Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6029 |
Resumo: | O presente trabalho busca investigar as possíveis percepções de uma criança com dislexia que não possui apoio familiar, objetivando auxiliar na compreensão dos conflitos que podem surgir nesta situação. A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurológica, que se torna evidente no período de alfabetização da criança, e envolve o processamento da linguagem. A criança apresenta dificuldades para aprender a ler, escrever e soletrar. Os pais desempenham papel fundamental, desde o momento do diagnóstico, até o desenvolver do tratamento, que pode exigir apoio de áreas como psicopedagogia, psicologia e fonoaudiologia. Para atender ao objetivo deste trabalho, procurou-se, primeiramente, conceituar o desenvolvimento infantil e as relações familiares, utilizou-se autores como Winnicott e Piaget nesta compreensão. Ademais, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica qualitativa de cunho exploratória e interpretativa. A revisão de literatura é composta por artigos científicos de 2001 a 2017, juntamente com capítulos de livros clássicos e atuais. Os dados obtidos foram organizados em uma tabela, a partir de categorias de análise definidas a posteriori, sendo elas: Percepções de Ishaan, quanto à dispersão frente às situações, não adaptação à escola, o isolamento, a fuga das situações, não aceitação dos pais em relação à condição do filho, sentimentos de culpa dos pais, a postura do professor ao explicar aos pais e aos alunos a dislexia e a busca de auxílio do professsor com a direção da escola. Como fonte de análise desta pesquisa utilizou-se o filme Como Estrelas na Terra, de Aamir Khan (2007), por meio deste buscou-se ilustrar os conteúdos abordados neste trabalho, analisando algumas implicações existentes na conflitiva familiar. Para análise de conteúdo, utilizou-se o referencial Laville e Dionne (1999). Como resultados, identificaram-se as categorias acima e foi realizada uma discussão integrando o aporte teórico. Portanto, este estudo apresentou algumas reflexões sobre as percepções de uma criança com dislexia e sem apoio familiar (sic). |
id |
UCS_5591cdd76bab6d4c71b3d4d5e7304928 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6029 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paim, Verônica da RosaBoff, Raquel de MeloLhullier, CristinaSassi, RenataCemin, Tânia Maria2020-05-12T14:40:56Z2020-05-12T14:40:56Z2019-12-092019https://repositorio.ucs.br/11338/6029O presente trabalho busca investigar as possíveis percepções de uma criança com dislexia que não possui apoio familiar, objetivando auxiliar na compreensão dos conflitos que podem surgir nesta situação. A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurológica, que se torna evidente no período de alfabetização da criança, e envolve o processamento da linguagem. A criança apresenta dificuldades para aprender a ler, escrever e soletrar. Os pais desempenham papel fundamental, desde o momento do diagnóstico, até o desenvolver do tratamento, que pode exigir apoio de áreas como psicopedagogia, psicologia e fonoaudiologia. Para atender ao objetivo deste trabalho, procurou-se, primeiramente, conceituar o desenvolvimento infantil e as relações familiares, utilizou-se autores como Winnicott e Piaget nesta compreensão. Ademais, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica qualitativa de cunho exploratória e interpretativa. A revisão de literatura é composta por artigos científicos de 2001 a 2017, juntamente com capítulos de livros clássicos e atuais. Os dados obtidos foram organizados em uma tabela, a partir de categorias de análise definidas a posteriori, sendo elas: Percepções de Ishaan, quanto à dispersão frente às situações, não adaptação à escola, o isolamento, a fuga das situações, não aceitação dos pais em relação à condição do filho, sentimentos de culpa dos pais, a postura do professor ao explicar aos pais e aos alunos a dislexia e a busca de auxílio do professsor com a direção da escola. Como fonte de análise desta pesquisa utilizou-se o filme Como Estrelas na Terra, de Aamir Khan (2007), por meio deste buscou-se ilustrar os conteúdos abordados neste trabalho, analisando algumas implicações existentes na conflitiva familiar. Para análise de conteúdo, utilizou-se o referencial Laville e Dionne (1999). Como resultados, identificaram-se as categorias acima e foi realizada uma discussão integrando o aporte teórico. Portanto, este estudo apresentou algumas reflexões sobre as percepções de uma criança com dislexia e sem apoio familiar (sic).PsicologiaDislexiaInfânciaFamíliasPercepções da criança com dislexia e sem apoio familiarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-09 00:00:00ORIGINALTCC Verônica da Rosa Paim.pdfTCC Verônica da Rosa Paim.pdfapplication/pdf553115https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6029/1/TCC%20Ver%c3%b4nica%20da%20Rosa%20Paim.pdf0db187000492aa021e16e31cfddbd41bMD51TEXTTCC Verônica da Rosa Paim.pdf.txtTCC Verônica da Rosa Paim.pdf.txtExtracted texttext/plain97506https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6029/2/TCC%20Ver%c3%b4nica%20da%20Rosa%20Paim.pdf.txte36116760ada74560a08aa037e694d8bMD52THUMBNAILTCC Verônica da Rosa Paim.pdf.jpgTCC Verônica da Rosa Paim.