Do ilê à terreira : relações de educação e aprendizagem na confluência do axé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isadora Cristina Santos da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216800
Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar como se estabelecem os processos de ensino/aprendizagem na confluência entre duas expressões de religiosidade afro-brasileira, o Batuque do Rio Grande do Sul e a Umbanda. A análise é mobilizada a partir da observação da educação de terreiro enquanto prática pedagógica. Essa afirmação estabelece um contraponto ao rotineiramente estabelecido no campo da educação, possibilitando uma reflexão sobre modelos de educação que excluem as pluralidades de saberes e aprendizagens que compõem processos pedagógicos tidos como não formais. Os recursos metodológicos empreendidos nessa pesquisa são a etnografia e a análise de trajetória, tendo a minha própria experiência lugar protagonista na análise. Tomo como recurso teórico uma breve revisão bibliográfica de autores que desenvolveram pesquisas sobre o cotidiano de aprendizagem nos/as terreiros/as e estabelecem o processo de formação educacional. A monografia reivindica uma Pedagogia do axé e centra-se na proposta de construção de uma cidadania outra, produto da educação de terreiro que possibilita uma celebração das múltiplas possiblidades de articulação do conhecimento, no lugar de processos educacionais que frustram as constituições das pluralidades subjetivas.
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