Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chimarosti, Flavia Zanetti
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8485
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como tema "Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a Educação Infantil". O problema que mobilizou a realização desta pesquisa foi expresso pelo seguinte questionamento: quais são as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento integral do bebê na faixa etária de 0 a 2 anos, na Educação Infantil? O TCC teve como objetivo investigar, por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, quais as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento integral do bebê na faixa etária de 0 a 2 anos, na Educação Infantil, bem como propostas para trabalhá-la em sala de aula, percebendo sua importância. Assim, para o melhor entendimento sobre as contribuições da musicalidade no desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos), foi necessário definir quem é a criança, o que é a Educação Infantil, quem é o ser humano nessa faixa etária, quais as principais características do seu desenvolvimento e aprendizagem, bem como o que é música. O aporte teórico foi trazido especialmente por ALVES (2015), BEE (1977), BRITO (2003) e MEDEL (2014). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com um estudo de caso em uma escola municipal infantil em Bento Gonçalves, por meio da realização de entrevistas com a diretora e a vice-diretora da escola, questionários com as professoras das turmas do Berçário I e II, bem como a análise do Projeto Político Pedagógico da instituição. O intuito foi de verificar se o trabalho com a musicalidade está presente nas turmas de Berçário, bem como a forma como é abordado. O bebê interage com uma vasta gama de sons ainda antes de nascer, quando está no ventre de sua mãe. A partir do momento em que nasce, ele desenvolve o sentido da audição de forma mais apurada e veloz, vivenciando experiências sonoras cada vez maiores, interagindo com o mundo ao seu redor. A partir da realização da investigação, foi possível observar que o trabalho com a musicalidade vai muito além das atividades de escutar CDs, cantar e dançar. Ele contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes para o bebê, como a atenção, a concentração, a criatividade, a escuta atenta, a fala, a imaginação, a coordenação motora, o ritmo, a expressão corporal, a exploração do meio em que vive, entre tantas outras, assim como para a aprendizagem de valores importantes, como o amor, o carinho e o respeito com o outro. Também foi possível constatar que não existe uma única forma para se trabalhar a musicalidade com os bebês, nem um único espaço. São múltiplas as possibilidades. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_2c773669ef9dc91bd00c65c2676a0ee3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8485
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Chimarosti, Flavia ZanettiPedrini, MaristelaFarina, Silvia HauserLuchese, Terciane Ângela2021-07-13T18:10:40Z2021-07-13T18:10:40Z2020-12-152020-12-08https://repositorio.ucs.br/11338/8485O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como tema "Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a Educação Infantil". O problema que mobilizou a realização desta pesquisa foi expresso pelo seguinte questionamento: quais são as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento integral do bebê na faixa etária de 0 a 2 anos, na Educação Infantil? O TCC teve como objetivo investigar, por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, quais as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento integral do bebê na faixa etária de 0 a 2 anos, na Educação Infantil, bem como propostas para trabalhá-la em sala de aula, percebendo sua importância. Assim, para o melhor entendimento sobre as contribuições da musicalidade no desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos), foi necessário definir quem é a criança, o que é a Educação Infantil, quem é o ser humano nessa faixa etária, quais as principais características do seu desenvolvimento e aprendizagem, bem como o que é música. O aporte teórico foi trazido especialmente por ALVES (2015), BEE (1977), BRITO (2003) e MEDEL (2014). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com um estudo de caso em uma escola municipal infantil em Bento Gonçalves, por meio da realização de entrevistas com a diretora e a vice-diretora da escola, questionários com as professoras das turmas do Berçário I e II, bem como a análise do Projeto Político Pedagógico da instituição. O intuito foi de verificar se o trabalho com a musicalidade está presente nas turmas de Berçário, bem como a forma como é abordado. O bebê interage com uma vasta gama de sons ainda antes de nascer, quando está no ventre de sua mãe. A partir do momento em que nasce, ele desenvolve o sentido da audição de forma mais apurada e veloz, vivenciando experiências sonoras cada vez maiores, interagindo com o mundo ao seu redor. A partir da realização da investigação, foi possível observar que o trabalho com a musicalidade vai muito além das atividades de escutar CDs, cantar e dançar. Ele contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes para o bebê, como a atenção, a concentração, a criatividade, a escuta atenta, a fala, a imaginação, a coordenação motora, o ritmo, a expressão corporal, a exploração do meio em que vive, entre tantas outras, assim como para a aprendizagem de valores importantes, como o amor, o carinho e o respeito com o outro. Também foi possível constatar que não existe uma única forma para se trabalhar a musicalidade com