Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiapinotto, Diego
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6791
Resumo: Esta tese tem como tema a compreensão leitora no âmbito acadêmico. Seu problema de pesquisa está enunciado da seguinte forma: Como a Teoria da Polifonia pode contribuir para a qualificação do desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora por estudantes do Ensino Superior matriculados em disciplinas cujo objeto de aprendizagem seja a leitura? Seu objetivo geral consiste em elaborar, a partir da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, uma proposta metodológica que potencialize desenvolver habilidades de compreensão leitora por estudantes universitários em disciplinas nas quais a leitura é o objeto de aprendizagem. Diante dos níveis preocupantes apontados por distintos testes educacionais e da percepção corriqueira por parte de docentes de que seus alunos apresentam resultados aquém do esperado no que tange a habilidades de compreensão em leitura, justifica-se este trabalho. Esta pesquisa é de natureza teórico-metodológica. O método utilizado para a elaboração da proposta é o descrito pelo próprio Ducrot (1987) para a análise polifônica do sentido - o método da simulação. A proposta metodológica resultante compõe-se de premissas orientativas e trajetória procedimental [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_54b921b061483ff019a88335ad729be1
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6791
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Chiapinotto, DiegoNiederauer, Carina Maria MelchiorsSilva, Carmem Luci da CostaDiniz, Felipe Maciel XavierLeite, Maria AlziraFadanelli, Sabrina BonquevesAzevedo, Tânia Maris de2021-02-03T20:35:19Z2021-02-03T20:35:19Z2020-12-172020-11-13https://repositorio.ucs.br/11338/6791Esta tese tem como tema a compreensão leitora no âmbito acadêmico. Seu problema de pesquisa está enunciado da seguinte forma: Como a Teoria da Polifonia pode contribuir para a qualificação do desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora por estudantes do Ensino Superior matriculados em disciplinas cujo objeto de aprendizagem seja a leitura? Seu objetivo geral consiste em elaborar, a partir da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, uma proposta metodológica que potencialize desenvolver habilidades de compreensão leitora por estudantes universitários em disciplinas nas quais a leitura é o objeto de aprendizagem. Diante dos níveis preocupantes apontados por distintos testes educacionais e da percepção corriqueira por parte de docentes de que seus alunos apresentam resultados aquém do esperado no que tange a habilidades de compreensão em leitura, justifica-se este trabalho. Esta pesquisa é de natureza teórico-metodológica. O método utilizado para a elaboração da proposta é o descrito pelo próprio Ducrot (1987) para a análise polifônica do sentido - o método da simulação. A proposta metodológica resultante compõe-se de premissas orientativas e trajetória procedimental [resumo fornecido pelo autor].The topic of this dissertation is reading comprehension in the academic environment. Its research question is: How can Theory of Polyphony contribute to the qualification of the development of reading comprehension skills by students of University Education enrolled in subjects whose learning object is reading? Its general objective is elaborating a methodological proposal that potentiates the development of reading comprehension skills by University students, based on Oswald Ducrot's Theory of Polyphony. This work justifies because of the disturbing levels pointed out in different educational tests and the common perception from part of professors that their students show results below expectations in terms of reading comprehension skills. This research is theoretical. The method used to formulate the proposal is that one described by Ducrot for the polyphonic analysis - the simulation method. The resulting methodological proposal consists of guiding premises and procedural trajectory [resumo fornecido pelo autor].LeituraEnsino SuperiorCompreensão na leituraReadingUniversity EducationReading comprehensionContribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/5400138385656510Chiapinotto, DiegoDoutorado em Letras - Associação Ampla UCS e UniRitterCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-17ORIGINALTese_Diego Chiapinotto.pdfTese_Diego Chiapinotto.pdfapplication/pdf857662https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6791/1/Tese_Diego%20Chiapinotto.pdfd66bcbedaecf82eb760a83310c03b7cbMD51TEXTTese_Diego Chiapinotto.pdf.txtTese_Diego Chiapinotto.pdf.txtExtracted texttext/plain219967https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6791/2/Tese_Diego%20Chiapinotto.pdf.txta35986664f0f76e80da34bf747b078e1MD52THUMBNAILTese_Diego Chiapinotto.pdf.jpgTese_Diego Chiapinotto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6791/3/Tese_Diego%20Chiapinotto.pdf.jpg7754df9d67e39fcbc2d018cb3773871dMD5311338/67912021-05-07 14:12:12.593oai:repositorio.ucs.br:11338/6791Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T14:12:12Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior
title Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior
spellingShingle Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior
Chiapinotto, Diego
Leitura
Ensino Superior
Compreensão na leitura
Reading
University Education
Reading comprehension
title_short Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior
title_full Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior
title_fullStr Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior
title_full_unstemmed Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior
title_sort Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior
author Chiapinotto, Diego
author_facet Chiapinotto, Diego
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Niederauer, Carina Maria Melchiors
Silva, Carmem Luci da Costa
Diniz, Felipe Maciel Xavier
Leite, Maria Alzira
Fadanelli, Sabrina Bonqueves
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiapinotto, Diego
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Tânia Maris de
contributor_str_mv Azevedo, Tânia Maris de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Ensino Superior
Compreensão na leitura
topic Leitura
Ensino Superior
Compreensão na leitura
Reading
University Education
Reading comprehension
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
University Education
Reading comprehension
description Esta tese tem como tema a compreensão leitora no âmbito acadêmico. Seu problema de pesquisa está enunciado da seguinte forma: Como a Teoria da Polifonia pode contribuir para a qualificação do desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora por estudantes do Ensino Superior matriculados em disciplinas cujo objeto de aprendizagem seja a leitura? Seu objetivo geral consiste em elaborar, a partir da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, uma proposta metodológica que potencialize desenvolver habilidades de compreensão leitora por estudantes universitários em disciplinas nas quais a leitura é o objeto de aprendizagem. Diante dos níveis preocupantes apontados por distintos testes educacionais e da percepção corriqueira por parte de docentes de que seus alunos apresentam resultados aquém do esperado no que tange a habilidades de compreensão em leitura, justifica-se este trabalho. Esta pesquisa é de natureza teórico-metodológica. O método utilizado para a elaboração da proposta é o descrito pelo próprio Ducrot (1987) para a análise polifônica do sentido - o método da simulação. A proposta metodológica resultante compõe-se de premissas orientativas e trajetória procedimental [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-03T20:35:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-03T20:35:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6791
url https://repositorio.ucs.br/11338/6791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6791/1/Tese_Diego%20Chiapinotto.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6791/2/Tese_Diego%20Chiapinotto.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6791/3/Tese_Diego%20Chiapinotto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d66bcbedaecf82eb760a83310c03b7cb
a35986664f0f76e80da34bf747b078e1
7754df9d67e39fcbc2d018cb3773871d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308871379353600