Mad Women: a construção da identidade da mulher publicitária nas agências de publicidade da Serra Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boeira, Jaqueline de Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5568
Resumo: Esta monografia tem por objetivo analisar como as mulheres publicitárias estão construindo sua identidade nas agências de publicidade da Serra Gaúcha. O trabalho aborda, inicialmente, no capítulo 2, a história da mulher na sociedade e como foi construindo sua identidade como mulher, bem como entrou no mercado de trabalho. Já o terceiro capítulo, aborda a história da Serra Gaúcha e como, inicialmente, era o trabalho e a participação da mulher até os dias atuais. O quarto capítulo apresenta a análise das pesquisas exploratórias e qualitativa, que foram baseadas em entrevistas com publicitárias das agências da Serra Gaúcha, que buscavam entender o seu espaço no mercado publicitário e como foi feita sua transição até o tempo atual. Com a realização deste trabalho, conclui-se que as mulheres publicitárias estão conseguindo conquistar seus espaços em ambientes publicitários, mas não conseguem admitir, em um âmbito geral, que a liderança feminina existe, mas acabam se inferiorizando à liderança masculina, e se calam para fatores desfavoráveis das agências. A discriminação por parte do gênero masculino, em relação as mulheres, acaba se tornando uma manifestação sociocultural natural para mulheres que trabalham dentro das agências publicitárias (sic).
id UCS_425faab92e2c33338771781a679ceb3b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5568
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Boeira, Jaqueline de LimaSilva, Ronei Teodoro daRoveda, VanessaSilva, Ivana Almeida da2020-03-20T18:36:18Z2020-03-20T18:36:18Z2019-12-202019https://repositorio.ucs.br/11338/5568Esta monografia tem por objetivo analisar como as mulheres publicitárias estão construindo sua identidade nas agências de publicidade da Serra Gaúcha. O trabalho aborda, inicialmente, no capítulo 2, a história da mulher na sociedade e como foi construindo sua identidade como mulher, bem como entrou no mercado de trabalho. Já o terceiro capítulo, aborda a história da Serra Gaúcha e como, inicialmente, era o trabalho e a participação da mulher até os dias atuais. O quarto capítulo apresenta a análise das pesquisas exploratórias e qualitativa, que foram baseadas em entrevistas com publicitárias das agências da Serra Gaúcha, que buscavam entender o seu espaço no mercado publicitário e como foi feita sua transição até o tempo atual. Com a realização deste trabalho, conclui-se que as mulheres publicitárias estão conseguindo conquistar seus espaços em ambientes publicitários, mas não conseguem admitir, em um âmbito geral, que a liderança feminina existe, mas acabam se inferiorizando à liderança masculina, e se calam para fatores desfavoráveis das agências. A discriminação por parte do gênero masculino, em relação as mulheres, acaba se tornando uma manifestação sociocultural natural para mulheres que trabalham dentro das agências publicitárias (sic).This monograph aims to analyze how advertising women are building their identity in advertising agencies of Serra Gaucha. The paper first discusses in chapter 2 the history of women in society and how their identity as a woman was built and how she entered the job market. Already in the third chapter, it discusses the history of Serra Gaucha and how it was initially the work, and how it was the woman's participation until the present day. The fourth chapter presents the analysis of exploratory and quantitative research that was based on an interview with advertising agencies of Serra Gaúcha, which sought to understand its space in the advertising market and how it was transitioned to the present time. With the accomplishment of this work, it?s concluded that the advertising women, are managing to conquer their spaces in advertising environments, but can?t admit, in a general scope, the female leadership exists, but ends up inferiorizing the male leadership, and they shut up for unfavorable factors of the agencies and that the discrimination by males in relation to women, turns out to be a natural sociocultural manifestation for women working within the advertising agencies (sic).PublicidadeMulheres - Serra, Região (RS)Mulheres - IdentidadeComportamento organizacionalAgências de propagandaMad Women: a construção da identidade da mulher publicitária nas agências de publicidade da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulComunicação Social - Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-20 