Pedagogia: um olhar para o envelhecer saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Festinalli, Milena
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9961
Resumo: O presente trabalho aborda o tema a Pedagogia e a Terceira Idade e teve como objetivo geral investigar como o pedagogo pode se inserir nesse novo espaço de atuação para a estimulação de um envelhecer saudável. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa: Quais as contribuições do pedagogo para promover a estimulação de um envelhecer saudável? A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso Gil(2008) com aplicação de entrevistas semiestruturadas a um grupo de idosos da cidade de Garibaldi - RS. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados por meio da análise textual discursiva Moraes (2003) e fundamentados em aportes teóricos dentre os quais destaco Pires e Lima (2007), Goi, Pereira e Veiga (2018), Doll, Ramos e Buaes (2015) entre outros. A imersão e interpretação dos dados coletados possibilitou o surgimento de três blocos de análise a saber ?O idoso e o Acolhimento familiar, O envelhecer saudável e Pedagogia Social: o Pedagogo e os Idosos?. Através dos estudos realizados foi possível aprimorar os conhecimentos sobre a Pedagogia Social e o papel do pedagogo na estimulação do envelhecer saudável, E como resposta ao problema da pesquisa pude concluir como as práticas pedagógicas podem auxiliar os idosos para um envelhecer saudável. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_50bc7ae230fecd5f992869572d70626b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9961
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Festinalli, MilenaLuchese, Terciane ÂngelaFilippon, Maria CristinaPedrini, Maristela2022-05-05T13:46:43Z2022-05-05T13:46:43Z2022-04-092021-07-07https://repositorio.ucs.br/11338/9961O presente trabalho aborda o tema a Pedagogia e a Terceira Idade e teve como objetivo geral investigar como o pedagogo pode se inserir nesse novo espaço de atuação para a estimulação de um envelhecer saudável. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa: Quais as contribuições do pedagogo para promover a estimulação de um envelhecer saudável? A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso Gil(2008) com aplicação de entrevistas semiestruturadas a um grupo de idosos da cidade de Garibaldi - RS. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados por meio da análise textual discursiva Moraes (2003) e fundamentados em aportes teóricos dentre os quais destaco Pires e Lima (2007), Goi, Pereira e Veiga (2018), Doll, Ramos e Buaes (2015) entre outros. A imersão e interpretação dos dados coletados possibilitou o surgimento de três blocos de análise a saber ?O idoso e o Acolhimento familiar, O envelhecer saudável e Pedagogia Social: o Pedagogo e os Idosos?. Através dos estudos realizados foi possível aprimorar os conhecimentos sobre a Pedagogia Social e o papel do pedagogo na estimulação do envelhecer saudável, E como resposta ao problema da pesquisa pude concluir como as práticas pedagógicas podem auxiliar os idosos para um envelhecer saudável. [resumo fornecido pelo autor]The present work approaches the theme of Pedagogy and the Third Age and had as general objective to investigate how the pedagogue can be inserted in this new space of action for the stimulation of a healthy aging. Therefore, this investigation sought to answer the research problem: What are the contributions of the pedagogue to promote the stimulation of healthy aging? The described investigation, of an applied nature, qualitative in terms of approach, exploratory in relation to its objectives, in the field modality, was developed through the methodology of Case Study Gil (2008) with application of semi-structured interviews to a group of elderly people in the city. of Garibaldi - RS. The data collected through these interviews were analyzed through textual discursive analysis Moraes (2003) and based on theoretical contributions, among which I highlight Pires and Lima (2007), Goi, Pereira and Veiga (2018), Doll, Ramos and Buaes ( 2015) among others. The immersion and interpretation of the collected data enabled the emergence of three blocks of analysis, namely "The elderly and family care, Healthy aging and Social Pedagogy: the Pedagogue and the Elderly". Through the studies carried out, it was possible to improve the knowledge about Social Pedagogy and the role of the pedagogue in stimulating healthy aging. As an answer to the research problem, I was able to conclude how pedagogical practices can help the elderly towards healthy aging. [resumo fornecido pelo autor]Educação - Aspectos sociaisIdososPedagogosPedagogia: um olhar para o envelhecer saudávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVILicenciatura em PedagogiaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2022-04-08ORIGINALTCC Milena Festinalli.pdfTCC Milena Festinalli.pdfapplication/pdf765091https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9961/1/TCC%20Milena%20Festinalli.pdfa6bf00dda16c2f29851d8d4ff0d0621aMD51TEXTTCC Milena Festinalli.pdf.txtTCC Milena Festinalli.pdf.txtExtracted texttext/plain96385https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9961/2/TCC%20Milena%20Festinalli.pdf.txt3c41e6e9e8e8933d06e752518f46c3d2MD52THUMBNAILTCC Milena Festinalli.pdf.jpgTCC Milena Festinalli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9961/3/TCC%20Milena%20Festinalli.pdf.jpg727e44159a166ec9916e8834ebc25f04MD5311338/99612022-10-18 20:03:49.354oai:repositorio.ucs.br:11338/9961Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T20:03:49Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia: um olhar para o envelhecer saudável
title Pedagogia: um olhar para o envelhecer saudável
spellingShingle Pedagogia: um olhar para o envelhecer saudável
Festinalli, Milena
Educação - Aspectos sociais
Idosos
Pedagogos
title_short Pedagogia: um olhar para o envelhecer saudável
title_full Pedagogia: um olhar para o envelhecer saudável
title_fullStr Pedagogia: um olhar para o envelhecer saudável
title_full_unstemmed Pedagogia: um olhar para o envelhecer saudável
title_sort Pedagogia: um olhar para o envelhecer saudável
author Festinalli, Milena
author_facet Festinalli, Milena
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Luchese, Terciane Ângela
Filippon, Maria Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Festinalli, Milena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedrini, Maristela
contributor_str_mv Pedrini, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Aspectos sociais
Idosos
Pedagogos
topic Educação - Aspectos sociais
Idosos
Pedagogos
description O presente trabalho aborda o tema a Pedagogia e a Terceira Idade e teve como objetivo geral investigar como o pedagogo pode se inserir nesse novo espaço de atuação para a estimulação de um envelhecer saudável. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa: Quais as contribuições do pedagogo para promover a estimulação de um envelhecer saudável? A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso Gil(2008) com aplicação de entrevistas semiestruturadas a um grupo de idosos da cidade de Garibaldi - RS. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados por meio da análise textual discursiva Moraes (2003) e fundamentados em aportes teóricos dentre os quais destaco Pires e Lima (2007), Goi, Pereira e Veiga (2018), Doll, Ramos e Buaes (2015) entre outros. A imersão e interpretação dos dados coletados possibilitou o surgimento de três blocos de análise a saber ?O idoso e o Acolhimento familiar, O envelhecer saudável e Pedagogia Social: o Pedagogo e os Idosos?. Através dos estudos realizados foi possível aprimorar os conhecimentos sobre a Pedagogia Social e o papel do pedagogo na estimulação do envelhecer saudável, E como resposta ao problema da pesquisa pude concluir como as práticas pedagógicas podem auxiliar os idosos para um envelhecer saudável. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-05T13:46:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-05T13:46:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9961
url https://repositorio.ucs.br/11338/9961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9961/1/TCC%20Milena%20Festinalli.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9961/2/TCC%20Milena%20Festinalli.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9961/3/TCC%20Milena%20Festinalli.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a6bf00dda16c2f29851d8d4ff0d0621a
3c41e6e9e8e8933d06e752518f46c3d2
727e44159a166ec9916e8834ebc25f04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308871153909760