Há um lugar bom de se viver: identidade, memória e o ensino da história local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herpich, Ricardo Luis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10963
Resumo: A presente dissertação aborda o ensino de História no município de Barão, Rio Grande do Sul, tendo como princípio comparar as propostas de ensino de História em contextos distintos, evidenciando a importância do ensino da história local para proporcionar aos educandos um processo de aprendizagem a partir da realidade em que estão inseridos. O trabalho se inicia analisando a evolução e as transformações ocorridas no ensino de História no Brasil e, consequentemente, de que forma as diversas escolas historiográficas influenciaram o processo de ensino, bem como as abordagens utilizadas em determinados períodos da história foram utilizadas para atender os anseios de sua época, para a criação de uma identidade nacional por meio da exaltação de heróis e da formação do espírito patriótico, até chegarmos às novas leis da educação, a fim de debater as responsabilidades sociais inseridas no ensino de História. O estudo apresenta as noções de história local e global e a perspectiva das muitas histórias que se constituem a partir dos inúmeros processos históricos que ocorrem em uma determinada sociedade, analisando a evolução e as transformações ocorridas no ensino da história local, no caso específico da cidade de Barão, por meio do Projeto Conhecendo o Município, uma vez que, essa forma de ensino pode possibilitar uma melhor compreensão da realidade vivida pelas sociedades atuais. Essa pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em História: Mestrado Profissional, para sua construção foram utilizadas diferentes abordagens metodológicas, tais como: documentos, jornais, encartes, fontes bibliográficas, fotos e mapas. O trabalho procura abordar ainda, como o ensino da história local pode contribuir para a preservação da memória e a construção da identidade do povo baronense, no qual, os conceitos se entrelaçam para a efetivação dos sentimentos de pertencimento e de identidade coletiva. Como resultado desta pesquisa, foi criado um álbum de figurinhas sobre a História de Barão, com textos, imagens, mapas e documentos, podendo servir de apoio pedagógico a professores e estudantes da educação básica. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_2b777878fcb64e950dc512ce52949072
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10963
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Herpich, Ricardo LuisRadünz, RobertoSantos, Rodrigo Luis dosLia, Cristine Fortes2022-09-22T13:11:27Z2022-09-22T13:11:27Z2022-09-222022-06-23https://repositorio.ucs.br/11338/10963A presente dissertação aborda o ensino de História no município de Barão, Rio Grande do Sul, tendo como princípio comparar as propostas de ensino de História em contextos distintos, evidenciando a importância do ensino da história local para proporcionar aos educandos um processo de aprendizagem a partir da realidade em que estão inseridos. O trabalho se inicia analisando a evolução e as transformações ocorridas no ensino de História no Brasil e, consequentemente, de que forma as diversas escolas historiográficas influenciaram o processo de ensino, bem como as abordagens utilizadas em determinados períodos da história foram utilizadas para atender os anseios de sua época, para a criação de uma identidade nacional por meio da exaltação de heróis e da formação do espírito patriótico, até chegarmos às novas leis da educação, a fim de debater as responsabilidades sociais inseridas no ensino de História. O estudo apresenta as noções de história local e global e a perspectiva das muitas histórias que se constituem a partir dos inúmeros processos históricos que ocorrem em uma determinada sociedade, analisando a evolução e as transformações ocorridas no ensino da história local, no caso específico da cidade de Barão, por meio do Projeto Conhecendo o Município, uma vez que, essa forma de ensino pode possibilitar uma melhor compreensão da realidade vivida pelas sociedades atuais. Essa pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em História: Mestrado Profissional, para sua construção foram utilizadas diferentes abordagens metodológicas, tais como: documentos, jornais, encartes, fontes bibliográficas, fotos e mapas. O trabalho procura abordar ainda, como o ensino da história local pode contribuir para a preservação da memória e a construção da identidade do povo baronense, no qual, os conceitos se entrelaçam para a efetivação dos sentimentos de pertencimento e de identidade coletiva. Como resultado desta pesquisa, foi criado um álbum de figurinhas sobre a História de Barão, com textos, imagens, mapas e documentos, podendo servir de apoio pedagógico a professores e estudantes da educação básica. [resumo fornecido pelo autor]The present dissertation approaches the teaching of History in the city of Barão, Rio Grande do Sul, having as a principle to compare the proposals for teaching History in different contexts, highlighting the importance of teaching local history to provide students with a learning process based on of the reality in which they are inserted. The work begins by analyzing the evolution and transformations that have taken place in the teaching of History in Brazil and, consequently, how the different historiographical schools influenced the teaching process, as well as the approaches used in certain periods of history were used to meet the desires of his time, for the creation of a national identity through the exaltation of heroes and the formation of the patriotic spirit, until we reach the new laws of education, in order to debate the social responsibilities inserted in the teaching of History. The study presents the notions of local and global history and the perspective of the many stories that are constituted from the numerous historical processes that occur in a given society, analyzing the evolution and transformations that occurred in the teaching of local history, in the specific case of the city. de Barão, through the Knowing the Municipality Project, since this form of teaching can enable a better understanding of the reality experienced by today's societies. This research was developed together with the Graduate Program in History: Professional Master's, for its construction different methodological approaches were used, such as: documents, newspapers, inserts, bibliographic sources, photos and maps. The work also seeks to