A influência das percepções nas interações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stangherlin, Luciana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6031
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral identificar e caracterizar os conceitos de percepção e interação social, bem como a sua relação e possíveis influências. Os objetivos específicos foram: caracterizar percepções; caracterizar interações sociais e descrever as possíveis atribuições do psicólogo. Este estudo foi uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, no qual possuía como principal característica a compreensão das relações sem a utilização de variáveis. Foi também uma pesquisa exploratória que refere-se a um tipo de estudo que possui um planejamento flexível em relação aos diferentes fenômenos que podem ser analisados. Teve como principal objetivo a elaboração de um levantamento bibliográfico e uma análise de exemplos que auxiliaram na compreensão daquilo que foi proposto. Neste trabalho foi utilizado o filme "O Extraordinário" que se caracterizou como um artefato cultural. Os artefatos culturais são formas de representação de diferentes realidades, culturas, linguagem e padrões de relacionamento. Este filme foi lançado, no Brasil, no ano de 2017, sob direção de Stephen Chbosky e distribuído pela Paris Filmes. Como instrumento foi utilizado o "fichamento". Esse processo auxiliou para uma melhor organização dos dados e registro de conteúdos relevantes. O artefato cultural escolhido foi assistido várias vezes com objetivo de identificar cenas que auxiliaram na compreensão do problema proposto. Neste caso foi elaborado uma ficha catalográfica, onde foram apresentadas uma contextualização das cenas escolhidas para análise, juntamente com os minutos e/ou segundos das mesmas. Para cada objetivo específico foram escolhidas cenas e estas foram demonstradas em uma tabela. Após a escolha e descrição das cenas, os dados foram descritos e analisados. Este estudo teve como referencial de análise a análise de conteúdo. Este tipo de análise refere-se à um "conjunto de técnicas de análise das comunicações". Assim, podendo adequar-se a qualquer tipo de objetivo proposto, afinal não existem regras prontas e sim formas de reinventar de acordo com as necessidades. Com as cenas escolhidas para análise foi efetuado uma busca para conhecer aquilo que estava por trás do que foi dito ou escrito, podendo compreender "outras realidades por meio de mensagens" (p.50). Com a análise das cenas foi possível identificar diferentes percepções bem como o funcionamento das interações sociais assim como as suas influências (sic).
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