00:00:00ORIGINALTCC Jaqueline de Lima Boeira.pdfTCC Jaqueline de Lima Boeira.pdfapplication/pdf2215047https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5568/1/TCC%20Jaqueline%20de%20Lima%20Boeira.pdf462c8ff64b6d959f69929b9f232e5808MD51TEXTTCC Jaqueline de Lima Boeira.pdf.txtTCC Jaqueline de Lima Boeira.pdf.txtExtracted texttext/plain170844https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5568/2/TCC%20Jaqueline%20de%20Lima%20Boeira.pdf.txt9b00ccbb37f49378e3a7b042e4e566a5MD52THUMBNAILTCC Jaqueline de Lima Boeira.pdf.jpgTCC Jaqueline de Lima Boeira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5568/3/TCC%20Jaqueline%20de%20Lima%20Boeira.pdf.jpg1106dbc48e1cb5608570fad17f1e0e24MD5311338/55682020-03-21 06:00:56.787oai:repositorio.ucs.br:11338/5568Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-03-21T06:00:56Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mad Women: a construção da identidade da mulher publicitária nas agências de publicidade da Serra Gaúcha
title Mad Women: a construção da identidade da mulher publicitária nas agências de publicidade da Serra Gaúcha
spellingShingle Mad Women: a construção da identidade da mulher publicitária nas agências de publicidade da Serra Gaúcha
Boeira, Jaqueline de Lima
Publicidade
Mulheres - Serra, Região (RS)
Mulheres - Identidade
Comportamento organizacional
Agências de propaganda
title_short Mad Women: a construção da identidade da mulher publicitária nas agências de publicidade da Serra Gaúcha
title_full Mad Women: a construção da identidade da mulher publicitária nas agências de publicidade da Serra Gaúcha
title_fullStr Mad Women: a construção da identidade da mulher publicitária nas agências de publicidade da Serra Gaúcha
title_full_unstemmed Mad Women: a construção da identidade da mulher publicitária nas agências de publicidade da Serra Gaúcha
title_sort Mad Women: a construção da identidade da mulher publicitária nas agências de publicidade da Serra Gaúcha
author Boeira, Jaqueline de Lima
author_facet Boeira, Jaqueline de Lima
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Silva, Ronei Teodoro da
Roveda, Vanessa
dc.contributor.author.fl_str_mv Boeira, Jaqueline de Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ivana Almeida da
contributor_str_mv Silva, Ivana Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Mulheres - Serra, Região (RS)
Mulheres - Identidade
Comportamento organizacional
Agências de propaganda
topic Publicidade
Mulheres - Serra, Região (RS)
Mulheres - Identidade
Comportamento organizacional
Agências de propaganda
description Esta monografia tem por objetivo analisar como as mulheres publicitárias estão construindo sua identidade nas agências de publicidade da Serra Gaúcha. O trabalho aborda, inicialmente, no capítulo 2, a história da mulher na sociedade e como foi construindo sua identidade como mulher, bem como entrou no mercado de trabalho. Já o terceiro capítulo, aborda a história da Serra Gaúcha e como, inicialmente, era o trabalho e a participação da mulher até os dias atuais. O quarto capítulo apresenta a análise das pesquisas exploratórias e qualitativa, que foram baseadas em entrevistas com publicitárias das agências da Serra Gaúcha, que buscavam entender o seu espaço no mercado publicitário e como foi feita sua transição até o tempo atual. Com a realização deste trabalho, conclui-se que as mulheres publicitárias estão conseguindo conquistar seus espaços em ambientes publicitários, mas não conseguem admitir, em um âmbito geral, que a liderança feminina existe, mas acabam se inferiorizando à liderança masculina, e se calam para fatores desfavoráveis das agências. A discriminação por parte do gênero masculino, em relação as mulheres, acaba se tornando uma manifestação sociocultural natural para mulheres que trabalham dentro das agências publicitárias (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-20T18:36:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-20T18:36:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5568
url https://repositorio.ucs.br/11338/5568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5568/1/TCC%20Jaqueline%20de%20Lima%20Boeira.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5568/2/TCC%20Jaqueline%20de%20Lima%20Boeira.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5568/3/TCC%20Jaqueline%20de%20Lima%20Boeira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 462c8ff64b6d959f69929b9f232e5808
9b00ccbb37f49378e3a7b042e4e566a5
1106dbc48e1cb5608570fad17f1e0e24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308904958951424