Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
DOI: | 10.1590/0102.3772e33314 |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e33314 http://hdl.handle.net/11449/157592 |
Resumo: | ABSTRACT The capacity to read and comprehending text is essential in our daily life and in the educational context. Considering this aspect the objective of this study was to compare fluency and reading comprehension of students from second to fifth grade of primary school with and without learning difficulties. The eighty students who participated were divided into eight groups: GI to GIV (students without learning difficulties); GV to GVIII (students with learning difficulties). Of the oral reading of a text were measured the time, accuracy, speed and reading comprehension. Statistically significant differences were observed on all these variables indicating inferior performance to the students with learning difficulties. It was found that difficulties in reading fluency interfered with reading comprehension. |
id |
UNSP_689f280037a81dafe03af4388373add3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/157592 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de AprendizagemRelating between Fluency and Reading Comprehension in Students with Learning Difficultiesreadingreading fluencyreading comprehensionreading skillsleiturafluência de leituracompreensão da leiturahabilidades para leituraABSTRACT The capacity to read and comprehending text is essential in our daily life and in the educational context. Considering this aspect the objective of this study was to compare fluency and reading comprehension of students from second to fifth grade of primary school with and without learning difficulties. The eighty students who participated were divided into eight groups: GI to GIV (students without learning difficulties); GV to GVIII (students with learning difficulties). Of the oral reading of a text were measured the time, accuracy, speed and reading comprehension. Statistically significant differences were observed on all these variables indicating inferior performance to the students with learning difficulties. It was found that difficulties in reading fluency interfered with reading comprehension.RESUMO A capacidade para ler e compreender textos é fundamental tanto em nossa vida diária como no contexto educativo. Considerando esse aspecto, o objetivo deste estudo foi comparar a fluência e a compreensão de leitura de escolares do segundo para o quinto ano do ensino fundamental com e sem dificuldades de aprendizagem. Participaram oitenta escolares divididos em oito grupos: GI a GIV (escolares sem dificuldades de aprendizagem); GV a GVIII (escolares com dificuldades de aprendizagem). Por meio da leitura oral de um texto, foram medidos tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura. Houve diferenças estatisticamente significativas em todas as variáveis, indicando desempenho inferior para os escolares com dificuldades de aprendizagem. Verificou-se que as dificuldades de fluência de leitura interferiram na compreensão leitora.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaInstituto de Psicologia, Universidade de BrasíliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Vera Lúcia OrlandiMartins, Maíra AnelliCapellini, Simone Aparecida2018-11-12T17:26:05Z2018-11-12T17:26:05Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e33314Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 33, p. -, 2017.0102-3772http://hdl.handle.net/11449/15759210.1590/0102.3772e33314S0102-37722017000100313S0102-37722017000100313.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Teoria e Pesquisa0,128info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:13:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157592Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:55:37.258594Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de Aprendizagem Relating between Fluency and Reading Comprehension in Students with Learning Difficulties |
title |
Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de Aprendizagem |
spellingShingle |
Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de Aprendizagem Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de Aprendizagem Cunha, Vera Lúcia Orlandi reading reading fluency reading comprehension reading skills leitura fluência de leitura compreensão da leitura habilidades para leitura Cunha, Vera Lúcia Orlandi reading reading fluency reading comprehension reading skills leitura fluência de leitura compreensão da leitura habilidades para leitura |
title_short |
Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de Aprendizagem |
title_full |
Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de Aprendizagem |
title_fullStr |
Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de Aprendizagem Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de Aprendizagem Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de Aprendizagem |
title_sort |
Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de Aprendizagem |
author |
Cunha, Vera Lúcia Orlandi |
author_facet |
Cunha, Vera Lúcia Orlandi Cunha, Vera Lúcia Orlandi Martins, Maíra Anelli Capellini, Simone Aparecida Martins, Maíra Anelli Capellini, Simone Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Maíra Anelli Capellini, Simone Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Vera Lúcia Orlandi Martins, Maíra Anelli Capellini, Simone Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
reading reading fluency reading comprehension reading skills leitura fluência de leitura compreensão da leitura habilidades para leitura |
topic |
reading reading fluency reading comprehension reading skills leitura fluência de leitura compreensão da leitura habilidades para leitura |
description |
ABSTRACT The capacity to read and comprehending text is essential in our daily life and in the educational context. Considering this aspect the objective of this study was to compare fluency and reading comprehension of students from second to fifth grade of primary school with and without learning difficulties. The eighty students who participated were divided into eight groups: GI to GIV (students without learning difficulties); GV to GVIII (students with learning difficulties). Of the oral reading of a text were measured the time, accuracy, speed and reading comprehension. Statistically significant differences were observed on all these variables indicating inferior performance to the students with learning difficulties. It was found that difficulties in reading fluency interfered with reading comprehension. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-11-12T17:26:05Z 2018-11-12T17:26:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e33314 Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 33, p. -, 2017. 0102-3772 http://hdl.handle.net/11449/157592 10.1590/0102.3772e33314 S0102-37722017000100313 S0102-37722017000100313.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e33314 http://hdl.handle.net/11449/157592 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 33, p. -, 2017. 0102-3772 10.1590/0102.3772e33314 S0102-37722017000100313 S0102-37722017000100313.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa 0,128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
- application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822182406665273344 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/0102.3772e33314 |