Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Migon, Graciano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6179
Resumo: No Brasil, o ensino a distância surgiu por volta de 1904 com instituições internacionais oferecendo cursos por correspondência, que culminaram na regulamentação das diversas modalidades de EaD, em 1996, a partir da Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). Na área da música, a modalidade vem ganhando, a cada dia, novos métodos e plataformas, maior visibilidade, divulgação e aplicação, inclusive no âmbito acadêmico. No presente trabalho é apresentada uma análise metodológica dos processos de educação a distância aplicados à área da música, discutindo algumas metodologias utilizadas em grande escala na contemporaneidade. São contemplados na pesquisa, questões que envolvem as especificidades da educação musical a distância, as adequações pedagógicas e a consistência dos métodos empregados nessa modalidade. O método escolhido foi a pesquisa qualitativa, a partir de três principais frentes: pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação e participação de docentes em música que tenham lecionado no contexto EAD. A participação dos docentes se deu através de um questionário. Um dos professores é Doutor e atua com EaD desde 2011, o outro é Mestre e teve seu primeiro contato com a modalidade em 2008. Como resultado, o texto expõe um panorama das possibilidades e potencialidades metodológicas presentes na educação a distância voltada à área da música (sic).
id UCS_2f6234c4b83a925099ba395c5ec27653
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6179
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Migon, GracianoOsinaga Junior, Windsor RodoPorto, Patrícia PereiraManzke, Vitor Hugo RodriguesRocha, Alexandre Fritzen da2020-06-10T16:08:20Z2020-06-10T16:08:20Z2020-03-022019https://repositorio.ucs.br/11338/6179No Brasil, o ensino a distância surgiu por volta de 1904 com instituições internacionais oferecendo cursos por correspondência, que culminaram na regulamentação das diversas modalidades de EaD, em 1996, a partir da Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). Na área da música, a modalidade vem ganhando, a cada dia, novos métodos e plataformas, maior visibilidade, divulgação e aplicação, inclusive no âmbito acadêmico. No presente trabalho é apresentada uma análise metodológica dos processos de educação a distância aplicados à área da música, discutindo algumas metodologias utilizadas em grande escala na contemporaneidade. São contemplados na pesquisa, questões que envolvem as especificidades da educação musical a distância, as adequações pedagógicas e a consistência dos métodos empregados nessa modalidade. O método escolhido foi a pesquisa qualitativa, a partir de três principais frentes: pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação e participação de docentes em música que tenham lecionado no contexto EAD. A participação dos docentes se deu através de um questionário. Um dos professores é Doutor e atua com EaD desde 2011, o outro é Mestre e teve seu primeiro contato com a modalidade em 2008. Como resultado, o texto expõe um panorama das possibilidades e potencialidades metodológicas presentes na educação a distância voltada à área da música (sic).Música - Instrução e estudoEnsino à distânciaEnsino auxiliado por computadorBrincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus 82020-03-02 00:00:00ORIGINALTCC Graciano Migon.pdfTCC Graciano Migon.pdfapplication/pdf2119585https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6179/1/TCC%20Graciano%20Migon.pdf505b0066a9df63048766f434e196949cMD51TEXTTCC Graciano Migon.pdf.txtTCC Graciano Migon.pdf.txtExtracted texttext/plain81636https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6179/2/TCC%20Graciano%20Migon.pdf.txt4d466f3f85a17d410c1520dd8f0b7ea2MD52THUMBNAILTCC Graciano Migon.pdf.jpgTCC Graciano Migon.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6179/3/TCC%20Graciano%20Migon.pdf.jpg50b1f1a41161f70583dea0d5235eaab8MD5311338/61792020-06-11 06:01:08.548oai:repositorio.ucs.br:11338/6179Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-06-11T06:01:08Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD
title Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD
spellingShingle Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD
Migon, Graciano
Música - Instrução e estudo
Ensino à distância
Ensino auxiliado por computador
title_short Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD
title_full Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD
title_fullStr Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD
title_full_unstemmed Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD
title_sort Brincando de rede : uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD
author Migon, Graciano
author_facet Migon, Graciano
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Osinaga Junior, Windsor Rodo
Porto, Patrícia Pereira
Manzke, Vitor Hugo Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Migon, Graciano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Alexandre Fritzen da
contributor_str_mv Rocha, Alexandre Fritzen da
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Ensino à distância
Ensino auxiliado por computador
topic Música - Instrução e estudo
Ensino à distância
Ensino auxiliado por computador
description No Brasil, o ensino a distância surgiu por volta de 1904 com instituições internacionais oferecendo cursos por correspondência, que culminaram na regulamentação das diversas modalidades de EaD, em 1996, a partir da Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). Na área da música, a modalidade vem ganhando, a cada dia, novos métodos e plataformas, maior visibilidade, divulgação e aplicação, inclusive no âmbito acadêmico. No presente trabalho é apresentada uma análise metodológica dos processos de educação a distância aplicados à área da música, discutindo algumas metodologias utilizadas em grande escala na contemporaneidade. São contemplados na pesquisa, questões que envolvem as especificidades da educação musical a distância, as adequações pedagógicas e a consistência dos métodos empregados nessa modalidade. O método escolhido foi a pesquisa qualitativa, a partir de três principais frentes: pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação e participação de docentes em música que tenham lecionado no contexto EAD. A participação dos docentes se deu através de um questionário. Um dos professores é Doutor e atua com EaD desde 2011, o outro é Mestre e teve seu primeiro contato com a modalidade em 2008. Como resultado, o texto expõe um panorama das possibilidades e potencialidades metodológicas presentes na educação a distância voltada à área da música (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-10T16:08:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-10T16:08:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6179
url https://repositorio.ucs.br/11338/6179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6179/1/TCC%20Graciano%20Migon.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6179/2/TCC%20Graciano%20Migon.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6179/3/TCC%20Graciano%20Migon.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 505b0066a9df63048766f434e196949c
4d466f3f85a17d410c1520dd8f0b7ea2
50b1f1a41161f70583dea0d5235eaab8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308886054174720