Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paim, Verônica da Rosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6029
Resumo: O presente trabalho busca investigar as possíveis percepções de uma criança com dislexia que não possui apoio familiar, objetivando auxiliar na compreensão dos conflitos que podem surgir nesta situação. A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurológica, que se torna evidente no período de alfabetização da criança, e envolve o processamento da linguagem. A criança apresenta dificuldades para aprender a ler, escrever e soletrar. Os pais desempenham papel fundamental, desde o momento do diagnóstico, até o desenvolver do tratamento, que pode exigir apoio de áreas como psicopedagogia, psicologia e fonoaudiologia. Para atender ao objetivo deste trabalho, procurou-se, primeiramente, conceituar o desenvolvimento infantil e as relações familiares, utilizou-se autores como Winnicott e Piaget nesta compreensão. Ademais, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica qualitativa de cunho exploratória e interpretativa. A revisão de literatura é composta por artigos científicos de 2001 a 2017, juntamente com capítulos de livros clássicos e atuais. Os dados obtidos foram organizados em uma tabela, a partir de categorias de análise definidas a posteriori, sendo elas: Percepções de Ishaan, quanto à dispersão frente às situações, não adaptação à escola, o isolamento, a fuga das situações, não aceitação dos pais em relação à condição do filho, sentimentos de culpa dos pais, a postura do professor ao explicar aos pais e aos alunos a dislexia e a busca de auxílio do professsor com a direção da escola. Como fonte de análise desta pesquisa utilizou-se o filme Como Estrelas na Terra, de Aamir Khan (2007), por meio deste buscou-se ilustrar os conteúdos abordados neste trabalho, analisando algumas implicações existentes na conflitiva familiar. Para análise de conteúdo, utilizou-se o referencial Laville e Dionne (1999). Como resultados, identificaram-se as categorias acima e foi realizada uma discussão integrando o aporte teórico. Portanto, este estudo apresentou algumas reflexões sobre as percepções de uma criança com dislexia e sem apoio familiar (sic).
id UCS_5591cdd76bab6d4c71b3d4d5e7304928
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6029
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Paim, Verônica da RosaBoff, Raquel de MeloLhullier, CristinaSassi, RenataCemin, Tânia Maria2020-05-12T14:40:56Z2020-05-12T14:40:56Z2019-12-092019https://repositorio.ucs.br/11338/6029O presente trabalho busca investigar as possíveis percepções de uma criança com dislexia que não possui apoio familiar, objetivando auxiliar na compreensão dos conflitos que podem surgir nesta situação. A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurológica, que se torna evidente no período de alfabetização da criança, e envolve o processamento da linguagem. A criança apresenta dificuldades para aprender a ler, escrever e soletrar. Os pais desempenham papel fundamental, desde o momento do diagnóstico, até o desenvolver do tratamento, que pode exigir apoio de áreas como psicopedagogia, psicologia e fonoaudiologia. Para atender ao objetivo deste trabalho, procurou-se, primeiramente, conceituar o desenvolvimento infantil e as relações familiares, utilizou-se autores como Winnicott e Piaget nesta compreensão. Ademais, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica qualitativa de cunho exploratória e interpretativa. A revisão de literatura é composta por artigos científicos de 2001 a 2017, juntamente com capítulos de livros clássicos e atuais. Os dados obtidos foram organizados em uma tabela, a partir de categorias de análise definidas a posteriori, sendo elas: Percepções de Ishaan, quanto à dispersão frente às situações, não adaptação à escola, o isolamento, a fuga das situações, não aceitação dos pais em relação à condição do filho, sentimentos de culpa dos pais, a postura do professor ao explicar aos pais e aos alunos a dislexia e a busca de auxílio do professsor com a direção da escola. Como fonte de análise desta pesquisa utilizou-se o filme Como Estrelas na Terra, de Aamir Khan (2007), por meio deste buscou-se ilustrar os conteúdos abordados neste trabalho, analisando algumas implicações existentes na conflitiva familiar. Para análise de conteúdo, utilizou-se o referencial Laville e Dionne (1999). Como resultados, identificaram-se as categorias acima e foi realizada uma discussão integrando o aporte teórico. Portanto, este estudo apresentou algumas reflexões sobre as percepções de uma criança com dislexia e sem apoio familiar (sic).PsicologiaDislexiaInfânciaFamíliasPercepções da criança com dislexia e sem apoio familiarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-09 00:00:00ORIGINALTCC Verônica da Rosa Paim.pdfTCC Verônica da Rosa Paim.pdfapplication/pdf553115https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6029/1/TCC%20Ver%c3%b4nica%20da%20Rosa%20Paim.pdf0db187000492aa021e16e31cfddbd41bMD51TEXTTCC Verônica da Rosa Paim.pdf.txtTCC Verônica da Rosa Paim.pdf.txtExtracted texttext/plain97506https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6029/2/TCC%20Ver%c3%b4nica%20da%20Rosa%20Paim.pdf.txte36116760ada74560a08aa037e694d8bMD52THUMBNAILTCC Verônica da Rosa Paim.pdf.jpgTCC Verônica da Rosa Paim.