Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delai, Laura
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11114
Resumo: O avanço da tecnologia teve como consequência a popularização de novas formas de acesso à mídia audiovisual. Atualmente, além da televisão e do rádio, existem diferentes meios de consumo desses conteúdos. Um deles são as inúmeras plataformas de streaming disponíveis. O surgimento dessas novas opções despertou mudanças no comportamento do consumidor. O presente estudo visa conhecer os hábitos de consumo das gerações baby boomer, X, Y e Z associados à utilização de plataformas de streaming. Para atingir este objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre temas envolvendo os assuntos associados ao problema de pesquisa. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo. A coleta de dados ocorreu através de um questionário, aplicado na região da Serra Gaúcha, e os dados obtidos foram analisados por meio de planilhas eletrônicas e softwares estatísticos. O instrumento utilizado é composto por vinte e três questões, baseado nos trabalhos realizados por Roman (2017) e Oliveira (2019). Os resultados apontam que, de modo geral, os indivíduos da geração baby boomer apresentam preferência pelo consumo de filmes, através da plataforma Netflix, utilizando serviços de streaming por até 4 horas semanais. Dentre os indivíduos da geração X, existe a preferência pelo consumo de séries, com média de 2 a 4 horas semanais destinadas ao consumo de conteúdo audiovisual. Os respondentes da geração Y utilizam serviços de streaming entre 2 a 3 anos, majoritariamente através de seus smartphones. Todos os respondentes da geração Z utilizam ao menos uma plataforma para consumo de conteúdo audiovisual via streaming, apresentado preferência pelo consumo de música, através de seus smartphones. Tais informações são relevantes na criação de um perfil dos consumidores de conteúdo audiovisual via streaming dentre as gerações, sendo este um mercado que apresenta enorme potencial de crescimento e estudo. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_eb743afbe90d13723aff3fbbad083695
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11114
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Delai, LauraPanizzon, MateusBorella, Margareth Rodrigues de CarvalhoMacke, Janaina2022-11-04T14:00:21Z2022-11-04T14:00:21Z2020-12-112020-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/11114O avanço da tecnologia teve como consequência a popularização de novas formas de acesso à mídia audiovisual. Atualmente, além da televisão e do rádio, existem diferentes meios de consumo desses conteúdos. Um deles são as inúmeras plataformas de streaming disponíveis. O surgimento dessas novas opções despertou mudanças no comportamento do consumidor. O presente estudo visa conhecer os hábitos de consumo das gerações baby boomer, X, Y e Z associados à utilização de plataformas de streaming. Para atingir este objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre temas envolvendo os assuntos associados ao problema de pesquisa. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo. A coleta de dados ocorreu através de um questionário, aplicado na região da Serra Gaúcha, e os dados obtidos foram analisados por meio de planilhas eletrônicas e softwares estatísticos. O instrumento utilizado é composto por vinte e três questões, baseado nos trabalhos realizados por Roman (2017) e Oliveira (2019). Os resultados apontam que, de modo geral, os indivíduos da geração baby boomer apresentam preferência pelo consumo de filmes, através da plataforma Netflix, utilizando serviços de streaming por até 4 horas semanais. Dentre os indivíduos da geração X, existe a preferência pelo consumo de séries, com média de 2 a 4 horas semanais destinadas ao consumo de conteúdo audiovisual. Os respondentes da geração Y utilizam serviços de streaming entre 2 a 3 anos, majoritariamente através de seus smartphones. Todos os respondentes da geração Z utilizam ao menos uma plataforma para consumo de conteúdo audiovisual via streaming, apresentado preferência pelo consumo de música, através de seus smartphones. Tais informações são relevantes na criação de um perfil dos consumidores de conteúdo audiovisual via streaming dentre as gerações, sendo este um mercado que apresenta enorme potencial de crescimento e estudo. [resumo fornecido pelo autor]Comportamento do consumidorTecnologia streaming (Telecomunicação)GeraçõesAnálise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaminginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTCC Laura Delai.pdf.txtTCC Laura Delai.pdf.txtExtracted texttext/plain192437https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11114/2/TCC%20Laura%20Delai.pdf.txtec231f02cd3ef62bf69dace25f5cfb28MD52THUMBNAILTCC Laura Delai.pdf.jpgTCC Laura Delai.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1142https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11114/3/TCC%20Laura%20Delai.pdf.jpgae9e4c6cde5667fd939dcba3c5e204e9MD53ORIGINALTCC Laura Delai.pdfTCC Laura Delai.pdfapplication/pdf1831187https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11114/1/TCC%20Laura%20Delai.pdf93ff07a15a59d741027576ba4872a706MD5111338/111142022-11-05 06:01:16.966oai:repositorio.ucs.br:11338/11114Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T06:01:16Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming
title Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming
spellingShingle Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming
Delai, Laura
Comportamento do consumidor
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Gerações
title_short Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming
title_full Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming
title_fullStr Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming
title_full_unstemmed Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming
title_sort Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming
author Delai, Laura
author_facet Delai, Laura
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Panizzon, Mateus
Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Delai, Laura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macke, Janaina
contributor_str_mv Macke, Janaina
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Gerações
topic Comportamento do consumidor
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Gerações
description O avanço da tecnologia teve como consequência a popularização de novas formas de acesso à mídia audiovisual. Atualmente, além da televisão e do rádio, existem diferentes meios de consumo desses conteúdos. Um deles são as inúmeras plataformas de streaming disponíveis. O surgimento dessas novas opções despertou mudanças no comportamento do consumidor. O presente estudo visa conhecer os hábitos de consumo das gerações baby boomer, X, Y e Z associados à utilização de plataformas de streaming. Para atingir este objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre temas envolvendo os assuntos associados ao problema de pesquisa. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo. A coleta de dados ocorreu através de um questionário, aplicado na região da Serra Gaúcha, e os dados obtidos foram analisados por meio de planilhas eletrônicas e softwares estatísticos. O instrumento utilizado é composto por vinte e três questões, baseado nos trabalhos realizados por Roman (2017) e Oliveira (2019). Os resultados apontam que, de modo geral, os indivíduos da geração baby boomer apresentam preferência pelo consumo de filmes, através da plataforma Netflix, utilizando serviços de streaming por até 4 horas semanais. Dentre os indivíduos da geração X, existe a preferência pelo consumo de séries, com média de 2 a 4 horas semanais destinadas ao consumo de conteúdo audiovisual. Os respondentes da geração Y utilizam serviços de streaming entre 2 a 3 anos, majoritariamente através de seus smartphones. Todos os respondentes da geração Z utilizam ao menos uma plataforma para consumo de conteúdo audiovisual via streaming, apresentado preferência pelo consumo de música, através de seus smartphones. Tais informações são relevantes na criação de um perfil dos consumidores de conteúdo audiovisual via streaming dentre as gerações, sendo este um mercado que apresenta enorme potencial de crescimento e estudo. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-04T14:00:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-04T14:00:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11114
url https://repositorio.ucs.br/11338/11114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11114/2/TCC%20Laura%20Delai.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11114/3/TCC%20Laura%20Delai.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11114/1/TCC%20Laura%20Delai.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ec231f02cd3ef62bf69dace25f5cfb28
ae9e4c6cde5667fd939dcba3c5e204e9
93ff07a15a59d741027576ba4872a706
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308897907277824