Intervenção assistida por animais no quotidiano de cuidado à criança com transtorno do espectro autista e sua família: contribuições para a promoção da saúde e a enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Potrich, Tassiana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3774
Resumo: O quotidiano da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua família é envolvido por singularidades, adaptações, (re)descobertas que permeiam as cenas da vida, propiciando cenários mais ou menos saudáveis. Sabe-se que o TEA é um transtorno invasivo do neurodesenvolvimento que vem aumentando sua incidência nos últimos anos. Segundo estimativas internacionais, o TEA atinge uma em cada 45 crianças tendo como características diagnósticas, déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos e padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades. Por ser uma condição com características singulares, faz-se necessário buscarmos modos de cuidar que atendam as necessidades apresentadas por esse público e que possibilitem um cuidado sensível, propiciando melhor qualidade de vida a estas crianças e suas famílias. Neste sentido, buscouse uma estratégia de cuidado que venha ao encontro das singularidades e sensibilidade que uma criança com TEA demanda, como é o caso da Intervenção Assistida por Animais (IAA). A IAA consiste em uma intervenção, com objetivos claros, e avaliação do processo, conduzida por profissionais qualificados, que utiliza o animal como parte integrante do processo terapêutico. Assim, busca-se responder a seguinte questão de pesquisa: Como é o quotidiano da criança com Transtorno do Espectro Autista e de sua família que vivenciam a Intervenção Assistida por Animais e qual é sua relação com a Promoção da Saúde? Este estudo teve por objetivo compreender o quotidiano das crianças com TEA e de suas famílias em vivência de Intervenção Assistida por Animais e a sua relação com a Promoção da Saúde. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, tendo como método o Estudo de Casos Múltiplos Holístico, fundamentada no referencial teórico da Sociologia Compreensiva e do Quotidiano de Michel Maffesoli. O cenário deste estudo foi uma clínica particular em um município do Sul do Brasil. Os participantes foram familiares de crianças com TEA que fazem a IAA e profissionais que atenderam a criança e sua família na referida clínica, totalizando 16 participantes. A produção de dados ocorreu de setembro à dezembro de 2018, e teve como como fontes de evidência a entrevista aberta, o diário de campo e a análise de registro fotográfico. A análise de dados foi por meio da Análise de Conteúdo Temática proposta por Bardin com as etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Foram respeitados os preceitos éticos conforme Resolução 466/2012. Os resultados emergiram a partir de cinco categorias evidenciadas no estudo, possibilitando a compreensão do fenômeno que se deu, de maneira retrospectiva, retrocedendo na memória dos participantes do estudo ao relembrar os primeiros sinais até o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, alinhavado pela convivência e exclusão no quotidiano da família da criança com TEA, sendo a primeira categoria analisada. A segunda categoria evidenciou o familiar que se apresenta como ser cuidador de criança com Transtorno do Espectro Autista e o quotidiano da família e d e profissionais. A terceira categoria apresenta o Quotidiano da família e criança com Transtorno do Espectro Autista em Terapia Assistida por Animais. A quarta categoria apresentou-nos as Potências da Intervenção Assistida por Animais no quotidiano da criança com Transtorno do Espectro Autista e de sua família. A quinta categoria fez conhecer a Dinâmica das sessões de Intervenção Assistida por Animais com criança em condição de TEA. Os resultados deste estudo nos remetem à necessidade de uma visão ampliada, quando se aborda a criança com TEA e sua família. Evidencia-se a necessidade de acompanharmos as famílias desde os primeiros sinais de desenvolvimento atípico da criança, perpassando pelo diagnóstico, até a orientação, para a maneira mais adequada de realizar o cuidado, incluindo todo o grupo familiar. Nesse contexto, a IAA se mostrou afetiva, portanto efetiva para o bem estar da criança e da família ao delinear uma maneira de cuidar, que integra os animais e respeite os modos de ser, sentir e conviver das crianças e famílias em situação de TEA, colaborando para a promoção de um quotidiano mais saudável.
