Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6791 |
Resumo: | Esta tese tem como tema a compreensão leitora no âmbito acadêmico. Seu problema de pesquisa está enunciado da seguinte forma: Como a Teoria da Polifonia pode contribuir para a qualificação do desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora por estudantes do Ensino Superior matriculados em disciplinas cujo objeto de aprendizagem seja a leitura? Seu objetivo geral consiste em elaborar, a partir da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, uma proposta metodológica que potencialize desenvolver habilidades de compreensão leitora por estudantes universitários em disciplinas nas quais a leitura é o objeto de aprendizagem. Diante dos níveis preocupantes apontados por distintos testes educacionais e da percepção corriqueira por parte de docentes de que seus alunos apresentam resultados aquém do esperado no que tange a habilidades de compreensão em leitura, justifica-se este trabalho. Esta pesquisa é de natureza teórico-metodológica. O método utilizado para a elaboração da proposta é o descrito pelo próprio Ducrot (1987) para a análise polifônica do sentido - o método da simulação. A proposta metodológica resultante compõe-se de premissas orientativas e trajetória procedimental [resumo fornecido pelo autor]. |
id |
UCS_54b921b061483ff019a88335ad729be1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6791 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Chiapinotto, DiegoNiederauer, Carina Maria MelchiorsSilva, Carmem Luci da CostaDiniz, Felipe Maciel XavierLeite, Maria AlziraFadanelli, Sabrina BonquevesAzevedo, Tânia Maris de2021-02-03T20:35:19Z2021-02-03T20:35:19Z2020-12-172020-11-13https://repositorio.ucs.br/11338/6791Esta tese tem como tema a compreensão leitora no âmbito acadêmico. Seu problema de pesquisa está enunciado da seguinte forma: Como a Teoria da Polifonia pode contribuir para a qualificação do desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora por estudantes do Ensino Superior matriculados em disciplinas cujo objeto de aprendizagem seja a leitura? Seu objetivo geral consiste em elaborar, a partir da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, uma proposta metodológica que potencialize desenvolver habilidades de compreensão leitora por estudantes universitários em disciplinas nas quais a leitura é o objeto de aprendizagem. Diante dos níveis preocupantes apontados por distintos testes educacionais e da percepção corriqueira por parte de docentes de que seus alunos apresentam resultados aquém do esperado no que tange a habilidades de compreensão em leitura, justifica-se este trabalho. Esta pesquisa é de natureza teórico-metodológica. O método utilizado para a elaboração da proposta é o descrito pelo próprio Ducrot (1987) para a análise polifônica do sentido - o método da simulação. A proposta metodológica resultante compõe-se de premissas orientativas e trajetória procedimental [resumo fornecido pelo autor].The topic of this dissertation is reading comprehension in the academic environment. Its research question is: How can Theory of Polyphony contribute to the qualification of the development of reading comprehension skills by students of University Education enrolled in subjects whose learning object is reading? Its general objective is elaborating a methodological proposal that potentiates the development of reading comprehension skills by University students, based on Oswald Ducrot's Theory of Polyphony. This work justifies because of the disturbing levels pointed out in different educational tests and the common perception from part of professors that their students show results below expectations in terms of reading comprehension skills. This research is theoretical. The method used to formulate the proposal is that one described by Ducrot for the polyphonic analysis - the simulation method. The resulting methodological proposal consists of guiding premises and procedural trajectory [resumo fornecido pelo autor].LeituraEnsino SuperiorCompreensão na leituraReadingUniversity EducationReading comprehensionContribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/5400138385656510Chiapinotto, DiegoDoutorado em Letras - Associação Ampla UCS e UniRitterCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-17ORIGINALTese_Diego Chiapinotto.pdfTese_Diego Chiapinotto.pdfapplication/pdf857662https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6791/1/Tese_Diego%20Chiapinotto.pdfd66bcbedaecf82eb760a83310c03b7cbMD51TEXTTese_Diego Chiapinotto.pdf.txtTese_Diego Chiapinotto.pdf.txtExtracted texttext/plain219967https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6791/2/Tese_Diego%20Chiapinotto.pdf.txta35986664f0f76e80da34bf747b078e1MD52THUMBNAILTese_Diego Chiapinotto.pdf.jpgTese_Diego Chiapinotto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6791/3/Tese_Diego%20Chiapinotto.pdf.jpg7754df9d67e39fcbc2d018cb3773871dMD5311338/67912021-05-07 14:12:12.593oai:repositorio.ucs.br:11338/6791Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:33.781592Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior |
title |
Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior |
spellingShingle |
Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior Chiapinotto, Diego Leitura Ensino Superior Compreensão na leitura Reading University Education Reading comprehension |
title_short |
Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior |
title_full |
Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior |
title_fullStr |
Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior |
title_sort |
Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior |
author |
Chiapinotto, Diego |
author_facet |
Chiapinotto, Diego |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Niederauer, Carina Maria Melchiors Silva, Carmem Luci da Costa Diniz, Felipe Maciel Xavier Leite, Maria Alzira Fadanelli, Sabrina Bonqueves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiapinotto, Diego |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevedo, Tânia Maris de |
contributor_str_mv |
Azevedo, Tânia Maris de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ensino Superior Compreensão na leitura |
topic |
Leitura Ensino Superior Compreensão na leitura Reading University Education Reading comprehension |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading University Education Reading comprehension |
description |
Esta tese tem como tema a compreensão leitora no âmbito acadêmico. Seu problema de pesquisa está enunciado da seguinte forma: Como a Teoria da Polifonia pode contribuir para a qualificação do desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora por estudantes do Ensino Superior matriculados em disciplinas cujo objeto de aprendizagem seja a leitura? Seu objetivo geral consiste em elaborar, a partir da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, uma proposta metodológica que potencialize desenvolver habilidades de compreensão leitora por estudantes universitários em disciplinas nas quais a leitura é o objeto de aprendizagem. Diante dos níveis preocupantes apontados por distintos testes educacionais e da percepção corriqueira por parte de docentes de que seus alunos apresentam resultados aquém do esperado no que tange a habilidades de compreensão em leitura, justifica-se este trabalho. Esta pesquisa é de natureza teórico-metodológica. O método utilizado para a elaboração da proposta é o descrito pelo próprio Ducrot (1987) para a análise polifônica do sentido - o método da simulação. A proposta metodológica resultante compõe-se de premissas orientativas e trajetória procedimental [resumo fornecido pelo autor]. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-03T20:35:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-03T20:35:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6791 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6791/1/Tese_Diego%20Chiapinotto.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6791/2/Tese_Diego%20Chiapinotto.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6791/3/Tese_Diego%20Chiapinotto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d66bcbedaecf82eb760a83310c03b7cb a35986664f0f76e80da34bf747b078e1 7754df9d67e39fcbc2d018cb3773871d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258421425668096 |