Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia Rafaelli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/643
Resumo: Essa dissertação possui um caráter exploratório, em que o delineamento metodológico é dado pelo estudo de caso que investiga os mecanismos sociocognitivos dos estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal, que participa da etapa dois do projeto Um computador por aluno (UCA) do Governo Federal. Esse estudo buscou compreender os mecanismos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do laptop educacional na disciplina de história. Para a análise dos mecanismos sociocognitivos dos estudantes, nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano. Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram os contextos de aprendizagem e os mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as possibilidades da interface física e digital nos contextos de aprendizagem, considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos mecanismos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de cooperação.
id UCS_675b40e286f7c807535c862fde1723ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/643
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia RafaelliLopes, Daniel de QueirozSoares, Eliana Maria do SacramentoValentini, Carla Beatris2014-06-06T15:44:35Z2014-06-06T15:44:35Z2014-06-062012-08-30https://repositorio.ucs.br/handle/11338/643Essa dissertação possui um caráter exploratório, em que o delineamento metodológico é dado pelo estudo de caso que investiga os mecanismos sociocognitivos dos estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal, que participa da etapa dois do projeto Um computador por aluno (UCA) do Governo Federal. Esse estudo buscou compreender os mecanismos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do laptop educacional na disciplina de história. Para a análise dos mecanismos sociocognitivos dos estudantes, nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano. Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram os contextos de aprendizagem e os mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as possibilidades da interface física e digital nos contextos de aprendizagem, considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos mecanismos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de cooperação.This paper has an exploratory character, which the research design is a study that investigates the socio-cognitive mechanisms of students interaction with educational laptop. Students in the age of 13 years old, in seventh grade of an elementary public school, that participates in second level of the Federal Government project Um computador por aluno (UCA). This study attempted to understand the present sociocognitive mechanisms in the interindividual exchanges of students in different learning contexts that made use of education laptop in the history subject. For the analysis of students' socio-cognitive mechanisms in this context, we used the Piaget theory. Based on data organization, the categories of analysis were the contexts of learning and social cognitive mechanisms. We conclude that the possibilities of physical and digital interface in Learning Contexts, considering the mobility of the laptop in mode 1:1, can set up new relationships and challenges in the teaching and learning. Regarding the socio-cognitive mechanisms, we noted a trend of conformity relations and coercion in exchanges interindividual and a false balance of cooperation.Ensino auxiliado por computadorCognição e culturaSociologia educacionalTecnologia educacionalEnsino programadoEducational LaptopInterindividual exchangesSocio-cognitive mechanismsDigital cultureLaptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7249180985326985RAFAELLI, DircePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Dirce Rigoni.pdf.txtDissertacao Dirce Rigoni.pdf.txtExtracted texttext/plain270295https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/3/Dissertacao%20Dirce%20Rigoni.pdf.txt70c16379d45e5427ccb2526ece8a7783MD53THUMBNAILDissertacao Dirce Rigoni.pdf.jpgDissertacao Dirce Rigoni.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/4/Dissertacao%20Dirce%20Rigoni.pdf.jpga1eba3676ffc3f10686c5c639db2a51aMD54ORIGINALDissertacao Dirce Rigoni.pdfDissertacao Dirce Rigoni.pdfapplication/pdf1213768https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/1/Dissertacao%20Dirce%20Rigoni.pdf80653838764b7f30f53e7182e920c963MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/6432018-08-17 06:08:49.732oai:repositorio.ucs.br:11338/643IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:51.718770Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
title Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
spellingShingle Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia Rafaelli
Ensino auxiliado por computador
Cognição e cultura
Sociologia educacional
Tecnologia educacional
Ensino programado
Educational Laptop
Interindividual exchanges
Socio-cognitive mechanisms
Digital culture
title_short Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
title_full Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
title_fullStr Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
title_full_unstemmed Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
title_sort Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
author Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia Rafaelli
author_facet Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia Rafaelli
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Lopes, Daniel de Queiroz
Soares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia Rafaelli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentini, Carla Beatris
contributor_str_mv Valentini, Carla Beatris
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino auxiliado por computador
Cognição e cultura
Sociologia educacional
Tecnologia educacional
Ensino programado
topic Ensino auxiliado por computador
Cognição e cultura
Sociologia educacional
Tecnologia educacional
Ensino programado
Educational Laptop
Interindividual exchanges
Socio-cognitive mechanisms
Digital culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational Laptop
Interindividual exchanges
Socio-cognitive mechanisms
Digital culture
description Essa dissertação possui um caráter exploratório, em que o delineamento metodológico é dado pelo estudo de caso que investiga os mecanismos sociocognitivos dos estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal, que participa da etapa dois do projeto Um computador por aluno (UCA) do Governo Federal. Esse estudo buscou compreender os mecanismos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do laptop educacional na disciplina de história. Para a análise dos mecanismos sociocognitivos dos estudantes, nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano. Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram os contextos de aprendizagem e os mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as possibilidades da interface física e digital nos contextos de aprendizagem, considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos mecanismos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de cooperação.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-06T15:44:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-06T15:44:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/643
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/3/Dissertacao%20Dirce%20Rigoni.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/4/Dissertacao%20Dirce%20Rigoni.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/1/Dissertacao%20Dirce%20Rigoni.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/643/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 70c16379d45e5427ccb2526ece8a7783
a1eba3676ffc3f10686c5c639db2a51a
80653838764b7f30f53e7182e920c963
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258445884751872