Do ilê à terreira : relações de educação e aprendizagem na confluência do axé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216800 |
Resumo: | A presente monografia tem como objetivo analisar como se estabelecem os processos de ensino/aprendizagem na confluência entre duas expressões de religiosidade afro-brasileira, o Batuque do Rio Grande do Sul e a Umbanda. A análise é mobilizada a partir da observação da educação de terreiro enquanto prática pedagógica. Essa afirmação estabelece um contraponto ao rotineiramente estabelecido no campo da educação, possibilitando uma reflexão sobre modelos de educação que excluem as pluralidades de saberes e aprendizagens que compõem processos pedagógicos tidos como não formais. Os recursos metodológicos empreendidos nessa pesquisa são a etnografia e a análise de trajetória, tendo a minha própria experiência lugar protagonista na análise. Tomo como recurso teórico uma breve revisão bibliográfica de autores que desenvolveram pesquisas sobre o cotidiano de aprendizagem nos/as terreiros/as e estabelecem o processo de formação educacional. A monografia reivindica uma Pedagogia do axé e centra-se na proposta de construção de uma cidadania outra, produto da educação de terreiro que possibilita uma celebração das múltiplas possiblidades de articulação do conhecimento, no lugar de processos educacionais que frustram as constituições das pluralidades subjetivas. |
id |
UFRGS-2_f46b213487f1f7839f354c04529d7682 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216800 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Isadora Cristina Santos daAnjos, José Carlos Gomes dos2020-12-23T04:12:41Z2020http://hdl.handle.net/10183/216800001120847A presente monografia tem como objetivo analisar como se estabelecem os processos de ensino/aprendizagem na confluência entre duas expressões de religiosidade afro-brasileira, o Batuque do Rio Grande do Sul e a Umbanda. A análise é mobilizada a partir da observação da educação de terreiro enquanto prática pedagógica. Essa afirmação estabelece um contraponto ao rotineiramente estabelecido no campo da educação, possibilitando uma reflexão sobre modelos de educação que excluem as pluralidades de saberes e aprendizagens que compõem processos pedagógicos tidos como não formais. Os recursos metodológicos empreendidos nessa pesquisa são a etnografia e a análise de trajetória, tendo a minha própria experiência lugar protagonista na análise. Tomo como recurso teórico uma breve revisão bibliográfica de autores que desenvolveram pesquisas sobre o cotidiano de aprendizagem nos/as terreiros/as e estabelecem o processo de formação educacional. A monografia reivindica uma Pedagogia do axé e centra-se na proposta de construção de uma cidadania outra, produto da educação de terreiro que possibilita uma celebração das múltiplas possiblidades de articulação do conhecimento, no lugar de processos educacionais que frustram as constituições das pluralidades subjetivas.This monograph aims to analyze how teaching / learning processes are established at the confluence between two expressions of Afro-Brazilian religiousness: Batuque do Rio Grande do Sul and Umbanda. The analysis is mobilized from the observation of how the terreiro education is also a pedagogical practice. This statement establishes a counterpoint to the one routinely established in the field of education, allowing a reflection on models of education that exclude the pluralities of knowledge and learning that make up pedagogical processes that are not considered formal. The methodological resources used in this research are ethnography and trajectory analysis, with my own experience having a leading role in the analysis. I take as a theoretical resource, a brief bibliographic review of scholars who developed researches on the daily learning in the terreiros and establish the educational formation process. The monograph claims a Pedagogy of Axé and focuses on the proposal to build another citizenship, a product of terreiro education that allows a celebration of the multiple possibilities of articulation of knowledge, instead of educational processes that frustrate the constitutions of subjective pluralities.application/pdfporSociologia da educaçãoEnsino religiosoReligiões afro-brasileirasUmbandaBatuqueTerreiroPedagogyTerreiro EducationConfluenceAfro-Brazilian religiousnessBatuqueUmbandaDo ilê à terreira : relações de educação e aprendizagem na confluência do axéinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120847.pdf.txt001120847.pdf.txtExtracted Texttext/plain116304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216800/2/001120847.pdf.txt8fc4c2a8223582939eba7f57dacb9343MD52ORIGINAL001120847.pdfTexto completoapplication/pdf690368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216800/1/001120847.pdf3d55538c925056a9fc8113698fc2553dMD5110183/2168002022-08-06 04:50:46.645769oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216800Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:50:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do ilê à terreira : relações de educação e aprendizagem na confluência do axé |
title |
Do ilê à terreira : relações de educação e aprendizagem na confluência do axé |
spellingShingle |
Do ilê à terreira : relações de educação e aprendizagem na confluência do axé Silva, Isadora Cristina Santos da Sociologia da educação Ensino religioso Religiões afro-brasileiras Umbanda Batuque Terreiro Pedagogy Terreiro Education Confluence Afro-Brazilian religiousness Batuque Umbanda |
title_short |
Do ilê à terreira : relações de educação e aprendizagem na confluência do axé |
title_full |
Do ilê à terreira : relações de educação e aprendizagem na confluência do axé |
title_fullStr |
Do ilê à terreira : relações de educação e aprendizagem na confluência do axé |
title_full_unstemmed |
Do ilê à terreira : relações de educação e aprendizagem na confluência do axé |
title_sort |
Do ilê à terreira : relações de educação e aprendizagem na confluência do axé |
author |
Silva, Isadora Cristina Santos da |
author_facet |
Silva, Isadora Cristina Santos da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Isadora Cristina Santos da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Anjos, José Carlos Gomes dos |
contributor_str_mv |
Anjos, José Carlos Gomes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da educação Ensino religioso Religiões afro-brasileiras Umbanda Batuque Terreiro |
topic |
Sociologia da educação Ensino religioso Religiões afro-brasileiras Umbanda Batuque Terreiro Pedagogy Terreiro Education Confluence Afro-Brazilian religiousness Batuque Umbanda |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogy Terreiro Education Confluence Afro-Brazilian religiousness Batuque Umbanda |
description |
A presente monografia tem como objetivo analisar como se estabelecem os processos de ensino/aprendizagem na confluência entre duas expressões de religiosidade afro-brasileira, o Batuque do Rio Grande do Sul e a Umbanda. A análise é mobilizada a partir da observação da educação de terreiro enquanto prática pedagógica. Essa afirmação estabelece um contraponto ao rotineiramente estabelecido no campo da educação, possibilitando uma reflexão sobre modelos de educação que excluem as pluralidades de saberes e aprendizagens que compõem processos pedagógicos tidos como não formais. Os recursos metodológicos empreendidos nessa pesquisa são a etnografia e a análise de trajetória, tendo a minha própria experiência lugar protagonista na análise. Tomo como recurso teórico uma breve revisão bibliográfica de autores que desenvolveram pesquisas sobre o cotidiano de aprendizagem nos/as terreiros/as e estabelecem o processo de formação educacional. A monografia reivindica uma Pedagogia do axé e centra-se na proposta de construção de uma cidadania outra, produto da educação de terreiro que possibilita uma celebração das múltiplas possiblidades de articulação do conhecimento, no lugar de processos educacionais que frustram as constituições das pluralidades subjetivas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-23T04:12:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216800 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001120847 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216800 |
identifier_str_mv |
001120847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216800/2/001120847.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216800/1/001120847.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8fc4c2a8223582939eba7f57dacb9343 3d55538c925056a9fc8113698fc2553d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224600150867968 |