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Por ser uma condição com características singulares, faz-se necessário buscarmos modos de cuidar que atendam as necessidades apresentadas por esse público e que possibilitem um cuidado sensível, propiciando melhor qualidade de vida a estas crianças e suas famílias. Neste sentido, buscouse uma estratégia de cuidado que venha ao encontro das singularidades e sensibilidade que uma criança com TEA demanda, como é o caso da Intervenção Assistida por Animais (IAA). A IAA consiste em uma intervenção, com objetivos claros, e avaliação do processo, conduzida por profissionais qualificados, que utiliza o animal como parte integrante do processo terapêutico. Assim, busca-se responder a seguinte questão de pesquisa: Como é o quotidiano da criança com Transtorno do Espectro Autista e de sua família que vivenciam a Intervenção Assistida por Animais e qual é sua relação com a Promoção da Saúde? Este estudo teve por objetivo compreender o quotidiano das crianças com TEA e de suas famílias em vivência de Intervenção Assistida por Animais e a sua relação com a Promoção da Saúde. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, tendo como método o Estudo de Casos Múltiplos Holístico, fundamentada no referencial teórico da Sociologia Compreensiva e do Quotidiano de Michel Maffesoli. O cenário deste estudo foi uma clínica particular em um município do Sul do Brasil. Os participantes foram familiares de crianças com TEA que fazem a IAA e profissionais que atenderam a criança e sua família na referida clínica, totalizando 16 participantes. A produção de dados ocorreu de setembro à dezembro de 2018, e teve como como fontes de evidência a entrevista aberta, o diário de campo e a análise de registro fotográfico. A análise de dados foi por meio da Análise de Conteúdo Temática proposta por Bardin com as etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Foram respeitados os preceitos éticos conforme Resolução 466/2012. Os resultados emergiram a partir de cinco categorias evidenciadas no estudo, possibilitando a compreensão do fenômeno que se deu, de maneira retrospectiva, retrocedendo na memória dos participantes do estudo ao relembrar os primeiros sinais até o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, alinhavado pela convivência e exclusão no quotidiano da família da criança com TEA, sendo a primeira categoria analisada. A segunda categoria evidenciou o familiar que se apresenta como ser cuidador de criança com Transtorno do Espectro Autista e o quotidiano da família e d e profissionais. A terceira categoria apresenta o Quotidiano da família e criança com Transtorno do Espectro Autista em Terapia Assistida por Animais. A quarta categoria apresentou-nos as Potências da Intervenção Assistida por Animais no quotidiano da criança com Transtorno do Espectro Autista e de sua família. A quinta categoria fez conhecer a Dinâmica das sessões de Intervenção Assistida por Animais com criança em condição de TEA. Os resultados deste estudo nos remetem à necessidade de uma visão ampliada, quando se aborda a criança com TEA e sua família. Evidencia-se a necessidade de acompanharmos as famílias desde os primeiros sinais de desenvolvimento atípico da criança, perpassando pelo diagnóstico, até a orientação, para a maneira mais adequada de realizar o cuidado, incluindo todo o grupo familiar. Nesse contexto, a IAA se mostrou afetiva, portanto efetiva para o bem estar da criança e da família ao delinear uma maneira de cuidar, que integra os animais e respeite os modos de ser, sentir e conviver das crianças e famílias em situação de TEA, colaborando para a promoção de um quotidiano mais saudável.The daily life of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) and their family is surrounded by singularities, adaptations, (re) discoveries that permeate the scenes of life, providing more or less healthy scenarios. ASD is known to be an invasive neurodevelopmental disorder that has been increasing in the last few years. According to international estimates, ASD affects 1 in 45 children with persistent deficits in social communication and social interaction in multiple contexts and restricted and repetitive patterns of behavior, interests or activities. ASD is a condition with unique characteristics, it is necessary to look for ways of caring that meet the needs presented by this public and enable sensitive care, providing better quality of life for these children and their families. In this case, we sought a care strategy that meets the singularities and sensitivity that a child with ASD demands, which is the Animal Assisted Intervention (IAA). IAA consists of an intervention with clear objectives and process evaluation, conducted by health professionals who use the animal as an integral part of the therapeutic process. We seek to answer the following research question: How is the daily life of children with Autistic Spectrum Disorder and their family who experience Animal Assisted Intervention and what is its relationship with Health Promotion? This study aimed to understand the daily lives of children with ASD and their families experiencing Animal Assisted Intervention and its relationship with Health Promotion. This is a qualitative, descriptive and exploratory approach research, having as method Holistic Multiple Case Study, based on Michel Maffesoli's theoretical framework of Comprehensive and Everyday Sociology. The setting of this study was a Private Clinic in the Southern of Brazil. The participants were children's family members with ASD who are in the IAA and professionals who took care of the child and his family in the clinic, totaling 16 participants. The data production period occurred from September to December 2018 and was made an open interview, field diary and photographic record analysis as sources of evidence. The data analysis was through the Thematic Content Analysis proposed by Bardin with the following steps: pre-analysis, material exploration and treatment of results, inference and interpretation. The ethical precepts were respected according to Resolution 466/2012. The results emerged from five categories evidenced in the study, allowing the understanding of the phenomenon that occurred retrospectively, going back in the memory of the study participants when remembering the first signs until the diagnosis of Autistic Spectrum Disorder, aligned with the coexistence and exclusion in the daily life of the child with ASD, the first category being analyzed. The second category evidenced the family member who presents himself as Being a caregiver of a child with Autistic Spectrum Disorder and the daily life of family and professionals. The third category presents the family and child life with Autistic Spectrum Disorder in Animal Assisted Therapy. The fourth category introduced us to the Potencies of Animal Assisted Intervention in the daily lives of children with Autistic Spectrum Disorder and their family. The fifth category made known the dynamics of the Animal Assisted Intervention sessions with children with ASD condition. The results of this study lead us to the need for a larger view when addressing the child with ASD and their family. The need to follow the families from the first signs of atypical development of the child, through the diagnosis, to the guidance for the most appropriate way to perform care, including the whole family group, is evident. In this context, the IAA has been shown to be affective and therefore effective for the well-being of children and families by outlining a way of caring that integrates animals and respects the ways of being, feeling and living with children in ASD situations. collaborating to promote a healthier daily life.Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-05-11T17:43:58Z No. of bitstreams: 1 POTRICH.pdf: 2647320 bytes, checksum: 854d1dbf8e2975faacb79b9415c94ab5 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-09-08T17:12:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 POTRICH.pdf: 2647320 bytes, checksum: 854d1dbf8e2975faacb79b9415c94ab5 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-08T17:12:35Z (GMT). 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