Performance e religiosidade : ritmo, canto e poesia oral nos rituais de batuque e umbanda em Caxias do Sul/RS
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3379 |
Resumo: | Esta dissertação trata das práticas poéticas e musicais das religiosidades afro-brasileiras na cidade de Caxias do Sul/RS, a Umbanda e o Batuque, a partir da perspectiva da performance e da vocalidade, baseada especialmente nas contribuições de Paul Zumthor (1915 - 1995). Para a elaboração da pesquisa foram realizados dois processos metodológicos. Inicialmente uma pesquisa bibliográfica para dar conta da observação de questões relativas à formação social da região estudada, formação das religiões brasileiras de matriz africana e da base conceitual sobre a poesia oral. O segundo processo metodológico foi de uma etnografia, desenvolvida em uma casa de religião afro-brasileira de Caxias do Sul, o Ile Axé de Ogum Onire, durante dois anos. Esta pesquisa teve um caráter investigativo inédito, pois são poucas as pesquisas existentes sobre religião que abordam a poesia oral e, ao mesmo tempo, inexistem pesquisas baseadas na performance segundo Zumthor que abordem as religiões afro-brasileiras praticadas no Rio Grande do Sul. Outros objetivos importantes deste trabalho foram observar as práticas ritualísticas a partir da perspectiva de região cultural, pois as religiões como práticas sociais tem particularidades importantes a serem observadas de acordo com o contexto no qual acontecem, e também observar as práticas musicais como marcas regionais, não só como particularidades do estado, mas também da região de Caxias do Sul. Ao final do processo de pesquisa foi possível perceber a presença constante, e especialmente a importância, da voz, do ritmo e da melodia na poesia oral dos rituais religiosos de matriz africana em Caxias do Sul. A poesia oral, como monumento significativo das práticas socioculturais de um grupo, é uma manifestação de resistência, ancestralidade, cultura, identidade e expressão das religiões afro-brasileiras. |
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Lunelli, Diego ContoRech, Alessandra PaulaSteil, Carlos AlbertoArendt, João ClaudioSantos, Rafael José dos2017-12-13T17:39:13Z2017-12-13T17:39:13Z20172017-08-24https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3379Esta dissertação trata das práticas poéticas e musicais das religiosidades afro-brasileiras na cidade de Caxias do Sul/RS, a Umbanda e o Batuque, a partir da perspectiva da performance e da vocalidade, baseada especialmente nas contribuições de Paul Zumthor (1915 - 1995). Para a elaboração da pesquisa foram realizados dois processos metodológicos. Inicialmente uma pesquisa bibliográfica para dar conta da observação de questões relativas à formação social da região estudada, formação das religiões brasileiras de matriz africana e da base conceitual sobre a poesia oral. O segundo processo metodológico foi de uma etnografia, desenvolvida em uma casa de religião afro-brasileira de Caxias do Sul, o Ile Axé de Ogum Onire, durante dois anos. Esta pesquisa teve um caráter investigativo inédito, pois são poucas as pesquisas existentes sobre religião que abordam a poesia oral e, ao mesmo tempo, inexistem pesquisas baseadas na performance segundo Zumthor que abordem as religiões afro-brasileiras praticadas no Rio Grande do Sul. Outros objetivos importantes deste trabalho foram observar as práticas ritualísticas a partir da perspectiva de região cultural, pois as religiões como práticas sociais tem particularidades importantes a serem observadas de acordo com o contexto no qual acontecem, e também observar as práticas musicais como marcas regionais, não só como particularidades do estado, mas também da região de Caxias do Sul. Ao final do processo de pesquisa foi possível perceber a presença constante, e especialmente a importância, da voz, do ritmo e da melodia na poesia oral dos rituais religiosos de matriz africana em Caxias do Sul. A poesia oral, como monumento significativo das práticas socioculturais de um grupo, é uma manifestação de resistência, ancestralidade, cultura, identidade e expressão das religiões afro-brasileiras.This dissertation approaches the poetic an musical practice in the Afro-Brazilian religiosities practiced in the city of Caxias do Sul in Rio Grande do Sul, Umbanda and Batuque, from the perspective of the performance and vocality, theory based especially on Paul Zumthor (1915 - 1995). For the elaboration of this dissertation two methodological processes were used, initially a bibliographical research to observe questions related to the social formation of the studied region, formation of the Brazilian religions with African roots and the conceptual base on oral poetry. The second methodological process was an ethnography, developed in a Afro-Brazilian religion house of Caxias do Sul, called Ilê Axé de Ogun Onire, for two years. This research had an unprecedented investigative character, as far as we know there is a few researches on religion that studies oral poetry and, at the same time, performance research according to Zumthor (1997) does not refers to the Afro-Brazilian religions practiced in Rio Grande do Sul. Another important objective of this work were to observe ritualistic practices from the perspective of cultural region, since religions as social practices have important peculiarities to be observed according to the context in which they happened, and also to observe the musical practices as regional marks, also in the region of Caxias do Sul. At the end of the research process it was possible to see the constant presence, and especially the importance, of the voice, the rhythm and the melody in the oral poetry of religious rituals with African roots in Caxias do Sul. Oral poetry, as a significant monument of the sociocultural practices of a group is an expression of resistance, ancestry, culture, identity and expressivity of Afro-Brazilian religions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES.Umbanda - Caxias do Sul (RS)Batuque (Culto)ReligiosidadePoesia popularUmbanda (Cult) - Caxias do Sul (RS)Batuque (Cult)ReligiousnessFolk poetryPerformance e religiosidade : ritmo, canto e poesia oral nos rituais de batuque e umbanda em Caxias do Sul/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7198112801840556LUNELLI, Diego ContoPrograma de Pós-Graduação em LetrasTEXTDissertacao Diego Conto Lunelli.pdf.txtDissertacao Diego Conto Lunelli.pdf.txtExtracted texttext/plain241014https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3379/3/Dissertacao%20Diego%20Conto%20Lunelli.pdf.txtfc268be8675e39ae965f2fcab53edbddMD53THUMBNAILDissertacao Diego Conto Lunelli.pdf.jpgDissertacao Diego Conto Lunelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3379/4/Dissertacao%20Diego%20Conto%20Lunelli.pdf.jpge91be7f3fade8edfdd242847d508f268MD54ORIGINALDissertacao Diego Conto Lunelli.pdfDissertacao Diego Conto Lunelli.pdfapplication/pdf4415121https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3379/1/Dissertacao%20Diego%20Conto%20Lunelli.pdfa60a6e5b369c1f33cf07eb71fbb70f72MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3379/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/33792018-08-17 07:31:04.546oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:57.616776Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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