A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Franciele
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8919
Resumo: O presente trabalho aborda o tema "O processo de avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19" e estabeleceu como objetivo geral investigar como está ocorrendo o processo de avaliação da aprendizagem no referido nível de ensino no período pandêmico vivenciado. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa ?Como está ocorrendo o processo de avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19 em uma escola municipal do município de Monte Belo do Sul-RS? A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória quanto a seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com aplicação de entrevistas semiestruturadas a professoras e à gestora da escola-campo, bem como, a pais e alunos que fazem parte da referida comunidade escolar. Os dados coletados foram analisados através da técnica de análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). O estudo foi fundamentado em aportes teóricos entre os quais destaco Hoffmann (1991- 2014), Luckesi (1996- 2005) e Freire (1984- 1996). A pesquisa realizada possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática estudada e como a avaliação está ocorrendo na escola em foco neste período conturbado de pandemia. A imersão a campo possibilitou o levantamento das reflexões e preocupações do coletivo da escola investigada e, também, verificar o comprometimento da equipe diretiva e dos professores, para manter a qualidade do processo educacional. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que os professores necessitaram revisitar suas concepções e práticas no que tange à mediação pedagógica como um todo, como também, se reinventarem para que dar conta do novo cotidiano da escola, mediada de forma remota; possibilitou, ainda, um novo olhar sobre a Educação e o processo de avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tendo em vista as necessidades emergentes nesse novo cenário educacional. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_39a9ac09496bf9d09b1f30b6cb1ceae6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8919
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Moro, FrancieleLuchesi, Terciane ÂngelaFarina, Silvia HauserPedrini, Maristela2021-10-15T19:27:09Z2021-10-15T19:27:09Z2021-07-212020-12-08https://repositorio.ucs.br/11338/8919O presente trabalho aborda o tema "O processo de avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19" e estabeleceu como objetivo geral investigar como está ocorrendo o processo de avaliação da aprendizagem no referido nível de ensino no período pandêmico vivenciado. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa ?Como está ocorrendo o processo de avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19 em uma escola municipal do município de Monte Belo do Sul-RS? A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória quanto a seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com aplicação de entrevistas semiestruturadas a professoras e à gestora da escola-campo, bem como, a pais e alunos que fazem parte da referida comunidade escolar. Os dados coletados foram analisados através da técnica de análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). O estudo foi fundamentado em aportes teóricos entre os quais destaco Hoffmann (1991- 2014), Luckesi (1996- 2005) e Freire (1984- 1996). A pesquisa realizada possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática estudada e como a avaliação está ocorrendo na escola em foco neste período conturbado de pandemia. A imersão a campo possibilitou o levantamento das reflexões e preocupações do coletivo da escola investigada e, também, verificar o comprometimento da equipe diretiva e dos professores, para manter a qualidade do processo educacional. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que os professores necessitaram revisitar suas concepções e práticas no que tange à mediação pedagógica como um todo, como também, se reinventarem para que dar conta do novo cotidiano da escola, mediada de forma remota; possibilitou, ainda, um novo olhar sobre a Educação e o processo de avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tendo em vista as necessidades emergentes nesse novo cenário educacional. [resumo fornecido pelo autor]AprendizagemEnsino fundamentalPandemiasCOVID-19A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulPedagogia - LicenciaturaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2021-07-21ORIGINALTCC Franciele Moro.pdfTCC Franciele Moro.pdfapplication/pdf528877https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8919/1/TCC%20Franciele%20Moro.pdf113188efb04ef726a7787049aab154c6MD51TEXTTCC Franciele Moro.pdf.txtTCC Franciele Moro.pdf.txtExtracted texttext/plain120195https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8919/2/TCC%20Franciele%20Moro.pdf.txt10ab3944a2d4c93e4ae60b46f0f93c59MD52THUMBNAILTCC Franciele Moro.pdf.jpgTCC Franciele Moro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8919/3/TCC%20Franciele%20Moro.pdf.jpg39fead88a676e8d8e9035d7372126cabMD5311338/89192022-11-10 17:01:41.215oai:repositorio.ucs.br:11338/8919Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:05.954038Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19
title A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19
spellingShingle A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19
Moro, Franciele
Aprendizagem
Ensino fundamental
Pandemias
COVID-19
title_short A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19
title_full A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19
title_fullStr A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19
title_sort A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19
author Moro, Franciele
author_facet Moro, Franciele
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Luchesi, Terciane Ângela
Farina, Silvia Hauser
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Franciele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedrini, Maristela
contributor_str_mv Pedrini, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino fundamental
Pandemias
COVID-19
topic Aprendizagem
Ensino fundamental
Pandemias
COVID-19
description O presente trabalho aborda o tema "O processo de avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19" e estabeleceu como objetivo geral investigar como está ocorrendo o processo de avaliação da aprendizagem no referido nível de ensino no período pandêmico vivenciado. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa ?Como está ocorrendo o processo de avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19 em uma escola municipal do município de Monte Belo do Sul-RS? A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória quanto a seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com aplicação de entrevistas semiestruturadas a professoras e à gestora da escola-campo, bem como, a pais e alunos que fazem parte da referida comunidade escolar. Os dados coletados foram analisados através da técnica de análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). O estudo foi fundamentado em aportes teóricos entre os quais destaco Hoffmann (1991- 2014), Luckesi (1996- 2005) e Freire (1984- 1996). A pesquisa realizada possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática estudada e como a avaliação está ocorrendo na escola em foco neste período conturbado de pandemia. A imersão a campo possibilitou o levantamento das reflexões e preocupações do coletivo da escola investigada e, também, verificar o comprometimento da equipe diretiva e dos professores, para manter a qualidade do processo educacional. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que os professores necessitaram revisitar suas concepções e práticas no que tange à mediação pedagógica como um todo, como também, se reinventarem para que dar conta do novo cotidiano da escola, mediada de forma remota; possibilitou, ainda, um novo olhar sobre a Educação e o processo de avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tendo em vista as necessidades emergentes nesse novo cenário educacional. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-15T19:27:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-15T19:27:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8919
url https://repositorio.ucs.br/11338/8919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8919/1/TCC%20Franciele%20Moro.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8919/2/TCC%20Franciele%20Moro.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8919/3/TCC%20Franciele%20Moro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 113188efb04ef726a7787049aab154c6
10ab3944a2d4c93e4ae60b46f0f93c59
39fead88a676e8d8e9035d7372126cab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822887774975426560