Reconhecendo identidades: as possibilidades da pesquisa e do ensino em história local.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Vilma de Lurdes.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36578
Resumo: Observamos que o interesse científico pelo estudo das questões relacionadas com a história local tem extrapolado academicamente a questão teórica e metodológica da construção do conhecimento e, aos poucos, alcançado as salas de aula do ensino fundamental e médio, na busca de uma ação mais efetiva que possa levar o aluno à elaboração de um raciocínio histórico coerente e permanente, que o instrumentalize à ação na sociedade. Baseados nesta análise, concluímos que, compreender as relações de ordem econômica, política, social e cultural que se apresentam no local – entendido, neste caso, como na história do município – e situá-los no contexto do estado, da região, do país, do mundo, percebendo as relações que se constroem cotidianamente na história, tanto no espaço local, quanto no âmbito geral, requer a compreensão da história como uma das possibilidades de apreender as relações que os homens estabelecem entre si na sociedade em suas variadas faces, que pressupõe as bases de sua sobrevivência individual e coletiva.
id UFCG_0ec9102b5a61c637491908ad10fecec8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36578
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Reconhecendo identidades: as possibilidades da pesquisa e do ensino em história local.Recognizing identities: the possibilities of research and teaching in local history.História localIdentidade e História localLocal historyLocal identity and historyHistória.Observamos que o interesse científico pelo estudo das questões relacionadas com a história local tem extrapolado academicamente a questão teórica e metodológica da construção do conhecimento e, aos poucos, alcançado as salas de aula do ensino fundamental e médio, na busca de uma ação mais efetiva que possa levar o aluno à elaboração de um raciocínio histórico coerente e permanente, que o instrumentalize à ação na sociedade. Baseados nesta análise, concluímos que, compreender as relações de ordem econômica, política, social e cultural que se apresentam no local – entendido, neste caso, como na história do município – e situá-los no contexto do estado, da região, do país, do mundo, percebendo as relações que se constroem cotidianamente na história, tanto no espaço local, quanto no âmbito geral, requer a compreensão da história como uma das possibilidades de apreender as relações que os homens estabelecem entre si na sociedade em suas variadas faces, que pressupõe as bases de sua sobrevivência individual e coletiva.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-07-10T17:45:12Z2024-07-102024-07-10T17:45:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36578BARBOSA, Vilma de Lurdes. Reconhecendo identidades: as possibilidades da pesquisa e do ensino em história local. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36578porBARBOSA, Vilma de Lurdes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-10T17:45:45Zoai:localhost:riufcg/36578Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-10T17:45:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecendo identidades: as possibilidades da pesquisa e do ensino em história local.
Recognizing identities: the possibilities of research and teaching in local history.
title Reconhecendo identidades: as possibilidades da pesquisa e do ensino em história local.
spellingShingle Reconhecendo identidades: as possibilidades da pesquisa e do ensino em história local.
BARBOSA, Vilma de Lurdes.
História local
Identidade e História local
Local history
Local identity and history
História.
title_short Reconhecendo identidades: as possibilidades da pesquisa e do ensino em história local.
title_full Reconhecendo identidades: as possibilidades da pesquisa e do ensino em história local.
title_fullStr Reconhecendo identidades: as possibilidades da pesquisa e do ensino em história local.
title_full_unstemmed Reconhecendo identidades: as possibilidades da pesquisa e do ensino em história local.
title_sort Reconhecendo identidades: as possibilidades da pesquisa e do ensino em história local.
author BARBOSA, Vilma de Lurdes.
author_facet BARBOSA, Vilma de Lurdes.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, Vilma de Lurdes.
dc.subject.por.fl_str_mv História local
Identidade e História local
Local history
Local identity and history
História.
topic História local
Identidade e História local
Local history
Local identity and history
História.
description Observamos que o interesse científico pelo estudo das questões relacionadas com a história local tem extrapolado academicamente a questão teórica e metodológica da construção do conhecimento e, aos poucos, alcançado as salas de aula do ensino fundamental e médio, na busca de uma ação mais efetiva que possa levar o aluno à elaboração de um raciocínio histórico coerente e permanente, que o instrumentalize à ação na sociedade. Baseados nesta análise, concluímos que, compreender as relações de ordem econômica, política, social e cultural que se apresentam no local – entendido, neste caso, como na história do município – e situá-los no contexto do estado, da região, do país, do mundo, percebendo as relações que se constroem cotidianamente na história, tanto no espaço local, quanto no âmbito geral, requer a compreensão da história como uma das possibilidades de apreender as relações que os homens estabelecem entre si na sociedade em suas variadas faces, que pressupõe as bases de sua sobrevivência individual e coletiva.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2024-07-10T17:45:12Z
2024-07-10
2024-07-10T17:45:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36578
BARBOSA, Vilma de Lurdes. Reconhecendo identidades: as possibilidades da pesquisa e do ensino em história local. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36578
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36578
identifier_str_mv BARBOSA, Vilma de Lurdes. Reconhecendo identidades: as possibilidades da pesquisa e do ensino em história local. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744628591624192