Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/643 |
Resumo: | Essa dissertação possui um caráter exploratório, em que o delineamento metodológico é dado pelo estudo de caso que investiga os mecanismos sociocognitivos dos estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal, que participa da etapa dois do projeto Um computador por aluno (UCA) do Governo Federal. Esse estudo buscou compreender os mecanismos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do laptop educacional na disciplina de história. Para a análise dos mecanismos sociocognitivos dos estudantes, nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano. Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram os contextos de aprendizagem e os mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as possibilidades da interface física e digital nos contextos de aprendizagem, considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos mecanismos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de cooperação. |
id |
UCS_675b40e286f7c807535c862fde1723ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/643 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia RafaelliLopes, Daniel de QueirozSoares, Eliana Maria do SacramentoValentini, Carla Beatris2014-06-06T15:44:35Z2014-06-06T15:44:35Z2014-06-062012-08-30https://repositorio.ucs.br/handle/11338/643Essa dissertação possui um caráter exploratório, em que o delineamento metodológico é dado pelo estudo de caso que investiga os mecanismos sociocognitivos dos estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal, que participa da etapa dois do projeto Um computador por aluno (UCA) do Governo Federal. Esse estudo buscou compreender os mecanismos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do laptop educacional na disciplina de história. Para a análise dos mecanismos sociocognitivos dos estudantes, nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano. Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram os contextos de aprendizagem e os mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as possibilidades da interface física e digital nos contextos de aprendizagem, considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos mecanismos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de cooperação.This paper has an exploratory character, which the research design is a study that investigates the socio-cognitive mechanisms of students interaction with educational laptop. Students in the age of 13 years old, in seventh grade of an elementary public school, that participates in second level of the Federal Government project Um computador por aluno (UCA). This study attempted to understand the present sociocognitive mechanisms in the interindividual exchanges of students in different learning contexts that made use of education laptop in the history subject. For the analysis of students' socio-cognitive mechanisms in this context, we used the Piaget theory. Based on data organization, the categories of analysis were the contexts of learning and social cognitive mechanisms. We conclude that the possibilities of physical and digital interface in Learning Contexts, considering the mobility of the laptop in mode 1:1, can set up new relationships and challenges in the teaching and learning. Regarding the socio-cognitive mechanisms, we noted a trend of conformity relations and coercion in exchanges interindividual and a false balance of cooperation.Ensino auxiliado por computadorCognição e culturaSociologia educacionalTecnologia educacionalEnsino programadoEducational LaptopInterindividual exchangesSocio-cognitive mechanismsDigital cultureLaptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7249180985326985RAFAELLI, DircePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Dirce Rigoni.pdf.txtDissertacao Dirce Rigoni.pdf.txtExtracted texttext/plain270295https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/3/Dissertacao%20Dirce%20Rigoni.pdf.txt70c16379d45e5427ccb2526ece8a7783MD53THUMBNAILDissertacao Dirce Rigoni.pdf.jpgDissertacao Dirce Rigoni.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/4/Dissertacao%20Dirce%20Rigoni.pdf.jpga1eba3676ffc3f10686c5c639db2a51aMD54ORIGINALDissertacao Dirce Rigoni.pdfDissertacao Dirce Rigoni.pdfapplication/pdf1213768https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/1/Dissertacao%20Dirce%20Rigoni.pdf80653838764b7f30f53e7182e920c963MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/6432018-08-17 06:08:49.732oai:repositorio.ucs.br:11338/643IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:51.718770Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem |
title |
Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem |
spellingShingle |
Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia Rafaelli Ensino auxiliado por computador Cognição e cultura Sociologia educacional Tecnologia educacional Ensino programado Educational Laptop Interindividual exchanges Socio-cognitive mechanisms Digital culture |
title_short |
Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem |
title_full |
Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem |
title_fullStr |
Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem |
title_sort |
Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem |
author |
Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia Rafaelli |
author_facet |
Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia Rafaelli |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Lopes, Daniel de Queiroz Soares, Eliana Maria do Sacramento |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia Rafaelli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Valentini, Carla Beatris |
contributor_str_mv |
Valentini, Carla Beatris |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino auxiliado por computador Cognição e cultura Sociologia educacional Tecnologia educacional Ensino programado |
topic |
Ensino auxiliado por computador Cognição e cultura Sociologia educacional Tecnologia educacional Ensino programado Educational Laptop Interindividual exchanges Socio-cognitive mechanisms Digital culture |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational Laptop Interindividual exchanges Socio-cognitive mechanisms Digital culture |
description |
Essa dissertação possui um caráter exploratório, em que o delineamento metodológico é dado pelo estudo de caso que investiga os mecanismos sociocognitivos dos estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal, que participa da etapa dois do projeto Um computador por aluno (UCA) do Governo Federal. Esse estudo buscou compreender os mecanismos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do laptop educacional na disciplina de história. Para a análise dos mecanismos sociocognitivos dos estudantes, nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano. Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram os contextos de aprendizagem e os mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as possibilidades da interface física e digital nos contextos de aprendizagem, considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos mecanismos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de cooperação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012-08-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-06T15:44:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-06T15:44:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/643 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/3/Dissertacao%20Dirce%20Rigoni.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/4/Dissertacao%20Dirce%20Rigoni.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/1/Dissertacao%20Dirce%20Rigoni.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
70c16379d45e5427ccb2526ece8a7783 a1eba3676ffc3f10686c5c639db2a51a 80653838764b7f30f53e7182e920c963 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258445884751872 |