Letramento digital na formação inicial do pedagogo: o olhar dos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kravetz, Rejane Maria Nascimento
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9165
Resumo: As tecnologias digitais (TDs) compõem e modificam as nossas formas de ensinar, aprender, ler e escrever, possibilitando oportunidades para a participação e o desenvolvimento do letramento digital por meio das telas de desktops, notebooks, tablets, e-readers e smartphones. Assim, é relevante que a formação inicial de professores promova o processo de ensino e aprendizagem, e o letramento, por meio das TDs, permitindo a compreensão da importância do professor estar preparado e presente como o mediador desse processo, possibilitando ao estudante acessar e, principalmente, analisar as diversas informações, posicionando-se de forma crítica, reflexiva e competente. Esse estudo tem como objetivo geral analisar as perspectivas manifestadas pelos estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia acerca do letramento digital em seu processo de formação. Dessa forma, contou com a participação dos estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia matriculados do quarto ao oitavo semestre da oferta presencial de uma instituição comunitária de educação superior da Serra Gaúcha. Para o levantamento dos dados, acompanhando o contexto e recursos tecnológicos empregados atualmente bem como o tema, utilizou-se um formulário on-line, criado no Google Forms, composto de questões objetivas e discursivas. Assim, os enunciados registrados no formulário compuseram o corpus, submetido às fases propostas para a análise de conteúdo (BARDIN, 2011): pré-análise, exploração do material e tratamento de resultados, inferência e interpretação. A pesquisa se apoia principalmente nas considerações de Lévy (1999), Castells (1999) e Lemos (2013) sobre a cultura digital; de Soares (1998), Coscarelli e Ribeiro (2011) e Rojo (2013) sobre o letramento digital; e de Gatti (2019), Libâneo e Pimenta (1999) e Valente (2020) acerca da formação inicial de professores. No processo de análise, emergiram três categorias: Concepção de Letramento Digital, Práticas com Tecnologias Digitais e Constituição da Pedagoga. Os resultados mostram que o letramento digital é um termo complexo, com sentido amplo, indo além de habilidades de saber utilizar diferentes recursos tecnológicos. Ele envolve processos de aprendizagem sociais, cognitivos e discursivos por meio das telas, integrando um movimento que se potencializa e se afirma no momento contemporâneo. Conclui-se que o letramento digital e os diferentes elementos que o compõem são aspectos fundamentais para a formação do futuro pedagogo, e representam novos desafios que, como mediadores do conhecimento, não se pode ignorar. [resumo fornecido pelo autor]
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spelling Kravetz, Rejane Maria NascimentoCorrêa, YgorSoares, Eliana Maria SacramentoMenezes, Crediné Silva deValentini, Carla Beatris2021-11-30T14:33:10Z2021-11-30T14:33:10Z2021-11-302021-08-27https://repositorio.ucs.br/11338/9165As tecnologias digitais (TDs) compõem e modificam as nossas formas de ensinar, aprender, ler e escrever, possibilitando oportunidades para a participação e o desenvolvimento do letramento digital por meio das telas de desktops, notebooks, tablets, e-readers e smartphones. Assim, é relevante que a formação inicial de professores promova o processo de ensino e aprendizagem, e o letramento, por meio das TDs, permitindo a compreensão da importância do professor estar preparado e presente como o mediador desse processo, possibilitando ao estudante acessar e, principalmente, analisar as diversas informações, posicionando-se de forma crítica, reflexiva e competente. Esse estudo tem como objetivo geral analisar as perspectivas manifestadas pelos estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia acerca do letramento digital em seu processo de formação. Dessa forma, contou com a participação dos estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia matriculados do quarto ao oitavo semestre da oferta presencial de uma instituição comunitária de educação superior da Serra Gaúcha. Para o levantamento dos dados, acompanhando o contexto e recursos tecnológicos empregados atualmente bem como o tema, utilizou-se um formulário on-line, criado no Google Forms, composto de questões objetivas e discursivas. Assim, os enunciados registrados no formulário compuseram o corpus, submetido às fases propostas para a análise de conteúdo (BARDIN, 2011): pré-análise, exploração do material e tratamento de resultados, inferência e interpretação. A pesquisa se apoia principalmente nas considerações de Lévy (1999), Castells (1999) e Lemos (2013) sobre a cultura digital; de Soares (1998), Coscarelli e Ribeiro (2011) e Rojo (2013) sobre o letramento digital; e de