Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8485 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como tema "Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a Educação Infantil". O problema que mobilizou a realização desta pesquisa foi expresso pelo seguinte questionamento: quais são as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento integral do bebê na faixa etária de 0 a 2 anos, na Educação Infantil? O TCC teve como objetivo investigar, por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, quais as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento integral do bebê na faixa etária de 0 a 2 anos, na Educação Infantil, bem como propostas para trabalhá-la em sala de aula, percebendo sua importância. Assim, para o melhor entendimento sobre as contribuições da musicalidade no desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos), foi necessário definir quem é a criança, o que é a Educação Infantil, quem é o ser humano nessa faixa etária, quais as principais características do seu desenvolvimento e aprendizagem, bem como o que é música. O aporte teórico foi trazido especialmente por ALVES (2015), BEE (1977), BRITO (2003) e MEDEL (2014). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com um estudo de caso em uma escola municipal infantil em Bento Gonçalves, por meio da realização de entrevistas com a diretora e a vice-diretora da escola, questionários com as professoras das turmas do Berçário I e II, bem como a análise do Projeto Político Pedagógico da instituição. O intuito foi de verificar se o trabalho com a musicalidade está presente nas turmas de Berçário, bem como a forma como é abordado. O bebê interage com uma vasta gama de sons ainda antes de nascer, quando está no ventre de sua mãe. A partir do momento em que nasce, ele desenvolve o sentido da audição de forma mais apurada e veloz, vivenciando experiências sonoras cada vez maiores, interagindo com o mundo ao seu redor. A partir da realização da investigação, foi possível observar que o trabalho com a musicalidade vai muito além das atividades de escutar CDs, cantar e dançar. Ele contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes para o bebê, como a atenção, a concentração, a criatividade, a escuta atenta, a fala, a imaginação, a coordenação motora, o ritmo, a expressão corporal, a exploração do meio em que vive, entre tantas outras, assim como para a aprendizagem de valores importantes, como o amor, o carinho e o respeito com o outro. Também foi possível constatar que não existe uma única forma para se trabalhar a musicalidade com os bebês, nem um único espaço. São múltiplas as possibilidades. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_2c773669ef9dc91bd00c65c2676a0ee3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8485 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Chimarosti, Flavia ZanettiPedrini, MaristelaFarina, Silvia HauserLuchese, Terciane Ângela2021-07-13T18:10:40Z2021-07-13T18:10:40Z2020-12-152020-12-08https://repositorio.ucs.br/11338/8485O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como tema "Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a Educação Infantil". O problema que mobilizou a realização desta pesquisa foi expresso pelo seguinte questionamento: quais são as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento integral do bebê na faixa etária de 0 a 2 anos, na Educação Infantil? O TCC teve como objetivo investigar, por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, quais as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento integral do bebê na faixa etária de 0 a 2 anos, na Educação Infantil, bem como propostas para trabalhá-la em sala de aula, percebendo sua importância. Assim, para o melhor entendimento sobre as contribuições da musicalidade no desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos), foi necessário definir quem é a criança, o que é a Educação Infantil, quem é o ser humano nessa faixa etária, quais as principais características do seu desenvolvimento e aprendizagem, bem como o que é música. O aporte teórico foi trazido especialmente por ALVES (2015), BEE (1977), BRITO (2003) e MEDEL (2014). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com um estudo de caso em uma escola municipal infantil em Bento Gonçalves, por meio da realização de entrevistas com a diretora e a vice-diretora da escola, questionários com as professoras das turmas do Berçário I e II, bem como a análise do Projeto Político Pedagógico da instituição. O intuito foi de verificar se o trabalho com a musicalidade está presente nas turmas de Berçário, bem como a forma como é abordado. O bebê interage com uma vasta gama de sons ainda antes de nascer, quando está no ventre de sua mãe. A partir do momento em que nasce, ele desenvolve o sentido da audição de forma mais apurada e veloz, vivenciando experiências sonoras cada vez maiores, interagindo com o mundo ao seu redor. A partir da realização da investigação, foi possível observar que o trabalho com a musicalidade vai muito além das atividades de escutar CDs, cantar e dançar. Ele contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes para o bebê, como a atenção, a concentração, a criatividade, a escuta atenta, a fala, a imaginação, a coordenação motora, o ritmo, a expressão corporal, a exploração do meio em que vive, entre tantas outras, assim como para a aprendizagem de valores importantes, como o amor, o carinho e o respeito com o outro. Também foi possível constatar que não existe uma única forma para se trabalhar a musicalidade com os bebês, nem um único espaço. São múltiplas