Análise de aspectos cognitivo-afetivos na tomada de decisão : um estudo de caso na área de e-commerce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1548 |
Resumo: | A computação afetiva é a área da inteligência artificial que trata de modelar e implementar as emoções humanas em computadores. Rosalind W. Picard é referência nessa área, sendo responsável por definir os principais itens para que computadores tenham a capacidade reconhecer, expressar e "ter" emoções. Para que isso seja possível, modelos afetivos são utilizados de apoio ao entendimento das emoções e como elas interferem nas decisões tomadas. Unindo a teoria da computação afetiva e um dos modelos de emoções apresentados, um assistente virtual de venda de produtos foi desenvolvido. O software teve a finalidade de averiguar se, utilizando emoções, agentes afetivos são capazes de otimizarem as interações entre seres humanos e computadores em relação as interações onde agentes não afetivos são utilizados. Dados foram coletados através do uso da aplicação por usuários, sumarizados e analisados com o objetivo de verificar se há otimização nos resultados pelo uso de emoções nas interações entre usuário e máquina. Como conclusão observou-se que existem evidências de que a modelagem da emoção pode auxiliar na definição do comportamento de um agente mais eficiente (sic). |
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Dambros, NatanAdami, André GustavoOliveira, Lucas Fürstenau deWebber, Carine Geltrudes2017-02-07T13:07:51Z2017-02-07T13:07:51Z2016https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1548A computação afetiva é a área da inteligência artificial que trata de modelar e implementar as emoções humanas em computadores. Rosalind W. Picard é referência nessa área, sendo responsável por definir os principais itens para que computadores tenham a capacidade reconhecer, expressar e "ter" emoções. Para que isso seja possível, modelos afetivos são utilizados de apoio ao entendimento das emoções e como elas interferem nas decisões tomadas. Unindo a teoria da computação afetiva e um dos modelos de emoções apresentados, um assistente virtual de venda de produtos foi desenvolvido. O software teve a finalidade de averiguar se, utilizando emoções, agentes afetivos são capazes de otimizarem as interações entre seres humanos e computadores em relação as interações onde agentes não afetivos são utilizados. Dados foram coletados através do uso da aplicação por usuários, sumarizados e analisados com o objetivo de verificar se há otimização nos resultados pelo uso de emoções nas interações entre usuário e máquina. Como conclusão observou-se que existem evidências de que a modelagem da emoção pode auxiliar na definição do comportamento de um agente mais eficiente (sic).Inteligência artificialComércio eletrônicoAgentes inteligentes (Software)Análise de aspectos cognitivo-afetivos na tomada de decisão : um estudo de caso na área de e-commerceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciência da ComputaçãoTEXTTCC Natan Dambros.pdf.txtTCC Natan Dambros.pdf.txtExtracted texttext/plain105470https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1548/3/TCC%20Natan%20Dambros.pdf.txt7d4894ffc88dfebd9414fd37ccfaba21MD53THUMBNAILTCC Natan Dambros.pdf.jpgTCC Natan Dambros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1548/4/TCC%20Natan%20Dambros.pdf.jpg9af811734907281266835a826b7a8a58MD54ORIGINALTCC Natan Dambros.pdfTCC Natan Dambros.pdfapplication/pdf1390060https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1548/1/TCC%20Natan%20Dambros.pdfa3041c4ca204e39d4ee8c2b5c3b0b08fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1548/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/15482020-07-24 21:21:14.592oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-07-24T21:21:14Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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A computação afetiva é a área da inteligência artificial que trata de modelar e implementar as emoções humanas em computadores. Rosalind W. Picard é referência nessa área, sendo responsável por definir os principais itens para que computadores tenham a capacidade reconhecer, expressar e "ter" emoções. Para que isso seja possível, modelos afetivos são utilizados de apoio ao entendimento das emoções e como elas interferem nas decisões tomadas. Unindo a teoria da computação afetiva e um dos modelos de emoções apresentados, um assistente virtual de venda de produtos foi desenvolvido. O software teve a finalidade de averiguar se, utilizando emoções, agentes afetivos são capazes de otimizarem as interações entre seres humanos e computadores em relação as interações onde agentes não afetivos são utilizados. Dados foram coletados através do uso da aplicação por usuários, sumarizados e analisados com o objetivo de verificar se há otimização nos resultados pelo uso de emoções nas interações entre usuário e máquina. Como conclusão observou-se que existem evidências de que a modelagem da emoção pode auxiliar na definição do comportamento de um agente mais eficiente (sic). |
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