Gatti (2019), Libâneo e Pimenta (1999) e Valente (2020) acerca da formação inicial de professores. No processo de análise, emergiram três categorias: Concepção de Letramento Digital, Práticas com Tecnologias Digitais e Constituição da Pedagoga. Os resultados mostram que o letramento digital é um termo complexo, com sentido amplo, indo além de habilidades de saber utilizar diferentes recursos tecnológicos. Ele envolve processos de aprendizagem sociais, cognitivos e discursivos por meio das telas, integrando um movimento que se potencializa e se afirma no momento contemporâneo. Conclui-se que o letramento digital e os diferentes elementos que o compõem são aspectos fundamentais para a formação do futuro pedagogo, e representam novos desafios que, como mediadores do conhecimento, não se pode ignorar. [resumo fornecido pelo autor]Digital technologies (DTs) compose and modify our ways of teaching, learning, reading, and writing, providing opportunities for participation and the development of digital literacy through the screens of desktops, notebooks, tablets, e-readers, and smartphones. Thus, it is relevant that the initial formation of teachers promotes the teaching and learning process, and the literacy, through the DTs, allowing the understanding of the importance of the teacher being prepared and present as the mediator of this process, enabling the student to access and, mainly, analyze the diverse information, positioning himself in a critical, reflective, and competent way. The general objective of this study was to analyze the perspectives expressed by students of the Pedagogy undergraduate course about digital literacy in their education process. Thus, it counted on the participation of students from the Pedagogy undergraduate course enrolled from the fourth to the eighth semester in a community institution of higher education in Serra Gaúcha. For the data survey, following the context and technological resources currently used as well as the theme, an online form was used, created in Google Forms, composed of objective and discursive questions. Thus, the statements recorded in the form composed the corpus, submitted to the phases proposed for content analysis (BARDIN, 2011): pre-analysis, material exploration and treatment of results, inference and interpretation. The research relies mainly on the considerations of Lévy (1999), Castells (1999) and Lemos (2013) about digital culture; of Soares (1998), Coscarelli and Ribeiro (2011) and Rojo (2013) about digital literacy; and of Gatti (2019), Libâneo and Pimenta (1999) and Valente (2020) about initial teacher training. In the process of analysis, three categories emerged: Conception of Digital Literacy, Practices with Digital Technologies, and Constitution of the Pedagogue. The results show that digital literacy is a complex term, with a broad meaning, going beyond the skills of knowing how to use different technological resources. It involves social, cognitive, and discursive learning processes through screens, integrating a movement that is potentiated and affirmed in the contemporary moment. We conclude that digital literacy and the different elements that compose it are fundamental aspects for the formation of the future pedagogue, and represent new challenges that, as mediators of knowledge, cannot be ignored. [resumo fornecido pelo autor]Letramento digitalProfessores - FormaçãoEducaçãoComputer literacyTeachers, Training ofEducationLetramento digital na formação inicial do pedagogo: o olhar dos discentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4804201991914093Kravetz, RejaneMestrado Acadêmico em EducaçãoBoeira, Adriana FerreiraCampus Universitário de Caxias do Sul2021-11-29TEXTDissertação Rejane Maria Nascimento Kravetz.pdf.txtDissertação Rejane Maria Nascimento Kravetz.pdf.txtExtracted texttext/plain203889https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9165/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rejane%20Maria%20Nascimento%20Kravetz.pdf.txt472d66c01e0f1e4add35275cab32cd5aMD52THUMBNAILDissertação Rejane Maria Nascimento Kravetz.pdf.jpgDissertação Rejane Maria Nascimento Kravetz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9165/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rejane%20Maria%20Nascimento%20Kravetz.pdf.jpg092d5f91c2c1624dc3a927b026c174dbMD53ORIGINALDissertação Rejane Maria Nascimento Kravetz.pdfDissertação Rejane Maria Nascimento Kravetz.pdfapplication/pdf1393599https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9165/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rejane%20Maria%20Nascimento%20Kravetz.pdf03d8e4c839e4b26ec666c2e17923066aMD5111338/91652022-10-18 17:45:37.416oai:repositorio.ucs.br:11338/9165Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:45:37Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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