Os nomes das escolas da cidade de Bento Gonçalves : uma perspectiva onomástico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Pizzol, Elis Viviana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/848
Resumo: Esta dissertação propõe uma investigação acerca dos nomes das escolas públicas e privadas, de Ensino Fundamental e Médio, da cidade de Bento Gonçalves (RS), sob a perspectiva dos estudos de Toponímia, que é a área da Onomástica responsável pela análise dos nomes de lugares. O objetivo geral é investigar a origem linguística e a importância histórica e cultural das denominações das escolas, verificando também de que forma os fatores linguísticos, históricos, culturais, identitários, regionais e ideológicos de uma sociedade podem influenciar na escolha desses nomes. A partir do levantamento do corpus de quarenta e sete nomes de escolas públicas e privadas, de Ensino Fundamental e Médio, da cidade de Bento Gonçalves, buscam-se as motivações toponímicas de cada denominação em fontes documentais e históricas. Essas informações são catalogadas por meio de fichas lexicográfico-toponímicas (modelo de Dick, 1990). Dessa forma, através da observação e do exame das características dos topônimos, realiza-se uma análise essencialmente qualitativa, propondo-se uma categorização dos nomes de acordo com a taxionomia elaborada por Dick (1990) e o processamento das denominações por motivação toponímica, data de instituição, gênero, profissão e alterações ao longo do tempo. O estudo revela que há tendências denominativas de acordo com cada época e essas tendências são influenciadas pelos aspectos linguísticos, culturais, identitários e ideológicos vivenciados pela comunidade no momento do estabelecimento das denominações, que preservam e transmitem esses valores. Revela, ainda, que os nomes podem ter resultado de imposição legal ou solicitação da comunidade, mas a permanência ou alteração de um topônimo é determinada pelos sentidos que a comunidade constrói sobre ele. Portanto, a pesquisa apresenta contribuições aos estudos de Toponímia na Região de Colonização Italiana do Nordeste do Rio Grande do Sul, Brasil
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A partir do levantamento do corpus de quarenta e sete nomes de escolas públicas e privadas, de Ensino Fundamental e Médio, da cidade de Bento Gonçalves, buscam-se as motivações toponímicas de cada denominação em fontes documentais e históricas. Essas informações são catalogadas por meio de fichas lexicográfico-toponímicas (modelo de Dick, 1990). Dessa forma, através da observação e do exame das características dos topônimos, realiza-se uma análise essencialmente qualitativa, propondo-se uma categorização dos nomes de acordo com a taxionomia elaborada por Dick (1990) e o processamento das denominações por motivação toponímica, data de instituição, gênero, profissão e alterações ao longo do tempo. O estudo revela que há tendências denominativas de acordo com cada época e essas tendências são influenciadas pelos aspectos linguísticos, culturais, identitários e ideológicos vivenciados pela comunidade no momento do estabelecimento das denominações, que preservam e transmitem esses valores. Revela, ainda, que os nomes podem ter resultado de imposição legal ou solicitação da comunidade, mas a permanência ou alteração de um topônimo é determinada pelos sentidos que a comunidade constrói sobre ele. Portanto, a pesquisa apresenta contribuições aos estudos de Toponímia na Região de Colonização Italiana do Nordeste do Rio Grande do Sul, BrasilThis dissertation proposes an investigation of the names of public and private elementary and high schools of the city of Bento Gonçalves (RS) under the perspective of toponymic studies. Toponymy is the area of Onomastics responsible for the analysis of place names. The general goal is investigating the linguistic origin and the historical and cultural importance of naming a school, also verifying how linguistic, historic, cultural, identity, regional and ideological factors of a given society may influence the choice of the names. From the corpus of forty-seven public and private elementary and high schools of the city of Bento Gonçalves, the toponymic motivation of each name is researched in documental and historical sources. The information is recorded on cards, according to a lexicographic-toponymic model proposed by Dick (1990). By observing and examining the characteristics of every toponym, a qualitative analysis is realized, and the names are classified according to the taxonomy proposed by Dick (1990), along with the processing of names as per motivation, creation date, gender and profession of the person honored with the name of the school, and changes that occurred along time. The study reveals that there are naming tendencies according to every period of time, and that such tendencies are influenced by linguistic, cultural, identity and ideological aspects experienced by the community in the moment that the names are chosen. Therefore the names preserve and transmit such features. The study also reveals that these names may either result from legal imposition or were demanded by the community, but the persistence or change of a toponym is determined by the meanings that the community builds upon it. So, this investigation presents a contribution to toponymic studies of the Italian Immigration Region of the state of Rio Grande do Sul, Brazil.Onomástica - Bento Gonçalves (RS)ToponímiaEscolasOnomastics - Bento Gonçalves (Brazil)ToponymySchoolsOs nomes das escolas da cidade de Bento Gonçalves : uma perspectiva onomástico-culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1676745209896927DAL PIZZOL, E. 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