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6029/3/TCC%20Ver%c3%b4nica%20da%20Rosa%20Paim.pdf.jpg3ee837a9ad889f282312996f7d3a33e5MD5311338/60292020-08-24 15:15:55.018oai:repositorio.ucs.br:11338/6029Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:48.100880Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar
title Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar
spellingShingle Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar
Paim, Verônica da Rosa
Psicologia
Dislexia
Infância
Famílias
title_short Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar
title_full Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar
title_fullStr Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar
title_full_unstemmed Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar
title_sort Percepções da criança com dislexia e sem apoio familiar
author Paim, Verônica da Rosa
author_facet Paim, Verônica da Rosa
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Boff, Raquel de Melo
Lhullier, Cristina
Sassi, Renata
dc.contributor.author.fl_str_mv Paim, Verônica da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cemin, Tânia Maria
contributor_str_mv Cemin, Tânia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Dislexia
Infância
Famílias
topic Psicologia
Dislexia
Infância
Famílias
description O presente trabalho busca investigar as possíveis percepções de uma criança com dislexia que não possui apoio familiar, objetivando auxiliar na compreensão dos conflitos que podem surgir nesta situação. A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurológica, que se torna evidente no período de alfabetização da criança, e envolve o processamento da linguagem. A criança apresenta dificuldades para aprender a ler, escrever e soletrar. Os pais desempenham papel fundamental, desde o momento do diagnóstico, até o desenvolver do tratamento, que pode exigir apoio de áreas como psicopedagogia, psicologia e fonoaudiologia. Para atender ao objetivo deste trabalho, procurou-se, primeiramente, conceituar o desenvolvimento infantil e as relações familiares, utilizou-se autores como Winnicott e Piaget nesta compreensão. Ademais, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica qualitativa de cunho exploratória e interpretativa. A revisão de literatura é composta por artigos científicos de 2001 a 2017, juntamente com capítulos de livros clássicos e atuais. Os dados obtidos foram organizados em uma tabela, a partir de categorias de análise definidas a posteriori, sendo elas: Percepções de Ishaan, quanto à dispersão frente às situações, não adaptação à escola, o isolamento, a fuga das situações, não aceitação dos pais em relação à condição do filho, sentimentos de culpa dos pais, a postura do professor ao explicar aos pais e aos alunos a dislexia e a busca de auxílio do professsor com a direção da escola. Como fonte de análise desta pesquisa utilizou-se o filme Como Estrelas na Terra, de Aamir Khan (2007), por meio deste buscou-se ilustrar os conteúdos abordados neste trabalho, analisando algumas implicações existentes na conflitiva familiar. Para análise de conteúdo, utilizou-se o referencial Laville e Dionne (1999). Como resultados, identificaram-se as categorias acima e foi realizada uma discussão integrando o aporte teórico. Portanto, este estudo apresentou algumas reflexões sobre as percepções de uma criança com dislexia e sem apoio familiar (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-12T14:40:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-12T14:40:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6029
url https://repositorio.ucs.br/11338/6029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6029/1/TCC%20Ver%c3%b4nica%20da%20Rosa%20Paim.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6029/2/TCC%20Ver%c3%b4nica%20da%20Rosa%20Paim.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6029/3/TCC%20Ver%c3%b4nica%20da%20Rosa%20Paim.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0db187000492aa021e16e31cfddbd41b
e36116760ada74560a08aa037e694d8b
3ee837a9ad889f282312996f7d3a33e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258428648259584