Robótica educacional: reciclagem de resíduos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6300 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo associar o conceito de Robótica Educacional com a reciclagem de resíduos, desenvolvendo um dispositivo robótico capaz de identificar, coletar e descartar resíduos no local correto, a fim de ser aplicado em atividades com estudantes do Ensino Fundamental. O protótipo consiste em um carrinho de duas rodas controlado por microcontrolador da plataforma Arduíno. Este protótipo é controlado por smartphone via Bluetooth. Ele possui sensores para identificação de metais, vidro e plástico. Neste trabalho foi realizado um estudo com relação ao conceito de Robótica Educacional, como esta auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico e estimula as ciências nas crianças. Como ela possibilita a interatividade com a tecnologia e como auxilia na construção do conhecimento de forma empírica. Este trabalho contém a análise de alguns trabalhos desenvolvidos recentemente nesta área, utilizando componentes da eletrônica e da robótica, relacionados com a área educacional. Também inclui um estudo sobre os elementos necessários para a construção do dispositivo robótico, como microcontroladores, sensores capacitivos, sensores indutivos e sensores de cores. Para a identificação do coletor de descarte com relação à cor, é utilizado um sensor de cores. A legislação no Brasil prevê um código de cores a ser adotado nos coletores para cada tipo de material. O objetivo do hardware desenvolvido é identificar o tipo de material do resíduo, coletá-lo, deslocar-se até o coletor e, através dos sensores, identificar se é o coletor correto e realizar o descarte. Caso não estiver no coletor correto, será emitido um sinal de aviso. O protótipo atendeu aos objetivos iniciais, sendo capaz de locomover-se através de controle remoto, e identificar corretamente os materiais e as cores através dos seus sensores. Em seguida, o hardware foi aplicado em uma escola de Ensino Fundamental para uma turma de estudantes pertencentes ao sétimo, oitavo e nono ano que fazem parte de uma oficina de robótica. Os estudantes puderam aplicar e reforçar seus conceitos relacionados à reciclagem de resíduos e ficaram muito entusiasmados com a robótica, demonstrando muito interesse pelo protótipo.(sic) |
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Erlo, GibranGiacomelli, PatriciaTondo, Felipe AugustoMorales, Andréa Cantarelli2020-07-20T13:56:17Z2020-07-20T13:56:17Z2019-12-192019https://repositorio.ucs.br/11338/6300Este trabalho tem por objetivo associar o conceito de Robótica Educacional com a reciclagem de resíduos, desenvolvendo um dispositivo robótico capaz de identificar, coletar e descartar resíduos no local correto, a fim de ser aplicado em atividades com estudantes do Ensino Fundamental. O protótipo consiste em um carrinho de duas rodas controlado por microcontrolador da plataforma Arduíno. Este protótipo é controlado por smartphone via Bluetooth. Ele possui sensores para identificação de metais, vidro e plástico. Neste trabalho foi realizado um estudo com relação ao conceito de Robótica Educacional, como esta auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico e estimula as ciências nas crianças. Como ela possibilita a interatividade com a tecnologia e como auxilia na construção do conhecimento de forma empírica. Este trabalho contém a análise de alguns trabalhos desenvolvidos recentemente nesta área, utilizando componentes da eletrônica e da robótica, relacionados com a área educacional. Também inclui um estudo sobre os elementos necessários para a construção do dispositivo robótico, como microcontroladores, sensores capacitivos, sensores indutivos e sensores de cores. Para a identificação do coletor de descarte com relação à cor, é utilizado um sensor de cores. A legislação no Brasil prevê um código de cores a ser adotado nos coletores para cada tipo de material. O objetivo do hardware desenvolvido é identificar o tipo de material do resíduo, coletá-lo, deslocar-se até o coletor e, através dos sensores, identificar se é o coletor correto e realizar o descarte. Caso não estiver no coletor correto, será emitido um sinal de aviso. O protótipo atendeu aos objetivos iniciais, sendo capaz de locomover-se através de controle remoto, e identificar corretamente os materiais e as cores através dos seus sensores. Em seguida, o hardware foi aplicado em uma escola de Ensino Fundamental para uma turma de estudantes pertencentes ao sétimo, oitavo e nono ano que fazem parte de uma oficina de robótica. Os estudantes puderam aplicar e reforçar seus conceitos relacionados à reciclagem de resíduos e ficaram muito entusiasmados com a robótica, demonstrando muito interesse pelo protótipo.(sic)This work aims to associate the concept Educational Robotics with Waste Recyclingn developing a robotic device capable of identifying, collecting and discarding waste in the correct place, in order to be applied in activities with Elementary School students. The prototype consists a two-wheeled cart controlled by the Arduino platform microcontroller. This prototype is controlled by smartphone by Bluetooth. It has sensors for identification of metals, glass and plastics. In this work, study was done in relation to the concept of Educational Robotics, as this helps in the development of logical reasoning and stimulates the sciences in children. How it enables interactivity with technology and how it aids in the construction of knowledge empirically. This work contains the analysis of some works developed recently in this area, using components of electronics and robotics, related to the educational area. It also includes research on the elements required for the construction of the robotic device, such as microcontrollers, capacitive sensors, inductive sensors and color sensors. For the identification of the disposal collector in relation to color, a color sensor is used. The legislation in Brazil provides for a color code to be adopted in the collectors for each type of material. The purpose of the hardware developed is to identify the type of waste material, collect it, move to the collector and, through the sensors, identify if it is the correct collector and do the disposal. If it is not in the correct collector, a warning signal will be issued. The prototype attended the beginning aims, it being capable to locomote through remote control and identify correctly the materials and the colors through its sensors. Following, the hardware was applied at an Elementary School to a class of seventh, eighth and ninth graders in a robotics workshop. Students were able to apply and reinforce their concepts related to waste recycling and were very enthusiastic about robotics, showing great interest in the prototype.(sic)RobóticaEducaçãoProdutos recicladosRobótica educacional: reciclagem de resíduosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia de Controle e AutomaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-30 00:00:00ORIGINALTCC Gibran Erlo.pdfTCC Gibran Erlo.pdfapplication/pdf1712204https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6300/1/TCC%20Gibran%20Erlo.pdfe9fb5ec842f94824ebf8d2c7a57d5807MD51TEXTTCC Gibran Erlo.pdf.txtTCC Gibran Erlo.pdf.txtExtracted texttext/plain99244https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6300/2/TCC%20Gibran%20Erlo.pdf.txtf767535d7a82bc44327985c4793bddb1MD52THUMBNAILTCC Gibran Erlo.pdf.jpgTCC Gibran Erlo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6300/3/TCC%20Gibran%20Erlo.pdf.jpg5a36c5c1ce58c9cd1de9dad303109bd6MD5311338/63002020-07-21 06:01:20.072oai:repositorio.ucs.br:11338/6300Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:33.806601Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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