Avaliação na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanella, Taciane
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9962
Resumo: O presente trabalho aborda o tema "O processo de avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem na Educação Infantil", tendo como objetivo geral investigar o referido processo junto à faixa etária que compreende os bebês, ou seja, o nível de berçário. Para tanto, a referida pesquisa buscou resposta ao problema "Como avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem de bebês que frequentam escolas infantis na faixa etária dos 4 meses aos 2 anos?". Busquei fundamentação teórica em estudos de vários autores dentre os quais destaco Hoffmann (2011), Freire (1997) Piaget (1973) e Vygotsky (2007) entre outros. A investigação descrita, de natureza construtivista, de caráter qualitativo, exploratório quanto aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (YIN, 2001). Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas aplicadas a professoras de berçário da escola-campo de investigação e foram analisados através da análise textual discursiva que se fundamenta nos princípios de análise de conteúdo (MORAES, 1999). O estudo possibilitou a imersão e o aprofundamento sobre uma temática de grande relevância, principalmente no momento atual, com o enfrentamento do novo Coronavírus, em que as aulas se dão de forma virtual e os professores não acompanham diariamente presencialmente o desenvolvimento das crianças. Os dados coletados analisados detalhadamente permitiram a construção de conhecimentos pertinentes sendo possível afirmar que a avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças que frequentam turmas de berçário promove um novo olhar para o processo educacional como um todo. Ainda, mobiliza os professores à ressignificação de sua prática pedagógica no sentido de buscar formas de estimular o desenvolvimento integral de seus alunos na mais tenra idade e proporciona uma visão diferenciada de avaliação, através da observação de cada aspecto, no sentido de reunir elementos para a composição da documentação pedagógica que possibilita um acompanhamento significativo do processo educacional nesta faixa etária. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_4fb68d7064e7757aecbfb38fca1ab271
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9962
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Zanella, TacianeLuchese, Terciane AngelaFarina, Silvia HauserPedrini, Maristela2022-05-05T14:10:16Z2022-05-05T14:10:16Z2022-04-092021-07-06https://repositorio.ucs.br/11338/9962O presente trabalho aborda o tema "O processo de avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem na Educação Infantil", tendo como objetivo geral investigar o referido processo junto à faixa etária que compreende os bebês, ou seja, o nível de berçário. Para tanto, a referida pesquisa buscou resposta ao problema "Como avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem de bebês que frequentam escolas infantis na faixa etária dos 4 meses aos 2 anos?". Busquei fundamentação teórica em estudos de vários autores dentre os quais destaco Hoffmann (2011), Freire (1997) Piaget (1973) e Vygotsky (2007) entre outros. A investigação descrita, de natureza construtivista, de caráter qualitativo, exploratório quanto aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (YIN, 2001). Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas aplicadas a professoras de berçário da escola-campo de investigação e foram analisados através da análise textual discursiva que se fundamenta nos princípios de análise de conteúdo (MORAES, 1999). O estudo possibilitou a imersão e o aprofundamento sobre uma temática de grande relevância, principalmente no momento atual, com o enfrentamento do novo Coronavírus, em que as aulas se dão de forma virtual e os professores não acompanham diariamente presencialmente o desenvolvimento das crianças. Os dados coletados analisados detalhadamente permitiram a construção de conhecimentos pertinentes sendo possível afirmar que a avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças que frequentam turmas de berçário promove um novo olhar para o processo educacional como um todo. Ainda, mobiliza os professores à ressignificação de sua prática pedagógica no sentido de buscar formas de estimular o desenvolvimento integral de seus alunos na mais tenra idade e proporciona uma visão diferenciada de avaliação, através da observação de cada aspecto, no sentido de reunir elementos para a composição da documentação pedagógica que possibilita um acompanhamento significativo do processo educacional nesta faixa etária. [resumo fornecido pelo autor]The present work approaches the theme "The process of evaluation of the development and learning in Early Childhood Education", with the general objective to investigate the referred process with the age group that comprises the babies, that is, the nursery level. Therefore, this research sought to answer the problem "How to assess the development and learning of babies who attend kindergarten schools aged from 4 months to 2 years?". I looked for theoretical foundation in studies of several authors among which I highlight Hoffmann (2011), Freire (1997) Piaget (1973) and Vygotsky (2007) among others. The described investigation, of a constructivist nature, qualitative, exploratory as to its objectives, in the field modality, was developed through the methodology of Case Study (YIN, 2001). Data were collected through semi-structured interviews applied to nursery teachers from the school-field of investigation and were analyzed through discursive textual analysis based on the principles of content analysis (MORAES, 1999). The study made it possible to immerse and deepen a topic of great relevance, especially at the