address how the teaching of local history can contribute to the preservation of memory and the construction of the identity of the baroness people, in which the concepts are intertwined for the realization of feelings of belonging and collective identity. As a result of this research, an album of stickers was created on the History of Barão, with texts, images, maps and documents, which can serve as pedagogical support for teachers and students of basic education. [resumo fornecido pelo autor]engporHistória - Estudo e ensinoMemóriaIdentidadeHistória localHistory - Study and teachingMemoryIdIdentity (Psychology)Local historyHá um lugar bom de se viver: identidade, memória e o ensino da história localinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttps://lattes.cnpq.br/6662806996016812HERPICH, Ricardo L.Mestrado Profissional em HistóriaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2022-09-21ORIGINALDissertação Ricardo Luis Herpich.pdfDissertação Ricardo Luis Herpich.pdfapplication/pdf15649532https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10963/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ricardo%20Luis%20Herpich.pdf6fcf343874954df72fdaffd91704c6d1MD51TEXTDissertação Ricardo Luis Herpich.pdf.txtDissertação Ricardo Luis Herpich.pdf.txtExtracted texttext/plain217658https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10963/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ricardo%20Luis%20Herpich.pdf.txtf5503cb68b2dd1f1f0213ea78a369bd4MD52THUMBNAILDissertação Ricardo Luis Herpich.pdf.jpgDissertação Ricardo Luis Herpich.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10963/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ricardo%20Luis%20Herpich.pdf.jpgec3b4105694e6daaffd9833f6d8dcf39MD5311338/109632023-06-19 12:06:46.884oai:repositorio.ucs.br:11338/10963Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-06-19T12:06:46Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Há um lugar bom de se viver: identidade, memória e o ensino da história local
title Há um lugar bom de se viver: identidade, memória e o ensino da história local
spellingShingle Há um lugar bom de se viver: identidade, memória e o ensino da história local
Herpich, Ricardo Luis
História - Estudo e ensino
Memória
Identidade
História local
History - Study and teaching
Memory
IdIdentity (Psychology)
Local history
title_short Há um lugar bom de se viver: identidade, memória e o ensino da história local
title_full Há um lugar bom de se viver: identidade, memória e o ensino da história local
title_fullStr Há um lugar bom de se viver: identidade, memória e o ensino da história local
title_full_unstemmed Há um lugar bom de se viver: identidade, memória e o ensino da história local
title_sort Há um lugar bom de se viver: identidade, memória e o ensino da história local
author Herpich, Ricardo Luis
author_facet Herpich, Ricardo Luis
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Radünz, Roberto
Santos, Rodrigo Luis dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Herpich, Ricardo Luis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lia, Cristine Fortes
contributor_str_mv Lia, Cristine Fortes
dc.subject.por.fl_str_mv História - Estudo e ensino
Memória
Identidade
História local
topic História - Estudo e ensino
Memória
Identidade
História local
History - Study and teaching
Memory
IdIdentity (Psychology)
Local history
dc.subject.eng.fl_str_mv History - Study and teaching
Memory
IdIdentity (Psychology)
Local history
description A presente dissertação aborda o ensino de História no município de Barão, Rio Grande do Sul, tendo como princípio comparar as propostas de ensino de História em contextos distintos, evidenciando a importância do ensino da história local para proporcionar aos educandos um processo de aprendizagem a partir da realidade em que estão inseridos. O trabalho se inicia analisando a evolução e as transformações ocorridas no ensino de História no Brasil e, consequentemente, de que forma as diversas escolas historiográficas influenciaram o processo de ensino, bem como as abordagens utilizadas em determinados períodos da história foram utilizadas para atender os anseios de sua época, para a criação de uma identidade nacional por meio da exaltação de heróis e da formação do espírito patriótico, até chegarmos às novas leis da educação, a fim de debater as responsabilidades sociais inseridas no ensino de História. O estudo apresenta as noções de história local e global e a perspectiva das muitas histórias que se constituem a partir dos inúmeros processos históricos que ocorrem em uma determinada sociedade, analisando a evolução e as transformações ocorridas no ensino da história local, no caso específico da cidade de Barão, por meio do Projeto Conhecendo o Município, uma vez que, essa forma de ensino pode possibilitar uma melhor compreensão da realidade vivida pelas sociedades atuais. Essa pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em História: Mestrado Profissional, para sua construção foram utilizadas diferentes abordagens metodológicas, tais como: documentos, jornais, encartes, fontes bibliográficas, fotos e mapas. O trabalho procura abordar ainda, como o ensino da história local pode contribuir para a preservação da memória e a construção da identidade do povo baronense, no qual, os conceitos se entrelaçam para a efetivação dos sentimentos de pertencimento e de identidade coletiva. Como resultado desta pesquisa, foi criado um álbum de figurinhas sobre a História de Barão, com textos, imagens, mapas e documentos, podendo servir de apoio pedagógico a professores e estudantes da educação básica. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-06-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-22T13:11:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-22T13:11:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10963
url https://repositorio.ucs.br/11338/10963
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10963/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ricardo%20Luis%20Herpich.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10963/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ricardo%20Luis%20Herpich.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10963/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ricardo%20Luis%20Herpich.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6fcf343874954df72fdaffd91704c6d1
f5503cb68b2dd1f1f0213ea78a369bd4
ec3b4105694e6daaffd9833f6d8dcf39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308869039980544