Social knowledge gatekeeper : um estudo de caso em uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/108 |
Resumo: | As universidades brasileiras, a partir da reforma educacional iniciada na década de 60, invertem o modelo público politizado existente incentivando a expansão do ensino superior surgindo então as Universidades Comunitárias (UC). Essas universidades privadas, sem fins lucrativos e de utilidade pública, surgem da ausência das IES públicas ou confessionais em regiões distantes dos grandes centros pois encontram-se instaladas, principalmente, nas capitais dos Estados. Com isso, pela mobilização das lideranças locais e regionais, novos cursos superiores isolados focados nas carências regionais são abertos e, essas instituições comunitárias, passam a ser as portas de entrada do ensino superior para uma população até então não atendida, promovendo a sistematização do conhecimento disponível e, devolvendo diretamente a sociedade que as constituiu. As Universidades Comunitárias atuam como portais de conhecimento (knowledge gatekeepers) e, ao possibilitar o acesso ao ensino superior para uma sociedade até então não atendida, a UC adquire uma relevância social que pode contribuir para uma reflexão também sobre o papel social de um knowledge gatekeeper. Através de um estudo de caso em uma Universidade comunitária multicampi do Rio Grande do Sul-Brasil. A pesquisa propõe, por meio da avaliação dos fatores endógenos presentes em uma IES comunitária e, através do aprofundamento de sua dimensão social, avaliar a capacidade absortiva, a proximidade regional e o capital social do corpo docente da IES, identificando também, os níveis de percepção da identidade da IES pela população estudada. Através dos resultados da pesquisa propõe um modelo que propicia sua identificação de uma Universidade Comunitária como social knowledge gatekeeper tendo os resultados, demonstrado a viabilidade do modelo, bem como, a identificação das características que possibilitam sua aplicabilidade. |
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Roth, LeonardoMacke, JanainaGamboa, Francisco Javier CarrilloLarentis, FabianoCamargo, Maria EmiliaFachinelli, Ana Cristina2014-04-30T11:45:46Z2014-04-30T11:45:46Z2014-04-302013-12-05https://repositorio.ucs.br/handle/11338/108As universidades brasileiras, a partir da reforma educacional iniciada na década de 60, invertem o modelo público politizado existente incentivando a expansão do ensino superior surgindo então as Universidades Comunitárias (UC). Essas universidades privadas, sem fins lucrativos e de utilidade pública, surgem da ausência das IES públicas ou confessionais em regiões distantes dos grandes centros pois encontram-se instaladas, principalmente, nas capitais dos Estados. Com isso, pela mobilização das lideranças locais e regionais, novos cursos superiores isolados focados nas carências regionais são abertos e, essas instituições comunitárias, passam a ser as portas de entrada do ensino superior para uma população até então não atendida, promovendo a sistematização do conhecimento disponível e, devolvendo diretamente a sociedade que as constituiu. As Universidades Comunitárias atuam como portais de conhecimento (knowledge gatekeepers) e, ao possibilitar o acesso ao ensino superior para uma sociedade até então não atendida, a UC adquire uma relevância social que pode contribuir para uma reflexão também sobre o papel social de um knowledge gatekeeper. Através de um estudo de caso em uma Universidade comunitária multicampi do Rio Grande do Sul-Brasil. A pesquisa propõe, por meio da avaliação dos fatores endógenos presentes em uma IES comunitária e, através do aprofundamento de sua dimensão social, avaliar a capacidade absortiva, a proximidade regional e o capital social do corpo docente da IES, identificando também, os níveis de percepção da identidade da IES pela população estudada. Através dos resultados da pesquisa propõe um modelo que propicia sua identificação de uma Universidade Comunitária como social knowledge gatekeeper tendo os resultados, demonstrado a viabilidade do modelo, bem como, a identificação das características que possibilitam sua aplicabilidade.Brazilian universities, from the education reform started in the 60's, reverse the existing model politicized public by encouraging the expansion of higher education appearing then the Community Supported Universities(CSU). These private universities, nonprofit and public utility arising from the lack of public higher education institution (HEI) or confessional in regions far from major centers as are installed mainly in the capitals of the states. With this, the mobilization of local and regional leaders, new degree courses focused on isolated regional shortages are open, and these institutions, become the entrance doors of HEI to a population hitherto unmet , promoting the systematization of knowledge available and returning it directly to the company constituted. The Community Supported Universities act as portals of knowledge (knowledge gatekeepers), and to provide access to higher education for a society hitherto unmet, CSU acquires a social relevance that can also contribute to a reflection on the role of social one knowledge gatekeeper. Through a case study in a CSU multicampi of Rio Grande do Sul-Brazil. The research proposes, through the evaluation of endogenous factors present in a community and HEI, by deepening its social dimension, assess the absorptive capacity , proximity and the regional capital of the faculty of HEI, also identifying the levels of perception of the identity of the HEI study population. Through the results of the research we propose a model that provides identification of a Community Supported University as social knowledge gatekeeper and the results demonstrated the feasibility of the model, as well as identifying the characteristics that enable its applicability.Sociologia do conhecimentoUniversidades e faculdades comunitáriasCapital socialUniversidade ComunitáriaCapacidade absortivaSocial Knowledge GatekeeperCommunity Supported UniversityAbsorptive capacitySocial knowledge gatekeeper : um estudo de caso em uma universidade comunitária do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1503422324069263ROTH, L.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoTEXTDissertacao Leonardo Roth.pdf.txtDissertacao Leonardo Roth.pdf.txtExtracted texttext/plain285115https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/108/3/Dissertacao%20Leonardo%20Roth.pdf.txt9ae22a98bbaf75db70a8a02748b662e3MD53THUMBNAILDissertacao Leonardo Roth.pdf.jpgDissertacao Leonardo Roth.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/108/4/Dissertacao%20Leonardo%20Roth.pdf.jpga606d3ca01388d71697c9838b9ccbe53MD54ORIGINALDissertacao Leonardo Roth.pdfDissertacao Leonardo Roth.pdfapplication/pdf1501282https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/108/1/Dissertacao%20Leonardo%20Roth.pdf907ca4885abf4d5d6c7b39269f4b05a0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/108/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/1082018-08-17 06:01:55.513oai:repositorio.ucs.br:11338/108IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:01:55Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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