizadas fotografias do acervo familiar dos alunos, portanto, situadas no tempo passado, em contraponto com fotografias que foram produzidas pelos alunos no tempo presente. Cabe ressaltar que os jovens de hoje já convivem e operam com as tecnologias de forma cotidiana, estão constantemente registrando seu cotidiano por meio da fotografia sem se darem conta de que estão produzindo um registro, um documento e uma memória de seu tempo. Esse fato pode estar relacionado ao que Hartog (2014) anuncia como uma crise em relação ao tempo e suas temporalidades, o “presentismo”, que tem seu início no final do século XX. Há uma urgência no ato de viver o tempo presente que acaba desconsiderando as relações existentes entre passado e futuro. Ao mesmo tempo, utilizar tecnologias que fazem parte do dia a dia dos jovens para mediar a análise do tempo histórico está em acordo com as teorias pedagógicas sobre aprendizagem significativa.
id UCS_2407bf81a07b9f7effd6eafe042a3858
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/3726
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Reginato, Lara MoncayMeinerz, Carla BeatrizLuchese, Terciane ÂngelaBenevenuto Junior, Alvaro Fraga Moreira2018-05-08T14:53:44Z2018-05-08T14:53:44Z2018-05-082017-12-06https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3726Esta pesquisa teve por objetivo a utilização da fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico. Parte da percepção de que a fotografia é uma fonte histórica por ser uma produção humana no tempo e, como tal, pode ser observada como um documento/monumento, conforme Le Goff (1996). Ao mesmo tempo, por ser capaz de produzir significado e sentido naquele que a observa, a fotografia adquire status de linguagem, uma linguagem não verbal, semiótica. Ao analisarmos a fotografia nesses dois sentidos – como fonte histórica e como linguagem –, partindo dos pressupostos de Kossoy (2007) e sua metodologia de desconstrução dessa fonte imagética, por meio da análise de seus aspectos iconográficos e iconológicos, objetivou-se que alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul, fossem capazes de produzir legendas em forma de narrativa histórica que privilegiassem o tempo histórico em suas múltiplas dimensões, de rupturas, permanências, transformações e continuidades. Para tanto, foram utilizadas fotografias do acervo familiar dos alunos, portanto, situadas no tempo passado, em contraponto com fotografias que foram produzidas pelos alunos no tempo presente. Cabe ressaltar que os jovens de hoje já convivem e operam com as tecnologias de forma cotidiana, estão constantemente registrando seu cotidiano por meio da fotografia sem se darem conta de que estão produzindo um registro, um documento e uma memória de seu tempo. Esse fato pode estar relacionado ao que Hartog (2014) anuncia como uma crise em relação ao tempo e suas temporalidades, o “presentismo”, que tem seu início no final do século XX. Há uma urgência no ato de viver o tempo presente que acaba desconsiderando as relações existentes entre passado e futuro. Ao mesmo tempo, utilizar tecnologias que fazem parte do dia a dia dos jovens para mediar a análise do tempo histórico está em acordo com as teorias pedagógicas sobre aprendizagem significativa.The objective of this research is the use of photography as a source for meaningful learning about the historical time. Beginning from the perception that photography is a historical source, because it is a human production in time and, as such, according to Le Goff (1996), can be observed as a document/monument. At the same time, by being able to produce meaning and feelings in that one who observes it, photography acquires language status, a non-verbal, semiotic language. In analyzing photography in these two senses - as a historical source and as a language -, starting from the presuppositions of Kossoy (2007) and its methodology of deconstruction of this imagistic field, through the analysis of its iconographic and iconological aspects, it was intended that students of the 3rd grade of high school from Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul, were able to produce legends in the form of a historical narrative that privileged historical time in its multiple dimensions, ruptures, stays, transformations and continuities. In order to do so, we used photographs of the students' family collection, therefore, located in the past, in counterpoint with photographs that were produced by the students in the present time. It is worth mentioning that today's young people already live and work with technologies on a daily basis, they are constantly recording their lives through photography without realizing that they are producing a record, a document and a memory of their time. This fact may be related to what Hartog (2014) stated as a crisis in relation to time and its temporalities, the "presentism", which began in the late twentieth century. There is an urgency in living the present moment that ends up disregarding the relations between past and future. In addition, using technologies that are part of the daily life of young people to mediate the analysis of historical time is in agreement with the pedagogical theories about meaningful learning.FotografiaAprendizagemHistóriaPhotographsLearningHistoryA fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo históricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7105810792739971REGINATO, L. MPrograma de Pós-Graduação em HistóriaBuffato, Katani Maria MonteiroTEXTDissertacao Lara Moncay Reginato.pdf.txtDissertacao Lara Moncay Reginato.pdf.txtExtracted texttext/plain204158https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3726/3/Dissertacao%20Lara%20Moncay%20Reginato.pdf.txt1da143675b3d3d0554660cbd6fc96ac2MD53THUMBNAILDissertacao Lara Moncay Reginato.pdf.jpgDissertacao Lara Moncay Reginato.