as possibilidades. [resumo fornecido pelo autor]Música e criançasCrianças - DesenvolvimentoEducação de criançasMusicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVILicenciatura em PedagogiaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2020-12-18ORIGINALTCC Flavia Zanetti Chimarosti.pdfTCC Flavia Zanetti Chimarosti.pdfapplication/pdf427832https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8485/1/TCC%20Flavia%20Zanetti%20Chimarosti.pdf45581440d2477c4b0ccb2ce5c34d4b8eMD51TEXTTCC Flavia Zanetti Chimarosti.pdf.txtTCC Flavia Zanetti Chimarosti.pdf.txtExtracted texttext/plain119213https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8485/2/TCC%20Flavia%20Zanetti%20Chimarosti.pdf.txt9305a91b1ebbe0979f887f3e88fb9209MD52THUMBNAILTCC Flavia Zanetti Chimarosti.pdf.jpgTCC Flavia Zanetti Chimarosti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8485/3/TCC%20Flavia%20Zanetti%20Chimarosti.pdf.jpgc6cfb7ba55de9eb03538953d5269604fMD5311338/84852022-10-18 18:04:58.206oai:repositorio.ucs.br:11338/8485Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:35.960668Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil |
title |
Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil |
spellingShingle |
Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil Chimarosti, Flavia Zanetti Música e crianças Crianças - Desenvolvimento Educação de crianças |
title_short |
Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil |
title_full |
Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil |
title_fullStr |
Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil |
title_full_unstemmed |
Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil |
title_sort |
Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil |
author |
Chimarosti, Flavia Zanetti |
author_facet |
Chimarosti, Flavia Zanetti |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Pedrini, Maristela Farina, Silvia Hauser |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chimarosti, Flavia Zanetti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luchese, Terciane Ângela |
contributor_str_mv |
Luchese, Terciane Ângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música e crianças Crianças - Desenvolvimento Educação de crianças |
topic |
Música e crianças Crianças - Desenvolvimento Educação de crianças |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como tema "Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a Educação Infantil". O problema que mobilizou a realização desta pesquisa foi expresso pelo seguinte questionamento: quais são as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento integral do bebê na faixa etária de 0 a 2 anos, na Educação Infantil? O TCC teve como objetivo investigar, por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, quais as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento integral do bebê na faixa etária de 0 a 2 anos, na Educação Infantil, bem como propostas para trabalhá-la em sala de aula, percebendo sua importância. Assim, para o melhor entendimento sobre as contribuições da musicalidade no desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos), foi necessário definir quem é a criança, o que é a Educação Infantil, quem é o ser humano nessa faixa etária, quais as principais características do seu desenvolvimento e aprendizagem, bem como o que é música. O aporte teórico foi trazido especialmente por ALVES (2015), BEE (1977), BRITO (2003) e MEDEL (2014). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com um estudo de caso em uma escola municipal infantil em Bento Gonçalves, por meio da realização de entrevistas com a diretora e a vice-diretora da escola, questionários com as professoras das turmas do Berçário I e II, bem como a análise do Projeto Político Pedagógico da instituição. O intuito foi de verificar se o trabalho com a musicalidade está presente nas turmas de Berçário, bem como a forma como é abordado. O bebê interage com uma vasta gama de sons ainda antes de nascer, quando está no ventre de sua mãe. A partir do momento em que nasce, ele desenvolve o sentido da audição de forma mais apurada e veloz, vivenciando experiências sonoras cada vez maiores, interagindo com o mundo ao seu redor. A partir da realização da investigação, foi possível observar que o trabalho com a musicalidade vai muito além das atividades de escutar CDs, cantar e dançar. Ele contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes para o bebê, como a atenção, a concentração, a criatividade, a escuta atenta, a fala, a imaginação, a coordenação motora, o ritmo, a expressão corporal, a exploração do meio em que vive, entre tantas outras, assim como para a aprendizagem de valores importantes, como o amor, o carinho e o respeito com o outro. Também foi possível constatar que não existe uma única forma para se trabalhar a musicalidade com os bebês, nem um único espaço. São múltiplas as possibilidades. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-13T18:10:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-13T18:10:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8485 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8485/1/TCC%20Flavia%20Zanetti%20Chimarosti.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8485/2/TCC%20Flavia%20Zanetti%20Chimarosti.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8485/3/TCC%20Flavia%20Zanetti%20Chimarosti.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45581440d2477c4b0ccb2ce5c34d4b8e 9305a91b1ebbe0979f887f3e88fb9209 c6cfb7ba55de9eb03538953d5269604f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258421522137088 |