A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8919 |
Resumo: | O presente trabalho aborda o tema "O processo de avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19" e estabeleceu como objetivo geral investigar como está ocorrendo o processo de avaliação da aprendizagem no referido nível de ensino no período pandêmico vivenciado. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa ?Como está ocorrendo o processo de avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19 em uma escola municipal do município de Monte Belo do Sul-RS? A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória quanto a seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com aplicação de entrevistas semiestruturadas a professoras e à gestora da escola-campo, bem como, a pais e alunos que fazem parte da referida comunidade escolar. Os dados coletados foram analisados através da técnica de análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). O estudo foi fundamentado em aportes teóricos entre os quais destaco Hoffmann (1991- 2014), Luckesi (1996- 2005) e Freire (1984- 1996). A pesquisa realizada possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática estudada e como a avaliação está ocorrendo na escola em foco neste período conturbado de pandemia. A imersão a campo possibilitou o levantamento das reflexões e preocupações do coletivo da escola investigada e, também, verificar o comprometimento da equipe diretiva e dos professores, para manter a qualidade do processo educacional. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que os professores necessitaram revisitar suas concepções e práticas no que tange à mediação pedagógica como um todo, como também, se reinventarem para que dar conta do novo cotidiano da escola, mediada de forma remota; possibilitou, ainda, um novo olhar sobre a Educação e o processo de avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tendo em vista as necessidades emergentes nesse novo cenário educacional. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_39a9ac09496bf9d09b1f30b6cb1ceae6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8919 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moro, FrancieleLuchesi, Terciane ÂngelaFarina, Silvia HauserPedrini, Maristela2021-10-15T19:27:09Z2021-10-15T19:27:09Z2021-07-212020-12-08https://repositorio.ucs.br/11338/8919O presente trabalho aborda o tema "O processo de avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19" e estabeleceu como objetivo geral investigar como está ocorrendo o processo de avaliação da aprendizagem no referido nível de ensino no período pandêmico vivenciado. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa ?Como está ocorrendo o processo de avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19 em uma escola municipal do município de Monte Belo do Sul-RS? A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória quanto a seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com aplicação de entrevistas semiestruturadas a professoras e à gestora da escola-campo, bem como, a pais e alunos que fazem parte da referida comunidade escolar. Os dados coletados foram analisados através da técnica de análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). O estudo foi fundamentado em aportes teóricos entre os quais destaco Hoffmann (1991- 2014), Luckesi (1996- 2005) e Freire (1984- 1996). A pesquisa realizada possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática estudada e como a avaliação está ocorrendo na escola em foco neste período conturbado de pandemia. A imersão a campo possibilitou o levantamento das reflexões e preocupações do coletivo da escola investigada e, também, verificar o comprometimento da equipe diretiva e dos professores, para manter a qualidade do processo educacional. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que os professores necessitaram revisitar suas concepções e práticas no que tange à mediação pedagógica como um todo, como também, se reinventarem para que dar conta do novo cotidiano da escola, mediada de forma remota; possibilitou, ainda, um novo olhar sobre a Educação e o processo de avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tendo em vista as necessidades emergentes nesse novo cenário educacional. [resumo fornecido pelo autor]AprendizagemEnsino fundamentalPandemiasCOVID-19A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulPedagogia - LicenciaturaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2021-07-21ORIGINALTCC Franciele Moro.pdfTCC Franciele Moro.pdfapplication/pdf528877https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8919/1/TCC%20Franciele%20Moro.pdf113188efb04ef726a7787049aab154c6MD51TEXTTCC Franciele Moro.pdf.txtTCC Franciele Moro.pdf.txtExtracted texttext/plain120195https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8919/2/TCC%20Franciele%20Moro.pdf.txt10ab3944a2d4c93e4ae60b46f0f93c59MD52THUMBNAILTCC Franciele Moro.pdf.jpgTCC Franciele Moro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8919/3/TCC%20Franciele%20Moro.pdf.jpg39fead88a676e8d8e9035d7372126cabMD5311338/89192022-11-10 17:01:41.215oai:repositorio.ucs.br:11338/8919Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:05.954038Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19 |
title |
A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19 |
spellingShingle |
A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19 Moro, Franciele Aprendizagem Ensino fundamental Pandemias COVID-19 |
title_short |
A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19 |
title_full |
A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19 |
title_fullStr |
A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19 |
title_sort |
A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19 |
author |
Moro, Franciele |
author_facet |
Moro, Franciele |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Luchesi, Terciane Ângela Farina, Silvia Hauser |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro, Franciele |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pedrini, Maristela |
contributor_str_mv |
Pedrini, Maristela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino fundamental Pandemias COVID-19 |
topic |
Aprendizagem Ensino fundamental Pandemias COVID-19 |
description |
O presente trabalho aborda o tema "O processo de avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19" e estabeleceu como objetivo geral investigar como está ocorrendo o processo de avaliação da aprendizagem no referido nível de ensino no período pandêmico vivenciado. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa ?Como está ocorrendo o processo de avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19 em uma escola municipal do município de Monte Belo do Sul-RS? A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória quanto a seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com aplicação de entrevistas semiestruturadas a professoras e à gestora da escola-campo, bem como, a pais e alunos que fazem parte da referida comunidade escolar. Os dados coletados foram analisados através da técnica de análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). O estudo foi fundamentado em aportes teóricos entre os quais destaco Hoffmann (1991- 2014), Luckesi (1996- 2005) e Freire (1984- 1996). A pesquisa realizada possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática estudada e como a avaliação está ocorrendo na escola em foco neste período conturbado de pandemia. A imersão a campo possibilitou o levantamento das reflexões e preocupações do coletivo da escola investigada e, também, verificar o comprometimento da equipe diretiva e dos professores, para manter a qualidade do processo educacional. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que os professores necessitaram revisitar suas concepções e práticas no que tange à mediação pedagógica como um todo, como também, se reinventarem para que dar conta do novo cotidiano da escola, mediada de forma remota; possibilitou, ainda, um novo olhar sobre a Educação e o processo de avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tendo em vista as necessidades emergentes nesse novo cenário educacional. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-15T19:27:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-15T19:27:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8919 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8919/1/TCC%20Franciele%20Moro.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8919/2/TCC%20Franciele%20Moro.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8919/3/TCC%20Franciele%20Moro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
113188efb04ef726a7787049aab154c6 10ab3944a2d4c93e4ae60b46f0f93c59 39fead88a676e8d8e9035d7372126cab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822887774975426560 |