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6029/3/TCC%20Ver%c3%b4nica%20da%20Rosa%20Paim.pdf.jpg3ee837a9ad889f282312996f7d3a33e5MD5311338/60292020-08-24 15:15:55.018oai:repositorio.ucs.br:11338/6029Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:48.100880Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar |
title |
Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar |
spellingShingle |
Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar Paim, Verônica da Rosa Psicologia Dislexia Infância Famílias |
title_short |
Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar |
title_full |
Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar |
title_fullStr |
Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar |
title_full_unstemmed |
Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar |
title_sort |
Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar |
author |
Paim, Verônica da Rosa |
author_facet |
Paim, Verônica da Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Boff, Raquel de Melo Lhullier, Cristina Sassi, Renata |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paim, Verônica da Rosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cemin, Tânia Maria |
contributor_str_mv |
Cemin, Tânia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Dislexia Infância Famílias |
topic |
Psicologia Dislexia Infância Famílias |
description |
O presente trabalho busca investigar as possíveis percepções de uma criança com dislexia que não possui apoio familiar, objetivando auxiliar na compreensão dos conflitos que podem surgir nesta situação. A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurológica, que se torna evidente no período de alfabetização da criança, e envolve o processamento da linguagem. A criança apresenta dificuldades para aprender a ler, escrever e soletrar. Os pais desempenham papel fundamental, desde o momento do diagnóstico, até o desenvolver do tratamento, que pode exigir apoio de áreas como psicopedagogia, psicologia e fonoaudiologia. Para atender ao objetivo deste trabalho, procurou-se, primeiramente, conceituar o desenvolvimento infantil e as relações familiares, utilizou-se autores como Winnicott e Piaget nesta compreensão. Ademais, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica qualitativa de cunho exploratória e interpretativa. A revisão de literatura é composta por artigos científicos de 2001 a 2017, juntamente com capítulos de livros clássicos e atuais. Os dados obtidos foram organizados em uma tabela, a partir de categorias de análise definidas a posteriori, sendo elas: Percepções de Ishaan, quanto à dispersão frente às situações, não adaptação à escola, o isolamento, a fuga das situações, não aceitação dos pais em relação à condição do filho, sentimentos de culpa dos pais, a postura do professor ao explicar aos pais e aos alunos a dislexia e a busca de auxílio do professsor com a direção da escola. Como fonte de análise desta pesquisa utilizou-se o filme Como Estrelas na Terra, de Aamir Khan (2007), por meio deste buscou-se ilustrar os conteúdos abordados neste trabalho, analisando algumas implicações existentes na conflitiva familiar. Para análise de conteúdo, utilizou-se o referencial Laville e Dionne (1999). Como resultados, identificaram-se as categorias acima e foi realizada uma discussão integrando o aporte teórico. Portanto, este estudo apresentou algumas reflexões sobre as percepções de uma criança com dislexia e sem apoio familiar (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-12T14:40:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-12T14:40:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6029 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6029/1/TCC%20Ver%c3%b4nica%20da%20Rosa%20Paim.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6029/2/TCC%20Ver%c3%b4nica%20da%20Rosa%20Paim.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6029/3/TCC%20Ver%c3%b4nica%20da%20Rosa%20Paim.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0db187000492aa021e16e31cfddbd41b e36116760ada74560a08aa037e694d8b 3ee837a9ad889f282312996f7d3a33e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258428648259584 |