Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6179 |
Resumo: | No Brasil, o ensino a distância surgiu por volta de 1904 com instituições internacionais oferecendo cursos por correspondência, que culminaram na regulamentação das diversas modalidades de EaD, em 1996, a partir da Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). Na área da música, a modalidade vem ganhando, a cada dia, novos métodos e plataformas, maior visibilidade, divulgação e aplicação, inclusive no âmbito acadêmico. No presente trabalho é apresentada uma análise metodológica dos processos de educação a distância aplicados à área da música, discutindo algumas metodologias utilizadas em grande escala na contemporaneidade. São contemplados na pesquisa, questões que envolvem as especificidades da educação musical a distância, as adequações pedagógicas e a consistência dos métodos empregados nessa modalidade. O método escolhido foi a pesquisa qualitativa, a partir de três principais frentes: pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação e participação de docentes em música que tenham lecionado no contexto EAD. A participação dos docentes se deu através de um questionário. Um dos professores é Doutor e atua com EaD desde 2011, o outro é Mestre e teve seu primeiro contato com a modalidade em 2008. Como resultado, o texto expõe um panorama das possibilidades e potencialidades metodológicas presentes na educação a distância voltada à área da música (sic). |
id |
UCS_2f6234c4b83a925099ba395c5ec27653 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6179 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Migon, GracianoOsinaga Junior, Windsor RodoPorto, Patrícia PereiraManzke, Vitor Hugo RodriguesRocha, Alexandre Fritzen da2020-06-10T16:08:20Z2020-06-10T16:08:20Z2020-03-022019https://repositorio.ucs.br/11338/6179No Brasil, o ensino a distância surgiu por volta de 1904 com instituições internacionais oferecendo cursos por correspondência, que culminaram na regulamentação das diversas modalidades de EaD, em 1996, a partir da Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). Na área da música, a modalidade vem ganhando, a cada dia, novos métodos e plataformas, maior visibilidade, divulgação e aplicação, inclusive no âmbito acadêmico. No presente trabalho é apresentada uma análise metodológica dos processos de educação a distância aplicados à área da música, discutindo algumas metodologias utilizadas em grande escala na contemporaneidade. São contemplados na pesquisa, questões que envolvem as especificidades da educação musical a distância, as adequações pedagógicas e a consistência dos métodos empregados nessa modalidade. O método escolhido foi a pesquisa qualitativa, a partir de três principais frentes: pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação e participação de docentes em música que tenham lecionado no contexto EAD. A participação dos docentes se deu através de um questionário. Um dos professores é Doutor e atua com EaD desde 2011, o outro é Mestre e teve seu primeiro contato com a modalidade em 2008. Como resultado, o texto expõe um panorama das possibilidades e potencialidades metodológicas presentes na educação a distância voltada à área da música (sic).Música - Instrução e estudoEnsino à distânciaEnsino auxiliado por computadorBrincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus 82020-03-02 00:00:00ORIGINALTCC Graciano Migon.pdfTCC Graciano Migon.pdfapplication/pdf2119585https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6179/1/TCC%20Graciano%20Migon.pdf505b0066a9df63048766f434e196949cMD51TEXTTCC Graciano Migon.pdf.txtTCC Graciano Migon.pdf.txtExtracted texttext/plain81636https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6179/2/TCC%20Graciano%20Migon.pdf.txt4d466f3f85a17d410c1520dd8f0b7ea2MD52THUMBNAILTCC Graciano Migon.pdf.jpgTCC Graciano Migon.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6179/3/TCC%20Graciano%20Migon.pdf.jpg50b1f1a41161f70583dea0d5235eaab8MD5311338/61792020-06-11 06:01:08.548oai:repositorio.ucs.br:11338/6179Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-06-11T06:01:08Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD |
title |
Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD |
spellingShingle |
Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD Migon, Graciano Música - Instrução e estudo Ensino à distância Ensino auxiliado por computador |
title_short |
Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD |
title_full |
Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD |
title_fullStr |
Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD |
title_full_unstemmed |
Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD |
title_sort |
Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD |
author |
Migon, Graciano |
author_facet |
Migon, Graciano |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Osinaga Junior, Windsor Rodo Porto, Patrícia Pereira Manzke, Vitor Hugo Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Migon, Graciano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Alexandre Fritzen da |
contributor_str_mv |
Rocha, Alexandre Fritzen da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música - Instrução e estudo Ensino à distância Ensino auxiliado por computador |
topic |
Música - Instrução e estudo Ensino à distância Ensino auxiliado por computador |
description |
No Brasil, o ensino a distância surgiu por volta de 1904 com instituições internacionais oferecendo cursos por correspondência, que culminaram na regulamentação das diversas modalidades de EaD, em 1996, a partir da Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). Na área da música, a modalidade vem ganhando, a cada dia, novos métodos e plataformas, maior visibilidade, divulgação e aplicação, inclusive no âmbito acadêmico. No presente trabalho é apresentada uma análise metodológica dos processos de educação a distância aplicados à área da música, discutindo algumas metodologias utilizadas em grande escala na contemporaneidade. São contemplados na pesquisa, questões que envolvem as especificidades da educação musical a distância, as adequações pedagógicas e a consistência dos métodos empregados nessa modalidade. O método escolhido foi a pesquisa qualitativa, a partir de três principais frentes: pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação e participação de docentes em música que tenham lecionado no contexto EAD. A participação dos docentes se deu através de um questionário. Um dos professores é Doutor e atua com EaD desde 2011, o outro é Mestre e teve seu primeiro contato com a modalidade em 2008. Como resultado, o texto expõe um panorama das possibilidades e potencialidades metodológicas presentes na educação a distância voltada à área da música (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-10T16:08:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-10T16:08:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6179 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6179/1/TCC%20Graciano%20Migon.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6179/2/TCC%20Graciano%20Migon.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6179/3/TCC%20Graciano%20Migon.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
505b0066a9df63048766f434e196949c 4d466f3f85a17d410c1520dd8f0b7ea2 50b1f1a41161f70583dea0d5235eaab8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308886054174720 |