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3726/4/Dissertacao%20Lara%20Moncay%20Reginato.pdf.jpg8abc996a5ecc3ab439402e415052adbbMD54ORIGINALDissertacao Lara Moncay Reginato.pdfDissertacao Lara Moncay Reginato.pdfapplication/pdf5535804https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3726/1/Dissertacao%20Lara%20Moncay%20Reginato.pdf7bdb8673541f9d9dbdfde2332450b27fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3726/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/37262020-11-23 19:34:53.769oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-11-23T19:34:53Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico
title A fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico
spellingShingle A fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico
Reginato, Lara Moncay
Fotografia
Aprendizagem
História
Photographs
Learning
History
title_short A fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico
title_full A fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico
title_fullStr A fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico
title_full_unstemmed A fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico
title_sort A fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico
author Reginato, Lara Moncay
author_facet Reginato, Lara Moncay
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
Luchese, Terciane Ângela
dc.contributor.author.fl_str_mv Reginato, Lara Moncay
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Benevenuto Junior, Alvaro Fraga Moreira
contributor_str_mv Benevenuto Junior, Alvaro Fraga Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Aprendizagem
História
topic Fotografia
Aprendizagem
História
Photographs
Learning
History
dc.subject.eng.fl_str_mv Photographs
Learning
History
description Esta pesquisa teve por objetivo a utilização da fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico. Parte da percepção de que a fotografia é uma fonte histórica por ser uma produção humana no tempo e, como tal, pode ser observada como um documento/monumento, conforme Le Goff (1996). Ao mesmo tempo, por ser capaz de produzir significado e sentido naquele que a observa, a fotografia adquire status de linguagem, uma linguagem não verbal, semiótica. Ao analisarmos a fotografia nesses dois sentidos – como fonte histórica e como linguagem –, partindo dos pressupostos de Kossoy (2007) e sua metodologia de desconstrução dessa fonte imagética, por meio da análise de seus aspectos iconográficos e iconológicos, objetivou-se que alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul, fossem capazes de produzir legendas em forma de narrativa histórica que privilegiassem o tempo histórico em suas múltiplas dimensões, de rupturas, permanências, transformações e continuidades. Para tanto, foram utilizadas fotografias do acervo familiar dos alunos, portanto, situadas no tempo passado, em contraponto com fotografias que foram produzidas pelos alunos no tempo presente. Cabe ressaltar que os jovens de hoje já convivem e operam com as tecnologias de forma cotidiana, estão constantemente registrando seu cotidiano por meio da fotografia sem se darem conta de que estão produzindo um registro, um documento e uma memória de seu tempo. Esse fato pode estar relacionado ao que Hartog (2014) anuncia como uma crise em relação ao tempo e suas temporalidades, o “presentismo”, que tem seu início no final do século XX. Há uma urgência no ato de viver o tempo presente que acaba desconsiderando as relações existentes entre passado e futuro. Ao mesmo tempo, utilizar tecnologias que fazem parte do dia a dia dos jovens para mediar a análise do tempo histórico está em acordo com as teorias pedagógicas sobre aprendizagem significativa.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-08T14:53:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-08T14:53:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3726
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3726/3/Dissertacao%20Lara%20Moncay%20Reginato.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3726/4/Dissertacao%20Lara%20Moncay%20Reginato.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3726/1/Dissertacao%20Lara%20Moncay%20Reginato.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3726/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1da143675b3d3d0554660cbd6fc96ac2
8abc996a5ecc3ab439402e415052adbb
7bdb8673541f9d9dbdfde2332450b27f
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308895488212992