Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/616 |
Resumo: | A Serra Gaúcha é considerada uma área densa de vocações turística, histórico-cultural, enogastronômica e industrial. Entendendo Serra Gaúcha‟ como demarcação de determinados setores regionais, parte-se do princípio de que se constitua, segundo processos de conceptualização, como uma categoria conceitual. Assim, com o aparato da Linguística Cognitiva, analisa-se como essa categoria SERRA GAÚCHA é demarcada no discurso turístico publicitário. Há diversas formas de demarcação: regiões culturais (em função de traços da imigração), geografia, setor turístico (divisão em microrregiões turísticas conforme Secretaria do Turismo do Estado), agrupamentos em função de interesses econômicos (setor moveleiro, vinícola e metalúrgico). Nesta dissertação, investigam-se as diferentes formas de categorizar a região nomeada Serra Gaúcha‟ um topônimo pela perspectiva do setor turístico, com o objetivo de identificar os modelos cognitivos e culturais subjacentes aos discursos que constituem o corpus de estudo, composto de material de divulgação turística da Serra Gaúcha. Verifica-se que as demarcações regionais no discurso turístico publicitário fazem uso de modelos metafóricos e metonímicos, que geram efeitos de prototipicidade. Especificamente, SERRA GAÚCHA é conceptualizada, metonimicamente, por referência aos produtos gerados na região, demarcando-a como mercados potenciais de consumo. As características (metonimizadas ou metaforizadas) têm o papel de atrair o turista para um mercado de opções de consumo: natureza, patrimônio cultural, gastronomia, produtos "típicos", entre outros. |
id |
UCS_6751fa977d893ba8539f88196d4ef553 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/616 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Keller, Garine AndreaFeltes, Heloísa Pedroso de Moraes2014-06-05T17:02:55Z2014-06-05T17:02:55Z2014-06-052011-08-05https://repositorio.ucs.br/handle/11338/616A Serra Gaúcha é considerada uma área densa de vocações turística, histórico-cultural, enogastronômica e industrial. Entendendo Serra Gaúcha‟ como demarcação de determinados setores regionais, parte-se do princípio de que se constitua, segundo processos de conceptualização, como uma categoria conceitual. Assim, com o aparato da Linguística Cognitiva, analisa-se como essa categoria SERRA GAÚCHA é demarcada no discurso turístico publicitário. Há diversas formas de demarcação: regiões culturais (em função de traços da imigração), geografia, setor turístico (divisão em microrregiões turísticas conforme Secretaria do Turismo do Estado), agrupamentos em função de interesses econômicos (setor moveleiro, vinícola e metalúrgico). Nesta dissertação, investigam-se as diferentes formas de categorizar a região nomeada Serra Gaúcha‟ um topônimo pela perspectiva do setor turístico, com o objetivo de identificar os modelos cognitivos e culturais subjacentes aos discursos que constituem o corpus de estudo, composto de material de divulgação turística da Serra Gaúcha. Verifica-se que as demarcações regionais no discurso turístico publicitário fazem uso de modelos metafóricos e metonímicos, que geram efeitos de prototipicidade. Especificamente, SERRA GAÚCHA é conceptualizada, metonimicamente, por referência aos produtos gerados na região, demarcando-a como mercados potenciais de consumo. As características (metonimizadas ou metaforizadas) têm o papel de atrair o turista para um mercado de opções de consumo: natureza, patrimônio cultural, gastronomia, produtos "típicos", entre outros.Serra Gaúcha is considered a dense area of tourist vocations tourist, historical-cultural, enogastronomy and industrial. Understanding "Serra Gaúcha" as the demarcation of certain regional areas, we start from the principle that it constitutes, according to a conceptualization process, as a conceptual category. Through means of Cognitive Linguistics, we analyze how the category SERRA GAUCHA is constructed on tourist advertising discourse. There are several forms of demarcation: cultural regions (due immigration traces), geography, tourism industry (division in micro tourist region following State Secretariat of Tourism) and sectorial groups of economic interests (furniture, metallurgical and wine). In this dissertation, we investigated different ways of categorizing the region named "Serra Gaúcha" a toponym from tourism sector perspective. We look forward to identify cognitive and cultural models underlying the discourses that constitute the corpus of study, compound of tourism advertising material of the Serra Gaúcha . It appears that the regional demarcations in tourist advertising discourse use metaphoric and metonymic models, which generate effects of prototypically. Specifically, Serra Gaúcha is conceptualized, metonymically, by reference to the products generated in the region, demarcating it as a potential consumer markets. Characteristics (metonymically or metaphorically) have a role in attracting tourists to a market of consumer choices: nature, cultural patrimony, gastronomy, typical products, among others.LETRASTurismoPublicidadeSerra gaúchaLinguística cognitivaModelos cognitivos idealizadosMetonímiaLexicologiaNomes geográficosSerra gaúchaTourismAdvertisingCognitive linguisticsCognitive idealized modelsMetonymyLexicologyNames, geographicalConceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7675842354355859KELLER, G. A.Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade - Mestrado AcadêmicoTEXTDissertacao Garine Andrea Keller.pdf.txtDissertacao Garine Andrea Keller.pdf.txtExtracted texttext/plain364571https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/3/Dissertacao%20Garine%20Andrea%20Keller.pdf.txt68987fcfd8ab0a26ec6536d1138aa0a0MD53THUMBNAILDissertacao Garine Andrea Keller.pdf.jpgDissertacao Garine Andrea Keller.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/4/Dissertacao%20Garine%20Andrea%20Keller.pdf.jpg334b45410bcbd135934158259f0e0073MD54ORIGINALDissertacao Garine Andrea Keller.pdfDissertacao Garine Andrea Keller.pdfapplication/pdf6628976https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/1/Dissertacao%20Garine%20Andrea%20Keller.pdf553e0efb515deb17c15973bad00c07d7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/6162019-04-01 13:19:18.873oai:repositorio.ucs.br:11338/616IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:31.307988Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário |
title |
Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário |
spellingShingle |
Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário Keller, Garine Andrea LETRAS Turismo Publicidade Serra gaúcha Linguística cognitiva Modelos cognitivos idealizados Metonímia Lexicologia Nomes geográficos Serra gaúcha Tourism Advertising Cognitive linguistics Cognitive idealized models Metonymy Lexicology Names, geographical |
title_short |
Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário |
title_full |
Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário |
title_fullStr |
Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário |
title_full_unstemmed |
Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário |
title_sort |
Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário |
author |
Keller, Garine Andrea |
author_facet |
Keller, Garine Andrea |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Keller, Garine Andrea |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feltes, Heloísa Pedroso de Moraes |
contributor_str_mv |
Feltes, Heloísa Pedroso de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LETRAS Turismo Publicidade Serra gaúcha Linguística cognitiva Modelos cognitivos idealizados Metonímia Lexicologia Nomes geográficos Serra gaúcha |
topic |
LETRAS Turismo Publicidade Serra gaúcha Linguística cognitiva Modelos cognitivos idealizados Metonímia Lexicologia Nomes geográficos Serra gaúcha Tourism Advertising Cognitive linguistics Cognitive idealized models Metonymy Lexicology Names, geographical |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Tourism Advertising Cognitive linguistics Cognitive idealized models Metonymy Lexicology Names, geographical |
description |
A Serra Gaúcha é considerada uma área densa de vocações turística, histórico-cultural, enogastronômica e industrial. Entendendo Serra Gaúcha‟ como demarcação de determinados setores regionais, parte-se do princípio de que se constitua, segundo processos de conceptualização, como uma categoria conceitual. Assim, com o aparato da Linguística Cognitiva, analisa-se como essa categoria SERRA GAÚCHA é demarcada no discurso turístico publicitário. Há diversas formas de demarcação: regiões culturais (em função de traços da imigração), geografia, setor turístico (divisão em microrregiões turísticas conforme Secretaria do Turismo do Estado), agrupamentos em função de interesses econômicos (setor moveleiro, vinícola e metalúrgico). Nesta dissertação, investigam-se as diferentes formas de categorizar a região nomeada Serra Gaúcha‟ um topônimo pela perspectiva do setor turístico, com o objetivo de identificar os modelos cognitivos e culturais subjacentes aos discursos que constituem o corpus de estudo, composto de material de divulgação turística da Serra Gaúcha. Verifica-se que as demarcações regionais no discurso turístico publicitário fazem uso de modelos metafóricos e metonímicos, que geram efeitos de prototipicidade. Especificamente, SERRA GAÚCHA é conceptualizada, metonimicamente, por referência aos produtos gerados na região, demarcando-a como mercados potenciais de consumo. As características (metonimizadas ou metaforizadas) têm o papel de atrair o turista para um mercado de opções de consumo: natureza, patrimônio cultural, gastronomia, produtos "típicos", entre outros. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-08-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-05T17:02:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-05T17:02:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/616 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/3/Dissertacao%20Garine%20Andrea%20Keller.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/4/Dissertacao%20Garine%20Andrea%20Keller.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/1/Dissertacao%20Garine%20Andrea%20Keller.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
68987fcfd8ab0a26ec6536d1138aa0a0 334b45410bcbd135934158259f0e0073 553e0efb515deb17c15973bad00c07d7 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822887744362250240 |