A proteção jurídica dos consumidores hipervulneráveis no Brasil no que se refere à publicidade e ao superendividamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruna Rosito da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6305
Resumo: O consumidor é considerado pelo Direito como o vulnerável na relação de consumo, contudo, existem consumidores que já são percebidos, pela jurisprudência e pela doutrina, como hipervulneráveis, isto é, indivíduos ainda mais fragilizados. Dentre eles estão as crianças e os idosos, sujeitos de tenra idade e de idade avançada que apresentam estado psicológico distinto ao do homem médio. A publicidade enganosa e o superendividamento podem atingir o consumidor de forma extremamente nociva, de modo a acarretar-lhe prejuízos financeiros e psicológicos, e o fornecedor, pensando apenas em beneficio próprio, vale-se justamente da vulnerabilidade agravada desses consumidores, despreocupando-se com as consequências futuras. Assim, devido ao hiperconsumo moderno, técnicas de marketing, maior alcance publicitário, facilitação na outorga de crédito e outras práticas presentes no âmbito consumerista atual, percebe-se a necessidade de manifestação por parte do Direito, a fim de que a proteção a esses consumidores hipervulneráveis seja de fato assegurada. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo tratar sobre a proteção existente no ordenamento jurídico brasileiro sobre os hipervulneráveis no que se refere à publicidade destinada a esse público e ao superendividamento, analisando propostas de otimização a essa proteção, seja através de regulamentação de legislação específica, seja através da implementação de educação consumerista e financeira, por exemplo (sic).
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spelling Silva, Bruna Rosito daMichelin, FabioZir, Giovana CenciPolesel, Jussara de Oliveira Machado2020-07-21T19:06:26Z2020-07-21T19:06:26Z2019-07-052019https://repositorio.ucs.br/11338/6305O consumidor é considerado pelo Direito como o vulnerável na relação de consumo, contudo, existem consumidores que já são percebidos, pela jurisprudência e pela doutrina, como hipervulneráveis, isto é, indivíduos ainda mais fragilizados. Dentre eles estão as crianças e os idosos, sujeitos de tenra idade e de idade avançada que apresentam estado psicológico distinto ao do homem médio. A publicidade enganosa e o superendividamento podem atingir o consumidor de forma extremamente nociva, de modo a acarretar-lhe prejuízos financeiros e psicológicos, e o fornecedor, pensando apenas em beneficio próprio, vale-se justamente da vulnerabilidade agravada desses consumidores, despreocupando-se com as consequências futuras. Assim, devido ao hiperconsumo moderno, técnicas de marketing, maior alcance publicitário, facilitação na outorga de crédito e outras práticas presentes no âmbito consumerista atual, percebe-se a necessidade de manifestação por parte do Direito, a fim de que a proteção a esses consumidores hipervulneráveis seja de fato assegurada. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo tratar sobre a proteção existente no ordenamento jurídico brasileiro sobre os hipervulneráveis no que se refere à publicidade destinada a esse público e ao superendividamento, analisando propostas de otimização a essa proteção, seja através de regulamentação de legislação específica, seja através da implementação de educação consumerista e financeira, por exemplo (sic).The consumer is considered by the Law as the vulnerable in the relationship of consumption, however, there are consumers who are already perceived by jurisprudence and doctrine as hypervulnerable, that is, even more fragile individuals. Among them are the children and the elderly, subjects of young age and of advanced age who present psychological state different from the average man. Misleading advertising and over-indebtedness can reach the consumer in a highly harmful way, leading to financial and psychological harm, and the supplier, thinking only for his own benefit, is justified by the aggravated vulnerability of these consumers, unconcerned with the consequences. Thus, due to modern hyperconsumption, marketing techniques, greater publicity reach, facilitation in the granting of credit and other practices present in the current consumerist scope, it is perceived the need for manifestation by the Law, in order that the protection to these consumers hypervulnerables is indeed assured. Thus, this work has as objective to deal with the protection existing in the Brazilian legal system on the hypervulnerables with regard to the advertising destined to this public and the super indebtedness, analyzing proposals of optimization to this protection, either through regulation of specific legislation, through the implementation of consumerist and financial education, for example (sic).Direito do consumidorPublicidadeConsumidoresA proteção jurídica dos consumidores hipervulneráveis no Brasil no que se refere à publicidade e ao superendividamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em DireitoCampus Universitário da Região dos Vinhedos2019-07-05 00:00:00ORIGINALTCC Bruna Rosito da Silva.pdfTCC Bruna Rosito da Silva.pdfapplication/pdf745015https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6305/1/TCC%20Bruna%20Rosito%20da%20Silva.pdf58de5245052dc339c61f5a3b7ad8578cMD51TEXTTCC Bruna Rosito da Silva.pdf.txtTCC Bruna Rosito da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain196244https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6305/2/TCC%20Bruna%20Rosito%20da%20Silva.pdf.txtb9edd707a121e51f16b9f28e6d3dd904MD52THUMBNAILTCC Bruna Rosito da Silva.pdf.jpgTCC Bruna Rosito da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6305/3/TCC%20Bruna%20Rosito%20da%20Silva.pdf.jpga2ce9d875eb62e5ebcac74553b2633c3MD5311338/63052021-06-21 17:35:42.433oai:repositorio.ucs.br:11338/6305Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-06-21T17:35:42Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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