Análise sobre as diferenças de comportamento de consumo e as gerações de consumidores da Serra Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prebianca, Daniele Casarotto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11238
Resumo: Este trabalho tem o intuito de analisar o comportamento de consumo e as diferentes gerações de consumidores da Serra Gaúcha, no processo de decisão e realização de compras de produtos e serviços. A pesquisa foi realizada com embasamento teórico de diferentes autores definindo o conceito de marketing, o comportamento do consumidor, as diferentes gerações, o comportamendo do consumidor de diferentes gerações e o conceito de marca. A metodologia utilizada para realizar esta pesquisa foi de natureza quantitativa de caráter descritiva. A pesquisa foi realizada com uma amostra de trezentas e seis pessoas, em um prazo de sete dias. Com os resultados alcançados, foi possível verificar que o consumidor, indiferente da geração em que se enquadra ele se adaptou, ou já inserido no mundo virtual, faz uso da tecnologia para realizar as suas compras. Analisou-se que a maioria dos respondentes compartilham da mesma opinião sobre os requisitos que o produto ou serviço deve ter. Foi possível identificar que com o avanço da tecnologia e a facilidade de se ter mais conhecimento os consumidores tornaram-se mais exigentes e cautelosos na hora da compra e que para eles consumir é sim uma atividade prazerosa, mas não é a coisa que mais apreciam na vida, pois querem suas necessidades e desejos supridos, mas com cuidado e valorização no seu dinheiro. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_24c5a1af6b8dbafbe8cede3161090dd9
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11238
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Prebianca, Daniele CasarottoTeixeira, Fábio EberhardtBertolazzi, Marco AurélioReis, Zaida Cristiane dos2022-11-28T14:28:02Z2022-11-28T14:28:02Z2022-07-052022-06-28https://repositorio.ucs.br/11338/11238Este trabalho tem o intuito de analisar o comportamento de consumo e as diferentes gerações de consumidores da Serra Gaúcha, no processo de decisão e realização de compras de produtos e serviços. A pesquisa foi realizada com embasamento teórico de diferentes autores definindo o conceito de marketing, o comportamento do consumidor, as diferentes gerações, o comportamendo do consumidor de diferentes gerações e o conceito de marca. A metodologia utilizada para realizar esta pesquisa foi de natureza quantitativa de caráter descritiva. A pesquisa foi realizada com uma amostra de trezentas e seis pessoas, em um prazo de sete dias. Com os resultados alcançados, foi possível verificar que o consumidor, indiferente da geração em que se enquadra ele se adaptou, ou já inserido no mundo virtual, faz uso da tecnologia para realizar as suas compras. Analisou-se que a maioria dos respondentes compartilham da mesma opinião sobre os requisitos que o produto ou serviço deve ter. Foi possível identificar que com o avanço da tecnologia e a facilidade de se ter mais conhecimento os consumidores tornaram-se mais exigentes e cautelosos na hora da compra e que para eles consumir é sim uma atividade prazerosa, mas não é a coisa que mais apreciam na vida, pois querem suas necessidades e desejos supridos, mas com cuidado e valorização no seu dinheiro. [resumo fornecido pelo autor]AdministraçãoComportamento do consumidor - Serra, Região (RS)Gerações - ConsumoAnálise sobre as diferenças de comportamento de consumo e as gerações de consumidores da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2022-07-04TEXTTCC Daniele Casarotto Prebianca.pdf.txtTCC Daniele Casarotto Prebianca.pdf.txtExtracted texttext/plain83964https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11238/2/TCC%20Daniele%20Casarotto%20Prebianca.pdf.txta3edbac019a5fa50494e949b61c81bafMD52THUMBNAILTCC Daniele Casarotto Prebianca.pdf.jpgTCC Daniele Casarotto Prebianca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1148https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11238/3/TCC%20Daniele%20Casarotto%20Prebianca.pdf.jpgabe058c102b805fdd33e7a7b41c766d8MD53ORIGINALTCC Daniele Casarotto Prebianca.pdfTCC Daniele Casarotto Prebianca.pdfapplication/pdf687130https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11238/1/TCC%20Daniele%20Casarotto%20Prebianca.pdf28b1acb4423aa5040a9749b90051aa7aMD5111338/112382022-11-29 05:01:34.762oai:repositorio.ucs.br:11338/11238Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:15.850695Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise sobre as diferenças de comportamento de consumo e as gerações de consumidores da Serra Gaúcha
title Análise sobre as diferenças de comportamento de consumo e as gerações de consumidores da Serra Gaúcha
spellingShingle Análise sobre as diferenças de comportamento de consumo e as gerações de consumidores da Serra Gaúcha
Prebianca, Daniele Casarotto
Administração
Comportamento do consumidor - Serra, Região (RS)
Gerações - Consumo
title_short Análise sobre as diferenças de comportamento de consumo e as gerações de consumidores da Serra Gaúcha
title_full Análise sobre as diferenças de comportamento de consumo e as gerações de consumidores da Serra Gaúcha
title_fullStr Análise sobre as diferenças de comportamento de consumo e as gerações de consumidores da Serra Gaúcha
title_full_unstemmed Análise sobre as diferenças de comportamento de consumo e as gerações de consumidores da Serra Gaúcha
title_sort Análise sobre as diferenças de comportamento de consumo e as gerações de consumidores da Serra Gaúcha
author Prebianca, Daniele Casarotto
author_facet Prebianca, Daniele Casarotto
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Teixeira, Fábio Eberhardt
Bertolazzi, Marco Aurélio
dc.contributor.author.fl_str_mv Prebianca, Daniele Casarotto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reis, Zaida Cristiane dos
contributor_str_mv Reis, Zaida Cristiane dos
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Comportamento do consumidor - Serra, Região (RS)
Gerações - Consumo
topic Administração
Comportamento do consumidor - Serra, Região (RS)
Gerações - Consumo
description Este trabalho tem o intuito de analisar o comportamento de consumo e as diferentes gerações de consumidores da Serra Gaúcha, no processo de decisão e realização de compras de produtos e serviços. A pesquisa foi realizada com embasamento teórico de diferentes autores definindo o conceito de marketing, o comportamento do consumidor, as diferentes gerações, o comportamendo do consumidor de diferentes gerações e o conceito de marca. A metodologia utilizada para realizar esta pesquisa foi de natureza quantitativa de caráter descritiva. A pesquisa foi realizada com uma amostra de trezentas e seis pessoas, em um prazo de sete dias. Com os resultados alcançados, foi possível verificar que o consumidor, indiferente da geração em que se enquadra ele se adaptou, ou já inserido no mundo virtual, faz uso da tecnologia para realizar as suas compras. Analisou-se que a maioria dos respondentes compartilham da mesma opinião sobre os requisitos que o produto ou serviço deve ter. Foi possível identificar que com o avanço da tecnologia e a facilidade de se ter mais conhecimento os consumidores tornaram-se mais exigentes e cautelosos na hora da compra e que para eles consumir é sim uma atividade prazerosa, mas não é a coisa que mais apreciam na vida, pois querem suas necessidades e desejos supridos, mas com cuidado e valorização no seu dinheiro. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-28T14:28:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-28T14:28:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11238
url https://repositorio.ucs.br/11338/11238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11238/2/TCC%20Daniele%20Casarotto%20Prebianca.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11238/3/TCC%20Daniele%20Casarotto%20Prebianca.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11238/1/TCC%20Daniele%20Casarotto%20Prebianca.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a3edbac019a5fa50494e949b61c81baf
abe058c102b805fdd33e7a7b41c766d8
28b1acb4423aa5040a9749b90051aa7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258453770043392