os bebês, nem um único espaço. São múltiplas as possibilidades. [resumo fornecido pelo autor]Música e criançasCrianças - DesenvolvimentoEducação de criançasMusicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVILicenciatura em PedagogiaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2020-12-18ORIGINALTCC Flavia Zanetti Chimarosti.pdfTCC Flavia Zanetti Chimarosti.pdfapplication/pdf427832https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8485/1/TCC%20Flavia%20Zanetti%20Chimarosti.pdf45581440d2477c4b0ccb2ce5c34d4b8eMD51TEXTTCC Flavia Zanetti Chimarosti.pdf.txtTCC Flavia Zanetti Chimarosti.pdf.txtExtracted texttext/plain119213https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8485/2/TCC%20Flavia%20Zanetti%20Chimarosti.pdf.txt9305a91b1ebbe0979f887f3e88fb9209MD52THUMBNAILTCC Flavia Zanetti Chimarosti.pdf.jpgTCC Flavia Zanetti Chimarosti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8485/3/TCC%20Flavia%20Zanetti%20Chimarosti.pdf.jpgc6cfb7ba55de9eb03538953d5269604fMD5311338/84852022-10-18 18:04:58.206oai:repositorio.ucs.br:11338/8485Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:35.960668Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil
title Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil
spellingShingle Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil
Chimarosti, Flavia Zanetti
Música e crianças
Crianças - Desenvolvimento
Educação de crianças
title_short Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil
title_full Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil
title_fullStr Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil
title_full_unstemmed Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil
title_sort Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a educação infantil
author Chimarosti, Flavia Zanetti
author_facet Chimarosti, Flavia Zanetti
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Pedrini, Maristela
Farina, Silvia Hauser
dc.contributor.author.fl_str_mv Chimarosti, Flavia Zanetti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luchese, Terciane Ângela
contributor_str_mv Luchese, Terciane Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Música e crianças
Crianças - Desenvolvimento
Educação de crianças
topic Música e crianças
Crianças - Desenvolvimento
Educação de crianças
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como tema "Musicalidade e desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos): contribuições para a Educação Infantil". O problema que mobilizou a realização desta pesquisa foi expresso pelo seguinte questionamento: quais são as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento integral do bebê na faixa etária de 0 a 2 anos, na Educação Infantil? O TCC teve como objetivo investigar, por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, quais as contribuições da musicalidade para o desenvolvimento integral do bebê na faixa etária de 0 a 2 anos, na Educação Infantil, bem como propostas para trabalhá-la em sala de aula, percebendo sua importância. Assim, para o melhor entendimento sobre as contribuições da musicalidade no desenvolvimento do bebê (0 a 2 anos), foi necessário definir quem é a criança, o que é a Educação Infantil, quem é o ser humano nessa faixa etária, quais as principais características do seu desenvolvimento e aprendizagem, bem como o que é música. O aporte teórico foi trazido especialmente por ALVES (2015), BEE (1977), BRITO (2003) e MEDEL (2014). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com um estudo de caso em uma escola municipal infantil em Bento Gonçalves, por meio da realização de entrevistas com a diretora e a vice-diretora da escola, questionários com as professoras das turmas do Berçário I e II, bem como a análise do Projeto Político Pedagógico da instituição. O intuito foi de verificar se o trabalho com a musicalidade está presente nas turmas de Berçário, bem como a forma como é abordado. O bebê interage com uma vasta gama de sons ainda antes de nascer, quando está no ventre de sua mãe. A partir do momento em que nasce, ele desenvolve o sentido da audição de forma mais apurada e veloz, vivenciando experiências sonoras cada vez maiores, interagindo com o mundo ao seu redor. A partir da realização da investigação, foi possível observar que o trabalho com a musicalidade vai muito além das atividades de escutar CDs, cantar e dançar. Ele contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes para o bebê, como a atenção, a concentração, a criatividade, a escuta atenta, a fala, a imaginação, a coordenação motora, o ritmo, a expressão corporal, a exploração do meio em que vive, entre tantas outras, assim como para a aprendizagem de valores importantes, como o amor, o carinho e o respeito com o outro. Também foi possível constatar que não existe uma única forma para se trabalhar a musicalidade com os bebês, nem um único espaço. São múltiplas as possibilidades. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T18:10:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-13T18:10:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8485
url https://repositorio.ucs.br/11338/8485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8485/1/TCC%20Flavia%20Zanetti%20Chimarosti.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8485/2/TCC%20Flavia%20Zanetti%20Chimarosti.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8485/3/TCC%20Flavia%20Zanetti%20Chimarosti.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 45581440d2477c4b0ccb2ce5c34d4b8e
9305a91b1ebbe0979f887f3e88fb9209
c6cfb7ba55de9eb03538953d5269604f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258421522137088