A terapia assistida por animais e crianças com Transtorno do Espectro Autista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8517 |
Resumo: | A Terapia Assistida por Animais é uma modalidade de terapia em que um animal é inserido no setting terapêutico, pois estudos demonstram que a interação homem-animal é benéfica para o ser humano. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar contribuições da Terapia Assistida por Animais para crianças com Transtorno do Espectro Autista, enfatizando o papel da equipe multidisciplinar. Para isso, utilizou-se de autores influentes no assunto, como, Chelini e Otta, Santos, Capote e Costa, entre outros. Como método, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória e como fonte optou-se por utilizar oito artigos com a finalidade de obter informações que buscam investigar os objetivos propostos. Para isso, a pesquisa por artigos científicos foi realizada na base de dados de revistas científicas, utilizando descritores como: terapia assistida, terapia com cães e crianças com transtorno do espectro autista. Foi realizada uma análise de conteúdo através dos recortes escolhidos retirados dos artigos. Para a melhor compreensão, foram construídas duas tabelas, a primeira visa apresentar as referências dos artigos escolhidos e assim numerá-los, a segunda, refere-se às três categorias escolhidas. A categoria A aborda os benefícios da Terapia Assistida por Animais em crianças com Transtorno do Espectro Autista em sua autonomia e enfrentamento, a categoria B evidencia os benefícios na interação social das mesmas e por fim, a categoria C busca relatar sobre a equipe multiprofissional inserida nesta modalidade de terapia. Portanto, através da análise e discussão, considera-se que a Terapia Assistida por Animais tem diversos benefícios para crianças com TEA, no aspecto social e também em sua autonomia e enfrentamento, como maior independência nas atividades de vida diária. [resumo fornecido pelo autor] |
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Bampi, Joseane KrewerGodoy, Rossane Frizzo deCemin, Tânia Maria2021-07-20T23:48:40Z2021-07-20T23:48:40Z2021-07-022021-06-21https://repositorio.ucs.br/11338/8517A Terapia Assistida por Animais é uma modalidade de terapia em que um animal é inserido no setting terapêutico, pois estudos demonstram que a interação homem-animal é benéfica para o ser humano. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar contribuições da Terapia Assistida por Animais para crianças com Transtorno do Espectro Autista, enfatizando o papel da equipe multidisciplinar. Para isso, utilizou-se de autores influentes no assunto, como, Chelini e Otta, Santos, Capote e Costa, entre outros. Como método, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória e como fonte optou-se por utilizar oito artigos com a finalidade de obter informações que buscam investigar os objetivos propostos. Para isso, a pesquisa por artigos científicos foi realizada na base de dados de revistas científicas, utilizando descritores como: terapia assistida, terapia com cães e crianças com transtorno do espectro autista. Foi realizada uma análise de conteúdo através dos recortes escolhidos retirados dos artigos. Para a melhor compreensão, foram construídas duas tabelas, a primeira visa apresentar as referências dos artigos escolhidos e assim numerá-los, a segunda, refere-se às três categorias escolhidas. A categoria A aborda os benefícios da Terapia Assistida por Animais em crianças com Transtorno do Espectro Autista em sua autonomia e enfrentamento, a categoria B evidencia os benefícios na interação social das mesmas e por fim, a categoria C busca relatar sobre a equipe multiprofissional inserida nesta modalidade de terapia. Portanto, através da análise e discussão, considera-se que a Terapia Assistida por Animais tem diversos benefícios para crianças com TEA, no aspecto social e também em sua autonomia e enfrentamento, como maior independência nas atividades de vida diária. [resumo fornecido pelo autor]Terapia assistida por animaisTranstornos do espectro autista em criançasPsicologiaA terapia assistida por animais e crianças com Transtorno do Espectro Autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-07-01ORIGINALTCC Joseane Krewer Bampi.pdfTCC Joseane Krewer Bampi.pdfapplication/pdf318247https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8517/1/TCC%20Joseane%20Krewer%20Bampi.pdf8b271e4dde4b5470841092c9746b4c5aMD51TEXTTCC Joseane Krewer Bampi.pdf.txtTCC Joseane Krewer Bampi.pdf.txtExtracted texttext/plain69595https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8517/2/TCC%20Joseane%20Krewer%20Bampi.pdf.txt0c272aa81d16f5dfdb079e20e5cc7d02MD52THUMBNAILTCC Joseane Krewer Bampi.pdf.jpgTCC Joseane Krewer Bampi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8517/3/TCC%20Joseane%20Krewer%20Bampi.pdf.jpg422ae5cd07fa1760b6bf9c3b225b7e90MD5311338/85172023-04-14 13:09:47.786oai:repositorio.ucs.br:11338/8517Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:15.247817Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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