present time, with the confrontation of the new Coronavirus, in which classes take place virtually and teachers do not daily monitor the children's development. The data collected and analyzed in detail allowed the construction of relevant knowledge and it was possible to state that the assessment of the development and learning of children who attend nursery classes promotes a new look at the educational process as a whole. It also mobilizes teachers to reframe their pedagogical practice in order to seek ways to encourage the full development of their students at an early age and provides a differentiated view of assessment, through the observation of each aspect, in order to gather elements for the composition of the pedagogical documentation that enables a significant follow-up of the educational process in this age group. [resumo fornecido pelo autor]Educação de crianças - AvaliaçãoCrianças - DesenvolvimentoAprendizagemAvaliação na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVILicenciatura em PedagogiaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2022-04-08ORIGINALTCC Taciane Zanella.pdfTCC Taciane Zanella.pdfapplication/pdf456984https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9962/1/TCC%20Taciane%20Zanella.pdfd2205fdb9c741bdc9ca0f87dc275ffe0MD51TEXTTCC Taciane Zanella.pdf.txtTCC Taciane Zanella.pdf.txtExtracted texttext/plain112853https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9962/2/TCC%20Taciane%20Zanella.pdf.txt906031463b0a6f360771c867e9270d9aMD52THUMBNAILTCC Taciane Zanella.pdf.jpgTCC Taciane Zanella.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9962/3/TCC%20Taciane%20Zanella.pdf.jpgd64d6c486733a2cb37d893e2f7a99e55MD5311338/99622022-10-18 18:05:09.888oai:repositorio.ucs.br:11338/9962Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:05:09Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos
title Avaliação na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos
spellingShingle Avaliação na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos
Zanella, Taciane
Educação de crianças - Avaliação
Crianças - Desenvolvimento
Aprendizagem
title_short Avaliação na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos
title_full Avaliação na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos
title_fullStr Avaliação na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos
title_full_unstemmed Avaliação na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos
title_sort Avaliação na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos
author Zanella, Taciane
author_facet Zanella, Taciane
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Luchese, Terciane Angela
Farina, Silvia Hauser
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanella, Taciane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedrini, Maristela
contributor_str_mv Pedrini, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças - Avaliação
Crianças - Desenvolvimento
Aprendizagem
topic Educação de crianças - Avaliação
Crianças - Desenvolvimento
Aprendizagem
description O presente trabalho aborda o tema "O processo de avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem na Educação Infantil", tendo como objetivo geral investigar o referido processo junto à faixa etária que compreende os bebês, ou seja, o nível de berçário. Para tanto, a referida pesquisa buscou resposta ao problema "Como avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem de bebês que frequentam escolas infantis na faixa etária dos 4 meses aos 2 anos?". Busquei fundamentação teórica em estudos de vários autores dentre os quais destaco Hoffmann (2011), Freire (1997) Piaget (1973) e Vygotsky (2007) entre outros. A investigação descrita, de natureza construtivista, de caráter qualitativo, exploratório quanto aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (YIN, 2001). Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas aplicadas a professoras de berçário da escola-campo de investigação e foram analisados através da análise textual discursiva que se fundamenta nos princípios de análise de conteúdo (MORAES, 1999). O estudo possibilitou a imersão e o aprofundamento sobre uma temática de grande relevância, principalmente no momento atual, com o enfrentamento do novo Coronavírus, em que as aulas se dão de forma virtual e os professores não acompanham diariamente presencialmente o desenvolvimento das crianças. Os dados coletados analisados detalhadamente permitiram a construção de conhecimentos pertinentes sendo possível afirmar que a avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças que frequentam turmas de berçário promove um novo olhar para o processo educacional como um todo. Ainda, mobiliza os professores à ressignificação de sua prática pedagógica no sentido de buscar formas de estimular o desenvolvimento integral de seus alunos na mais tenra idade e proporciona uma visão diferenciada de avaliação, através da observação de cada aspecto, no sentido de reunir elementos para a composição da documentação pedagógica que possibilita um acompanhamento significativo do processo educacional nesta faixa etária. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-05T14:10:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-05T14:10:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9962
url https://repositorio.ucs.br/11338/9962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9962/1/TCC%20Taciane%20Zanella.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9962/2/TCC%20Taciane%20Zanella.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9962/3/TCC%20Taciane%20Zanella.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d2205fdb9c741bdc9ca0f87dc275ffe0
906031463b0a6f360771c867e9270d9a
d64d6c486733a2cb37d893e2f7a99e55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308894966022144